>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar um subwoofer de carro a um estéreo doméstico (com diagramas!)


Pensando em colocar aquele sub de carro extra para um bom uso? Talvez você esteja se perguntando se é possível conectar um subwoofer de carro a um aparelho de som ou amplificador doméstico de qualquer forma.

A boa notícia é que sim, em muitos casos você pode use um sub de carro com um estéreo doméstico. No entanto, não é tão fácil quanto apenas conectá-los de qualquer maneira antiga.

Vou lhe dizer o que você precisa saber e fornecer alguns diagramas úteis. Vamos começar.

Posso conectar um subwoofer de carro ao meu aparelho de som doméstico?




A resposta rápida é que depende. Há várias coisas básicas que você precisa entender antes de tentar. Isso também é importante... então não seja descuidado ou você pode danificar seu receiver ou amplificador doméstico.

Você pode conectar um subwoofer de carro diretamente a um aparelho de som doméstico se:
  • Você tem um subwoofer ou mais de um subwoofer que pode ser conectado por pelo menos 8 ohms no total. Podem ser dois subwoofers de 4 ohms ou um subwoofer de bobina de voz dupla (DVC) de 4 ohms. [Veja os diagramas abaixo para saber como]
  • Seu aparelho de som ou amplificador doméstico pode lidar com alto-falantes de 4 ohm (a maioria não pode, então vamos ignorar isso).
  • Usando soluções alternativas: isso inclui o uso de um pequeno amplificador com capacidade de 4 ohms entre o receptor e o sub ou um resistor em linha para aumentar a carga do alto-falante. (Não se preocupe - vou compartilhar isso em detalhes abaixo)

Mesmo se você tiver o(s) subwoofer(s) certo(s), seu amplificador precisa ter energia suficiente disponível para acionar a caixa do subwoofer. A boa notícia é que, para ouvir casualmente, você não precisa de muita energia, como para carros e caminhões.

O maior obstáculo é que a maioria dos aparelhos de som domésticos, receptores de home theater e amplificadores domésticos não conseguem lidar com a carga de alto-falante de 4 ohms de muitos subwoofers de carros. É 2x menor do que o mínimo de 8 Ohm que a maioria exige. (Alguns subwoofers de carro são até 2 ohms, na verdade).

Por que não posso usar um subwoofer de carro de 4 ou 2 ohm com um aparelho de som doméstico?




Você precisa evitar conectar uma impedância de alto-falante (Ohms, carga de alto-falante) muito baixa a um amplificador ou receptor estéreo doméstico. Isso faz com que ele tente produzir mais corrente elétrica do que foi projetado. Isso causa superaquecimento e danos potencialmente permanentes aos seus eletrônicos.

Assim como os amplificadores de carro e os estéreos do carro, os estéreos domésticos têm uma carga mínima de alto-falante, declarada em Ohms, para a qual foram projetados.

Nunca tente conectar subwoofers ou alto-falantes de carro de 2 ou 4 ohms a um aparelho de som doméstico. É provável que eles superaqueçam muito rapidamente e sofram possíveis danos.

Por que a impedância correspondente do alto-falante é importante?


Combinar a carga do alto-falante com o seu aparelho de som doméstico significa apenas combiná-lo com a melhor carga de Ohm que fornecerá a potência e o volume que ele foi projetado para produzir. Como você pode ver no meu diagrama acima, se o alto-falante estiver acima da especificação Ohm, ele funcionará com segurança mas à custa de fornecer muito menos potência e volume do que você gostaria.

Usar a carga ohm correta significa que você obterá a potência nominal - e como você pode imaginar - o volume máximo possível.

No entanto, usando menos do que a carga nominal do alto-falante em Ohm (seja 1 ou mais alto-falantes, o total Ohm load o estéreo vê) é perigoso e não funcionará. Não faça isso!
Dica: Nos casos em que o subwoofer for inferior a 8 ohms no total e/ou o receptor ou amplificador não tiver potência suficiente, não desista! Existem algumas soluções alternativas que você pode usar, como veremos.

Preciso de um crossover de alto-falante para um subwoofer de carro?




Exemplo de um crossover de alto-falante passa-baixo compatível com 8 ohms para bloquear todos os sons acima de uma frequência de graves baixa (frequência de corte). Eles são usados ​​para obter graves com som "limpo" de um subwoofer quando não há crossover já fornecido.

A propósito, há outra parte importante que você provavelmente precisará e pode não ter pensado:usar um crossover de alto-falante para graves nítidos com um subwoofer de carro. Os subwoofers de carro são normalmente usados ​​com um amplificador de carro com um crossover de passagem baixa já embutido.

Isso geralmente não é o caso de aparelhos de som domésticos, embora alguns tenham um conector de saída RCA de subwoofer para uso com um amplificador ou subwoofer alimentado.



O ponto é que a menos que você queira ouvir vocais e outros sons do subwoofer do carro, você precisará conectar um alto-falante de subwoofer cruzado entre o estéreo e o sub. Para graves claros, você precisará de um crossover para bloquear sons de alta frequência que os subs não podem tocar bem.

Se você tiver a sorte de possuir um receiver ou amplificador doméstico com um crossover de passagem baixa embutido, poderá usá-lo.

Como conectar um subwoofer de carro a um aparelho de som doméstico




Como você pode ver no meu diagrama acima, criei 4 maneiras de conectar um estéreo de carro ao seu receptor ou amplificador estéreo doméstico - mas depende muito das especificidades. Por exemplo, usar um sub de carro de 4 ohms é relativamente simples, enquanto usar um de 2 ohms ou outro tipo pode ser mais complicado.

Aqui estão as 4 maneiras de fazer isso:
  1. Dois subwoofers automotivos de 4 ohms: Esta é uma das configurações mais simples possíveis. Basta conectar os subs em série para um total de 8 ohms e conectá-los a uma das saídas de alto-falante do receptor estéreo. No entanto, esteja ciente de que, se não houver crossover de alto-falante no local ou embutido, você obterá vocais e sons nos subs que não soarão bem, portanto, um crossover pode ser necessário. (veja acima)
  2. Subwoofer DVC único de 4 ohms: Da mesma forma, um único subwoofer de bobina dupla de voz (DVC) com enrolamentos de 4 ohms pode ser conectado em série para atender ao requisito de 8 ohms. Assim como acima, pode ser necessário um crossover de passagem baixa (subwoofer).
  3. Subwoofer único de 4 ohms ou receptores sem energia suficiente – usando um mini amplificador: Você pode usar um amplificador em miniatura acessível para conduzir um sub de carro de 4 ohms diretamente, evitando a necessidade de perder energia como faria na opção #4. Você pode usar um mini amplificador que pode acionar um sub de carro de 4 ohms ou até 2 ohms diretamente. Alguns também têm um crossover integrado para um ótimo som, tornando-os uma ótima escolha.
  4. Subwoofer único de 4 ohms usando um resistor de potência em série: Esta é a opção mais simples e acessível. Usando um resistor de potência (um resistor projetado para lidar com níveis de potência mais altos), basta conectá-lo em série com o sub para obter os 8 ohms necessários. Resistores de potência podem ser encontrados por cerca de US $ 5 a mais ou a menos. Eu recomendo uma classificação de 25 watts ou superior, dependendo da potência de saída do seu aparelho de som.

Observe que, embora a opção #4 seja a mais fácil de todas, eu não a recomendo porque você perderá 1/2 ou mais da potência de saída do estéreo. Isso porque o poder é dividido entre ele e o sub.


Exemplos de resistores de potência que você pode usar para projetos de alto-falantes, incluindo conectar um sub a um aparelho de som doméstico. Esses resistores podem ser encontrados em lojas de peças eletrônicas e varejistas de peças de alto-falantes, ou até mesmo na Amazon ou no eBay. Eles costumam ter um preço muito acessível (cerca de US $ 5 ou mais por um par ou pacote).

O que fazer se você não conseguir juntar os Ohms certos




Exemplo de um amplificador pequeno e acessível que pode ser usado para acionar um subwoofer de carro de baixa impedância a partir do seu receptor estéreo doméstico. Você pode encontrá-los com um crossover embutido (como mostrado aqui) por menos de US$ 30.

É um pouco complicado em alguns casos – especialmente ao usar vários subwoofers de carro e/ou modelos de 2 ohms, por exemplo. Um amplificador estéreo doméstico é uma ótima resposta para esse problema e oferece vários benefícios:
  • Pode acionar subs de baixa impedância diretamente
  • Baixo custo (geralmente menos de US$ 30) e tamanho muito compacto
  • Alguns incluem um crossover de passagem baixa embutido, o que significa que você economizará muito trabalho

Embora eu perceba que você pode não querer gastar dinheiro e esperar que as coisas cheguem, definitivamente vale a pena pensar nisso. Aqui está um bom exemplo de um barato que encontrei.

Como você conecta um subwoofer a um receptor sem saída de sub?




Exemplos de conversores de nível de linha que você pode usar para obter um sinal RCA de baixo nível de um aparelho de som doméstico sem saídas RCA de subwoofer.

A boa notícia é que se você planeja usar um pequeno amplificador para alimentar um sub em casa, mas seu receptor não tem um subwoofer ou outras saídas RCA, há uma solução. Você pode usar um conversor de nível de linha, comumente usado para aparelhos de som automotivos instalados de fábrica, para criar alguns e, em seguida, conectar a um amplificador de subwoofer.

Você vai querer um de boa qualidade com mostradores de nível de saída ajustáveis ​​para ter certeza de que não terá problemas com o nível do sinal. Eles são especialmente valiosos para ter tantos aparelhos de som domésticos antigos ou antigos que não possuem saídas de subwoofer.

Você pode conectá-los como faria com um alto-falante, seja em saídas de alto-falante não utilizadas ou também em alto-falantes já em uso.

Quantos watts você precisa para um subwoofer?




Os subwoofers de carro são alto-falantes muito ineficientes e são alguns dos que mais consomem energia que você pode encontrar! A boa notícia é que, se você está apenas ansioso pelos níveis médios de audição, pode sobreviver com menos energia.
  • Para uma audição fácil, níveis de música de baixo volume ou som de filmes, você precisa de pelo menos 25 watts RMS de potência por canal disponível para acionar um subwoofer.
  • Para um pouco mais de “punch” que requer graves extras (especialmente os graves e baques do som de vídeo em DVD ou BlueRay), 50 W+ seria muito melhor.

Se o seu receptor doméstico estiver no lado mais fraco, como alguns modelos econômicos (por exemplo, 15W-20W por canal), você precisará de um pequeno amplificador externo, como mencionei anteriormente. Se você está planejando dirigir um subwoofer de carro com alto volume e quer graves sérios, eu recomendo um mínimo de 100 W RMS e ainda mais se você puder pagar.

Os estéreos de estante geralmente não são suficientes - eles simplesmente não são projetados para produzir muita energia. No entanto, muitos receptores estéreo domésticos de qualidade decente ou amplificadores/decodificadores de home theater podem fazer o trabalho bem.

Aparelhos de som domésticos versus amplificadores de carro


No lado negativo, os estéreos domésticos não produzem nem perto da potência dos amplificadores de carro de hoje, que normalmente têm pelo menos 75W a 100W ou mais por canal, se não várias vezes isso! No lado positivo, ao usar um subwoofer dentro de sua casa, você não tem as terríveis perdas acústicas que você faz em um carro ou caminhão.

Isso significa que ao usar um subwoofer de carro dentro de sua casa, você precisa de menos energia para ouvi-lo bem.

Sensibilidade (eficiência) e volume do subwoofer


Alguns subwoofers produzem mais volume para a mesma quantidade de potência. Na verdade, esta é uma especificação padrão usada para comparar alto-falantes e o nome oficial é sensibilidade do alto-falante. Em outras palavras, a sensibilidade de um alto-falante descreve a saída de volume que ele produz para uma determinada quantidade de potência, em decibéis (dB).

Uma leitura de dB padrão de 1 watt medida a 1 metro (1M) de distância é usada para essa medição na indústria de alto-falantes.

Ao comparar dois subwoofers, por exemplo, um pode ter uma sensibilidade de 87dB/W enquanto um segundo tem uma sensibilidade de 91dB/W. Isso significa que o segundo produz mais som com menos potência. Como os alto-falantes exigem o dobro da potência para aumentar outros 3 dB no volume, isso significa que um alto-falante mais eficiente pode usar 1/2 da potência ou menos do que outro alto-falante para o mesmo volume!

Isso é algo para se pensar ao comparar subs.

Um sub funcionará sem um amplificador?




Esta é fácil de responder, embora seja importante ser claro sobre potência e amplificadores. Em termos gerais, não, um sub não funcionará bem sem um amplificador.

Espere um segundo, no entanto! O que significa “amp” nesse caso? Para ser mais claro, aqui está o longo e o curto:
  • Um subwoofer, como qualquer outro alto-falante, deve ser alimentado por um sinal de áudio amplificado com uma quantidade razoável de potência para produzir som.
  • Para corretamente dirigir um subwoofer para que funcione bem, isso é diferente; nesse caso, sim, sem dúvida você precisa de um amplificador de potência suficiente para conduzi-lo bem.

Ou seja, você não pode conectar um subwoofer a uma saída de sinal não amplificada de qualquer estéreo ou outra fonte de áudio. Você precisa de uma saída de alto-falante amplificada com uma quantidade razoável de energia para que funcione bem e soe bem.

Como mencionei anteriormente, para ouvir casualmente dentro de sua casa, você provavelmente pode se safar com 25 watts para subwoofers com eficiência decente. No entanto, se você quiser dirigir um subwoofer com força e obter aquele baixo real, você precisará de muito mais potência:80-100W ou mais para um amplificador doméstico.

Mais artigos excelentes sobre alto-falantes e áudio


Não perca – há muito mais ótimas leituras pela frente! Confira alguns dos meus outros artigos detalhados:
  • Encontre mais detalhes sobre como conectar um subwoofer a um receptor sem saída de subwoofer
  • Qualquer pessoa pode aprender a conectar o fio do alto-falante da maneira certa.
  • Você tem uma TV? Confira meu guia para saber como conectar alto-falantes a ele.
  • Não seja enganado! Aqui está a verdade sobre como o fio do alto-falante afeta a qualidade do som.