>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como testar uma placa-mãe com um multímetro


A placa-mãe de um computador fornece a plataforma para a maioria dos componentes da máquina, permitindo o uso de circuitos complexos sem a necessidade de esquemas de fiação confusos. Testar ou solucionar problemas de uma placa-mãe de PC pode ser feito em casa, pois um multímetro simples pode ser usado para testar vários circuitos e determinar problemas eletrônicos gerais.

Testando as tensões CC

Etapa 1


Verifique se o conector ATX de 20 pinos está inserido e se o computador está conectado à alimentação CA. Defina o multímetro para 20V DC. Usando a ponta de prova preta do multímetro, teste a parte traseira do conector e coloque a ponta de prova preta em contato com o pino 15, 16 ou 17 (pinos GND).

Etapa 2


Use a ponta de prova vermelha para sondar os seguintes pinos (procurando as leituras indicadas entre parênteses):O pino 9 (roxo, VSB) deve estar em 5 V (qualquer outra leitura indica um problema com a PSU); e o pino 14 (verde, PS ligado) deve estar entre 3 e 5 volts. Pressione a chave liga/desliga do PC e o valor PS_On deve cair para 0. Outras leituras indicam uma chave com defeito.

Etapa 3


Use a ponta de prova vermelha para verificar o Pino 8 (cinza, Power_OK), que deve estar acima de 2,5 V; isso sinaliza que não há problema em iniciar o computador. Pressionar reset deve fazer a leitura Power_OK cair para 0 e depois subir novamente.

Como testar a PSU e a placa-mãe quanto a circuitos curtos/abertos

Etapa 1


Desconecte o computador da alimentação CA e aguarde alguns minutos para que qualquer carga em excesso seja drenada. Defina o multímetro para a configuração de Ohm mais baixa (cerca de 200) e toque os fios das pontas de prova para zerar o medidor. Encoste os dois fios na parte metálica do chassi do computador; a leitura zero deve ser a mesma.

Etapa 2


Remova cuidadosamente o conector ATX da placa-mãe. Mantenha a ponta de prova preta no metal do chassi e use o fio vermelho para verificar o pino terra A/C da PSU e os pinos do fio preto no conector D/C; todos eles devem ler zero.

Etapa 3


Mantenha o fio preto no chassi e use a ponta de prova vermelha para verificar os valores dos pinos dos fios coloridos no conector D/C. Todos os fios coloridos devem fornecer uma leitura de 50 ou superior.

Etapa 4


Remova a CPU do soquete da placa-mãe. Use a tabela ATX de 20 pinos para consultar os números dos pinos no conector da placa. Mantenha o fio preto no chassi e use o fio vermelho para testar os pinos GND no conector da placa-mãe:os pinos 3, 5, 7, 13, 15, 16 e 17 devem retornar uma leitura de zero. Qualquer outra leitura indica um possível conector defeituoso.

Dica


Sempre use um gráfico ao testar circuitos eletrônicos, especialmente os conectores ATX.

Aviso


Sempre tome as devidas precauções ao manusear circuitos eletrônicos expostos. Certifique-se de se aterrar e tomar precauções para evitar levar um choque.