>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

EXPOSIÇÃO DA CÂMERA


A exposição de uma fotografia determina quão clara ou escura uma imagem aparecerá quando for capturada por sua câmera. Acredite ou não, isso é determinado por apenas três configurações da câmera:abertura, ISO e velocidade do obturador (o "triângulo de exposição"). Dominar seu uso é uma parte essencial do desenvolvimento de uma intuição para a fotografia.

ENTENDENDO A EXPOSIÇÃO


Alcançar a exposição correta é como coletar chuva em um balde. Embora a taxa de chuva seja incontrolável, três fatores permanecem sob seu controle:a largura do balde, a duração que você o deixa na chuva e a quantidade de chuva que deseja coletar. Você só precisa garantir que não colete muito pouco ("subexposto"), mas também não colete muito ("superexposto"). A chave é que existem muitas combinações diferentes de largura, tempo e quantidade que conseguirão isso. Por exemplo, para a mesma quantidade de água, você pode fugir com menos tempo na chuva se escolher um balde muito largo. Alternativamente, para a mesma duração deixada na chuva, um balde bem estreito pode ser usado, desde que você planeje sobreviver com menos água.

Na fotografia, as configurações de exposição de abertura, velocidade do obturador e velocidade ISO são análogas à largura, tempo e quantidade discutidos acima. Além disso, assim como a taxa de chuva estava além do seu controle acima, a luz natural também está para um fotógrafo.

TRIÂNGULO DE EXPOSIÇÃO:ABERTURA, ISO E VELOCIDADE DO OBTURADOR


Cada configuração controla a exposição de forma diferente:

Abertura :controla a área sobre a qual a luz pode entrar na sua câmera
Velocidade do obturador :controla a duração da exposição
velocidade ISO :controla a sensibilidade do sensor da sua câmera a uma determinada quantidade de luz

Pode-se, portanto, usar muitas combinações das três configurações acima para obter a mesma exposição. A chave, no entanto, é saber quais compensações fazer, pois cada configuração também influencia outras propriedades da imagem. Por exemplo, a abertura afeta a profundidade de campo, a velocidade do obturador afeta o desfoque de movimento e a velocidade ISO afeta o ruído da imagem.

As próximas seções descreverão como cada configuração é especificada, sua aparência e como um determinado modo de exposição da câmera afeta sua combinação.

VELOCIDADE DO OBTURADOR


O obturador de uma câmera determina quando o sensor da câmera será aberto ou fechado para a entrada de luz da lente da câmera. A velocidade do obturador refere-se especificamente a quanto tempo essa luz pode entrar na câmera. "Velocidade do obturador" e "tempo de exposição" referem-se ao mesmo conceito, onde uma velocidade mais rápida do obturador significa um tempo de exposição mais curto.

Pelos números . A influência da velocidade do obturador na exposição é talvez a mais simples das três configurações da câmera:ela se correlaciona exatamente 1:1 com a quantidade de luz que entra na câmera. Por exemplo, quando o tempo de exposição dobra, a quantidade de luz que entra na câmera dobra. É também a configuração que tem a maior variedade de possibilidades:
Velocidade do obturador Exemplos típicos
1 - mais de 30 segundos Fotos especiais noturnas e com pouca luz em um tripé
2 - 1/2 segundo Para adicionar uma aparência sedosa à água corrente
Fotos de paisagens em um tripé para maior profundidade de campo
1/2 a 1/30 segundo Para adicionar desfoque de movimento ao fundo de um assunto em movimento
Fotos tiradas com a mão com estabilização com cuidado
1/50 - 1/100 segundo Fotos típicas de mão sem zoom substancial
1/250 - 1/500 segundo Para congelar o movimento diário do assunto de esportes/ação
Fotos na mão com zoom substancial (lente telefoto)
1/1000 - 1/4000 segundo Para congelar movimentos de assunto extremamente rápidos e próximos

Como aparece . A velocidade do obturador é uma ferramenta poderosa para congelar ou exagerar a aparência do movimento:

Com cachoeiras e outras fotos criativas, o desfoque de movimento às vezes é desejável, mas na maioria das outras fotos isso é evitado. Portanto, tudo o que geralmente se preocupa com a velocidade do obturador é se isso resulta em uma foto nítida - seja por congelar o movimento ou porque a foto pode ser tirada com a mão sem trepidação da câmera.

Como você sabe qual velocidade do obturador fornecerá uma foto nítida com a mão? Com câmeras digitais, a melhor maneira de descobrir é apenas experimentar e observar os resultados na tela LCD traseira da câmera (com zoom total). Se uma foto com o foco adequado sair borrada, geralmente você precisará aumentar a velocidade do obturador, manter as mãos mais firmes ou usar um tripé de câmera.

Para obter mais informações sobre este tópico, consulte o tutorial sobre como usar a velocidade do obturador da câmera de forma criativa.

CONFIGURAÇÃO DE ABERTURA


A configuração de abertura da câmera controla a área sobre a qual a luz pode passar pela lente da câmera. Ele é especificado em termos de um valor f-stop, que às vezes pode ser contra-intuitivo, porque a área da abertura aumenta à medida que o f-stop diminui . Na gíria do fotógrafo, quando alguém diz que está "parando" ou "abrindo" a lente, está se referindo ao aumento e diminuição do valor f-stop, respectivamente.



Pelos números . Cada vez que o valor de f-stop é reduzido pela metade, a área de coleta de luz quadruplica. Existe uma fórmula para isso, mas a maioria dos fotógrafos apenas memoriza os números f-stop que correspondem a cada duplicação/metade da luz:

Configuração de abertura Luz relativa Exemplo de velocidade do obturador
f/22 1X 16 segundos
f/16 2X 8 segundos
f/11 4X 4 segundos
f/8.0 8X 2 segundos
f/5.6 16X 1 segundo
f/4.0 32X 1/2 segundo
f/2.8 64X 1/4 segundo
f/2.0 128X 1/8 segundo
f/1.4 256X 1/15 segundo

As combinações acima de abertura e velocidade do obturador resultam na mesma exposição.

Nota:Os valores da velocidade do obturador nem sempre são possíveis em incrementos de exatamente o dobro ou metade da velocidade do obturador, mas estão sempre próximos o suficiente para que a diferença seja insignificante.

Os números f-stop acima são todas opções padrão em qualquer câmera, embora a maioria também permita ajustes mais finos de 1/2 ou 1/3 pontos, como f/3.2 e f/6.3. O intervalo de valores também pode variar de câmera para câmera (ou lente para lente). Por exemplo, uma câmera compacta pode ter um alcance disponível de f/2.8 a f/8.0, enquanto uma câmera SLR digital pode ter um alcance de f/1.4 a f/32 com uma lente de retrato. Uma faixa de abertura estreita geralmente não é um grande problema, mas uma faixa maior fornece mais flexibilidade criativa.

Nota técnica :Com muitas lentes, sua capacidade de coleta de luz também é afetada por sua eficiência de transmissão, embora isso quase sempre seja um fator muito menor do que a abertura. Também está além do controle do fotógrafo. As diferenças na eficiência de transmissão são tipicamente mais pronunciadas com alcances de zoom extremos. Por exemplo, a lente 24-105 mm f/4L IS da Canon recolhe talvez ~10-40% menos luz em f/4 do que a lente 24-70 mm f/2.8L similar da Canon em f/4 (dependendo da distância focal).

Como aparece . A configuração de abertura de uma câmera é o que determina a profundidade de campo de uma foto (a faixa de distância na qual os objetos aparecem em foco nítido). Valores de f-stop mais baixos correlacionam-se com uma profundidade de campo mais rasa:
Ampla abertura
f/2.0 - baixo número f-stop
profundidade de campo rasa Abertura estreita
f/16 - alto número f-stop
grande profundidade de campo

VELOCIDADE ISO


A velocidade ISO determina a sensibilidade da câmera à luz recebida. Semelhante à velocidade do obturador, também correlaciona 1:1 com o quanto a exposição aumenta ou diminui. No entanto, ao contrário da abertura e da velocidade do obturador, uma velocidade ISO mais baixa é quase sempre desejável, pois velocidades ISO mais altas aumentam drasticamente o ruído da imagem. Como resultado, a velocidade ISO geralmente só é aumentada a partir de seu valor mínimo se a abertura e a velocidade do obturador desejadas não forem obtidas de outra forma.
Baixa velocidade ISO
(baixo ruído de imagem) Alta velocidade ISO
(ruído de imagem alto)
nota:o ruído da imagem também é conhecido como "grão de filme" na fotografia de filme tradicional

As velocidades ISO comuns incluem 100, 200, 400 e 800, embora muitas câmeras também permitam valores mais baixos ou mais altos. Com câmeras compactas, uma velocidade ISO na faixa de 50-200 geralmente produz um ruído de imagem aceitavelmente baixo, enquanto que com câmeras SLR digitais, uma faixa de 50-800 (ou superior) geralmente é aceitável.

MODOS DE EXPOSIÇÃO DA CÂMERA


A maioria das câmeras digitais tem um dos seguintes modos de exposição padronizados:Automático ( ), Programa (P), Prioridade de abertura (Av), Prioridade do obturador (Tv), Manual (M) e modo Lâmpada (B). Av, Tv e M são frequentemente chamados de "modos criativos" ou "modos de exposição automática (AE)".

Cada um desses modos influencia como a abertura, o ISO e a velocidade do obturador são escolhidos para uma determinada exposição. Alguns modos tentam escolher todos os três valores para você, enquanto outros permitem que você especifique uma configuração e a câmera escolhe os outros dois (se possível). A tabela a seguir descreve como cada modo pertence à exposição:
Modo de exposição Como funciona
Automático ( ) A câmera seleciona automaticamente todas as configurações de exposição.
Programa (P) A câmera seleciona automaticamente a abertura e a velocidade do obturador; você pode escolher uma compensação de exposição e velocidade ISO correspondente. Com algumas câmeras, P também pode atuar como um híbrido dos modos Av e Tv.
Prioridade de abertura (Av ou A) Você especifica a abertura &ISO; a medição da câmera determina a velocidade do obturador correspondente.
Prioridade do obturador (Tv ou S) Você especifica a velocidade do obturador &ISO; a medição da câmera determina a abertura correspondente.
Manual (M) Você especifica a abertura, o ISO e a velocidade do obturador, independentemente de esses valores levarem a uma exposição correta.
Lâmpada (B) Útil para exposições superiores a 30 segundos. Você especifica a abertura e o ISO; a velocidade do obturador é determinada por um botão de liberação remoto ou pela duração até você pressionar o botão do obturador uma segunda vez.

Além disso, a câmera também pode ter vários modos predefinidos; os mais comuns incluem paisagem, retrato, esportes e modo noturno. Os símbolos usados ​​para cada modo variam um pouco de câmera para câmera, mas provavelmente serão semelhantes aos abaixo:
Modo de exposição Como funciona
Retrato
A câmera tenta escolher o valor f-stop mais baixo possível para uma determinada exposição. Isso garante a menor profundidade de campo possível.
Paisagem
A câmera tenta escolher um f-stop alto para garantir uma grande profundidade de campo. As câmeras compactas também costumam definir a distância de foco para objetos distantes ou infinitos.
Esportes/Ação
A câmera tenta atingir a velocidade do obturador o mais rápido possível para uma determinada exposição — idealmente 1/250 segundos ou mais rápido. Além de usar um f-stop baixo, a velocidade rápida do obturador geralmente é alcançada aumentando a velocidade ISO mais do que seria aceitável no modo retrato.
Noite/Pouca luz A câmera permite velocidades do obturador mais longas do que o normalmente permitido para fotos com a mão e aumenta a velocidade ISO para perto do valor máximo disponível. No entanto, para algumas câmeras, essa configuração significa que um flash é usado para o primeiro plano e uma velocidade do obturador longa e ISO alto são usados ​​para expor o fundo. Verifique o manual de instruções da sua câmera para quaisquer características exclusivas .

No entanto, lembre-se de que a maioria das configurações acima depende do sistema de medição da câmera para saber o que é uma exposição adequada. Para assuntos complicados, a medição muitas vezes pode ser enganada, por isso é uma boa ideia também estar ciente de quando pode dar errado e o que você pode fazer para compensar esses erros de exposição (consulte a seção sobre compensação de exposição no tutorial de medição da câmera) .

Finalmente, alguns dos modos acima também podem controlar as configurações da câmera que não estão relacionadas à exposição, embora isso varie de câmera para câmera. Essas configurações adicionais podem incluir os pontos de foco automático, modo de medição e modos de foco automático, entre outros.