>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como conectar o subwoofer ao estéreo do carro sem amplificador


Ouvir música no carro durante uma viagem cria uma das melhores lembranças. Conectar subwoofers ao áudio do carro pode ser um pouco complicado se você não tiver um amplificador.

Bem, vamos descobrir como conectar um subwoofer de carro sem um amplificador.

Como regra geral, conectar um subwoofer ao estéreo do carro sem um amplificador requer um subwoofer ativo. Se você tiver um subwoofer energizado, conectá-lo é simples, e a única coisa a fazer é conectar o fio jack ao estéreo instalado.

No artigo abaixo, mostrarei quais tipos de subwoofer funcionam melhor quando conectados ao som do carro sem o amplificador e como conectá-los.

Como funciona um subwoofer de carro?


Um subwoofer oferece graves profundos que não podem ser produzidos por alto-falantes padrão.

Qualquer sistema de som sem um bom subwoofer pode soar plano e não dinâmico. O subwoofer produz sons de baixa frequência, deixando os tweeters para criar sons de alta frequência como vocais. A baixa frequência está normalmente na faixa de 20Hz a 100Hz. Os ouvidos humanos têm uma faixa de audição de 20Hz a 20.000Hz.

Um benefício de ter um subwoofer para graves é que eles não dependem do posicionamento. Como as baixas frequências não precisam ser estritamente direcionadas para os ouvidos, não importa onde você instala o subwoofer no carro.

Embora a maioria dos subwoofers seja instalada no porta-malas, muitos encontram seus lugares abaixo do assento ou dentro da roda sobressalente.

Como conectar o subwoofer a um carro estéreo sem amplificador


A conexão do subwoofer ao áudio do carro dependerá do tipo de subwoofer e há duas maneiras:
  • para subwoofers passivos
  • para subwoofers amplificados

Conectando um subwoofer passivo


Um subwoofer passivo, que em outras palavras significa um alto-falante sem amplificador embutido, pode ser conectado ao estéreo do carro da mesma forma que qualquer outro alto-falante.

Se você tiver fios de alto-falante na área onde o subwoofer será instalado, conecte-os com um fio de subwoofer. E é isso. Você não obterá um baixo estilhaçado conectando a saída do alto-falante traseiro como uma saída do subwoofer, mas obterá uma frequência de graves mais baixa em comparação com os alto-falantes.

Se não houver fios de alto-falante existentes, você deve conduzir os fios do chicote da unidade principal, da mesma forma que faria para os alto-falantes do carro. Se você quiser aprender alguns truques sobre a fiação dos alto-falantes do carro, confira este artigo sobre como instalar novos fios de áudio do carro.

Antes de iniciar qualquer trabalho com o áudio do carro, certifique-se de desconectar o fio terra da bateria do carro.

Conectando um subwoofer amplificado


O subwoofer energizado se conecta ao estéreo da mesma forma que o amplificador padrão. Este processo é simples e a maioria dos woofers ativos vem equipada com todos os fios necessários, então vamos começar:
  • Desconecte o fio terra da bateria
  • Passe o cabo de alimentação da bateria do carro até o local onde o subwoofer será instalado. Não se esqueça do fusível de alimentação principal, que deve ser colocado próximo à bateria. Dentro da cabine, passe o fio de alimentação por baixo do tapete para evitar danos ao fio.
  • Remova o aparelho de som da base de montagem do aparelho de som do veículo para ter acesso ao chicote elétrico e às saídas no painel traseiro do aparelho de som.
  • Passe os fios de sinal RCA do som do carro para o subwoofer. O mesmo que para o fio de alimentação, passe os cabos RCA por baixo do tapete. Não passe os fios RCA e de alimentação juntos. Isso pode causar distorções no som.
  • Aterre um subwoofer na parte traseira do veículo. Certifique-se de usar metal na conexão de metal sem tinta entre a carroceria do carro e o fio.
  • Se o seu subwoofer estiver equipado com o fio de controle, passe-o do woofer até o local em que você o usará. Pode ser no painel ou perto do seu assento. Apenas certifique-se de que o painel de direção seja facilmente acessível e não cause interrupções durante a condução.
  • Com todas as conexões feitas, coloque um fio terra da bateria removido anteriormente no terminal negativo da bateria e aperte-o de volta, garantindo uma conexão estável.

Posso conectar um subwoofer sem um amplificador?


O trabalho do amplificador é amplificar um sinal, e essa potência é exigida por grandes ímãs nos alto-falantes graves.

Na maioria dos casos, se você quiser um som mais alto e sem distorção, você deve comprar um amplificador . Se, no entanto, você decidir não usar um amplificador e ainda quiser ter graves claros e fortes ao mesmo tempo, considere instalar um subwoofer ativo.

Por outro lado, se você pode lidar com alguma distorção em seu som e talvez alguma perda de volume, apenas usar o amplificador embutido que vem nas unidades de cabeça deve ser suficiente. Nesses casos, no entanto, o grande subwoofer passivo não funcionará como deveria. Em vez disso, você ouvirá uma gama completa de sons distorcidos, mas nem perto dos sons graves reais.

Aqui estão os benefícios de usar um amplificador com seu subwoofer padrão:
  • graves claros e reais
  • sons mais altos
  • baixa distorção

Qual ​​tipo de subwoofer posso conectar a um carro estéreo sem amplificador?


O melhor, e acho que apenas um tipo de subwoofer que funcionará sem um amplificador externo, são os subwoofers ativos. Esses tipos de subwoofers são geralmente compactos e não tão fortes quanto os gabinetes grandes com woofers de 12″.

Se você precisar de graves decentes o suficiente sem muito incômodo, um subwoofer ativo é uma excelente opção para escolher . E sejamos honestos, um som automotivo sem graves não vale a pena.

Eles vêm em vários tamanhos e formas populares (os links para a Amazon abrem nas novas janelas):
  • Subwoofers sob o assento
  • Tubos de baixo
  • Subwoofers de roda sobressalente

Subwoofers sob o assento


Os subwoofers sob o assento são mais frequentemente instalados em carros, especialmente quando o porta-malas tem espaço limitado ou está desconectado do espaço da cabine de passageiros.

Por exemplo, em carros esportivos com motor centralizado, não há outra maneira de instalar uma caixa plana com um subwoofer do tipo fino. Um ótimo exemplo do subwoofer sob o assento de alto desempenho é o Rockford Soco Fosgate PS-8 que, graças à sua altura de 3,3″, pode ser instalado em quase todos os carros.

Tubos de baixo


Em seguida são os tubos de baixo. Se acontecer de você ter um carro menor, estes são os únicos a serem usados. Os subwoofers de tubo baixo não ocupam muito espaço e são fáceis de instalar. Eles podem vir em tamanhos diferentes também.

A maioria dos tamanhos pode variar entre 6 a 12 polegadas. Os alto-falantes serão colocados em um ‘tubo’ – daí o nome. É uma boa maneira de adicionar alguns graves ao sistema de som geral sem ocupar muito espaço no porta-malas.

Os tubos de graves são conhecidos por produzir graves mais suaves em comparação com outros subwoofers, e se você não estiver procurando por "chutes" fortes, um tubo excelente que vale a pena considerar é o MTX Audio RT8PT .

Subwoofers de roda sobressalente


Tem um quarto na roda sobressalente? Excelente. Você pode utilizar este espaço no porta-malas e instalar um subwoofer lá. Um subwoofer pode ser colocado dentro da roda sobressalente ou em vez da roda sobressalente, se você não tiver uma.

O principal benefício é que você não usará nenhum espaço do porta-malas, e o próprio subwoofer pode ser maior e mais forte que os modelos sob o assento. Escolher o woofer certo depende das possibilidades de instalação e preferências individuais, mas para mim, o melhor absoluto é o JBL Basspro Centro com seu alto-falante plano de 12″.

Conclusão


Conectar um subwoofer a um estéreo de carro não é tão difícil se você souber como fazê-lo.

Agora que você sabe como conectar um subwoofer a um som automotivo sem amplificador, vá em frente e aproveite mais graves do seu novo e aprimorado sistema de som.