>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como fotografar o céu noturno


Então, como você tira fotos que capturam todas as estrelas no céu? Há algum lugar específico que você tem que ir? Ou existe algum valor de exposição mágica que você precisa usar? Ou talvez algum truque de pós-processamento que você precisa dominar?

Na verdade, a resposta para todas essas perguntas é “sim”. Ou, pelo menos, você precisa ser específico sobre todas as três facetas mencionadas acima. Você tem que estar no lugar certo. Você tem que usar as configurações de exposição corretas. E você precisará adicionar algum processamento à sua imagem quando terminar.

Mas quando você terminar, se tiver feito tudo corretamente, os resultados podem ser espetaculares. Este artigo o guiará pelas etapas necessárias para começar a fotografar o céu noturno.

Como encontrar um céu escuro


Primeiro, você precisará de um céu escuro. Isso é uma função do tempo e do lugar. Para o elemento tempo, apenas certifique-se de esperar pelo menos uma hora após o pôr do sol. Nesse ponto, o céu estará escuro o suficiente para mostrar as estrelas.

Em termos de lugar, você precisará evitar a poluição luminosa. No mínimo, você precisará sair de qualquer cidade ou vila em que estiver. Mas quando estiver em um local rural, nem todos os lugares são iguais. Para descobrir se o céu em sua área está realmente escuro, confira qualquer um dos localizadores de céu escuro na internet. Eu uso este. Essas ferramentas são inestimáveis ​​para garantir que você tenha um céu escuro que mostre as estrelas em toda a sua extensão.

Como encontrar a Via Láctea


Em seguida, se possível, você deseja incluir a Via Láctea em sua imagem. Há uma estação definida da Via Láctea. Vai de abril a setembro. Durante esses tempos, você terá a melhor oportunidade de capturar a Via Láctea no céu.

Se você simplesmente sair para um lugar escuro pensando que verá a Via Láctea, você está destinado à decepção. Você provavelmente nem vai ver. Sua câmera vai embora. Para encontrar a Via Láctea, basta obter um aplicativo. O melhor é o Photo Pills (funciona apenas para dispositivos Apple, mas existem outros aplicativos para uso em dispositivos Android). Recentemente, conheci um fotógrafo que estava pensando em abandonar seu telefone Samsung e comprar um iPhone apenas para poder ter o aplicativo Photo Pills!

Depois de encontrar seu céu escuro e configurar sua foto, você precisará expô-la adequadamente. Os próximos três passos irão ajudá-lo a fazer isso.

Defina sua abertura primeiro


O primeiro passo que você deve fazer ao definir sua exposição é definir o tamanho da abertura da sua câmera. Defina a abertura para sua posição de abertura total (ou seja, use o menor número f/que sua lente permite). Você precisará de muita luz para capturar as estrelas, então você precisa dessa abertura ampla. Não se preocupe com a profundidade de campo rasa que resulta de uma abertura ampla, pois tudo na sua imagem estará longe (no infinito em sua faixa de distância focal).

Aliás, esta é uma área onde a lente do kit funcionará bem para você. A maioria dos fotógrafos com lentes caras usará configurações de abertura de f/4. As lentes do kit geralmente abrem até cerca de f/3.5 em sua distância focal mais ampla. Se você não conseguir gastar muito dinheiro em uma lente, ainda a terá pelo menos tão boa quanto aqueles que fizeram nesse sentido.


Em seguida, defina seu ISO


O próximo controle de exposição que você deve definir em sua câmera é o ISO. Você vai querer configurá-lo bem alto. Comece colocando-o em ISO 4000. Como mencionado anteriormente, é preciso muita luz para capturar as estrelas no céu. Você precisará de um sensor digital sensível para capturar luz suficiente.

Você pode estar preocupado com o ruído digital com uma configuração ISO tão alta. Não se preocupe com isso neste momento. Como veremos, quando se trata de exposição, este é o menor dos males. É impossível abrir mais a abertura (já que você a abriu totalmente) e, como veremos em um segundo, você realmente não quer usar uma velocidade de obturador maior. Mais tarde, você pode lidar com o ruído inevitável que aparecerá na sua foto. Até certo ponto, o ruído vai se misturar com as estrelas, então você pode simplesmente usá-lo. Você pode reduzir o ruído mais tarde usando o Lightroom, o Photoshop ou outro software de redução de ruído dedicado.

Por último, defina a velocidade do obturador


Finalmente, vá em frente e defina a velocidade do obturador. Comece com uma configuração padrão de cerca de 20 segundos.

Não defina uma velocidade do obturador inferior a 20 segundos. Você pode ficar tentado a fazer isso em um esforço para reduzir seu ISO. Afinal, sua câmera está em um tripé, certo? O que poderia doer?

O fato é que uma velocidade lenta do obturador arruinará sua imagem. A razão para isso é que as estrelas estão se movendo pelo céu. Você não vê, mas sua câmera capta. Se você usar velocidades de obturador mais longas, haverá rastros de estrelas claras em sua foto. Eles não serão rastros de estrelas longos o suficiente para serem realmente interessantes – eles apenas aparecerão como desfoque e arruinarão sua foto.

Claro, você pode realmente querer rastros de estrelas em sua foto. Mas este é um outro tópico inteiramente. A velocidade do obturador para esse tipo de trilha de estrelas é medida em minutos, se não em horas.


Adicionar contraste


Quando sua foto sair da câmera, provavelmente ficará muito boa, mas não ótima. Os próximos passos irão ajudá-lo a transformá-lo na grande paisagem estelar que você estava procurando.

A primeira coisa que você precisará fazer é adicionar algum contraste ao céu. Há muitas maneiras de você fazer isso. A maneira mais simples é apenas adicionar contraste no Lightroom. Na foto do Joshua Tree no topo deste artigo, acabei de adicionar +30 de contraste. Nada extravagante.

Existem outras maneiras de fazer isso também. Uma maneira fácil que pode produzir resultados fantásticos é um plugin. Uma ótima opção é o Color Efex Pro da Nik Collection (agora gratuito). Dê uma olhada nas versões antes e depois da foto de Joshua Tree:



Você também pode usar camadas de ajuste de curvas com máscaras de camada no Photoshop para adicionar contraste. Isso lhe dá um grande controle sobre a imagem. Se você não estiver familiarizado com como usá-los, confira este artigo e comece a usá-los. Realmente não há ferramenta mais poderosa para editar suas fotos.

A principal coisa a observar aqui é a bandagem. As cores escuras têm menos separação entre elas na captura digital. Muitas vezes, quando você os altera, ocorre a formação de faixas. Não existe uma fórmula mágica para evitar bandas – apenas observe e certifique-se de que seus ajustes não estão criando isso.

Adicionar clareza


Talvez a coisa mais importante que você fará para realçar as estrelas em sua imagem seja adicionar clareza. Existem muitas maneiras de fazer isso, mas, novamente, o mais fácil é apenas um simples ajuste do Lightroom. Por exemplo, a imagem da Árvore de Josué na parte superior deste artigo tem um ajuste de clareza de +27.

Enquanto estiver no Lightroom (ou ACR), existem outras ferramentas que você pode usar para aprimorar as coisas. Na parte inferior do módulo Revelação está o controle deslizante Dehaze. Isso adicionará clareza à maioria das fotos, mas tende a tornar as fotos do céu noturno bastante escuras. Eu adicionei uma quantidade modesta de desembaçamento (+9) à foto de Joshua Tree.

Você também pode usar a nitidez de imagem padrão. No Lightroom ou ACR, aumente o valor para cerca de 50 para começar. Para evitar adicionar ruído ao céu, adicione um pouco de máscara. Na foto do Joshua Tree, eu aumentei o valor para 59, adicionei aumentos modestos tanto ao Raio quanto ao Detalhe, mas depois aumentei o Masking para 37 para evitar afetar demais outras partes do céu.

Finalmente, existem plugins para adicionar Clarity, como o excelente plug-in do Topaz chamado Clarity. Dê uma chance para adicionar um pouco de pop adicional ao seu céu.

Corrigir o ruído


Na última etapa, você deve resolver o ruído que inevitavelmente resulta do alto ISO usado para capturar sua imagem. Existe uma boa, melhor e melhor maneira de fazer isso.

A boa maneira é apenas aumentar a redução de ruído no Lightroom. Mais uma vez, vou apontar para a imagem do Joshua Tree no início deste artigo, onde aumentei a quantidade de redução de ruído no Lightroom para 24.

Outra maneira melhor de reduzir o ruído, que oferece um pouco mais de controle sobre ele, é por meio de um software de redução de ruído dedicado. Eu uso Noiseware. Basta abrir o programa e adicionar a quantidade de redução de ruído, proteção de detalhes, etc. que você deseja. Esses programas são muito fáceis de usar.

Finalmente, a melhor maneira de reduzir o ruído em sua foto é fazer isso de forma seletiva. Reduzir o ruído em sua foto também desfoca os detalhes. Se você aplicar a redução de ruído global, ela reduzirá a nitidez. Portanto, você deseja aplicar a redução seletiva de ruído apenas ao céu escuro sem afetar as estrelas. Você fará isso mascarando as estrelas. Crie uma máscara usando uma máscara de luminosidade ou selecionando as estrelas com o comando Color Range e, em seguida, crie uma máscara. Aplique a redução de ruído apenas no céu escuro. Se você não sabe como fazer isso, falarei sobre redução de ruído em um próximo artigo.

Agora vá fotografar o céu noturno!


O próximo passo é apenas fazê-lo. E eu tenho uma boa notícia para você aqui. Você pode tomar o seu tempo e experimentá-lo uma e outra vez. A melhor parte de fotografar à noite é que você está montado em um tripé e a luz não muda. Tudo que você tem a fazer é fazê-lo. Sim, você está em uma pequena privação de sono. Mas você ficará feliz por ter feito isso.