>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Análise do Sony Xperia 5


Compramos o Xperia 5 da Sony para que nosso revisor especialista pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto.

O Xperia 1 da Sony foi lançado no início de 2019 como um smartphone super premium com uma tela de resolução 4K de arregalar os olhos - e um preço contundente na carteira para combinar. Embora houvesse muito o que gostar no telefone, que foi facilmente o esforço mais atraente da Sony em algum tempo, ficou aquém em comparação com a outra concorrência de ponta e não conseguiu justificar o preço.

Agora, o Xperia 5 chegou e você seria perdoado por pensar que é exatamente o mesmo telefone à primeira vista. É exatamente o mesmo design, embora ligeiramente encolhido. Em vez de uma tela de 6,5 polegadas, ela possui uma tela de 6,1 polegadas e todos os outros elementos foram reduzidos de acordo. Ele mantém a maior parte da fórmula do Xperia 1 intacta, incluindo um processador veloz e uma configuração versátil de câmera tripla, mas apara de algumas maneiras importantes para obter um preço um pouco mais baixo.

O Xperia 5 menor e mais barato fornece uma equação mais equilibrada? Testei o Sony Xperia 5 como meu telefone diário por uma semana inteira para descobrir.

Design:uma laje muito alta


O Sony Xperia 5 tem exatamente a mesma silhueta de seu antecessor, apenas um pouco menos imenso. Ainda é um telefone quadrado em uma era de aparelhos cada vez mais curvos - e, mais notavelmente, quebra as tendências recentes ao pular um entalhe ou recorte da câmera. Em vez disso, você obtém uma laje sólida de moldura no topo da tela e um pedaço menor abaixo. Ele ainda tem bordas arredondadas, mas o telefone da Sony definitivamente se destaca do que a Samsung e a Apple estão oferecendo ultimamente.

Ele também possui uma das telas mais altas em qualquer telefone atualmente, optando por uma proporção de 21:9. Isso oferece um pouco mais de espaço na tela, mas também torna mais difícil alcançar a parte superior da tela com uma mão sem deslizar o telefone para cima e para baixo na mão. O Xperia 1 foi um dos primeiros telefones 21:9 do mercado, mas agora com a Motorola oferecendo telefones de médio porte com dimensões semelhantes, não é exatamente o privilégio exclusivo que parecia.

Assim como o Xperia 1, essa tela não atinge o pico de brilho que esperamos de um aparelho de última geração. Coloque-o ao lado do iPhone 11 Pro ultrabrilhante e a diferença é imediatamente clara.

Dito isto, embora a diferença de tamanho da tela não pareça tão significativa na superfície, é suficiente para tornar o Xperia 5 um telefone muito mais confortável de manusear. No entanto, ainda é um telefone bastante escorregadio, graças à superfície elegante ao redor - da moldura de alumínio ao vidro em ambos os lados - portanto, manuseie com cuidado.

Uma coisa que infelizmente não foi consertada para o Xperia 5 é o sensor de impressão digital montado na lateral, que ainda não é confiável. Houve muitas vezes em que simplesmente não registrava meu toque, ou eu tinha que tatear meu dedo para obter uma leitura. Este é um componente fundamental que deve funcionar bem e infelizmente não funciona. Além disso, o lado direito do telefone parece muito cheio entre o botão de volume, o sensor de impressão digital, o botão home separado e, em seguida, um botão do obturador da câmera física próximo à parte inferior. É demais para um lado.

O Sony Xperia 1 vem com 128 GB de armazenamento interno, e você pode aumentar ainda mais com um cartão microSD de até 512 GB. Infelizmente, o Xperia 5 não possui uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm. Ele vem com fones de ouvido com plugue de 3,5 mm, mas você terá que usar o dongle incluído para convertê-lo em USB-C para conectá-lo ao telefone.

A deslumbrante opção de cor roxa do Xperia 1 infelizmente está ausente aqui, mas você pode obter o brilhante Xperia 5 em preto, azul, cinza e vermelho. Minha unidade preta era um ímã de impressão digital total, então é algo a ter em mente se você quiser essa cor.

Processo de configuração:sem grandes problemas


Basta segurar o botão liga / desliga por alguns segundos para ligar o telefone e seguir as instruções do software na tela para concluir a configuração. Você deve levar apenas alguns minutos para se conectar a uma rede, fazer login em uma conta do Google, escolher algumas configurações e aceitar os termos e condições. Você também pode optar por restaurar o telefone de um backup salvo na nuvem ou transferir dados de outro telefone.

Desempenho:velocidade incrível


O Sony Xperia 5 possui o mesmo chip Snapdragon 855 visto no Xperia 1, além de outros carros-chefe do ano passado, como o Samsung Galaxy S10 e o OnePlus 7 Pro, por isso está bem equipado. O processador de nível principal oferece desempenho ágil em todos os aspectos, seja navegando pelo Android, jogando, transmitindo mídia ou baixando arquivos. A RAM de 6 GB também ajuda a evitar lentidão, resultando em uma experiência geral muito suave.

O teste de benchmark Work 2.0 do PCMark obteve uma pontuação de 9.716, que é na verdade maior do que os 8.685 que gravei no Xperia 1 - mas isso provavelmente se deve à diferença na resolução da tela. O Galaxy S10, por exemplo, deu uma pontuação bem no meio (9.276), e sua resolução de tela também está bem entre esses telefones. De qualquer forma, a pontuação do Xperia 5 é excelente e acertada para o processador e a resolução aqui.

Em termos de jogos, você obterá excelente desempenho dos principais jogos 3D, como Asphalt 9:Legends e Call of Duty Mobile. O GFXBench gravou 33 quadros por segundo (fps) na demo Car Chase graficamente intensa e 60fps no benchmark T-Rex. Essas pontuações são quase idênticas às do Xperia 1, embora o Xperia 5 tenha adicionado mais alguns quadros no benchmark Car Chase.

Conectividade:aqui também é rápido


Na rede MVNO do Google Fi (que funciona na parte traseira da T-Mobile, Sprint e U.S. Cellular), registrei velocidades de download de até 64Mbps e upload de 14Mbps, embora às vezes fosse muito menor dependendo da localização. De qualquer forma, o desempenho do LTE sempre pareceu rápido em uso. O Xperia 5 também pode se conectar a redes Wi-Fi de 2,4 Ghz e 5 Ghz e lida bem com ambas.

Qualidade de exibição:não 4K, ainda um pouco escura


A tela 4K do Xperia 1 foi francamente exagerada, pois eu não conseguia distinguir a clareza entre ela e uma tela QHD + (o que algumas pessoas chamam de “2K”) em outros telefones principais. Ainda assim, era nítido e certamente era um ponto de vanglória com esse aparelho super caro.

Para o Xperia 5, a Sony reduziu algumas etapas, optando não por uma tela QHD +, mas sim Full HD + (ou 1080p). Em 2520x1080, esta tela CinemaWide OLED ainda parece muito nítida e suporta conteúdo HDR, com a capacidade de aumentar o conteúdo de vídeo padrão para HDR também. É um painel muito bom, mas como o Xperia 1, essa tela não atinge o pico de brilho que esperamos de um aparelho de última geração. Coloque-o ao lado do iPhone 11 Pro ultrabrilhante e a diferença é imediatamente clara.

Qualidade do som:parece ótimo


Entre o alto-falante compacto (mas de aparência intensa) e o fone de ouvido acima da tela, o Xperia 5 oferece reprodução estéreo muito capaz. É alto e fica bem claro nos volumes mais altos, para que você possa tocar música sem alto-falantes externos enquanto lava a louça ou trabalha em seu escritório, por exemplo.

Como o Xperia 1, o Xperia 5 também possui um recurso de vibração dinâmica que fornece feedback de vibração sincronizado em sincronia com a música. Eu não me importei com isso, mas é totalmente opcional e existe se você quiser um pouco de força extra que você pode sentir.

Qualidade da câmera/vídeo:está bem equipada


O Xperia 5 mantém a forte configuração de câmera tripla de seu irmão maior, com um trio de câmeras de 12 megapixels em diferentes distâncias focais:16mm ultra-wide, 26mm wide e 52mm telephoto. Essencialmente, a câmera de 26 mm é a padrão, enquanto a de 52 mm oferece um efeito de zoom óptico de 2x e a de 16 mm puxa a visão para trás para uma visão “diminuída”.

É uma configuração altamente versátil, permitindo que você tire diferentes tipos de fotos sem mudar de posição, e os resultados geralmente ficam ótimos em todos os aspectos. As fotos geralmente são muito detalhadas e fortes, com ótimo contraste e bastante faixa dinâmica. Fotos noturnas e com pouca luz não podem corresponder à qualidade do Pixel 4 do Google ou do iPhone 11, mas isso é verdade para a maioria dos telefones. Em outros aspectos, o Xperia 5 está perto do topo da classe em fotografia geral de smartphones.

E o Xperia 5 pode não ter uma tela 4K, mas grava vídeos 4K incríveis que você pode ver em resolução máxima em outras telas. O aplicativo Cinema Pro incluído da Sony oferece um conjunto de ferramentas impressionante para ajustar e editar suas imagens também.

Bateria:continua funcionando


A capacidade da bateria de 3.140mAh pode parecer um pouco insuficiente, mas estou surpreso com a resistência do Xperia 5 no uso diário. É apenas 190mAh menor que a bateria do Xperia 1, e isso estava alimentando um painel 4K maior. Com uma tela de 1080p aqui, o Xperia 5 rotineiramente me deixava com 40-50% de carga restante no final do dia após o uso médio. Isso é excelente.

Infelizmente, você ainda não recebe carregamento sem fio aqui, muito menos o tipo de “carregamento sem fio reverso” disponível em alguns telefones, que permite recarregar outros telefones e acessórios na parte traseira. Este suporte de vidro é apenas para mostrar. Pelo menos o Xperia 5 carrega rapidamente com o carregador rápido com fio incluído.

Embora a diferença de tamanho da tela não pareça tão significativa na superfície, é suficiente para tornar o Xperia 5 um telefone muito mais confortável de manusear.

Software:o Android 10 chegou 


A atualização do Android 10 foi lançada para o Xperia 5 em dezembro, adicionando mais refinamentos e aprimoramentos. Parece muito rápido e suave no Xperia 5, tanto devido ao processador de ponta quanto ao toque leve da Sony. Grande parte da interface parece e se parece muito com o Android padrão, e não está atolado com muita sujeira ou personalizações. O recurso Side Sense da Sony permite que você toque duas vezes ao longo da borda da tela em ambos os lados para abrir um painel de acesso rápido de seus aplicativos favoritos ou mais usados, o que ajuda no uso com uma mão, mas foi irregular ao reconhecer meu torneiras.

O Xperia 5 também vem com alguns aplicativos da Sony integrados. Além do já mencionado Cinema Pro, há também um aplicativo Game Enhancer que permite ajustar como o telefone lida com jogos de última geração, bem como aplicativos 3D Creator, efeito AR e Movie Creator para brincar.

Preço:não corresponde


O preço é um dos meus maiores problemas com o Xperia 5, assim como com o Xperia 1. Por US $ 799, o Xperia 5 se enquadra na mesma faixa de muitos telefones principais de primeira linha hoje, mas outros telefones nessa faixa pode ter designs mais atraentes, telas mais brilhantes e de alta resolução e vantagens como carregamento sem fio e uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm.

Talvez mais importante, existem telefones mais baratos que combinam ou melhoram com o Xperia 5 na maioria das contas, como o OnePlus 7 Pro e o OnePlus 7T. É um telefone muito bom e muito poderoso, mas se eu tivesse US $ 799 para gastar em um smartphone, eu investiria em um Galaxy S10, iPhone 11 ou um daqueles modelos OnePlus mais antigos.

Sony Xperia 5 x Samsung Galaxy S10e


O Galaxy S10 padrão se compara favoravelmente ao Xperia 5, mas o Galaxy S10e menor e mais barato é mais próximo. Ambos têm um Snapdragon 855 dentro e uma tela de 1080p, juntamente com um sensor de impressão digital montado na lateral, e os preços estão mais próximos.

O Galaxy S10e da Samsung ignora o sensor de telefoto, mas tem o design e vantagens mais atraentes, como carregamento sem fio e sem fio reverso. Por US $ 600 (veja na Samsung), também é mais barato que o Xperia 5, além dessas outras vantagens.
Veredicto Final
Se você adora a estética de design da Sony e não se importa de gastar mais com isso, o Xperia 5 oferece uma excelente experiência geral.

 Ele possui alguns pontos fracos importantes, principalmente o sensor de impressão digital e o brilho da tela, mas possui bastante energia, a tela ultra alta é um diferenciador interessante e o conjunto de câmeras triplas é ótimo. Para o comprador médio que deseja um bom negócio em um telefone Android poderoso e/ou um pacote mais rico em recursos para justificar o investimento, no entanto, o Xperia 5 fica um pouco aquém.

Especificações

  • Nome do produto Xperia 5
  • Marca do produto Sony
  • Preço $ 800,00
  • Data de lançamento novembro de 2019
  • Dimensões do produto 6,2 x 2,6 x 0,3 pol.
  • Cor Preto
  • Garantia Um ano
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855
  • Armazenamento 128 GB
  • RAM 6 GB
  • Câmera 12MP/12MP/12MP
  • Bateria 3.140 mAh