>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> fones de ouvido

IEM x fones de ouvido:qual é a diferença?

IEMs e fones de ouvido:semelhanças e diferenças, prós e contras


Nos meus primeiros dias de navegação em fóruns de áudio, o assunto do IEM vs fones de ouvido continuava surgindo. Os especialistas online estavam tão ocupados discutindo sobre seus respectivos favoritos que ninguém parecia notar que alguns espectadores (como eu) não tinham ideia do que estavam falando.

Qual é a diferença entre IEMs e fones de ouvido, por que você deve se importar e qual deve comprar? Vamos explorar um pouco essas questões.

Em primeiro lugar, IEM significa “in-ear monitor”. Esses dispositivos consistem em um par de câmaras de driver cobertas com pontas auriculares de silicone ou espuma que vão direto para os canais auditivos.

Por outro lado, os fones de ouvido são as coisas tradicionais em forma de fone de ouvido que ficam na abertura dos ouvidos externos.

IEM x fones de ouvido:principais fatores e considerações

Recurso IEM fones de ouvido
Vedação do canal auditivo Sim Não (apenas em alguns casos)
Sem fio Não (normalmente) Sim
Com fio Sim Sim
Design de cabo over-ear Sim Não
Pode ser usado para monitoramento de músicos ao vivo Sim Não (não é o ideal)
Opções de driver Armadura Equilibrada (BA) / Dinâmica / Eletrostática Dinâmico
Capaz de vários drivers Sim Não (normalmente)
Cabos substituíveis Sim Não (normalmente)

Noções básicas de desempenho


Um ponto que precisamos sair do caminho logo de cara:tanto os IEMs quanto os fones de ouvido podem fornecer frequências que cobrem toda a faixa de audição humana (geralmente reconhecida como 20 a 20.000 Hertz, embora poucos humanos possam realmente ouvir tão alto).

No entanto, como os IEMs criam uma vedação nos canais auditivos e os fones de ouvido permitem que alguma energia sonora vaze, é provável que você experimente muito menos da energia de graves que seus fones de ouvido podem produzir tecnicamente.

Apesar de seu tamanho minúsculo, tanto os IEMs quanto os fones de ouvido podem explodir seus ouvidos em um pó fino em termos de volume, principalmente porque os drivers ficam próximos aos seus tímpanos.

No entanto, você se verá aumentando o volume quando usar fones de ouvido. Essa tendência doentia pode se tornar especialmente problemática se você aumentar os fones de ouvido para ouvir um momento suave apenas para ter a cabeça sacudida por um aumento inesperado no volume.

Os fones de ouvido não bloqueiam o ruído ambiente, então sua música estará competindo com o mundo exterior, forçando você a ouvir em níveis mais altos.

Por outro lado, os IEMs ficam ainda mais próximos de seus tímpanos do que os IEMS, mas também criam uma vedação que pode reduzir drasticamente o som externo. Esse isolamento permite que você perceba o mesmo volume em níveis de audição mais baixos. (Sua audição vai gostar disso.)

Ao mesmo tempo, esse isolamento o ajudará a ouvir pequenos detalhes em baixa dinâmica, bem como os fortíssimos de seus clímax musicais.

Tenha em mente, porém, que o isolamento nem sempre é uma virtude. Há momentos em que você pode realmente precisar para ouvir o tráfego, as vozes das pessoas, o choro do seu bebê e outras coisas que um IEM de isolamento pode bloquear com um pouco de eficiência. Para essas situações, convém manter um par de fones de ouvido à disposição.

O que eu amo nos IEMs
  • Ótimo isolamento de som
  • Vasta gama de configurações de driver disponíveis para alterações dinâmicas nas assinaturas de som
  • A ampla faixa de preços entre IEMs universais e personalizados significa que você sempre pode atualizar
  • Bom para tocar música ao vivo, monitorar ou apenas ouvir em casa ou no seu trajeto
  • Ajuste confortável
  • O cabo sobre a orelha e nas costas é confortável e significa que você não precisa pegar o cabo nem arrancar coisas dos ouvidos.

O que eu amo nos fones de ouvido
  • fácil de colocar e tirar dos ouvidos – não há necessidade de 'assentar' da mesma forma que os IEMs
  • caber no seu bolso com mais facilidade

Tecnologias de driver


Os bons drivers dinâmicos antiquados, que movem uma bobina de voz para reproduzir o som, servem como o tipo de driver mais popular de IEMs e fones de ouvido.

Além desse terreno comum, no entanto, você verá algumas alternativas diferentes para cada tipo de dispositivo. As opções de driver IEM também incluem drivers de armadura balanceados, com um pedaço de ferro enrolado em bobina equilibrado entre dois ímãs, uma tecnologia que você não encontrará na maioria dos fones de ouvido.
SAIBA MAIS SOBRE ESSA? KZ AS16 Pro Ver Preço
Drivers planar, uma tecnologia avançada anteriormente reservada para fones de ouvido de tamanho normal, começaram a aparecer em alguns modelos IEM de luxo, como o Audeze iSINE LX, 7Hz Timeless, Tin HiFi P1 e P2 e TRI I3 Pro. Os fones de ouvido, em sua maioria, contam com a boa e velha tecnologia de driver dinâmico.

Outra grande diferença entre IEMs e fones de ouvido está no número de drivers normalmente incluídos neles. Seu par médio de fones de ouvido depende de um driver de tamanho decente para cada ouvido.

No entanto, alguns IEMs contêm vários drivers minúsculos para cada ouvido.

Teoricamente, esse arranjo ajuda na clareza dividindo a resposta de frequência entre os diferentes drivers, não muito diferente do arranjo de tweeters e woofers nos alto-falantes.

Recursos de design


IEMs e fones de ouvido oferecem um formato pequeno, conveniente e ultraportátil. As menores configurações de IEM abrigam as câmaras do driver em pequenos barris em forma de lata ou botões arredondados.

No entanto, você também verá IEMs de marcas líderes, como Moondrop e KZ, que parecem preencher todo o ouvido externo. Este design não bloqueia mais som externo; é apenas uma escolha necessária para abrigar vários drivers em IEMs que os apresentam.

Os fones de ouvido só ficam largos nas pontas para abrigar seus drivers dinâmicos e cobrir a abertura externa do ouvido.

E o mundo maluco dos cabos?

Atualmente, você tem a opção de usar fio ou sem fio, quer prefira IEMs ou fones de ouvido.

É verdade que é mais fácil encontrar uma seleção mais ampla de modelos sem fio com um formato de tamanho normal. Mas à medida que mais e mais modelos começam a aparecer com designs sem fio prontos para Bluetooth, você pode preferir se sentir completamente livre, como se nem estivesse usando nenhum equipamento de audição.

Por outro lado, se você tiver problemas para acompanhar pequenos itens em geral, um par de IEMs sem fio pode desaparecer em você mais facilmente do que algo fisicamente conectado ao seu corpo ou ao seu reprodutor de música.
SAIBA MAIS SOBRE ESSA? Linsoul KZ ZS10 Pro IEM Ver Preço
Os IEMs também ficam no ouvido com mais segurança do que os fones de ouvido devido à sua inserção mais profunda. Contanto que você use fones de ouvido do tamanho correto para seus canais auditivos, você achará os IEMs mais práticos para exercícios ou outras atividades físicas, enquanto você pode estar constantemente pegando seus fones de ouvido no chão da academia.

Necessidades e preferências pessoais


Se você está comprando para uso pessoal, sua escolha de IEM versus fones de ouvido depende inteiramente de suas necessidades e gostos pessoais.

Talvez você só precise de algo barato, pequeno e leve, nesse caso os fones de ouvido fazem todo o sentido.

Talvez você odeie a sensação de inserção profunda do canal auditivo, outro motivo para escolher fones de ouvido em vez do IEMS. Para audição crítica ou monitoramento de palco profissional, você desejará o isolamento e a maior qualidade de som dos IEMs.

Então, que tipo de dispositivo de escuta você deve obter?

Bem, muitos ouvintes possuem os dois tipos de telefones, um para apenas passear pela cidade e outro para ouvir seriamente em casa, no trabalho ou na academia.

Talvez essa seja a melhor coisa de escolher entre IEMs e fones de ouvido - o fato de você não precisar escolher nada!

Qualquer dúvida eu adoraria responder nos comentários abaixo.