>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Terra ruim em sintomas de amplificador de carro


Aterramento do amplificador do carro é um processo que seguimos para minimizar o risco de eletrocussão. Isso é feito fazendo uma conexão de fio terra do amplificador a qualquer superfície metálica do corpo do carro.

Mas se você instalou seu próprio amplificador, há uma chance de você não fazer uma conexão de aterramento adequada. E mesmo que você tenha feito uma conexão estável em primeiro lugar, ela pode se soltar com o tempo, tornando-a mais fraca.

O mau aterramento é um dos principais motivos pelos quais um amplificador não funciona até a marca. Em alguns casos, ele não permite que o amplificador ligue, causando danos a longo prazo, ou em alguns casos raros, pode até causar um incêndio em seu veículo.

Como você deve ter percebido, isso é algo que você não deve esperar muito para consertar.

Mas como você pode saber se o amplificador está tendo um mau aterramento em primeiro lugar?

Mau aterramento no amplificador automotivo:sintomas comuns


O aterramento ruim ou impróprio é comumente associado ao corte do amplificador, amplificador entrando repetidamente no modo de proteção e superaquecimento. Abaixo, discutiremos cada um desses problemas em detalhes

1. Recorte do amplificador


Se você já viu o gráfico de um sinal de áudio, saberá que ele representa uma onda senoidal com alguns picos e alguns vales. Mas se o amplificador estiver cortando, ele produzirá picos e vales planos que resultam em som distorcido em certas frequências.

O corte acontece quando seu amplificador está tentando muito mais do que sua capacidade para corresponder à potência que seu(s) alto-falante(s)/sub(s) está(m) exigindo. E embora existam muitas outras razões pelas quais isso está acontecendo, como ganho de amplificador muito alto, tamanho inadequado do fio do medidor de amplificador e superaquecimento, você também deve verificar o aterramento do amplificador.

É porque mau aterramento torna o fornecimento de corrente insuficiente e faz com que o amplificador produza uma saída mais fraca.

2. Superaquecimento do amplificador sem motivo


Outro sintoma comum de mau aterramento é o superaquecimento do amplificador.

Isso pode acontecer devido a vários motivos, como má ventilação, uso de um amplificador de baixa qualidade com subs potentes, fios soltos ou uso contínuo (por horas).

Nenhum deles é um problema sério e você pode resolver cada um deles com um pouco de esforço.

Se o amplificador estiver superaquecido devido à má ventilação, coloque-o em uma área menos congestionada e arejada do veículo. E se houver incompatibilidade de carga, você pode verificar este guia para combinar a RMS/impedância dos subs com a do amplificador.

Mas se você verificou tudo duas vezes e não há nenhum desses problemas, há uma grande chance de o mau aterramento ser o culpado.

3. Amplificador entrando repetidamente no modo de proteção


Muitos amplificadores vêm com um modo de proteção. Este é um recurso integrado que é ativado automaticamente em caso de mau funcionamento para evitar danos internos.

Já discuti o modo de proteção em detalhes em uma postagem separada. Em palavras simples, o amplificador pode entrar no modo de proteção devido a vários motivos, como incompatibilidade de carga, superaquecimento do amplificador (que discutimos acima), mau funcionamento do alto-falante/unidade principal ou falha interna.

Se a configuração de áudio do seu carro não tiver nenhum dos problemas acima e o amplificador ainda estiver repetidamente entrando no modo de proteção, é um forte sinal de conexão de aterramento ruim.

4. Outros sintomas menos conhecidos


Embora os três acima sejam os sintomas mais comuns de uma conexão de aterramento ruim, também existem alguns sinais menos comuns:
  1. O amplificador não liga.
  2. Barulho de choro.
  3. O amplificador liga e desliga repetidamente . Isso geralmente acontece quando o fio terra está parcialmente danificado.
  4. Um cheiro de queimado dentro do seu veículo. Embora este seja super raro, fios soltos podem aumentar exponencialmente a resistência em sua conexão de aterramento, que por sua vez pode produzir calor para causar uma faísca. Esta faísca pode ser perigosa para a saúde geral de você e seu veículo. Portanto, nunca ignore nenhum cheiro de queimado dentro do veículo, por mais fraco que pareça.

Como evitar um mau aterramento no amplificador automotivo


Como dito anteriormente, você deve fazer uma conexão com a superfície metálica do chassi do carro. Você precisa ter certeza de que a conexão está tocando o metal nu, em vez de qualquer tinta ou ferrugem.

Você também pode precisar de adesivo ou parafusos para travar o fio terra em uma posição.

Alternativamente, você precisa encontrar um parafuso preso ao chassi do carro e localizado a menos de 18 polegadas de distância do seu amplificador. Se você não conseguir encontrar um parafuso dentro desse intervalo, a única opção que resta é fazer um ponto de aterramento perfurando o chassi e fazendo um furo para o parafuso.

O segundo método é o meu favorito porque, embora seja longo, proporciona um ajuste seguro e firme. E você não precisará de nenhum adesivo para isso.

A Sonic Electronix fez um bom vídeo nesse sentido que você pode conferir abaixo.

Perguntas frequentes

Como posso saber se o aterramento do meu amplificador está ruim?


Se o seu amplificador está ligando e desligando, ou reiniciando repetidamente, isso indica um aterramento ruim. Outros sintomas são gemidos ou ruídos de estalo.

Um terreno ruim pode causar cortes?


Sim, o mau aterramento pode causar clipping, pois o amplificador não consegue fornecer a potência que o sistema do seu carro está exigindo. Você pode resolver esse problema até certo ponto tocando música em volume mais baixo.

Como encontro um bom terreno no meu carro?


Qualquer superfície metálica em seu carro (sem ferrugem ou pintura) pode ser usada como ponto de aterramento.