>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Microscópios

Diferença entre um elétron e um microscópio óptico

A finalidade básica de microscópio óptico e eletrônico é a mesma: para ampliar objetos muito pequenos . No nível mais simples, um microscópio projeta uma fonte de iluminação através de uma lente de condensação de um espécime. A imagem do espécime é passado através de uma outra lente e visualizada . Fontes de iluminação

O microscópio óptico (MO) se baseia em um feixe de luz . O microscópio eletrônico (ME) usa um canhão de elétrons para produzir um feixe de elétrons . O OM usa lentes feitas de uma substância transparente curvada para condensar e reforçar a fonte de luz . A EM usa eletroímãs como o sistema de lentes do condensador para o feixe de elétrons.
Resolução

A resolução do microscópio eletrônico é muito maior do que o microscópio óptico. O microscópio óptico pode ampliar até 2.000 vezes. O microscópio eletrônico pode aumentar até 2 milhões de vezes. Isto porque microscópios ópticos dependem de luz e são limitados pelo comprimento de onda da luz visível.

Tipos de microscópios ópticos

Os dois tipos mais comuns de óptica microscópios são compostos e aparelho de som. Estéreomicroscópios permitir aa visão tridimensional da amostra , dando a cada olho uma visão distinta. Estes são conhecidos como dissecando microscópios. Microscópios estéreo geralmente só ampliar 40 a 70 vezes. Microscópios compostos geralmente ampliar até 1.000 vezes , mas dá apenas uma imagem bidimensional .

Tipos de microscópios electrónicos

Há microscópios eletrônicos de varredura (MEV) e eletrônica de transmissão microscópios (MET). O SEM proporciona uma vista tridimensional da superfície do espécime . O TEM dá uma imagem bidimensional de um corte transversal pela passagem de um feixe de elétrons através de uma seção extremamente fina do espécime .

Desvantagens dos microscópios electrónicos

EMs não pode ser utilizado para visualizar amostras vivas . A amostra deve estar completamente seca . A amostra também é submetido a um feixe de electrões com alta energia e radiação . A amostra não pode ser visualizado na cor. A preparação da amostra é muito mais complicado . A amostra deve ser revestido com um metal tal como o ouro de modo a reflectir os electrões . O microscópio eletrônico é muito caro e requer treinamento extensivo.

Vantagens de microscópios ópticos

O microscópio óptico pode observar células vivas. A utilização de espécimes vivos permite a observação de movimentos e processos não é possíveis com amostras mortas. É possível observar a cor . O custo significativamente menor faz uso do microscópio óptico prático em uma variedade de configurações , incluindo a educação e medicina.
Informações De microscópios eletrônicos

microscópios eletrônicos podem fornecer a composição química de espécimes . Imagem da superfície da amostra é possível. EMs são capazes de produzir informações sobre a estrutura cristalina.