>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Criando desfoque de fundo em suas fotografias


Quando você tem um assunto definido de sua fotografia, geralmente deseja que ele apareça o mais nítido possível, ao mesmo tempo em que torna o fundo desfocado. Isso fará com que o assunto se destaque e minimizará as distrações em segundo plano. Além disso, parece uma jogada profissional, não é? Praticamente todos os retratos são feitos dessa maneira. Na verdade, qualquer foto sua com pessoas geralmente se beneficiará de desfocar o fundo. Quando você está apenas começando, adicionar desfoque de fundo às suas fotos irá separá-lo dos iniciantes.

Mas como você faz isso? É muito fácil, na verdade, e envolve apenas alterar um controle em sua câmera. Neste artigo, mostrarei como fazê-lo, bem como algumas maneiras de acentuar o efeito.

Antes de começarmos, vamos falar sobre nomenclatura. Às vezes, você ouvirá o desfoque de fundo referido como “bokeh” e, em seguida, ouvirá os fotógrafos discutirem sobre como pronunciá-lo. Como você sabe, se você já conhece este site há algum tempo, quero discutir fotografia em inglês simples. Geralmente com isso quero dizer que estou tentando manter as coisas realmente simples, mas suponho que também significa que uso termos em inglês. Então, vou chamar isso de “desfoque de fundo”. Acho que o termo “bokeh” não acrescenta nada.

Dito isso, vamos começar. Ao explicar isso para você, vou mostrar 4 dicas para criar desfoque de fundo. Mas deixe-me ser claro – o primeiro (usando uma grande abertura) é de longe o mais importante. Às vezes, isso é tudo que você precisa. O resto das dicas são apenas para garantir que a abertura ampla funcione para você.

1. Fotografe com uma grande abertura


Eu já dei este aqui, mas a maneira como você cria desfoque de fundo é simplesmente abrir a abertura da sua lente o máximo possível. Isso é tudo o que há para isso.

Se você está fotografando há algum tempo, isso é uma notícia velha para você. Mas se você não tiver, talvez não saiba como alterar sua abertura (ou mesmo o que é uma abertura). De qualquer forma, a abertura é o orifício na parte de trás de cada lente que permite a entrada de luz na câmera. Mesmo que a abertura esteja em sua lente, ela é controlada pela câmera. Não posso dizer como alterar a abertura em sua câmera em particular porque os controles de cada câmera são diferentes. Você precisará limpar o manual da câmera (ou encontrá-lo on-line se não o tiver mais) e ele mostrará que você precisa alterar os tamanhos de abertura da câmera.

O que está acontecendo quando você aumenta ou diminui a abertura é que, além de deixar entrar mais ou menos luz na sua câmera para uma exposição, está mudando algo chamado profundidade de campo da sua foto. Profundidade de campo refere-se a quanto da imagem na frente ou atrás do ponto em que você foca é nítida. Em outras palavras, comece com o fato de que qualquer ponto em que você definir seu foco será nítido em sua imagem. Às vezes as coisas ficam fora de foco muito rapidamente, e às vezes não tão rapidamente. A abertura é o que controla esse efeito.

Novamente, se você está fotografando há algum tempo, isso provavelmente é uma notícia antiga. Mas se não, passe alguns minutos se familiarizando com o conceito de profundidade de campo (comece com este artigo). Normalmente, você desejará uma profundidade de campo mais rasa para algo como um retrato, mas uma profundidade de campo mais profunda para uma foto de paisagem.

O resultado de tudo isso é que quanto maior a abertura da lente, menor a profundidade de campo. Isso significa que, quando você usa uma grande abertura para uma imagem, o foco será nítido, mas as coisas cairão para uma condição fora de foco muito rapidamente. É isso que você quer aqui. Você quer que seu assunto seja nítido, mas quer que o fundo fique desfocado. Portanto, abra a lente até a configuração de abertura mais ampla. Não há desvantagem em fazer isso (se você quiser uma profundidade de campo rasa) porque abrir a abertura permite que mais luz entre na câmera, o que facilita o uso de uma velocidade de obturador rápida e ISO mais baixo.

Algumas peculiaridades da abertura


A abertura/profundidade de campo é uma das coisas mais difíceis para os fotógrafos iniciantes entenderem. Na verdade, é provavelmente a parte mais confusa da fotografia, ponto final. É medido de uma maneira estranha, e lentes diferentes têm diferentes faixas de configurações de abertura.

Uma dessas peculiaridades da abertura/profundidade de campo é que, à medida que a abertura aumenta, a medida (que é um número que começa com “f/”) diminui. Portanto, para obter o máximo de desfoque de fundo, você deve usar o menor número f/ possível. O número é recíproco, e como ele é calculado não fará nada para ajudá-lo a entender isso ou melhorar sua fotografia, então não vamos nos preocupar com isso. Mas você precisa lembrar que quanto maior a abertura, menor o número f/ (e vice-versa).

Outra peculiaridade da abertura/profundidade de campo é que o alcance muda dependendo da lente que você está usando. A maioria das lentes de zoom abre até cerca de f/4.0, e as lentes de zoom superiores abrem até f/2.8. As lentes prime abrem ainda mais. Não é incomum que uma lente prime abra até f/2.0 ou menor. Basta olhar ao redor do anel frontal de sua lente e ele deve informar a maior abertura para essa lente. Na verdade, a maioria das lentes é definida pela distância focal e pela maior configuração de abertura, portanto, qualquer coisa que você encontrar sobre sua lente informará o maior tamanho de abertura para ela.

De qualquer forma, abrir a abertura para a configuração máxima (menor número f/) pode ser tudo o que você precisa fazer para obter um bom desfoque de fundo. As três dicas restantes ajudarão você a maximizar o efeito.

2. Criar separação


O objetivo da abertura ampla é diminuir sua profundidade de campo. Novamente, isso significa que você está diminuindo a quantidade de espaço na frente ou atrás do ponto de foco que ainda será nítido.

No entanto, ter uma profundidade de campo estreita não fará bem a você se o assunto e os itens de fundo estiverem no mesmo plano. Quando a câmera focaliza algo, essa coisa e todo o resto à mesma distância estará em foco. Se o assunto e o fundo estiverem à mesma distância, mesmo com uma profundidade de campo rasa, ambos serão nítidos. Você pode abrir a abertura o quanto quiser e criar a menor profundidade de campo possível, mas isso não importa. Você não terá desfoque de fundo.

Você precisa criar alguma distância entre seu assunto e seu fundo. Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer se você estiver fotografando um objeto imóvel como uma estátua ou uma árvore. Mas se o assunto for uma pessoa, mova-a um pouco para criar a separação que você precisa.

Criar essa distância entre o assunto e o fundo permite que o desfoque do fundo entre em seu efeito total. Se você achar que está usando uma abertura ampla, mas não está obtendo o efeito que procura, esta dica geralmente o corrigirá.

3. Aproxime-se do seu assunto


Relacionado à dica anterior, outra maneira de criar o máximo de desfoque de fundo é aproximar-se do assunto. Basicamente, tudo o que você está fazendo é puxar o ponto de foco para mais perto de você. Isso significa que há mais espaço para a nitidez diminuir à medida que se move em direção ao plano de fundo.

Lembre-se que na dica anterior, mencionei que às vezes é difícil mover seu assunto. Mas geralmente não é difícil se mover. Lembre-se desta dica quando precisar de uma maneira de criar separação entre o assunto e o plano de fundo para maximizar o desfoque do plano de fundo.

4. Use distâncias focais maiores


Finalmente, distâncias focais mais longas resultarão em uma profundidade de campo menor. Se você tiver uma lente de zoom, afaste-se do assunto e amplie. Ou talvez apenas fique onde está e amplie de qualquer maneira, o que geralmente resulta em composições melhores. De qualquer forma, quando você estiver usando uma abertura ampla, a distância focal maior ajudará a maximizar o efeito.

Avançando daqui


Quando você está começando na fotografia, a capacidade de criar desfoque de fundo em uma imagem parece um pouco mágica. Como este artigo mostra, no entanto, é ridiculamente fácil. Apenas certifique-se de que a abertura esteja aberta e que haja separação entre o assunto e o fundo. Você será um mestre em pouco tempo.

Para entender melhor esse conceito, se você ainda não o fez, este é um bom momento para se aprofundar na abertura e na profundidade de campo. Confira este artigo para fazer isso. Enquanto você está nisso, você pode conferir a seção de exposição do site, que cobre muitas coisas relacionadas à abertura, velocidade do obturador e ISO.