>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

O que é um filtro ND na fotografia e por que você precisa de um


Neste guia, vou responder a uma pergunta que muitos de vocês têm – ou seja, o que é um filtro ND na fotografia. Um filtro ND também é conhecido por seu nome abreviado:um filtro de densidade neutra.

Se esta não é uma pergunta que você tinha, e você não tem ideia do que estou falando, não tenha medo. Vou decompô-lo simplesmente para você com este guia de filtro de densidade neutra. Vou explicar o que um filtro ND faz, por que você pode precisar de um filtro ND e dar algumas dicas sobre as melhores marcas de filtros ND.

Primeiro, porém, vamos começar com o básico e responder à pergunta – o que é um filtro?


O que é um filtro na fotografia?


Um filtro é um produto, geralmente feito de vidro, mas às vezes feito de resina ou outro material, projetado para causar algum impacto na luz que atinge o sensor da câmera.

Por exemplo, um filtro UV é projetado para filtrar a luz UV – um retrocesso dos dias de filme, já que os sensores de câmera modernos tendem a ter filtros UV embutidos. Um filtro polarizador filtra a luz polarizada, bom para reduzir os reflexos e fazer o céu azul aparecer.

A maioria dos filtros se conecta à frente da lente da câmera e afeta diretamente a luz à medida que passa por eles e entra na lente. Algumas câmeras, particularmente as câmeras compactas avançadas mais recentes, vêm com um filtro ND integrado, por exemplo, a Fujifilm X100T e a Sony RX100 V.

Estaremos olhando principalmente para os filtros acopláveis ​​que podem ser anexados e desconectados na frente da lente da câmera neste post, embora o efeito de um filtro ND embutido seja o mesmo que você anexa à frente do seu lente.


O que é um filtro ND?


Um filtro ND é um filtro especial projetado para reduzir a quantidade de luz que passa por ele e, portanto, a quantidade de luz que acaba no sensor da câmera. É essencialmente um pedaço de vidro escurecido (ou resina) projetado para não alterar nada além da quantidade de luz que passa por ele.

Outros fatores, como a cor da luz ou a polarização da luz, não devem ser afetados.

Isso permite efeitos criativos, como usar uma abertura mais ampla (para efeitos de profundidade de campo) ou uma velocidade do obturador mais longa (para efeitos baseados em tempo) do que não seria possível de outra forma. Eles são mais úteis em condições de muita luz, onde há muita luz disponível.

Aqui está um exemplo de duas fotos semelhantes, a primeira sem filtro ND:



O segundo com filtro ND:



Como você pode ver, a exposição mais longa da segunda foto resultou na suavização do movimento da água no lago e nas nuvens borradas no céu.

Mais sobre quando usar um Filtro ND na próxima seção.


Quais tipos de filtro ND existem?


Existem diferentes tipos de filtros de densidade neutra e oferecem diferentes intensidades, dependendo da quantidade de luz que você deseja bloquear. Isso é medido usando termos diferentes, mas o termo mais usado com o qual os fotógrafos se preocupam é o número de “paradas” de luz que os filtros bloqueiam.

Filtros comumente usados ​​por fotógrafos são filtros de 3 paradas, filtros de 6 paradas e filtros de 10 paradas.

Para explicar, uma parada é basicamente uma medida da quantidade de luz. Se você aumentar em 1 ponto, estará dobrando (ou reduzindo pela metade) a quantidade de luz. Por exemplo, se você passar de uma velocidade do obturador de 1/250 de segundo para 1/125 de segundo (o dobro), você está dobrando a quantidade de luz. Isso é o que nós fotógrafos chamamos de “parada”.

Um filtro de três paradas permitiria que você passasse de uma velocidade do obturador de 1/250 de segundo para 1/30 de segundo.

Um filtro de seis paradas permitiria que você passasse de uma velocidade do obturador de 1/250 de segundo para 1/4 de segundo.

Um filtro de dez paradas permitiria que você passasse de uma velocidade do obturador de 1/250 de segundo para 4 segundos.

Às vezes, os filtros não são rotulados com o número de paradas de luz que eles param. Em vez disso, eles recebem uma designação mais oficial, que pode ser um número de fator de filtro e/ou um número de densidade óptica. Esses números basicamente dizem a mesma coisa de uma maneira diferente – quanta luz é interrompida pelo filtro.

Eu correlaciono esses números na próxima seção para facilitar a referência.


Tabela de paradas do filtro ND


Aqui está uma tabela para fornecer uma visão geral do número de paradas de luz que um filtro ND fornece e como isso corresponde ao número de densidade óptica e ao número do fator de filtro.

Observe que o Número do Fator do Filtro e o Número da Densidade Óptica às vezes são indicados com “ND” antes do número. Por exemplo, um filtro ND de 10 paradas pode ser indicado como um filtro ND1024 ou ND 3.0.
Paradas de luz reduzidas Número do fator de filtro Número de densidade óptica
1 2 0,3
2 4 0,6
3 8 0,9
4 16 1,2
5 32 1,5
6 64 1,8
7 128 2,1
8 256 2,4
9 512 2,7
10 1024 3,0


Quando devo usar um filtro ND?


Um filtro ND é perfeito para uso em fotografia de paisagem, especialmente quando você deseja obter efeitos de longa exposição, como um efeito leitoso na água, ou para mostrar o movimento das nuvens no céu.

Como muitas coisas, isso é melhor explicado com um exemplo. Aqui está o primeiro:



A água, e principalmente as cachoeiras, são exemplos perfeitos de quando você deseja usar um filtro ND. A água em movimento cria um efeito muito bom quando você usa velocidades baixas do obturador (1/15 de segundo ou mais).

Infelizmente, atingir velocidades baixas do obturador durante o dia, especialmente com toda aquela água refletindo a luz, é basicamente impossível. Mesmo se você fechar a abertura para um buraco tão pequeno quanto possível e usar uma configuração ISO 100, na maioria dos casos você terá dificuldades para fotografar em velocidades do obturador mais lentas que 1/30 de segundo.

Felizmente, com um filtro ND, podemos reduzir a luz e disparar para velocidades de obturador mais longas sem ter que recorrer a aberturas muito altas. Fotografar com aberturas acima de f/16 geralmente não é recomendado, pois um efeito chamado difração pode reduzir a qualidade, principalmente a nitidez, de nossas imagens.

Na foto em cascata acima, por exemplo, eu fotografei com um filtro de 10 pontos, o que significa que eu poderia usar uma velocidade de obturador de quatro segundos. Sem esse filtro de 10 paradas, a velocidade do obturador teria sido de 1/250 de segundo, o que daria à imagem uma aparência totalmente diferente. Agora vejamos outro exemplo:



Este pôr do sol na praia da Costa Brava foi feito usando um filtro ND 10 Stop. Isso me permitiu usar uma velocidade do obturador de 120 segundos. Se eu não estivesse usando um filtro ND, essa velocidade do obturador seria de 1/8 de segundo.


O que devo procurar ao comprar um filtro ND?


Há vários recursos diferentes para procurar ao comprar um filtro ND.

Anexo de filtro. Existem duas opções principais de como um filtro se conecta a uma câmera. Eles podem aparafusar diretamente na lente (parafusar) ou encaixar em uma montagem (um suporte de filtro) em sua lente (slot-in). Cada tipo de filtro tem seus próprios prós e contras.

Os filtros aparafusados ​​podem ser mais fáceis de colocar e remover, mas como lentes diferentes têm tamanhos de rosca diferentes, se você tiver várias lentes, precisará de filtros de tamanhos diferentes para todas elas.

Os filtros de encaixe permitem empilhar os filtros com mais facilidade e, à medida que eles se conectam ao corpo da lente, depois de comprar a montagem, você pode usar os filtros nas lentes.

Além disso, os filtros individuais são geralmente mais baratos do que os filtros de rosca individuais, após o investimento inicial no sistema de montagem. A fixação inicial do suporte pode demorar mais do que com um filtro de rosca, mas uma vez configurado, os filtros são fáceis de colocar.

Tipo de filtro. Os filtros ND vêm em vários tipos. Os dois mais comuns são padrão e graduados.

Um filtro ND padrão apenas reduz a luz que entra na câmera em toda a imagem. Um filtro de densidade neutra graduado, que é mais escuro em uma parte do filtro, permitindo reduzir o brilho em uma parte da imagem, mas não em tudo – particularmente útil para cenas de alto contraste com muita luz no céu .

Tamanho do filtro: Se você está comprando um filtro de rosca, você precisa ter certeza de que é do mesmo tamanho que a rosca do parafuso em sua lente. Este será um número medido em mm, e pode até estar escrito na lente. Caso contrário, seu fabricante poderá fornecê-lo. Um tamanho comum para câmeras dSLR é 77 ​​mm – então você precisaria de um filtro ND de 77 mm para caber em uma lente de tamanho 77 mm.

Força: Como mencionado anteriormente, os filtros ND vêm em diferentes pontos fortes, sendo alguns dos pontos fortes comuns os filtros de 3, 6 e 10 paradas. Alguns sistemas permitem empilhar filtros, por exemplo, se você empilhar um filtro de 10 pontos e um de 6 pontos, você terminará com um filtro de 16 pontos.

Também vale a pena mencionar neste ponto que você também pode comprar filtros de densidade neutra variável, que permitem ajustar a força do filtro ND, geralmente entre um intervalo de, digamos, 2 e 10 stops. Isso soa ideal e certamente tem a vantagem de que você precisa de menos filtros. No entanto, esses filtros geralmente são mais caros e podem causar problemas como padrões estranhos de hachura e vinhetas em imagens devido à sua espessura.

Mudança de cor: A última coisa que você deve saber ao comprar um filtro ND é que, embora o objetivo seja reduzir a quantidade de luz que entra na câmera sem afetar a aparência da imagem (portanto, “neutro”), alguns filtros podem causar um tom de cor – particularmente nas paradas mais altas, ou se você as empilhar. Isso geralmente pode ser corrigido no pós-processamento, mas é algo que você deve estar ciente – verifique as avaliações on-line antes de comprar para ver se esse é um problema comum com o filtro em que você está interessado.




Preciso de mais alguma coisa com meu filtro ND?


Existem dois acessórios que eu sugiro que você precise ao pegar um filtro ND. Estes são:

Um tripé. Um tripé é um acessório crítico para usar um filtro ND. Uma das principais razões para usar um filtro ND é reduzir a luz e aumentar o tempo de exposição – algo que resultará em velocidades do obturador muito baixas para segurar a câmera na mão. Para resolver este problema, você vai precisar de um tripé. Não se preocupe, tenho um post inteiro sobre os motivos pelos quais você precisa de um tripé e conselhos sobre como escolher o melhor tripé para você.

Aplicativo de calculadora ND. Isso é mais uma coisa boa de se ter do que uma necessidade, mas com certeza pode ser útil no campo quando você percebe que descobrir a matemática para essas exposições longas é um pouco complicado.

Um aplicativo de calculadora ND permite inserir valores para a velocidade do obturador, abertura e ISO e, em seguida, escolher a intensidade do filtro ND. Em seguida, ele mostrará os novos valores apropriados para a velocidade do obturador com base nessa força, eliminando as suposições do cálculo da exposição.

Isso significa que você pode configurar uma foto sem o filtro ND, verificar as configurações de exposição da câmera, ativar o filtro e usar o aplicativo para calcular as configurações corretas.


Filtros ND recomendados


Agora, vamos a algumas recomendações. Estes são uma mistura dos meus favoritos e marcas que eu sei que outros fotógrafos juram. Há muito por aí, por isso certifique-se de obter a escolha certa para você.

Meu conselho seria obter um filtro ND de 10 paradas e trabalhar a partir daí – meu filtro de 10 paradas é o que uso com mais frequência.


1 – Filtros Kolari Vision


Atualmente, uso principalmente os filtros de densidade neutra da visão Kolari e também uso os filtros UV. A razão para isso é que eles são projetados para serem resistentes, usando vidro gorilla, o que significa que são menos suscetíveis a danos por quedas ou arranhões.



Como alguém que pode ser um pouco duro com seus equipamentos e que abandonou filtros no passado com resultados bastante desastrosos, descobri que essa é uma solução ideal.

Claro, ser duro não é bom se os filtros não estiverem à altura do ponto de vista óptico. Tenho o prazer de informar que os filtros Kolari Vision atingiram a marca a esse respeito, não notei nenhuma mudança de cor usando-os e eles se comparam muito favoravelmente a outras marcas de filtros ND e UV que usei no passado.

Disponível na Amazon aqui e direto da Kolari aqui.


2 – Kit de Filtro Kase


A Kase é uma marca bem conhecida no mundo dos filtros ND e produz uma gama de filtros. Este kit tem todos os filtros que você precisa. Os filtros aparafusados ​​facilitam as alterações e você pode até empilhar vários deles para aumentar o efeito.



Usamos um kit de filtro de rosca de 77m há anos e adoramos que eles sejam super portáteis e que você possa empilhá-los. Outros tamanhos de rosca também estão disponíveis.

3 – Sistema de Filtro Formatt-Hitech




Se você quiser seguir o caminho do slot-in, estes são um bom lugar para começar.

4 – Kit Filtro Lee




Aumentando um pouco o preço, Lee está entre os nomes mais conhecidos quando se trata de filtros. O filtro “Big Stopper” 10 Stop ND é o filtro preferido de muitos fotógrafos e por boas razões. Estes são filtros de alta qualidade que devem durar muito tempo.

5 – Filtros B+W ND




Eu usei vários filtros polarizadores B+W e UV em minhas lentes por muitos anos e sempre fiquei impressionado com a qualidade de construção e durabilidade. Novamente, uma opção premium, mas boa.


Outras leituras e recursos de fotografia de viagem


Bem, isso resume o meu guia de Densidade Neutra, também conhecido como Filtros ND. Espero que você tenha achado útil - não se esqueça de enviar perguntas para mim nos comentários. Também reuni vários outros guias e recursos relacionados à fotografia que você pode achar úteis. Estes são:
  • Minha série sempre em expansão de Guias de localização de fotografia, para ajudar você a obter as melhores fotos em locais ao redor do mundo.
  • Uma visão geral do meu equipamento de fotografia de viagem, caso você se pergunte o que um fotógrafo profissional tem na bolsa
  • Se você está no mercado para uma nova câmera, temos um guia detalhado para as melhores câmeras de viagem, bem como guias específicos para as melhores câmeras para caminhadas e mochilas, a melhor câmera compacta, melhor câmera sem espelho e melhor Câmera DSLR. Também temos um guia para as melhores lentes de câmera.
  • Nossos guias sempre atualizados sobre a melhor lente de câmera de viagem e a melhor câmera compacta para viagem
  • Um guia para iniciantes para melhorar suas fotos de viagem
  • Nosso guia de presentes fotográficos, caso você esteja procurando um presente para o fotógrafo da sua vida
  • Minha série de Dicas de Fotografia, que estou sempre ampliando e atualizando com posts como este. Veja nossos guias de fotografia da aurora boreal, fotografia de longa exposição, fotografia de fogos de artifício, dicas para tirar fotos de estrelas e fotografia de clima frio para começar.
  • Já se perguntou como substituir facilmente o céu em uma imagem? Confira nosso guia para substituição do céu na fotografia para um processo fácil que qualquer pessoa pode fazer.


Quer melhorar sua fotografia?


Se você achou este post útil e deseja melhorar sua fotografia em geral, confira meu curso online de fotografia de viagem.

Desde o lançamento do curso em 2016, já ajudei mais de 2.000 alunos a aprender a tirar fotos melhores. O curso abrange praticamente tudo o que você precisa saber, desde o básico de como uma câmera funciona, até composição, luz e edição de fotos.

Também abrange tópicos mais avançados, incluindo astrofotografia, fotografia de longa exposição, fotografia com flash e fotografia HDR.

Você recebe feedback meu à medida que avança, acesso a webinars, entrevistas e vídeos, além de participação exclusiva em um grupo do facebook onde você pode obter feedback sobre seu trabalho e participar de desafios regulares.

Está disponível por um preço único incrível para acesso vitalício, e acho que você deveria dar uma olhada. O que você pode fazer clicando aqui.



E terminamos! Obrigado por ler - se você tiver algum comentário, feedback ou sugestão, deixe-me saber nos comentários abaixo.