>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

A cor do céu


Todos sabemos que o céu durante o dia é azul. Sabemos que as nuvens são brancas (ou cinzentas). E sabemos que o céu pode ficar com diferentes tons de amarelo e laranja à noite. Mas por que?

Quando você está fotografando ao ar livre, o céu é uma parte tão grande de suas fotos que vale a pena ter um pouco de compreensão do que está acontecendo. Então, neste artigo, falaremos sobre por que essas cores aparecem – e por que outras não.

Mas não se preocupe, vou manter isso o mais simples possível. Afinal, somos fotógrafos, não cientistas.

Por que o céu é azul?


A principal coisa a entender é esta:a cor que vemos no céu é causada pela luz refletida pela atmosfera da Terra. Se a Terra não tivesse atmosfera, a luz viajaria diretamente para a Terra. Ainda seríamos capazes de ver as coisas ao nosso redor (desde que pudéssemos ver o sol), mas o céu seria apenas preto.

A luz vem do sol em diferentes comprimentos de onda, que correspondem a diferentes cores. Os comprimentos de onda mais longos da luz visível são avermelhados e os mais curtos são azulados. Os comprimentos de onda mais curtos (os azuis) são mais suscetíveis a serem rebatidos na atmosfera.

À medida que a luz entra na atmosfera, ela começa a colidir com diferentes partículas, nitrogênio, oxigênio, etc. Os comprimentos de onda longos (avermelhados) continuam em linha reta em direção à Terra. Eles são grandes o suficiente para lutar contra as moléculas de ar sem perturbação. Os comprimentos de onda pequenos (azulados), por outro lado, são refletidos.

Então aqui está o que você deve entender:não há nada no céu que seja azul. O que você está vendo é a parte azul da luz solar que é desviada de seu caminho para a Terra pelas moléculas na atmosfera terrestre. Uma vez que é desviado, você vê mais dele no céu.

Você já notou que quando você fotografa uma paisagem ampla de uma vista panorâmica, as coisas à distância assumem um tom azulado? Se não, volte e olhe algumas de suas fotos antigas e, sem dúvida, você as verá. A causa desse fenômeno é a mesma:há muita luz azul desviada entre você e aquele horizonte distante.

Por que as nuvens são brancas?


Esse mesmo fenômeno de dispersão também explica por que as nuvens são brancas. Lembre-se de que normalmente a luz de comprimento de onda curto (azulado) é refletida em seu caminho para a Terra, enquanto a luz de comprimento de onda longo (vermelho) passa por essas mesmas moléculas porque é maior. É por isso que estamos vendo azul no céu. Mas agora, quando esses comprimentos de onda de luz atingem as nuvens, eles estão atingindo moléculas maiores, então nenhum dos comprimentos de onda pode lutar contra isso. Então agora todos os comprimentos de onda da luz estão espalhados igualmente.

Em outras palavras, não há projeção de cor porque estamos vendo toda a gama de comprimentos de onda na luz do sol. Quando você mistura todos esses comprimentos de onda, o que vemos é luz branca. Sem uma nuvem, você está vendo alguns comprimentos de onda mais do que outros, e o resultado é azul. Mas agora com uma nuvem na imagem, você está vendo a luz igualmente espalhada, então você está vendo tudo igualmente. O resultado é branco.

Esse mesmo fenômeno também explica por que um dia nebuloso faz com que tudo na sua foto pareça branco e desbotado. Em um dia nebuloso, a luz do sol atinge as moléculas de água no ar. Essas moléculas de água são maiores que todos os comprimentos de onda da luz, então todos os comprimentos de onda são espalhados. Quando você vê todos os comprimentos de onda igualmente, o resultado é branco. Assim, a neblina aparece como um tom branco ou desbotado em suas fotos.

Por que o céu fica vermelho/laranja ao pôr do sol?


Quando olhamos para o sol ao pôr do sol, vemos as cores vermelha e laranja. Por que é que? O que aconteceu com todo o azul?

Ao nascer e ao pôr do sol, a luz tem que viajar muito mais longe pela atmosfera da Terra para chegar até você. No meio do dia, a luz viaja por cerca de 11 milhas de atmosfera, mas ao pôr do sol a luz está viajando por 235 milhas de atmosfera. A luz de comprimento de onda longo (avermelhada) ainda passa pela atmosfera, e a luz de comprimento de onda curto (azulada) ainda está sendo refletida. Exceto que agora ele salta cerca de 20 vezes mais. Durante essa jornada, grande parte da luz azul se dispersa e se afasta da linha de visão. Então agora vemos muito mais vermelhos e amarelos.


O resultado para sua fotografia


Muitos de nós são fotógrafos de “luz natural”. Ou seja, não trazemos nossas próprias fontes de luz, mas sim pegamos a luz como a encontramos. Sendo esse o caso, vale a pena entender por que a luz age assim. Isso o ajudará a entender e potencialmente neutralizar o tom azulado que você obtém em muitas fotos tiradas durante o dia. Ele também deve fornecer um pouco de ajuda extra ao considerar os locais para fotografar, pois você poderá visualizar melhor como será a imagem final.