>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

VELOCIDADE DO OBTURADOR DA CÂMERA


A velocidade do obturador de uma câmera pode controlar a exposição, mas também é uma das ferramentas criativas mais poderosas da fotografia. Ele pode transmitir movimento, congelar ação, isolar assuntos e suavizar a água, entre outras habilidades. Este tutorial descreve como obter esses vários efeitos, além de estimular outras ideias criativas para usar a velocidade do obturador em fotos do dia a dia. Para obter informações sobre como isso afeta a exposição, consulte também a exposição da câmera:abertura, ISO e velocidade do obturador.
Velocidade lenta do obturador Velocidade rápida do obturador
Fotos à esquerda e à direita por creative103 (pião) e kyle may (lâmpada), respectivamente.

FUNDO


O obturador de uma câmera é como uma cortina* que se abre e deixa a luz entrar para iniciar a exposição, depois fecha para encerrá-la. Uma foto, portanto, não captura apenas um momento no tempo, mas representa uma média de luz em um período de tempo. O termo "velocidade do obturador" é usado para descrever essa duração.

Sempre que uma cena contém assuntos em movimento, a escolha da velocidade do obturador determina quais deles aparecerão congelados e quais serão gravados com desfoque. No entanto, não se pode alterar a velocidade do obturador isoladamente – pelo menos não sem afetar também a exposição ou a qualidade da imagem:
Configurações da câmera Efeitos colaterais adversos
Velocidades mais rápidas do obturador: ↑ Velocidade ISO
↓ número f
↑ ruído da imagem
↓ profundidade de campo
Velocidades mais lentas do obturador: ↓ Velocidade ISO
↑ número f
↓ suporte para as mãos
↓ nitidez**

**somente se o número f aumentar tanto que cause difração visível

As combinações acima de velocidade ISO e número f (abertura) permitem uma gama surpreendentemente ampla de velocidades do obturador selecionáveis. Independentemente da combinação, mais luz permite velocidades máximas do obturador mais rápidas, enquanto menos luz permite velocidades mínimas do obturador mais lentas.

Para uma determinada exposição, as câmeras SLR normalmente também têm uma faixa muito maior de velocidades de obturador selecionáveis ​​do que as câmeras compactas. Por exemplo, esse intervalo é de aproximadamente 13 a 14 pontos (ou 10.000X) com a maioria das câmeras SLR, mas geralmente apenas 8 a 9 pontos (ou 500X) com câmeras compactas. Veja o tutorial sobre câmeras SLR compactas vs digitais para saber mais sobre este tópico.

*Nota Técnica :Em tempos de exposição muito curtos (normalmente 1/500 por segundo ou mais rápido), o mecanismo do obturador funciona mais como uma fenda em movimento do que como uma cortina. Nesse caso, a velocidade do obturador representa a quantidade de tempo que cada região do sensor é exposta à luz, não a duração na qual a luz atinge todo o sensor.

MOÇÃO DE TRANSMISSÃO


Enquanto alguns podem ver a fotografia estática como restritiva, muitos veem isso como libertador, porque a captura de fotos permite controle quase total sobre como o movimento é transmitido. Por exemplo, o assunto deve ser renderizado como uma faixa irreconhecível ou como um borrão mais definido? Ou o assunto deve permanecer nítido, com todo o resto borrado? Essas e outras escolhas estão todas sob seu controle.

Fotos à esquerda e à direita de Alan Cleaver e Tyler Durden, respectivamente.

No entanto, atingir a quantidade pretendida de desfoque pode ser difícil. Para uma determinada velocidade do obturador, três* características do assunto determinam o quão desfocado eles aparecerão:
  • Velocidade . Os motivos que se movem mais rapidamente aparecerão mais desfocados. Este talvez seja o mais óbvio dos três, mas igualmente importante.
  • Direção do movimento . Os assuntos que estão se movendo em direção ou para longe da câmera geralmente não ficam tão borrados quanto os que se movem de um lado para o outro, mesmo que ambos os assuntos estejam se movendo na mesma velocidade.
  • Ampliação . Um determinado assunto parecerá mais desfocado se ocupar uma fração maior do quadro da imagem. Este é talvez o menos óbvio, mas também é o que está mais sob seu controle, já que a ampliação do assunto é o efeito combinado da distância focal e da distância do assunto. Distâncias focais mais longas (mais zoom) resultam em maior ampliação para uma determinada distância do assunto, mas isso também aumenta a probabilidade de desfoque devido à trepidação da câmera.

*Embora não seja uma característica do assunto, o tamanho da tela também pode ser importante. O desfoque que parece ótimo em um tamanho pequeno na tela pode parecer muito pronunciado em uma impressão grande, por exemplo.
Obturador
Velocidade:
1/2 1/10 1/30 1/400

Independentemente disso, desenvolver uma intuição para a velocidade do obturador em diferentes cenários pode ser difícil, mas com muita experimentação, você estará no caminho certo.

Uma aplicação específica, mas comum, do uso da velocidade do obturador para transmitir movimento é com água em movimento. Velocidades do obturador de cerca de 1/2 segundo ou mais podem fazer com que as cachoeiras pareçam sedosas ou as ondas pareçam uma névoa surreal e baixa.

Mova o mouse sobre as várias velocidades do obturador para a direita para ver esse efeito. Observe como o congelamento do movimento de respingos de água exigia uma velocidade do obturador de 1/400 de segundo. Como esta é uma foto grande angular, uma velocidade mais curta do obturador poderia ter alcançado uma aparência semelhante se fosse ampliada em apenas uma parte da cachoeira.

Pode-se também usar uma velocidade lenta do obturador para enfatizar um assunto parado em meio ao movimento, como uma pessoa parada no meio de uma multidão movimentada. Da mesma forma, retratos exclusivos podem ser obtidos usando trens em movimento como plano de fundo quando a velocidade do obturador é tão lenta quanto cerca de 1/10 a 1/2 por segundo:
1,3 segundos 1/3 segundo
Fotos à esquerda e à direita por nathanhayag e moriza, respectivamente.

MOVINDO-SE COM O ASSUNTO E PANORAMA


Em vez de desfocar o assunto, pode-se tornar todo o resto borrado. Isso requer que a câmera esteja localizada no próprio assunto em movimento ou direcionada de tal forma que o quadro da imagem se mova com o assunto (chamado "panorâmica").

velocidade do obturador:15 segundos; foto de dande chiaro

Tente tirar uma foto de um carro em movimento, um passeio de parque de diversões (cuidado!) ou outro objeto em movimento para criar um efeito interessante. Como antes, a velocidade necessária do obturador dependerá da velocidade do movimento, potencialmente além da estabilidade do objeto em movimento. Independentemente disso, algo em torno de 1/30 de segundo geralmente é um bom ponto de partida, então ajuste de acordo depois de ver os resultados na tela traseira da sua câmera.

foto panorâmica em 1/45 seg e 110 mm

Alternativamente, a técnica de panorâmica não significa necessariamente que a própria câmera tenha que viajar na mesma velocidade que o assunto - apenas que o quadro da imagem tem que se mover tão rápido. Felizmente, até assuntos rápidos podem ser capturados girando lentamente a câmera, especialmente se esse assunto estiver longe e você estiver usando uma lente telefoto.

Certifique-se de apontar para que o quadro da imagem siga suavemente o assunto, enquanto também pressiona o botão do obturador - tudo em um movimento contínuo.

Uma foto panorâmica bem-sucedida requer uma velocidade do obturador lenta o suficiente para fazer com que o plano de fundo fique riscado, mas rápido o suficiente para que o assunto ainda pareça nítido . Isso pode ser complicado de conseguir, então a chave com a panorâmica é experimentar e tirar muito mais fotos do que você faria de outra forma. Independentemente disso, listras mais longas produzem um efeito muito mais dramático; o uso de uma lente com estabilização de imagem com estabilização de um eixo* ou um tripé com cabeça pan-tilt pode ajudá-lo a conseguir isso.

Além disso, a panorâmica requer um plano de fundo texturizado que não esteja completamente fora de foco. Planos de fundo do assunto que estão mais próximos também aparecerão mais listrados para uma determinada velocidade do obturador e taxa de panorâmica.

*Modo de panorâmica da lente . Isso é chamado de "modo 2" IS em lentes canon; as lentes nikon com redução de vibração (VR) mudam automaticamente para o modo panorâmico quando o movimento da lente está em uma direção.

Um benefício adicional é que a panorâmica permite velocidades de obturador mais lentas do que seriam necessárias para capturar um assunto nítido. Por exemplo, a luz disponível pode permitir apenas uma velocidade do obturador de 1/50 segundo - o que pode ser insuficiente para tornar um objeto em movimento específico tão nítido com uma foto padrão - mas com a panorâmica, essa velocidade do obturador pode ser rápida o suficiente para fazer o objeto parecer afiado.

AÇÃO RÁPIDA E MOVIMENTO DE ALTA VELOCIDADE


A fotografia de alta velocidade é capaz de novas e excitantes representações de assuntos em movimento, em parte porque somos incapazes de ver e processar movimentos que são muito mais rápidos do que uma pessoa correndo. Exemplos incluem gotas de água, pássaros em voo e momentos em esportes, entre muitos outros.

foto de lazlo

No entanto, capturar assuntos em movimento rápido também pode ser um desafio. A chave é aprender a antecipar quando seu assunto estará na posição desejada , uma vez que as velocidades do obturador inferiores a 1/5 de segundo são mais rápidas do que o nosso próprio tempo de reação. Simplesmente reagir e pressionar o botão do obturador provavelmente perderá o momento.

Para piorar a situação, muitas câmeras também transmitem um atraso entre o momento em que o botão do obturador é pressionado e o início da exposição (chamado "atraso do obturador"). Com câmeras SLR, isso geralmente é apenas 1/10 a 1/20 de segundo, mas com câmeras compactas isso pode chegar a 1/2 por segundo. No entanto, esses tempos excluem o 1/2 a 1 segundo adicional (ou mais) que pode levar sua câmera para o foco automático. A pré-focagem no local esperado do assunto ou próximo dele pode, portanto, reduzir bastante o atraso do obturador .

Fotos nítidas de alta velocidade também exigem que se esteja atento às variações no movimento do assunto e, potencialmente, cronometrar a foto para coincidir com uma pausa relativa na ação. Por exemplo, com assuntos pulando ou correndo, tente cronometrar seu tiro para quando eles estiverem no ponto mais alto ou estiverem mudando de direção (e, portanto, se movendo mais devagar). Mesmo com o tempo adequado, também pode ser necessário configurar sua câmera para o modo de disparo contínuo (ou configuração com nome semelhante). A câmera pode tirar uma sequência de fotos enquanto você pressiona o botão do obturador - e esperamos capturar o momento certo com uma delas.

De qualquer forma, conhecer a velocidade necessária do obturador também requer prática. A calculadora a seguir estima a velocidade mínima do obturador necessária para fazer um objeto em movimento parecer nítido em uma impressão de 8 x 10 polegadas:

Observações :CF ="fator de corte" (comumente chamado de multiplicador de distância focal)
A calculadora assume os mesmos critérios de nitidez usados ​​para determinar a profundidade de campo;
para calcular com base na nitidez quando visualizada em 100% na tela, use "mostrar avançado" acima.

Os resultados acima são apenas um guia aproximado. Em geral, 1/250 a 1/500 de segundo é suficiente para congelar o movimento cotidiano das pessoas, mas pode-se precisar de 1/1000 a 1/4000 de segundo se os assuntos estiverem próximos ou extraordinariamente rápidos.

Observações sobre a velocidade do assunto . Só porque um assunto está se movendo em uma determinada velocidade não impede que partes desse assunto se movam ainda mais rápido. Por exemplo, os braços e as pernas de um corredor podem estar se movendo muito mais rápido que seu corpo. Além disso, a velocidade do assunto acima refere-se à velocidade na direção do seu quadro (lado a lado); normalmente você pode obter uma velocidade do obturador 4X maior para assuntos que se movem diretamente em sua direção ou para longe de você, e uma velocidade do obturador 2X maior para assuntos que estão se movendo em direção/afastamento de você em um ângulo.

Tenha em mente que a maioria das câmeras só é capaz de velocidades de obturador de até 1/2000 a 1/8000 de segundo. Se a calculadora acima indicar que você precisará de um obturador que exceda as capacidades de sua câmera, suas únicas outras opções são tentar fazer uma panorâmica com o assunto para compensar alguns de seus movimentos ou recorrer ao uso de fotografia com flash.

ZOOM DE ZOOM


Foto à direita de jeremy vandel.

Outra técnica interessante é alterar o zoom durante a própria exposição (geralmente chamada de "explosão de zoom"). Você pode obter esse visual (i) colocando sua câmera em um tripé, (ii) usando uma velocidade do obturador de 1/15 a 1/2 por segundo e (iii) girando o anel de zoom da lente enquanto tenta evitar mover o própria câmera. Pode-se também tentar apenas aplicar zoom durante parte da exposição para diminuir o efeito.

Isso faz com que os assuntos tenham um desfoque radial crescente perto das bordas do quadro, com o centro aparecendo mais ou menos desfocado. O efeito pode ser usado para chamar a atenção para um assunto central ou para fazer o espectador sentir como se estivesse se movendo rapidamente.

A técnica de rajada de zoom geralmente só é possível com câmeras SLR, mas também pode ser possível com câmeras compactas que possuem recursos de zoom manual. Como alternativa, o desfoque de zoom pode ser perfeitamente replicado usando fotos normais e pós-processamento, como com o filtro de desfoque radial do Photoshop.

RESUMO E EFEITOS ARTÍSTICOS


Às vezes, os fotógrafos adicionam intencionalmente o desfoque induzido pela vibração da câmera para dar à imagem um efeito único e artístico:
Efeito de luz desfocado abstrato Efeito artístico pintado
Fotos à esquerda e à direita por kevindooley e unukorno, respectivamente.

Normalmente, é necessário usar velocidades do obturador de 1/30 - 1/2 segundo (ou mais), pois isso está um pouco além do limite de manuseio, mas não muito longo para que o assunto fique totalmente suavizado. Prever o resultado final também pode ser difícil, portanto, esses tipos de fotos provavelmente exigirão muitas tentativas (em velocidades de obturador potencialmente diferentes) antes que você consiga obter a aparência desejada. Lembre-se também de que a aparência pintada geralmente é mais fácil de obter com filtros no Photoshop ou em outro software de edição.

CONCLUSÕES E LEITURA ADICIONAL


Vimos várias maneiras criativas de usar a velocidade do obturador, mas e se a quantidade de luz necessária para uma exposição correta o impedir de selecionar a velocidade do obturador desejada — mesmo depois de tentar todas as combinações de velocidade ISO e abertura?

Para velocidades mais rápidas do obturador, pode-se tentar mudar para uma lente com uma abertura máxima maior, ou pode-se adicionar mais luz à própria cena alterando o local de disparo ou usando um flash. Alternativamente, para velocidades de obturador ainda mais lentas, pode-se bloquear um pouco da luz usando um filtro de densidade neutra ou um filtro polarizador, ou pode-se usar a técnica de média de imagem para criar uma imagem efetiva mais longa. exposição. Em ambos os casos, certifique-se também de que você não está superexpondo ou subexpondo acidentalmente a foto - e, portanto, potencialmente alterando sua faixa de velocidades de obturador disponíveis.

Outros pontos e esclarecimentos importantes estão listados abaixo.
  • Modo de prioridade do obturador . Essa configuração da câmera pode ser uma ferramenta útil quando a aparência do movimento é mais importante do que a profundidade de campo, ou apenas para informar se a velocidade do obturador desejada é possível usando a luz disponível. Ele permite que você escolha a velocidade do obturador desejada e, em seguida, a medição da câmera tenta combiná-la com uma configuração de abertura (e potencialmente a velocidade ISO) que alcançará uma exposição correta.
  • Agitação da câmera . A análise acima pressupõe que o movimento do assunto é a principal fonte de desfoque, mas em muitas fotos a trepidação da câmera pode ser mais influente, principalmente ao usar lentes telefoto ou com mãos instáveis.

Para tópicos semelhantes, visite também os seguintes tutoriais:
  • Exposição da câmera:abertura, ISO e velocidade do obturador
    Discute como a velocidade do obturador influencia a exposição geral.
  • Reduzindo a trepidação da câmera com fotos na mão
    Dicas para minimizar a trepidação da câmera devido a velocidades lentas do obturador.