>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Perguntas e respostas:como obter fotos mais nítidas

Recebi uma pergunta de um leitor sobre como deixar as fotos dele mais nítidas, o que acho que pode se aplicar a muitas pessoas. Com sua permissão, aqui está sua pergunta e minha resposta:

As configurações para esta imagem foram:

  • Velocidade do obturador:1/400 de segundo
  • Abertura:f/7.1
  • ISO:400
  • Distância focal:300 mm (420 mm após o fator de corte resultante do uso de uma câmera com sensor APS-C)

Como melhorar a nitidez da imagem


A má notícia é que não tenho uma resposta simples para esse problema. A boa notícia é que há três coisas que você pode fazer, cada uma das quais irá melhorar a nitidez de forma incremental. Aqui estão eles:

Aumente a velocidade do obturador


No futuro, aumente um pouco a velocidade do obturador (ou seja, torne-a mais rápida). Quando você aumenta o zoom em grande medida, como nesta foto (3oo mm), mesmo o menor dos movimentos criará alguma suavidade na sua foto. A melhor maneira de combater isso é tornar a velocidade do obturador tão super rápida que não haja oportunidade para a câmera se mover durante a exposição. Uma velocidade de obturador de 1/400 de segundo, que foi usada aqui, normalmente é muito rápida. À primeira vista, fiquei surpreso ao ver qualquer suavidade, dada a rapidez com que a velocidade do obturador foi usada. Parece estar em conformidade com a Regra Recíproca, que afirma que a velocidade mínima do obturador deve ser a recíproca da sua distância focal. Usar uma velocidade de obturador de 1/400 de segundo com uma distância focal parece cumprir a regra, com uma pequena margem de erro adicionada.

Então me lembrei que esta câmera (Canon 30D) é uma câmera APS-C, o que significa que há um fator de corte de 40%. Isso significa que o que seria uma distância focal de 300 mm em uma câmera full frame é na verdade uma distância focal de 420 mm. Portanto, essa velocidade do obturador não está em conformidade com a Regra Recíproca. De qualquer forma, acho que apenas cumprir a Regra Recíproca geralmente não é suficiente, e você precisa de uma velocidade do obturador ainda mais rápida para obter uma imagem realmente nítida. Portanto, eu aceleraria a velocidade do obturador no futuro. Para esta distância focal, tente mantê-la acima de 1/500 de segundo.

Atualize seu equipamento


As pessoas sempre querem culpar seus equipamentos quando suas fotos não são nítidas, e eu normalmente alerto contra isso. Nesse caso, no entanto, acho que as coisas poderiam ser ajudadas com uma câmera e uma lente melhores:
  • Câmera: A 30D está ficando longa, e houve algumas melhorias bastante dramáticas desde o auge dessa câmera (ela foi lançada há 9 anos). Isso é particularmente verdadeiro na área de desempenho com pouca luz. Esta foto já está começando a mostrar algum ruído, então posso ver porque o ISO foi mantido em 400. Com uma nova câmera, você pode aumentar o ISO para 800 ou até 1600, o que permitiria fotografar com um obturador mais rápido velocidade.
  • Lente: Eu acho que essa lente também é um problema. Na verdade, gosto dessa lente (75 – 300 mm f/4.0 – 5.6) como uma lente de passeio por causa da ampla gama de distâncias focais. No entanto, é conhecido como uma lente macia. Confira a resenha do The Digital Picture. Uma lente diferente pode adicionar alguma nitidez.

Eu hesito em escrever que você precisa de uma atualização de equipamento, porque você pode fazer muito para melhorar a qualidade da imagem com o que está usando agora. Além disso, muitas pessoas são tão rápidas em culpar seus equipamentos e isso pode encorajar isso. Mas honestamente, acho que pode ajudar um pouco aqui.

Tenha expectativas realistas


Antes de começarmos a melhorar essa foto, quero ter certeza de que você tem expectativas realistas sobre o que esperar das fotos que saem direto da câmera. Você tem que aceitar que as fotos diretamente da câmera – particularmente arquivos Raw – geralmente não têm nitidez e saturação. (Eu sei que você enviou propositalmente o arquivo Raw e você já pode estar planejando fazer algum processamento para esta foto, então me perdoe se estou dizendo coisas que você já sabe.) Você tem que estar preparado para melhorar a foto no pós- em processamento. Se você está comparando suas fotos com as ótimas fotos que vê em revistas ou em 500px, entenda que há processamento adicionado a todas elas.

Adicionar algum processamento


Você pode tornar esta imagem muito melhor adicionando algum pós-processamento no Photoshop. Eu fiz um exemplo rápido de onde eu tiraria essa foto (reconhecidamente um pouco exagerada, para efeito), que é exibida no topo desta página ao lado da original. Coincidentemente, meu último artigo na Digital Photography School é sobre algumas coisas que dão clareza às fotos, várias das quais eu faria com essa foto. Confira e aplique seu próprio processamento a este. O objetivo é apenas garantir que você saiba que ninguém está tirando fotos super nítidas da câmera.

Em particular, o que eu faria com essas fotos é:
  • Adicione um pouco de clareza usando a tela ACR no Photoshop ou o módulo Revelação do Lightroom;
  • Crie uma camada de ajuste de curvas, selecionando apenas o falcão e aumente o contraste no falcão;
  • Use o filtro passa-altas para adicionar clareza ao falcão.

Esses três movimentos são descritos em detalhes no meu artigo DPS, então não deixe de conferir. Depois disso, se você quiser reforçar um pouco a cor, eu usaria o movimento de cores LAB para fazer isso.

Conclusão


Não é tarde demais para esta imagem em particular, e você pode melhorá-la com algum pós-processamento. Além disso, para fotos futuras, basta fotografar com a velocidade do obturador mais rápida possível. Se você conseguir financiar uma atualização de equipamento um dia desses, isso também não vai doer.

Espero que ajude.