>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como testar uma bateria recarregável com um multímetro


As baterias recarregáveis, como as baterias padrão, utilizam uma pasta química iônica dentro delas que fornece à bateria a capacidade de ser carregada e manter uma carga em capacidade total. Com baterias não recarregáveis, assume-se sempre que a unidade é comprada com carga completa e é descartada depois de esgotada. Com baterias recarregáveis, é difícil saber se uma mais antiga está aceitando uma carga completa. Para ver se uma bateria recarregável está aceitando uma carga completa, um multímetro pode ser usado para testá-la após a conclusão de um ciclo de carregamento.

Etapa 1


Coloque a bateria recarregável no carregador de bateria aprovado e deixe a unidade carregar pelo tempo recomendado.

Etapa 2


Ligue o multímetro e ajuste o mostrador de medição para medir a corrente contínua, certificando-se de ajustar o mostrador para medir pelo menos o número máximo de volts que a bateria é capaz de fornecer. Se houver configuração no multímetro que corresponda à quantidade de volts fornecida pela bateria, ajuste o mostrador para medir o próximo número de tensão mais alto. Por exemplo, se você tiver uma bateria de 3,7 volts e seu medidor tiver uma configuração de 6 volts, ajuste o mostrador para medir 6 volts.

Etapa 3


Toque a ponta de metal do fio preto da sonda do medidor na extremidade ou terminal negativo (-) de sua bateria e, em seguida, toque a ponta de metal do fio vermelho da sonda do medidor na extremidade ou terminal positivo (+) da bateria. Ao tocá-los na bateria, observe a leitura de tensão no visor do multímetro. Se a tensão for significativamente menor do que a bateria deveria ter após uma carga completa, a bateria pode estar chegando ao fim de seu número útil de recargas.

Dica


Se a bateria não mostrar uma carga completa após ser recarregada pelo tempo recomendado para atingir uma carga completa, considere permitir uma ou duas horas extras de tempo de carga durante as recargas da bateria. Algumas baterias ainda podem ser usadas por mais tempo antes de serem substituídas, mas podem exigir esse tempo de carga prolongado para atingir uma carga completa.