>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

O que é um DAC? Por que você precisa disso?


Parece que tudo neste mundo tem uma versão digital nos dias de hoje. Isso inclui o áudio que ouvimos em nossos dispositivos. Raramente usamos um disco, fita ou mesmo um disco para reproduzir nossa mídia.

É comum agora nem usar nenhum tipo de armazenamento. O áudio flui magicamente do céu. Como esse formato digital se torna um sinal analógico para que você possa ouvir pelos alto-falantes ou fones de ouvido?

É aí que um DAC entra em jogo. Então decidi responder à pergunta:“O que é um DAC?” e explicar tudo o que você precisa saber sobre isso. Então, vamos direto ao assunto…

Uma descrição básica…

É melhor começar com o que significa DAC , que é um conversor digital para analógico. Como o nome sugere, seu objetivo principal é pegar um sinal digital e transformá-lo em um sinal analógico. Esse sinal analógico é então processado por um amplificador.

Seu smartphone, tablet, computador ou qualquer outro dispositivo digital pelo qual você ouve música contém um DAC. Ele estará contido no dispositivo e você provavelmente nunca o viu ou mesmo soube de sua existência.

Por que um DAC é necessário?




Antes da invenção dos formatos digitais, a forma mais comum de ouvir áudio era através de um toca-discos. O sinal analógico foi capturado usando microfones e um gravador de fita bobina a bobina.

Da fita, esse sinal foi pressionado em discos, que possuem pequenas ranhuras que são uma representação desse sinal analógico. A agulha em seu toca-discos interpreta essas ranhuras em um sinal elétrico analógico e o transfere para seus alto-falantes.

Tornar as coisas alinhadas a bitstream…

Desde a concepção do digital, o processo mudou para converter o sinal de gravação de microfones para um fluxo de bits. Tal como acontece com todos os sinais digitais, esta é uma forma de binário composta por uns e zeros, que é codificada e descodificada pelo processador do seu dispositivo.

Esse formato digital é o que possibilita armazenar tanta informação em um aparelho tão pequeno e portátil. É também o que torna todos esses serviços de streaming possíveis. Mas esse sinal agora precisa ser convertido novamente em analógico para ser ouvido e apreciado.

Como o processo funciona…

Ao dividir o processo em etapas simples, você pode entender melhor como um DAC funciona . Quase todas as mídias que você curte hoje em seu smartphone, tablet, computador e até TV seguem um processo semelhante.
  • Durante a gravação, os microfones captam os sons de vozes, instrumentos ou qualquer ruído que queira ser capturado.
  • Os engenheiros de som usam um equipamento chamado ADC (conversor analógico para digital) para armazenar o sinal analógico gravado como um arquivo de áudio digital.
  • Quando o arquivo é reproduzido em seu dispositivo, o DAC converte os arquivos de áudio digital de volta em um sinal analógico.
  • Esse sinal analógico é enviado a um amplificador para que você possa ouvi-lo pelos fones de ouvido ou alto-falantes.

Qual ​​é o desempenho dos DACs integrados?


Embora esse processo mágico seja certamente impressionante, o DAC integrado ao seu dispositivo provavelmente só é capaz na melhor das hipóteses. Enquanto executa a função para a qual foi projetado de forma eficiente e confiável; a qualidade do som é muitas vezes severamente deficiente.

Há benefícios de um DAC externo. Primeiro, a qualidade do som melhorará drasticamente. Para uma experiência de audição mais imersiva e dinâmica do que um DAC integrado, vale a pena adicionar um desses dispositivos.

O que um DAC externo faz de diferente?




Agora que você sabe a resposta para a pergunta inicial, “O que é um DAC?” e entender o básico do que ele faz. Então, por que alguns DACs são melhores que outros ? Explicar com mais detalhes como um DAC executa suas funções básicas deve fornecer uma visão melhor.

Embora todos os DACs sejam capazes de traduzir zeros e uns binários em um sinal analógico, alguns fazem um trabalho melhor do que outros. Um aspecto muito importante de qualquer sinal de áudio é o tempo, e esta é uma área em que um dispositivo externo se destacará.

É tudo uma questão de tempo…

Quando um DAC converte o sinal digital de volta para analógico, ele precisa seguir uma sequência de temporização estrita. Se esse tempo estiver desligado, mesmo que por uma pequena margem, isso pode resultar no que é conhecido como erros de clock. Ao reproduzir no seu dispositivo, eles são chamados de "jitter".

Quanto mais erros de clock ocorrerem, mais jitter será experimentado ao ouvir seu áudio. Embora não seja tão perceptível quanto em problemas como estalos, rachaduras ou quedas, a qualidade do som sofrerá.

Reduzindo o jitter…

Os DACs internos não têm um desempenho brilhante quando se trata de minimizar quaisquer erros de clock, criando, portanto, mais jitter. Como um DAC externo é muito mais capaz de reduzir esses erros, você será recompensado com um jitter fortemente reduzido.

Ao fornecer uma representação mais próxima do sinal analógico original que foi gravado, isso, por sua vez, proporciona uma experiência de audição muito mais realista. Em resumo, os dados estão sendo processados ​​em uma taxa mais suave e eficiente.

Tipos de DACs externos


Existem diferentes tipos de DACs acessível. E não são apenas a qualidade e o desempenho que variam. Alguns DACs externos são adequados apenas para determinados tipos de dispositivos. O que pode funcionar no seu computador, pode não funcionar no seu smartphone.

Eu dividi os diferentes tipos de DACs externos que estão disponíveis…

Computadores laptop e desktop


Um DAC externo geralmente se conectará ao seu computador por meio de uma conexão USB. Basta conectar o cabo USB do DAC a uma porta disponível em seu PC. Você geralmente recebe um cabo USB quando compra seu DAC que funcionará.

Para conectar seus fones de ouvido ou alto-falantes, use uma porta de áudio de 3,5 mm no DAC. Alguns também incluem RCA, SPDIF e conexões ópticas para configurações de alto-falante ainda mais elaboradas.

Smartphones e tablets


Geralmente um dispositivo mais compacto semelhante a um pendrive, esses DACs são incrivelmente simples de usar. A ligação ao seu smartphone ou tablet é feita através de um cabo USB, tal como o cabo de carregamento.

Seus fones de ouvido são conectados ao DAC externo compacto em vez de diretamente ao seu smartphone ou tablet. Você também pode usar alto-falantes externos conectados por meio de um cabo auxiliar de 3,5 mm, transformando seu dispositivo em um poderoso aparelho de som doméstico.

Sistemas estéreo domésticos


Este é o uso mais compatível para um DAC externo. Ambos os DACs externos acima também devem ser compatíveis com um estéreo doméstico. Há uma variedade de opções de conexão diferentes, incluindo USB, RCA, coaxial e óptica.

DACs externos que eu recomendo




Os produtos a seguir são todos dispositivos de alta capacidade que melhorarão visivelmente a qualidade do áudio. Minhas recomendações incluem produtos compatíveis com computadores, smartphones, tablets e aparelhos de som domésticos.

Fosi Audio Q4 DAC Externo Acessível para PC e estéreos domésticos


Este é um DAC externo de nível básico adequado para PCs e sistemas estéreo domésticos. Mesmo sendo acessível, ainda oferece resultados fantásticos e é capaz de áudio de 24 bits/192kHz por meio de fones de ouvido, amplificadores e alto-falantes amplificados.

As opções de conexão incluem coaxial, óptica e USB, tornando-o perfeito para uso com computadores e consoles de jogos. Você pode usá-lo com smartphones e tablets utilizando USB, mas não é exatamente portátil.

FiiO Q1 Mark II DAC externo portátil para PC e dispositivos móveis


Com o mesmo tamanho de um disco rígido externo ou powerbank, o FiiO Q1 Mark II é perfeito para laptops e dispositivos móveis. A qualidade de construção e os materiais premium o tornam extremamente portátil enquanto ainda está repleto de recursos.

Completo com um botão de volume e função de reforço de graves, ele pode aumentar significativamente sua qualidade de áudio. Capaz de decodificar até 32 bits/384kHz, este pequeno e conveniente dispositivo é altamente capaz.

DAC externo do iFi Zen Desktop para PCs


O iFi Zen funciona com computadores desktop utilizando uma entrada de conexão USB para transformar seu PC em uma potência estéreo doméstica. Também é compatível com qualquer outro dispositivo USB, como smartphones, tablets e laptops.

A saída pode ser via RCA, 6,3 mm não balanceada ou 4,4 mm balanceada, oferecendo uma ampla gama de opções de escuta e conexão. Capaz de processar formatos de até 24 bits/384kHz, você pode desfrutar de uma reprodução mais suave e limpa.

AudioQuest DragonFly Ultra Compacto DAC externo para smartphones e tablets


É fácil confundir o AudioQuest DragonFly com um pendrive. Tornando-o o dispositivo perfeito para usar com smartphones e tablets. Você pode usá-lo com PCs ou qualquer outro dispositivo de fonte de áudio com uma porta USB.

Compatível com dispositivos Android e Apple, quando combinado com um adaptador básico, você pode aproveitar a clareza de áudio aprimorada em qualquer lugar. Não necessita de alimentação externa, possuindo uma porta USB em uma extremidade e uma porta de 3,5 mm na outra.

Chord Mojo Black Premium DAC externo para uso com qualquer dispositivo


Se você não gosta de mexer e aproveitar o melhor de tudo, então o Chord Mojo Black é ideal para você. Depois de conectar seu smartphone, tablet, desktop ou laptop, você pode experimentar um áudio cristalino com qualidade de estúdio de gravação.

Ele reproduzirá praticamente qualquer arquivo de áudio até incríveis 32 bits/768kHz, oferecendo qualidade incomparável. Criado a partir de um único bloco de alumínio, você pode levar este DAC para qualquer lugar e aumentar os recursos de saída da maioria dos dispositivos, se puder pagar.

Procurando ótimos DACs, DAWS ou mixers?


Nós podemos ajudar com isso. Confira nossa análise detalhada do RME ADI-2 DAC, nossa análise do mixer digital Behringer XR18, nossa análise BEHRINGER Audio Interface 4-Channel UMC404HD, nossa análise Focusrite Scarlett 2i2 Studio 3rd Gen, nossa análise Presonus Audiobox USB 96 e nossa Focusrite Scarlett 18i18 3rd Gen Review para um ótimo áudio que você pode comprar em 2022.

Além disso, dê uma olhada em nossas análises abrangentes das melhores interfaces de áudio USB, os melhores mixers de áudio, a melhor interface de áudio, o melhor gravador multipista, os melhores gravadores de áudio portáteis, os melhores reprodutores de áudio digital, os melhores streamers de música e o As melhores interfaces de áudio para iPad disponíveis no momento.

O que é um DAC? – Considerações Finais


Não importa qual DAC você escolher. Todos eles oferecem uma melhoria na qualidade do áudio dos dispositivos de áudio digital. Para todas aquelas pessoas que preferem vinil a qualquer coisa digital, experimente um desses.

É certo adicionar aquele calor e caráter que você pode sentir falta de suas contrapartes digitais. Mesmo que você seja jovem demais para se lembrar do que o vinil oferece, você também pode reproduzir um áudio que será a inveja de todos os seus amigos.

Para quem gosta de ouvir música, audiolivros ou até assistir streaming de vídeo, um DAC é obrigatório.

Até a próxima, boa audição.