As montadoras se esforçam constantemente para tornar os carros, caminhões e SUVs novos o mais seguros possível. O design e os materiais usados nos novos chassis dos veículos os tornam mais fortes, rígidos e seguros do que nunca. Tecnologias como câmeras de segurança, monitoramento de ponto cego, assistência ativa na faixa de rodagem, sistemas de câmeras multivisualização, alertas de tráfego cruzado traseiro e frenagem autônoma reduzem drasticamente a chance de ocorrer um acidente. Até poucos anos atrás, você tinha que comprar todas essas tecnologias que agora já estão em seu novo veículo. Felizmente, seu revendedor local de aprimoramentos móveis agora pode adaptar algumas dessas soluções para evitar colisões em quase todos os veículos. Continue lendo para descobrir as opções disponíveis para aumentar a segurança em seu próximo trajeto ou viagem.
O mais simples dos sistemas de segurança é um sistema de câmera de ré. Cada vez mais veículos vêm com essa tecnologia integrada e, felizmente, existem soluções de pós-venda para quase todas as aplicações possíveis. Em muitos casos, você pode optar por exibir a imagem da câmera em uma tela colorida de fábrica. Se o seu carro não tiver uma tela colorida, você pode optar por um novo espelho retrovisor com tela embutida. Para uso comercial, estão disponíveis monitores independentes. Estes são populares em caminhões de entrega, caminhões de reboque, limpa-neves e equipamentos comerciais.
Os sistemas de monitoramento de ponto cego do mercado de reposição estão entrando em sua segunda geração. Esses sistemas incluem um par de sensores de radar montados atrás da tampa do para-choque traseiro para monitorar o espaço em ambos os lados do veículo para outro carro ou caminhão. A função exata desses sistemas varia de uma marca para outra. Certifique-se de que a solução escolhida pode detectar um veículo que entrou no seu ponto cego pela lateral ou que você passou. Muitos só irão alertá-lo se o veículo entrar no seu ponto cego pela traseira.
A maioria dos sistemas de monitoramento de ponto cego baseado em radar no mercado muda para um sistema de alerta de tráfego cruzado traseiro quando você está dando ré acima. Esses sistemas estendem o sinal de radar para até 100 pés de cada lado do seu veículo para observar carros ou caminhões que se aproximam. Quando eles detectam algo, os mesmos indicadores LED que avisam sobre um veículo em seu ponto cego piscarão para que você saiba de que lado o veículo está se aproximando. Muitos sistemas incluem um alarme sonoro para garantir que você saiba que algo está se aproximando.
Embora ainda sejam incipientes no mercado de reposição, as soluções de câmeras “surround view” são oferecidas por várias empresas. Essa tecnologia usa quatro câmeras montadas ao redor do seu veículo para criar uma visão aérea virtual do seu carro ou caminhão. A imagem da câmera é semelhante a olhar para o seu veículo de cerca de 30 pés acima do teto. Você pode ver linhas de estacionamento, meio-fio e a presença de outros veículos ou obstáculos.
Os sistemas de segurança pós-venda que irão aplicar os freios ou mover o volante não estão disponíveis no momento. Essas tecnologias exigem uma calibração cuidadosa específica para cada aplicação. Uma tecnologia disponível é um sistema de aviso de colisão voltado para a frente. A MobileEye é a empresa responsável pela tecnologia original de piloto automático usada nos veículos Tesla. Eles oferecem várias soluções de pós-venda que usam uma câmera e um computador de processamento de imagem avançado para avisar o motorista se alguém estiver se aproximando pela lateral ou se ele estiver se aproximando de um veículo parado muito rapidamente. Uma pequena tela no painel fornece alertas visuais para dar tempo extra para desacelerar.
Embora não seja uma tecnologia de prevenção de colisões, um sistema de gravação de vídeo em seu veículo pode protegê-lo de fraudes ou acusações defeituosas. Esses sistemas de câmeras registram tudo o que acontece na frente do veículo desde o momento em que você liga o motor até o segundo em que chega ao seu destino. Se alguém voltar para você e disser que você bateu nele, você pode mostrar o vídeo policial do evento. Se você testemunhar um acidente, compartilhar o vídeo com as autoridades pode ajudar a reconstruir os eventos que levaram ao incidente. Embora não seja oficialmente endossado pelas companhias de seguros, sabemos de vários casos em que as evidências de vídeo dashcam salvaram os proprietários de veículos de aumentos dramáticos na taxa de seguro após um acidente. Tecnologia Eletrônica © [www.351231.com]