>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como posso obter um ótimo desfoque de fundo?

Sei que você quer que eu conte um segredo ou um gadget que fará com que o fundo desfoque com facilidade. Não se preocupe - eu farei isso - mas primeiro, por favor, me conceda enquanto eu enfatizo os fundamentos.

Configurações de abertura

Como você provavelmente já sabe, obter um fundo desfocado ou uma profundidade de campo rasa (alguns chamam de bokeh) é em grande parte uma função do uso de uma configuração de abertura grande. Você quer usar o menor número f/que sua lente permite. A medida é uma proporção, então as pequenas medidas significam grandes aberturas (contra-intuitivo, eu sei). A abertura máxima depende da lente e, em muitos casos, será algo como f/4. As lentes de zoom mais rápidas (e quando os fotógrafos se referem a lentes rápidas, eles significam lentes onde a abertura se abre muito) abrem até f/2.8. Esses são os tipos de números que você está procurando.

Se você estiver usando a lente que veio com sua câmera (chamada de lente do kit), ela terá uma abertura máxima de f/3.5 -5.6. Isso significa que a abertura máxima quando você está com o zoom totalmente afastado é f/3.5, mas à medida que você aumenta o zoom, a configuração de abertura máxima fica cada vez mais alta até atingir f/5.6. Se você está curioso para saber por que isso acontece, não é que o tamanho da abertura esteja mudando – na verdade, está permanecendo o mesmo tamanho. Mas a maneira como a abertura é medida é como uma proporção (tamanho da abertura para a distância focal), de modo que à medida que você aumenta o zoom, sua distância focal muda, resultando em uma medição diferente. (Isso realmente não importa para os propósitos desta resposta, mas confunde muitas pessoas, então eu queria abordar isso).

Distância relativa

O primeiro passo para obter um fundo desfocado é usar uma abertura grande, mas não termina aí. Em seguida, você precisa colocar alguma distância entre o que está focando e o que deseja desfocar. Muitas vezes as pessoas têm problemas com isso e quando damos uma olhada é porque elas têm coisas em sua foto bem próximas umas das outras. Quanto mais longe você tiver as coisas em sua imagem do que quer que esteja focando, mais desfoque de fundo você terá. As coisas não vão imediatamente de nítidas para embaçadas – em vez disso, há uma queda gradual. Quanto mais espaço você fornecer para que esse processo aconteça, mais borrão você terá.

Em seguida, tente manter a coisa em que você está focando relativamente perto de você. Quanto mais longe as coisas estão de você, mais a câmera tem dificuldade em distinguir as distâncias. Se você quiser ver isso por si mesmo, olhe para a escala de distância na parte superior de sua lente (se houver). Você verá quando as distâncias forem curtas, há muito espaço entre elas na balança. À medida que as distâncias aumentam, há cada vez menos espaço. Por fim, você verá apenas um pequeno símbolo de infinito, o que significa que a câmera perdeu a capacidade de distinguir distâncias e tudo ficará em foco.

Se você estiver tendo problemas para fazê-lo funcionar, saia e tire uma foto em close de uma placa de rua, mas certifique-se de que haja pelo menos um pouco de fundo na foto. Obviamente, você deve usar sua maior configuração de abertura (menor número f/). Essa é uma boa maneira de manter o assunto perto e o fundo longe para dar a esse processo uma chance de funcionar. A partir daí, você pode tirar fotos adicionais com o fundo cada vez mais próximo. Ao trabalhar com ele, você terá uma ideia do tipo de intervalo necessário para obter um bom desfoque de fundo.

Uma ótima compra

Ok, com isso fora do caminho, vou lhe dizer algo que você pode comprar que lhe permitirá obter um tremendo desfoque de fundo. A maneira de fazer isso é comprar um vidro rápido ou uma lente com uma abertura realmente ampla. O problema com essa abordagem é que esses tipos de lentes são caras. Existe uma correlação direta entre o tamanho máximo da abertura e quanto custa a lente. Na maioria dos casos, lentes com grandes aberturas custam milhares de dólares.

Há uma exceção, porém, e é a lente de 50 mm. Você pode obter uma lente de 50 mm f/1.8 por cerca de US$ 100. Apenas $ 100 por uma lente! Eu sei que isso é verdade tanto para a Canon quanto para a Nikon, e suspeito que existam outras marcas por aí também. Eles também funcionam muito bem e são bastante afiados. Nada mais chega perto disso em termos de retorno para o buck.

Por que essas lentes são tão baratas? Várias razões. Primeiro, é uma lente prime (uma distância focal), por isso é mais simples e menor. Suas outras lentes irão ofuscar esta lente se você colocá-las lado a lado. Além disso, os fabricantes fabricam lentes de 50 mm há cerca de 100 anos, então eles sabem disso muito bem. Finalmente, eles são feitos de forma barata. Se você conseguir um, não ficará impressionado com a qualidade de construção e parecerá plastico (mas eles funcionam bem - apenas não bata muito nele, o que suponho que você realmente não deveria fazer de qualquer maneira).

Uma palavra de advertência antes de você sair correndo para comprar um. Você verá outras lentes de 50 mm que custam muito mais. Preste atenção ao tamanho da abertura e certifique-se de que diz f/1.8. Você encontrará lentes de 50 mm f/1.4 que custam muito mais e lentes de 50 mm f/1.2 que são incrivelmente caras. Não se preocupe com isso e pegue a versão f/1.8.

Depois de fazer isso, você terá uma lente com uma abertura máxima que é super ampla. Para colocar em perspectiva, a maior abertura em qualquer lente zoom – não importa quanto dinheiro você jogue nele – é f/2.8. Você terá uma lente por US $ 100 que é um ponto final mais rápido. Pegue-o, coloque-o e dê-lhe um giro. Você pode até achar que a profundidade de campo às vezes é muito raso. E se você ainda tiver problemas para criar desfoque de fundo, saberá que não é culpa da lente. Nesse caso, releia as informações fundamentais no topo.