>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Organização de fotos simplificada


Meu palpite é que você quer que suas fotos sejam organizadas, mas não quer perder tempo se preocupando com isso. Você quer ser capaz de encontrar suas fotos rapidamente. Não há nada pior do que procurar em um monte de pastas uma foto que você sabe que tem em algum lugar, mas não conseguir encontrá-la. Ao mesmo tempo, você não deseja criar um sistema complicado para organização de fotos. Não será sustentável. É provável que você desista do seu sistema e suas fotos não terão organização alguma. É provável que um sistema complicado tome mais tempo do que realmente procurar uma foto de vez em quando.

Ou talvez você esteja apenas começando com a fotografia e não tenha pensado em como organizar suas fotos. Você pode não ter fotos suficientes ainda para ver a necessidade. Mas começar com um bom processo imediatamente é o melhor caminho a percorrer. Isso economizará muito tempo e esforço para que você não precise voltar e reorganizar suas fotos mais tarde.

A tensão:por data ou por assunto?


As duas principais maneiras pelas quais as pessoas organizam suas fotos são por data ou por assunto. Ambos os métodos têm pontos fortes e fracos. Você pode criar uma estrutura de pastas por data, e isso permitirá que você veja tudo cronologicamente. Infelizmente, todos nós tendemos a esquecer o que fizemos em determinadas datas e pode se tornar problemático encontrar algo de 2 a 3 anos atrás.

A outra maneira de organizar é por assunto. Isso se torna um problema também. É difícil de sustentar e pode haver assuntos diferentes no mesmo grupo de fotos. Por exemplo, dê uma olhada nesta foto:

Esta é uma foto noturna que tirei onde estava brincando com lã de aço incendiada em um parque no noroeste do Texas. Em qual pasta devo colocar a foto? Uma pasta do Texas? Ou talvez uma pasta de parques estaduais? Ou talvez uma pasta de fotografia noturna? Ou talvez um para girar tiros de fogo e outros truques? Como você pode ver, seria confuso. A tentação é começar a duplicar as fotos e colocá-las em várias pastas, o que é um desperdício.

O que eu quero te dar é um sistema que te dá o melhor dos dois mundos, para que você possa ter seu bolo e comê-lo também. Ao mesmo tempo, tem que ser muito fácil. Sem mais delongas, vamos dar uma olhada nisso.

O sistema simples


Então aqui está o sistema. Primeiro, baixe suas fotos para o seu computador normalmente. Ao fazer isso, uma pasta com a data será criada. Vamos trabalhar com essa pasta.

Agora, aqui vem a parte importante. Renomeie a pasta que você acabou de criar, mantendo a data, mas também adicionando uma breve descrição no final. Assim, por exemplo, se a pasta que foi criada disser “2017-12-09” e você a levou em uma viagem a Nova York, basta adicionar as palavras “Nova York” no final. Agora a pasta diz:2017-12-09 New York. Ou se você tirou fotos na festa de aniversário do seu filho, adicione as palavras “Festa de Aniversário” na pasta após a data. E assim por diante. Faça isso em todas as pastas que você criar. Aqui está um recorte do meu disco rígido para que você possa ver como essa estrutura de pastas ficará:

É isso! Você Terminou. Tendo dado este passo, no entanto, fará duas coisas para você. Ele manterá suas fotos em ordem cronológica, o que é importante porque seu cérebro geralmente funciona em termos de cronologia. Geralmente temos pelo menos uma ideia aproximada quando fizemos alguma coisa. Você pode acessar a pasta de qualquer ano específico e digitalizá-la rapidamente para encontrar o que precisa. Além disso, ao adicionar a descrição, agora você saberá o assunto de cada pasta. O assunto está no nome para que você nunca precise perder tempo vasculhando as pastas.

Usando este sistema no Lightroom


Se você apenas organizar suas fotos em seu disco rígido, está feito. Mas muitos de vocês usarão o Lightroom, que oferece outros recursos organizacionais que você pode adicionar a este sistema. Como isso funciona com esse sistema?

É realmente muito fácil. Em primeiro lugar, você terá a mesma estrutura de pastas. Ao importar suas fotos, o Lightroom usará exatamente a mesma estrutura de pastas que você criou em seu disco rígido, portanto, o sistema criado acima também funcionará no Lightroom. Por exemplo, olhando para a estrutura que criamos acima, veja como ela ficará no Lightroom:

Novamente, é exatamente o mesmo sistema que você criou acima. Provavelmente é tudo o que você precisará fazer. Como mencionado acima, na maioria das vezes, quando estou procurando uma foto, isso é mais do que suficiente para me permitir encontrá-la rapidamente.

Se você quiser usar qualquer uma das outras ferramentas do Lightroom para organizar suas fotos, poderá adicioná-las. A melhor ferramenta é Coleções. Este é apenas um agrupamento separado de fotos em qualquer base que você deseja. Na verdade, o Lighroom não move as fotos, mas ficará assim na tela. Para criar uma coleção, basta pressionar o sinal de mais, nomeá-la como quiser e arrastar algumas fotos para ela. Isso é ótimo se você estiver criando um grupo de fotos de várias datas.

E as palavras-chave? Simplificando, esqueça-os. A menos que você esteja vendendo fotografias de banco de imagens, eu nem me incomodaria com elas. Você gastará mais tempo digitando fotos com palavras-chave do que procurando fotos.

Organização Simples de Fotos


Tudo o que você está fazendo aqui é adicionar uma pequena descrição de 1-3 palavras à estrutura de pastas cronológica que seu computador está criando. É realmente simples de fazer e não leva praticamente nenhum tempo, então você fará isso sempre. Ao mesmo tempo, é tudo o que você precisa fazer para se manter organizado. Eu mostrei a muitas pessoas este sistema, e parece funcionar para quase todos.