>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Uma regra simples para garantir fotos nítidas

Se você quiser garantir fotos nítidas, sugiro que você sempre se certifique de que suas fotos com a mão sejam tiradas com uma velocidade do obturador que seja o dobro da distância focal.

Deixe-me explicar.

A maioria dos problemas de nitidez com suas fotos não ocorre porque sua lente não é boa o suficiente. Geralmente não é por causa de um foco ruim ou configuração de abertura (embora isso certamente aconteça). Em vez disso, é porque a velocidade do obturador é muito lenta. Você moveu a câmera levemente durante a foto.

Esse problema se agrava à medida que você aumenta o zoom. Quanto mais você aumenta o zoom, mais pequenos movimentos são importantes. Portanto, à medida que você aumenta o zoom (ou aumenta sua distância focal), você precisa usar uma velocidade de obturador mais rápida.

Como você pode ver, a velocidade do obturador necessária para garantir uma imagem nítida muda dependendo da distância focal. Para fornecer orientação para aqueles que tentam ter certeza de que estão usando uma velocidade do obturador rápida o suficiente para obter uma imagem nítida, o mundo da fotografia desenvolveu uma regra prática chamada "Regra Recíproca". Esta regra diz que sua velocidade mínima do obturador deve ser a recíproca de sua distância focal (eu escrevi sobre isso anteriormente aqui). Em outras palavras, se você estiver usando uma lente de 50 mm, sua velocidade mínima do obturador deve ser de 1/50 de segundo. Se você estiver fotografando a 300 mm, sua velocidade mínima do obturador deve ser de 1/300 de segundo. E assim por diante.

Problemas com a regra recíproca

No entanto, continuo vendo fotos que obedecem a essa regra, mas ainda estão borradas ou pelo menos não tão nítidas quanto deveriam. Às vezes são minhas próprias fotos, e às vezes as fotos dos outros. Há 3 razões para isso que eu vejo:

1. A regra recíproca não leva em conta os sensores digitais modernos (menores)

A Regra Recíproca foi inventada nos dias do filme de 35 mm, antes que os sensores APS-C e Micro 4/3 se tornassem comuns. Quando você usa uma câmera com um sensor APS-C, ela tem um fator de corte que faz com que as distâncias focais efetivas aumentem em 40%. Se você estiver usando uma lente de 50 mm, de repente ela se comporta como uma lente de 70 mm, então agora uma velocidade do obturador de 1/50 de segundo não é suficiente.

O fator de corte é ainda maior para câmeras Micro Four-Thirds, pois seus sensores são ainda menores. Eles têm um fator de corte de 100%, de modo que as distâncias focais efetivas são o dobro do que é mostrado na lente. Se você estiver usando uma lente de 50 mm em uma câmera micro 4/3, sua velocidade mínima do obturador deve ser de 1/100 segundo.

A Regra Recíproca assume uma imagem de 35 mm (ou full frame). Você pode fazer um ajuste para compensar um sensor de imagem menor, mas não quer sair pelo mundo tirando fotos e tentando descobrir qual é a recíproca de 1,4 vezes sua distância focal. Bem, a maioria de nós não. Dobrar sua distância focal torna mais fácil. Evita matemática complicada.

2. Maior resolução aumenta o padrão

A resolução das câmeras continua aumentando. A Nikon tem câmeras filmando em 36 megapixels há algum tempo. A Canon acaba de lançar duas novas câmeras que disparam em mais de 50 megapixels. A Sony acaba de aumentar a linha A7r de 36 megapixels para 42 megapixels. Maior resolução significa mais detalhes, e esses detalhes precisam ser nítidos.

Esta resolução aumentada significa que mesmo o menor dos movimentos durante a exposição aparecerá em suas fotos. Na verdade, muitos fotógrafos recomendam que você sempre fotografe essas câmeras de alta resolução a partir de um tripé. Dessa forma, você pode garantir que a resolução oferecida por essas câmeras resulte em detalhes nítidos.

Claro, você vai querer tirar fotos enquanto segura na mão essas câmeras de alta resolução pelo menos algumas vezes. Para garantir que os detalhes sejam nítidos, você precisará usar uma velocidade rápida do obturador. Essas câmeras de alta resolução são todas full-frame, então você não tem o problema mencionado acima, mas ainda assim você precisará fotografar com uma velocidade de obturador mais rápida do que a Regra Recíproca exige.

Em outras palavras, a Regra Recíproca não leva em consideração a necessidade de maior nitidez. Se você usasse uma velocidade do obturador que fosse o dobro do recíproco da distância focal, seria.

3. É o mínimo para fotos nítidas

De qualquer forma, lembre-se de que a Regra Recíproca é um mínimo . Ele foi projetado para obter fotos com nitidez aceitável. Se você está lendo isso, provavelmente você não é o tipo de pessoa que só quer fotos aceitavelmente nítidas. Você quer fotos super nítidas. Você precisa ir muito além do mínimo.

Claro que há momentos em que uma nitidez aceitável serve. Às vezes, a nitidez é a coisa mais importante em sua mente quando você está fotografando, e às vezes não é. Mas para aqueles momentos em que a nitidez é primordial, não adianta flertar com o mínimo.

Diminuindo o “custo” de velocidades mais rápidas do obturador

Ao mesmo tempo em que você realiza essas mudanças que criaram uma necessidade para velocidades de obturador mais rápidas, o custo de uma velocidade do obturador aumentada continua a diminuir. Qual é o “custo” de aumentar a velocidade do obturador? Leve.

À medida que você diminui a velocidade do obturador, você deixa menos luz entrar na câmera. A menos que você faça um movimento de compensação, a imagem ficará subexposta. Existem apenas duas maneiras de compensar a velocidade mais curta do obturador e deixar mais luz entrar na câmera:

  1. você pode aumentar o tamanho da abertura na lente que permite a entrada de luz na câmera (ou seja, aumentar a abertura) ou
  2. você pode tornar o sensor digital da câmera mais sensível à luz que recebe (ou seja, aumentando o ISO).

Se você aumentar a abertura, diminuirá a profundidade de campo da imagem. Se você aumentar o ISO, você aumenta o ruído digital. Portanto, nenhuma dessas opções é sempre uma opção atraente.

Os tempos mudaram. Agora, os fabricantes de câmeras fazem câmeras com desempenho escandalosamente bom com pouca luz. Isso significa que o custo de aumentar o ISO não é tão alto. Costumava ser que todo mundo atirava no ISO 100 sempre que possível e só ia acima do ISO 400 em circunstâncias terríveis. Qualquer ISO mais alto do que isso e você certamente terá uma imagem barulhenta.

Agora, não há problema em usar ISO 200 como padrão e a maioria dos fotógrafos não pensa em aumentar o ISO para 800. Na verdade, muitos fotógrafos costumam ir muito mais alto com seu ISO definições. Acho justo dizer que o desempenho com pouca luz das câmeras modernas é pelo menos 1 ponto melhor do que as câmeras de 5 a 10 anos atrás. (Lembre-se que uma parada é uma duplicação de luz). Você pode facilmente dobrar seus ISOs e, assim, dar espaço para dobrar a velocidade do obturador.

Usando o desempenho aprimorado com pouca luz para aumentar a velocidade do obturador

Deixe-me dar um exemplo rápido para tornar isso concreto. Digamos que você esteja do lado de fora gravando uma cena e veja suas configurações de exposição e elas são:

  • Velocidade do obturador:1/80 segundo
  • Abertura:f/8
  • ISO 200

Sua distância focal é de 80 mm (sem fator de corte).

Você tecnicamente obedece à Regra Recíproca, mas digamos que você queira usar uma velocidade de obturador mais rápida para garantir uma imagem nítida. Você pode facilmente dobrar seu ISO de 200 para 400. Não haverá consequências negativas para isso em câmeras modernas, já que ruídos significativos não serão ativados até níveis ISO mais altos.

Tendo aumentado seu ISO em 1 ponto (dobrando-o), agora você está superexposto em 1 ponto. Você reduz a velocidade do obturador em 1 ponto para corrigir isso e obter uma exposição adequada. Isso reduz a velocidade do obturador de 1/80 segundo para 1/160 segundo. Agora você tem uma exposição adequada e uma velocidade de obturador bastante rápida.

Além disso, você tem uma velocidade do obturador que é o dobro da distância focal que está usando. Você fez isso usando uma das principais vantagens das câmeras modernas – desempenho aprimorado com pouca luz – para aumentar a velocidade do obturador e garantir uma foto nítida.

Certificando-se de obter fotos nítidas

De agora em diante, se você quiser garantir uma imagem nítida quando estiver segurando a câmera com a mão, tente usar uma velocidade do obturador que seja pelo menos o dobro da distância focal. Levará em conta o fator de corte e resolução mais alta.

Você precisa fazer isso o tempo todo? DE JEITO NENHUM!!! Eu não. Na verdade, eu a violei o tempo todo. Há momentos em que você tem outras prioridades e ter uma velocidade do obturador tão rápida simplesmente não é realista. Além disso, eu nem mencionei Estabilização de Imagem neste artigo, mas isso pode lhe dar uma ou duas paradas (ou mais) para trabalhar.

Isso é apenas algo para usar quando você deseja certificar-se que sua imagem é nítida. Talvez a razão número um pela qual a maioria das imagens não sejam nítidas seja que a velocidade do obturador é muito lenta. Você ainda precisa focar, usar a abertura certa e todas essas coisas. Mas isso corrigirá problemas de nitidez relacionados à velocidade do obturador – garantido.

Artigos relacionados

Aqui estão alguns artigos relacionados sobre como tirar fotos nítidas:

  • Perguntas e respostas:Como tirar fotos mais nítidas
  • Velocidade do obturador:quão lento é muito lento?
  • Cenários de exposição