>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Obtendo iluminação extraordinária

Você já deve ter ouvido falar que o amanhecer e o anoitecer são os melhores horários para fotografar. E isso é verdade. A melhor iluminação é quase sempre encontrada nessas horas. Na verdade, muitos fotógrafos ao ar livre simplesmente colocam suas câmeras entre as 9h e as 17h. Portanto, o primeiro passo de “como obter uma iluminação extraordinária” é fácil. Fotografe ao nascer e ao pôr do sol sempre que possível.

Mas por que esses horários são os melhores? E o que você pode fazer para maximizar o impacto desses tempos? Vou dar uma olhada nessas perguntas no restante deste artigo.

Por que o nascer e o pôr do sol são os melhores horários para fotografar

Vamos responder primeiro à primeira pergunta. Por que o nascer e o pôr do sol são os melhores horários para fotografar? Existem basicamente três razões:

1. Sua câmera funciona melhor.

Sua câmera funciona melhor ao nascer e ao pôr do sol. Não, não quero dizer que os controles da sua câmera funcionem de forma diferente. Mas um dos maiores desafios da fotografia ao ar livre é lidar com o limitado alcance dinâmico da sua câmera (isso significa que sua câmera só pode lidar com uma diferença limitada nos valores de brilho). Quando você fotografa no meio do dia, se você medir as partes mais brilhantes da visão à sua frente (como o céu), a câmera não poderá lidar com as coisas do outro lado do espectro e elas aparecerão pretas. É por isso que, com muita frequência, quando o céu é medido corretamente, o primeiro plano é preto. E quando você medir no primeiro plano mais escuro, embora agora pareça ok, seu céu agora parecerá branco puro ou estourado.

Mas quando você fotografa ao nascer ou pôr do sol, o céu não fica tão claro quanto no meio do dia. Isso significa que há menos diferença nos valores de brilho entre o céu e o primeiro plano. Portanto, sua câmera é mais capaz de lidar com a faixa dinâmica da cena à sua frente. Você pode capturar toda a cena sem explodir o céu ou ter um primeiro plano preto como breu.

O problema com contraste também é verdadeiro em uma escala menor. Fotografar no meio do dia geralmente significa sombras e, devido ao alcance dinâmico limitado de sua câmera, essas sombras geralmente aparecem como breu na sua foto. De vez em quando você quer isso, e pode trabalhar com sombra como elemento da sua composição. Mas principalmente eles devem ser evitados.

Esse problema com contraste não é verdade apenas para coisas como paisagens e marinhas. Também é verdade para retratos e qualquer outro tipo de fotografia em que sombras fortes interfeririam na sua imagem. Como o sol não está totalmente alto e o nascer ou o pôr do sol, não há sombras duras.

2. Seu espectador achará a cena mais interessante

As pessoas estão acostumadas a andar por aí e ver coisas no meio do dia. Isso é normal para eles. Se você apresentar a eles uma foto tirada no meio do dia, isso não é novidade para o espectador. Eles podem até achar chato.

Por outro lado, as pessoas não costumam acordar ao nascer ou ao pôr do sol. As pessoas tendem a fazer isso como uma novidade. Eles gostam disso. Quando você se levanta ao nascer do sol para fotografar, você está jogando com essa novidade e o interesse que as pessoas naturalmente têm naquela hora do dia.

3. É é mais interessante

Não é apenas que algumas pessoas acham o céu mais interessante ao nascer ou pôr do sol, na verdade é mais interessante. O céu fica com cores interessantes e vibrantes. Os raios do sol interagem com as nuvens de uma forma que quase nunca acontece no meio do dia.

Então agora você sabe por que o nascer e o pôr do sol são os melhores horários para fotografar ao ar livre. Vamos seguir em frente e falar sobre algumas coisas que você pode fazer para tornar ainda mais interessante fotografar nesses momentos.

Como maximizar a iluminação ao fotografar ao nascer ou pôr do sol

Quando se fala em maximizar as condições ao nascer e ao pôr do sol, estamos falando necessariamente do céu. O chão é o chão. Seu assunto é seu assunto. Você já tem o benefício da aspereza reduzida na luz. A variável é o céu.

Primeiro vou falar sobre o que procurar no seu céu. Depois disso, atrelado ao primeiro tópico, falarei sobre o que evitar.

O que procurar

Isso pode ser um pouco diferente do que você espera. Isso porque o que a maioria das pessoas consideraria um “bom dia” geralmente não é um bom dia para o fotógrafo.

Primeiro de tudo, você precisa de nuvens. Nuvens adicionam interesse ao seu céu. Sem eles, o céu fica chato e, na verdade, prejudica sua imagem.

Quando você vir nuvens perto do horizonte ao pôr do sol, certifique-se de olhar pelo visor para essa cena. Se você tiver a chance, tire uma ou duas fotos de teste, medindo o céu. A câmera captará coisas que seu olho não verá.

Nessa linha, não evite o mau tempo. As imagens mais dramáticas frequentemente envolvem uma tempestade se aproximando ou desaparecendo. Enquanto outros correm para o abrigo, saia e aproveite o drama. Esta é obviamente uma proposta de acertar ou errar, mas quando você acerta, você encontra ouro.

Finalmente, lembre-se de que os horários antes do nascer do sol e depois do pôr do sol também são válidos para a fotografia. Na verdade, muitas vezes a meia hora antes do nascer do sol e depois do pôr do sol são os melhores momentos do dia para fotografar. O sol ainda não está dominando o céu e o contraste é mais baixo. Há uma desvantagem em que esta hora do dia será definitivamente uma situação de pouca luz. Mas é por isso que temos tripés.

O que evitar

Quando se trata de céu e clima, o que você normalmente deve evitar são os extremos. Você não quer um céu perfeitamente claro. E você não quer dias enevoados cinzentos.

Seu principal inimigo é um céu limpo. Nas regiões costeiras isso pode não ser um problema tão comum, mas nas áreas do interior pode ser uma luta constante. Se você tem um céu claro, é melhor não incluir nenhum céu na sua foto. Nesse caso, tente enquadrar sua foto para que nenhum céu seja incluído na foto. Encontre um centro de interesse no chão e contorne-o.

Embora ter nuvens no céu seja bom, você não quer que isso vá muito longe. Um dia cinzento e enevoado é um assassino para a fotografia. Você pode ocasionalmente usar a névoa a seu favor, tendo um ponto de fuga em sua imagem. Isso pode adicionar uma aura de mistério a ele. Mas, honestamente, na maioria das vezes é apenas um problema muito difícil de contornar.

Conclusão

Se você quiser levar sua fotografia para o próximo nível, a primeira coisa que você pode fazer é começar a fotografar o amanhecer e o anoitecer. Não, não é conveniente. Eu sei, é difícil acordar tão cedo. Mas é aí que está a boa luz. Quando olho para portfólios de fotógrafos iniciantes, meu primeiro comentário é geralmente que eles precisam começar a acordar mais cedo.

É difícil exagerar a importância deste assunto. Na verdade, existem muitos fotógrafos que dirão para você gastar seu tempo perseguindo a luz e não se preocupar tanto com a localização. Eu não necessariamente subscrevo essa filosofia, mas ela mostra a importância de uma boa luz.

Então, é difícil, mas se você quiser tirar fotos melhores, fotografar ao nascer e ao pôr do sol, e usar essas dicas para maximizar esses tempos, é crucial para chegar lá.