>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Revisão do amplificador de guitarra elétrica Fender Mustang I V2


O amplificador de guitarra elétrica Mustang I V2 é o menor da série Mustang original da Fender. É um amplificador de modelagem de estado sólido de 20 watts com um alto-falante de 8 polegadas da marca Fender. “V2” significa que foi atualizado de seu design original. Ele vem totalmente carregado com modelos de amplificadores, predefinições e efeitos, e é perfeito para praticar em casa ou tocar em um pequeno grupo.

Uma porta USB integrada significa que você pode conectá-lo a um PC ou dispositivo móvel para editar ainda mais as vozes. Infelizmente, o suporte para o aplicativo de edição de voz principal, FUSE, foi descontinuado pela Fender em 2022, então não é mais fornecido com ele. No entanto, com um pouco de esforço, você pode baixá-lo e instalá-lo ou usar um software alternativo.

Então, vamos mergulhar um pouco mais fundo no amplificador de guitarra elétrica Fender Mustang I V2…


Recursos físicos


O Mustang I é leve e portátil para um amplificador de guitarra , pesando apenas 17 libras (7,3 kg). Com 15,5 x 14,5 x 7,6 polegadas (38,4 x 36,8 x 19,3 cm), caberá discretamente em sua sala de estar ou quarto.

E parece elegante e legal, com sua icônica cobertura Tolex preta, botões Fender e tela prateada com o famoso logotipo Fender.

Controles

Na parte superior do amplificador existem vários botões para selecionar e ajustar os presets. Da esquerda para a direita, há controles para Gain, Volume, Treble, Middle, Bass, Reverb e Master Volume.

Normalmente, em um amplificador de guitarra, Gain determina o quanto o canal é sobrecarregado em distorção, com configurações mais baixas proporcionando um som mais limpo. Exceto para Master Volume, esses controles estão inativos - não importa como eles estão configurados - a menos que você ative um girando-o.

Caso contrário, os valores reais são os armazenados como parte da predefinição atual.

Controles digitais intuitivos…

À direita desses controles estão os botões PRESET e BANK, que selecionam um dos 24 presets . Eles são armazenados em três bancos de oito presets cada. LEDs multicoloridos próximos ao preset selecionado indicam qual banco está ativo. Acima do controle PRESET estão os botões SAVE e EXIT para armazenar presets do usuário.

Mais à direita estão dois botões de seleção de efeitos. O botão MOD seleciona efeitos de modulação e o botão DLY/REV seleciona efeitos de delay e reverb. E na extrema direita está o interruptor principal liga/desliga.

Toque e sintonize…

Acima do controle DLY/REV há um botão TAP, que você usa para definir os tempos de atraso ou eco. Ou se você segurar este botão por dois segundos, ele liga um afinador cromático que usa os três LEDs do banco.

Entrada e saída

À esquerda do controle de ganho está o conector de entrada de 1/4 de polegada para uma guitarra elétrica. Há também um conector de 1/4 de polegada para um pedal opcional de um botão, que você pode usar para alternar entre duas predefinições selecionadas.

No lado direito do painel superior há uma entrada auxiliar de 1/8 de polegada, onde você pode conectar um MP3 player ou outra fonte de áudio quando quiser tocar junto com uma música.

Da mesma forma, há também um fone de ouvido que pode ser usado para fones de ouvido, alto-falantes amplificados ou como saída de linha para gravação. Conectar a esta tomada silencia o alto-falante interno do Mustang.

Conecte-se ao seu computador…

Por fim, próximo ao botão liga/desliga, há um conector mini USB . Esta porta USB permite conectar o Mustang I a um computador pessoal ou dispositivo móvel. Serve a um duplo propósito.

Primeiro, você pode executar aplicativos que permitem ajustar as predefinições ao seu gosto ou salvar e recuperar bancos de predefinições. Segundo, você pode conectar uma interface de áudio para gravar sua reprodução.

Modelos de amplificador





O Mustang I V2 vem com oito modelos de amplificadores. Estes incluem o Fender 1957 Deluxe, '65 Twin e '59 Bassman . Há também alguns modelos “britânicos” (use sua imaginação). Além disso, algumas opções incomuns, como “Super-Sonic” e “Metal 2000”.

Predefinições…

Ao contrário de um amplificador valvulado multicanal tradicional com um conjunto separado de controles para cada canal, o Mustang I V2 usa presets. Uma predefinição é uma combinação de um modelo de amplificador virtual mais todas as configurações de tom, volume e efeitos associados.

O Mustang tem espaço para 24 presets, salvos em três bancos. Cada um dos oito presets em um banco usa um modelo de amplificador específico, que é claramente rotulado. O banco indicado por um LED “âmbar” são todos predefinidos de fábrica, enquanto os bancos “verde” e “vermelho” são predefinidos do usuário.

No entanto, o banco de âmbar só pode ser editado com o aplicativo FUSE da Fender ou software similar.

Efeitos…

O Mustang I V2 oferece um total de 27 efeitos, que são selecionados com os botões MOD e DLY/REV. Apenas um efeito pode ser aplicado por vez.

Os efeitos de modulação incluem chorus, flanger, phaser, auto-wah, tremolo, vibrato, pitch shift e step filter. Os atrasos disponíveis são atraso digital mono, atraso de fita mono e estéreo, atraso de redução e filtro de eco. Os modelos de reverberação incluem salas, placas, halls e designs clássicos de molas Fender.

Você pode ajustar o nível de efeitos manualmente, bem como usar o botão TAP para definir os tempos de modulação.

Qual ​​é o som?


O Mustang soa surpreendentemente bem considerando seu custo modesto. O modelo Fender Twin é especialmente popular entre os usuários. Os efeitos também são bastante utilizáveis, a par de muitos pedais independentes.

Tal como acontece com a maioria dos amplificadores de modelagem pequenos, soa melhor em configurações de ganho baixo ou médio. Se você quer um amplificador pequeno que possa aumentar o volume e usar com um microfone, é melhor usar um amplificador valvulado.

Da Fender com amor…

A Fender obviamente tomou muito cuidado para garantir que os modelos de amplificadores antigos da Fender soassem excelentes . Os modelos “britânicos” também são muito bons, embora menos autênticos.

Alguns dos modelos modernos são menos satisfatórios, especialmente sons de metal de alta distorção. No geral, este amplificador funciona melhor para blues, rock clássico, jazz R&B e estilos semelhantes.

Um padrão incomum…

No lado negativo, não há uma opção “limpa” específica. O modelo Twin parece fornecer o som mais limpo, embora acordes de barra cheia tendam a ter um pouco de crunch. Solar soa bem suave, no entanto.

Muitos usuários disseram que os modelos de amplificador se beneficiam de alguns ajustes com o software FUSE da Fender. Como não está mais disponível na Fender (veja a próxima seção), você precisará tomar providências para obtê-lo em outro lugar, encontrar um substituto ou usar os modelos fornecidos como estão.

FUSO





Desde a introdução da linha de amplificadores Fender Mustang, ela incluiu o aplicativo FUSE para Macintosh ou Windows. Este software permite que você modifique as vozes, configurações e tons do amplificador, e carregue e salve as configurações. You can also edit and save presets, and download presets from other Mustang users.

As a result, FUSE gave this series of amps a big advantage over the competition.

Unfortunately, effective March 20, 2022, FUSE was discontinued, and it’s no longer actively supported by Fender. It’s not really Fender’s fault. FUSE relied on the Microsoft Silverlight “pseudo Flash/EAML” environment, which Microsoft stopped supporting.

But help is here!

There are a couple of workarounds (other than using the amp models as is). FUSE and the necessary drivers are still available from other sources, including here. Users report that it still works fine on Windows 10, although there won’t be any future enhancements.

Alternately, the Remuda app for Android will let you edit your presets and is completely compatible with FUSE files. It actually has a long list of enhancements, which you can read about here. Remuda isn’t free, but you can try out the free Lite version first.

Fender Mustang I V2 Electric Guitar Amplifier Pros and Cons


Prós
  • Excellent sound.
  • High-quality effects, presets, and modeling amps.
  • Leve e portátil.
  • True to the Fender sound.
  • USB connectivity.
  • FUSE app.
  • Ideal for home practice and intimate performances.
  • Great price point



Contras
  • No pure “clean” setting.
  • The FUSE app is no longer supported.


Looking for other amplifier options?


Want a tube amp or a solid-state amp? Then check out our reviews of the Best Tube Amps and the Best Solid State Amps you can buy. Or, if you need a small amp or a portable amp, then have a look at our Best Mini Amp and Best Portable Guitar Amplifiers reviews.

Also, for an in-depth look at an amazing amp for the price, check out our Boss Katana MKII Review.

Fender Mustang I V2 Electric Guitar Amplifier Final Thoughts


The Fender Mustang I V2 is an excellent small amp for practicing at home or an intimate jam session. At 20 watts, it has plenty of volume for a small room.

The controls are simple and straightforward, making it ideal for the beginning player with less experience using electric guitar amplifiers with modeling technology. Straight out of the box, it works as expected with no setup.




This amp is ideal for players who want a little (or a lot) of the tube-style crunch that’s popular in most rock and blues styles. And Fender amp lovers will appreciate the several faithful reproductions of their classic designs, including a decent clean Twin sound.

The USB connection is a big plus, although users will have to go through a few extra steps to get the FUSE application up and running. The end of official support for this venerable app is something of a disappointment, and it’s reflected in the amp’s very attractive price.

Thanks for stopping by. Now, go bust out a few jams.