>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar um amplificador de carro a um estéreo doméstico (com diagramas)


Usando um amplificador de carro... em casa? Afinal, não é uma ideia tão louca! Embora seja verdade que não é super fácil, não é tão difícil e você pode faça isso.

Neste artigo, explicarei como conectar um amplificador de carro a um aparelho de som doméstico com diagramas claros que qualquer um pode entender. Também mostrarei todas as pequenas coisas que você precisa saber antes de tentar, para evitar decepções e dores de cabeça.

Primeiro de tudo:um amplificador de carro pode ser usado em casa?




A boa notícia é que SIM, de uma forma ou de outra, você pode definitivamente conecte um amplificador de carro a um aparelho de som doméstico.

No entanto, como os amplificadores automotivos usam uma fonte de energia diferente, o maior desafio é obter energia suficiente para eles. Eles também usam um fio remoto para ligar e desligar o amplificador para que ele não consuma energia e mate sua bateria quando instalado em um carro.

Felizmente, esses (e outros) problemas são bastante fáceis de lidar. Aqui está uma lista do que você encontrará ao usar um amplificador de carro em casa:
  • Entradas de sinal: Nem todos os aparelhos de som domésticos têm conectores de nível de linha RCA, portanto, isso pode exigir uma solução alternativa para conectar às entradas de áudio do seu amplificador. Alguns amplificadores tornam isso muito fácil, no entanto. (Isso não é um grande problema, como você verá nos meus diagramas abaixo)
  • Fonte de energia: Ao contrário dos aparelhos de som domésticos que são alimentados por corrente alternada (AC), os amplificadores automotivos funcionam a partir de uma fonte de corrente contínua (DC) de +12V. Você precisará de uma fonte de alimentação de +12V AC-DC com corrente suficiente para operar o amplificador. Não é qualquer adaptador AC/DC 12V que fará o que você verá mais tarde.
  • Ligar/desligar o amplificador: Isso é realmente muito fácil! Você pode simplesmente desconectar sua fonte de alimentação DC e deixar o amplificador desligar ou usar um simples interruptor para ligar e desligar o amplificador. Mostrarei como conectar o amplificador do carro para que ele possa ser ligado.

A má notícia é que, a menos que você já tenha as peças de que precisa, provavelmente terá que gastar um pouco de dinheiro para que funcione bem. A boa notícia é que a maior parte do que você precisa pode ser encontrado e comprado novo ou usado, mas pode ser necessário encomendar alguns online.

Infelizmente, as lojas de varejo geralmente são mal abastecidas quando se trata de fontes de alimentação que você pode usar para um amplificador de carro em ambientes fechados. Você terá muito mais sorte online em lugares como Amazon ou fornecedores de peças eletrônicas.

Como usar um amplificador de carro com um estéreo doméstico + diagrama




A maneira como você conectará seu amplificador de carro depende do seu estéreo doméstico e recursos do seu amplificador de carro como mencionei anteriormente. Você vai acabar com uma das 3 situações:
  1. Estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro com entradas de nível de alto-falante: Na verdade, é bastante comum que aparelhos de som domésticos e receptores de home theater não tenham conectores RCA de alcance total que você possa conectar ao amplificador. Nesse caso, se você tiver um amplificador de carro com entradas de nível de alto-falante, eles podem ser conectados a um par de terminais de alto-falante não utilizados ou ao lado de terminais de alto-falante em uso. As entradas de nível de alto-falante do amplificador reduzirão as entradas de alto-falante para um sinal baixo que ele possa usar.
  2. Aparelho estéreo doméstico sem conectores de saída RCA + amplificador de carro apenas com entradas de conector RCA: Nesse caso, você não terá escolha a não ser usar um conversor de nível de linha comumente usado para áudio de carro. Assim como no item 1 acima, eles são conectados como alto-falantes a terminais de alto-falante não usados ​​ou ao lado de um conjunto de alto-falantes existente. Isso reduzirá o sinal para um nível muito baixo que é usado pelas entradas RCA do amplificador. Observação: Eu recomendo fortemente obter um conversor de modelo de qualidade decente com saídas ajustáveis ​​para obter melhores resultados.
  3. Estéreo doméstico com tomadas de saída RCA de gama completa + amplificador de carro: Esta é de longe a maneira mais fácil, mas nem todos os aparelhos de som domésticos têm conectores de saída RCA de alcance total. Alguns têm apenas saídas RCA de subwoofer que são saídas somente de graves. As saídas RCA de alcance total podem ser conectadas diretamente às entradas RCA do amplificador automotivo.

Como conectar o fio remoto em um amplificador de carro




Em todos os casos, você também precisará conectar o amplificador com energia e um fio remoto para que ele possa ser ligado. Você pode fazer isso de várias maneiras:
  • Junte o controle remoto no terminal: Ao conectar as conexões de alimentação e terra de 12 V, você pode usar um pequeno fio jumper do terminal +12 V para o terminal remoto para que fique ligado sempre que o amplificador estiver energizado.
  • Apenas um jumper + interruptor: Basicamente o mesmo, mas você também pode duplicar o funcionamento do controle remoto de um estéreo de carro usando um simples interruptor embutido no fio remoto para ligá-lo/desligar você mesmo.

Se você estiver usando um interruptor, pode deixar a fonte de alimentação CA/CC conectada, se desejar. Quando o fio remoto do amplificador perde o sinal de +12V, o amplificador se desliga internamente e não consome energia.


DICA RÁPIDA: Para tornar as coisas ainda mais fáceis, você pode usar um conversor de nível de linha com um recurso de saída de fio remoto integrado que ligará ou desligará automaticamente o amplificador com o sinal de entrada do alto-falante.

Observe que estes fazem precisa de uma conexão de energia e terra.

O que é um conversor de nível de linha/RCA e como eles funcionam?




Aqui são mostrados dois exemplos de conversores de nível de linha/alto-falante RCA que funcionam bem para uso de receptor/amplificador doméstico para subwoofer.

Conversores de nível de linha (também chamados de adaptadores de nível de alto-falante RCA) são pequenos dispositivos eletrônicos que se conectam às saídas de alto-falante de um amplificador ou receptor e reduzem o sinal de alta tensão para um nível baixo (“nível de linha”). As saídas são tomadas RCA que podem ser conectadas a um amplificador ou subwoofer com tomadas RCA.

Eles são extremamente úteis no mundo do som do carro porque permitem conectar um estéreo sem saídas RCA a qualquer amplificador ou subwoofer amplificado. Também podemos usá-los para aparelhos de som domésticos.

Quanto custam os conversores de nível de linha?


Enquanto você pode compre os el-cheapo por menos de US $ 10, eu não os recomendo. Espere gastar cerca de US $ 15-25 ou mais para uma boa. Não há necessidade de gastar muito nos dias de hoje, pois há muitos bons valores por aí.

Que voltagem e tamanho de fonte de alimentação CC eu preciso para um amplificador de carro?




Você pode obter uma estimativa aproximada da quantidade máxima de corrente elétrica necessária para um amplificador de carro usando sua potência RMS máxima, conforme mostrado aqui. No entanto, se você não estiver usando um amplificador em sua capacidade total, poderá comprar uma fonte de alimentação menor (e mais barata).

De que voltagem um amplificador automotivo precisa?


Amplificadores de carro, quando instalados em um veículo, funcionam fora de uma faixa de tensão à medida que o motor funciona. Embora digamos que carros e caminhões usam uma fonte de 12V, na realidade, um amplificador de carro é projetado para funcionar em torno de 11V a 14,4V ou mais, à medida que o alternador em seu veículo aumenta ou diminui sua saída enquanto carrega a bateria.

Portanto, você pode usar uma fonte de alimentação com saída CC semelhante a esta, mas recomendo de 12V a 13,8V. A maioria das fontes de alimentação que você pode comprar é uma dessas.

Que tamanho de fonte de alimentação eu preciso?




Você precisará de uma fonte de alimentação com uma classificação de amperagem decente (A). Adaptadores de parede comuns não funcionarão, pois são muito fracos (0,5 a 1 amperes ou mais). Você pode encontrar suprimentos 5A por menos de US $ 15, dependendo de onde você compra. As fontes de alimentação “ATX” para computadores desktop são acessíveis e estão disponíveis em faixas de potência de até 500 W ou mais. Eles são fáceis de encontrar, mas precisam de uma certa conexão de fiação para serem ativados.

Para descobrir o tamanho de uma fonte de alimentação CC que você precisa, você pode querer calcular aproximadamente a quantidade de corrente que seu amplificador consumirá na potência máxima. Uma vez que sabemos disso, podemos levar em conta a energia desperdiçada que todos os amplificadores usam e chegar a um número bastante preciso.

Só para você saber, os amplificadores de carro classe D são mais eficientes e, portanto, desperdiçam menos energia (e consomem menos corrente) do que os amplificadores padrão de classe A/B.

Se você não tiver certeza de qual é a classe do seu amplificador, se for um amplificador classe D, geralmente é indicado na caixa ou no próprio amplificador. Amplificadores classe A/B muitas vezes não indicam isso em nenhum lugar. (Muitos novos amplificadores são de classe D, então eu queria levar isso em consideração)

Estimativa da corrente do amplificador


Você pode estimar a corrente do amplificador com base na potência RMS máxima do amplificador. Não use watts de “pico” ou “máximo”, pois eles não refletem a potência contínua real de um amplificador de carro.

Como os amplificadores de carro classe D são cerca de 85% eficientes e os amplificadores A/B são cerca de 65% ou tão eficientes, podemos usar isso para estimar a corrente total que um amplificador precisaria.
Exemplo de amplificador classe D:
Estimando a corrente usada por um 50W RMS x 4 amp, todos os 4 canais usados:
  1. 4 x 50 W =200 W no total. (200 W/12 V) =16,7 A.
  2. Leve em consideração o desperdício de energia:16,7A/0,85 =19,6A
Exemplo de amplificador classe A/B:
Estimando a corrente usada por um 150W RMS x 2 amp, ambos os canais usados:
  1. 2 x 150 W =300 W no total. (300W/12V) =25A.
  2. Leve em consideração o desperdício de energia:25A/0,65 =38,4A

Como você pode ver, para operar um amplificador de carro com potência máxima, você precisará de uma fonte de alimentação bem grande! No entanto, a boa notícia é que é apenas se você realmente quiser conduzir o amplificador em plena capacidade. Para uma audição casual com menor consumo de energia, podemos usar uma fonte de alimentação menor (e felizmente, mais barata).

Classificações de potência realistas necessárias


Para apenas ouvir música com volume decente, recomendo pelo menos uma fonte de 2,5 A para amplificadores pequenos (abaixo de 50 W/canal). Para 4 canais ou de maior potência, eu pegaria um 5 amp ou maior. Se você quiser ter mais potência, considere comprar 15A ou mais.

Você pode encontrar um suprimento 5A por menos de US $ 15 a US $ 20 se comprar com cuidado. Os suprimentos de 10A e 15A são bastante populares, então geralmente também são muito acessíveis. No entanto, quando se trata de suprimentos muito maiores que permitem que você dirija um subwoofer com graves pesados, por exemplo, esses podem ser caros:US $ 100 ou mais.

Conectando 2 saídas estéreo RCA a um amplificador de 4 canais


E se você tiver um amplificador de 4 canais? Sem problemas! Você ainda usará os mesmos métodos mostrados anteriormente, mas precisará conectar as entradas de nível do alto-falante ou as entradas RCA usando conexões “Y” para obter um sinal para os canais traseiros também.

A maioria dos amplificadores de carro com entradas de nível de alto-falante frontal e traseiro podem ser conectados a 2 pares de entrada de alto-falante, conforme mostrado no diagrama aqui. Ao usar conexões RCA, você pode pegar um par de adaptadores Y fêmea para macho baratos para dividir o sinal de 2 em 4 conexões. (Não gaste muito em adaptadores Y, pois você pode usar um par decente de adaptadores baratos)
DICA RÁPIDA: Alguns amplificadores automotivos possuem um interruptor de entrada de 2/4 canais embutido para esta finalidade. Nesse caso, defini-lo para a posição “2ch” fornecerá um sinal para todos os 4 canais. Para alguns amplificadores, isso se aplica apenas às entradas RCA, portanto, verifique o manual do proprietário.

Posso usar alto-falantes de 8 ohms com um amplificador de carro?




Este gráfico mostra o que acontece quando você usa um alto-falante de 8 ohms no lugar de um de 4 ohms. O alto-falante de 8 ohms funcionará - no entanto, tem um preço. Como o alto-falante de 8 ohms não é compatível com o amplificador de carro de 4 ohms, ele só pode receber até 1/2 da potência de saída e tem um volume máximo mais baixo do que um alto-falante de 4 ohms.

Usar alto-falantes domésticos de 8 ohms no lugar dos de 4 ohms com o amplificador do seu carro não prejudicará nada. Há uma pegadinha, no entanto. Eles desenvolverão apenas 1/2 da potência de um alto-falante de 4 ohms, o que significa que o volume máximo mais baixo é possível.

Por exemplo, se você usar alguns alto-falantes estéreo domésticos de 8 ohms em vez de alto-falantes de 4 ohms, notará que o volume seria um pouco menor do que ao usar os de 4 ohms. Isso porque um alto-falante precisa de cada vez mais potência para aumentar cada vez mais o volume; também alto-falantes de 8 ohms permitem que apenas 1/2 da mesma quantidade de corrente elétrica flua contra 4 ohms.

Amplificadores de carro e unidades de cabeça de carro não têm uma fonte de alta tensão como aparelhos de som e amplificadores domésticos. Isso significa que eles são projetados para usar alto-falantes de baixa impedância (menor resistência) para desenvolver a mesma quantidade de energia, permitindo que mais corrente flua.

Contanto que você esteja ciente disso, tudo bem, porque eles ainda soarão e tocarão bem - você simplesmente não pode obter a mesma potência e tanto volume quando aumenta em comparação com alto-falantes de 4 ohms.

Eu tenho um zumbido (ruído de loop de terra) do amplificador. O que posso fazer?




Exemplo de um isolador de loop de aterramento que você pode usar para interromper a conexão do condutor de aterramento em cabos RCA para eliminar o ruído de loop de aterramento.

Infelizmente, o ruído é um problema com amplificadores de carro, apesar de serem projetados para evitá-lo. Também é verdade que os aparelhos de som e amplificadores domésticos às vezes criam “loops de terra” entre diferentes componentes eletrônicos através dos cabos RCA.

O ruído de loop de terra ocorre quando há um potencial ligeiramente diferente (ponto de tensão elétrica) entre os aterramentos de um amplificador, estéreo e outros componentes. Apesar de tudo que você tenta, às vezes é quase impossível eliminar.

Nesse caso, você pode usar um isolador de loop de terra para conectar os cabos RCA em linha. Isso geralmente faz o truque. Observe que você não deve tentar comprar o mais barato que encontrar, pois eles podem afetar negativamente a qualidade do som.

Você pode encontrar um bom por US $ 10 a US $ 25 ou mais, dependendo da marca e dos recursos. A boa notícia é que eles são super fáceis de usar:basta conectá-los aos cabos RCA e pronto!

Mais artigos excelentes que você vai adorar


Tem muito mais coisas legais para ver! Aqui estão alguns artigos excelentes que ajudaram muitos outros também:
  • Descubra como conectar um subwoofer de carro a um aparelho de som doméstico.
  • Quer aquele som de baixo maravilhoso? Você PODE conectar um subwoofer a um aparelho de som doméstico antigo ou vintage!
  • Descubra se você pode conectar alto-falantes à sua TV.
  • Você deve gastar muito no fio do alto-falante? Descubra os fatos sobre o fio do alto-falante e a qualidade do som.