>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Quais tecidos devem (e não devem) ir para a secadora de roupas?


Você já secou rapidamente uma peça de roupa na velha e confiável secadora de roupas – apenas para descobrir que acidentalmente a encolheu para um tamanho que nem mesmo Victoria Beckham poderia espremer? Nesse caso, você certamente não está sozinho com secadoras de roupas crescendo em popularidade.

Com mais de 40% dos entrevistados em uma pesquisa recente da Canstar Blue afirmando que usam suas roupas após cada lavagem, descobrir quais tecidos são seguros para a secadora sem dúvida será uma decisão sábia, seja você um veterano da lavagem ou seu primeira vez. Continue lendo para descobrir quais tecidos são seguros para máquinas e quais são os melhores para ir ao varal.

Quais tecidos devem ir na secadora de roupas?


Com o uso tão frequente de secadoras de roupas entre quem possui uma, é útil saber quais tecidos podem passar por uma secadora de roupas (espero) com segurança sem mudar de forma e quais devem ser mantidos bem afastados. Aqui está um breve resumo dos tecidos mais comuns, mas lembre-se sempre de verificar a etiqueta de lavagem de qualquer peça de roupa específica! Leia para obter mais orientações.


Acrílico




O acrílico é uma fibra sintética leve usada como alternativa à lã ou caxemira e pode ser encontrada predominantemente em opções de roupas quentes, como lenços, luvas, agasalhos e suéteres. Os consumidores podem comprar roupas 100% acrílicas ou podem encontrar opções de acrílico misturadas com lã ou caxemira para uma opção de inverno mais barata.

Devido às suas propriedades sintéticas, as roupas de acrílico podem ser colocadas na secadora de roupas, embora você precise usar um ciclo de baixa temperatura, pois o acrílico enrugará permanentemente se a temperatura for muito alta. Da mesma forma, você ficará com rugas se deixar seus acrílicos na secadora após o término do ciclo, portanto, certifique-se de pegá-los o mais rápido possível.

Se você acidentalmente deixar as roupas em uma secadora e sofrer alguns amassados, você pode usar um ferro de passar roupas em uma configuração média para salvar o dia, embora seja melhor verificar a etiqueta antes de ficar preso no ferro de passar. O acrílico também é à prova de traças, o que significa que seu guarda-roupa não sofrerá durante a temporada de armazenamento.

Algodão




O algodão é uma fibra natural, cultivada em plantas de algodão, e é uma das opções mais populares para materiais de vestuário. Muitas vezes fiado em fios ou linhas, o algodão é usado para fazer roupas macias e “respiráveis”, úteis para climas onde o clima muda várias vezes ao dia. O algodão também pode ser encontrado em roupas de cama, bem como ao lado de sintéticos, como poliéster, para criar uma grande variedade de itens.

Embora as roupas de algodão sejam comuns, você terá que ter cuidado na hora de secar, pois roupas 100% algodão podem encolher se colocadas na secadora, embora a maioria das misturas de algodão deva sobreviver ao ciclo de secagem sem encolher. Se você não tiver certeza ou estiver preocupado com um item específico, nunca é demais verificar a etiqueta para obter instruções de secagem.

Denim




Com o recente renascimento do jeans duplo agora em grande estilo, roupas jeans; em particular jeans e shorts, são uma opção popular para muitos. Feito de algodão, o jeans é um tecido resistente, útil tanto para sextas-feiras casuais quanto para uma noite na cidade.

Os tecidos jeans podem ser colocados na secadora, mas para um cuidado ideal, retire-os pouco antes do final do ciclo e deixe-os secar ao ar, pois eles manterão sua forma por mais tempo. Use um ciclo de fogo baixo e delicado se estiver usando uma secadora, bem como fogo baixo se você tiver rugas para passar.

Linho




Feito a partir das fibras da planta do linho, o linho costuma ser muito absorvente e usado para toalhas, roupas de cama e uma variedade de opções de roupas. Como uma fibra natural, o linho pode ser facilmente misturado para dar aos consumidores muitas opções quando se trata de arrumar o quarto ou o guarda-roupa.

Quando se trata de lençóis, como toalhas e lençóis, jogá-los na secadora é uma opção mais fácil para muitos, especialmente nos meses mais frios. Dependendo da mistura, a maioria das opções de linho será segura para secar, embora a secagem na máquina possa afetar a vida útil da roupa. Para outros tipos de secadores, a roupa de cama estará segura em baixa temperatura, mas também é facilmente enrugada.

As roupas de linho são uma história diferente, no entanto, com muitos recomendando que as roupas de linho sejam profissionalmente limpas a seco ou secas ao ar para evitar encolhimento e vincos.

Microfibra




Uma fibra sintética que recebe esse nome por ser menor que um fio de cabelo, a microfibra é normalmente feita de poliésteres e poliamidas, como o nylon. Tradicionalmente, as microfibras são usadas para fazer tapetes, malhas, espanadores de limpeza, estofados e roupas especializadas, como camisas de ciclismo.

Quando se trata de secar, roupas e capas feitas de microfibra devem ficar bem, desde que você ajuste a secadora para uma temperatura baixa, pois a microfibra seca rapidamente em comparação com outros materiais. Também é recomendado secar com outros produtos de microfibra para evitar o acúmulo de fiapos.

Nilon




Um sintético versátil, o nylon era tradicionalmente usado para meias, antes que as misturas de nylon e nylon se expandissem para uma variedade de itens e variedades de roupas, incluindo a popular linha de roupas esportivas. Hoje em dia, os produtos 100% nylon são menos comuns, com algodão, poliéster e elastano agora usados ​​em conjunto com o nylon para maior conforto.

A maioria dos produtos de nylon são seguros para secadoras de roupas, mas, para ter certeza, verifique as etiquetas antes de jogá-las na máquina. Como o nylon seca rapidamente, é recomendável que o nylon seja submetido a um ciclo de baixa temperatura, bem como retire o nylon da máquina o mais rápido possível, pois pode ser danificado se for deixado na secadora por muito tempo. O nylon também acumula aderência estática, portanto, seque com uma folha de secador para evitar ser eletrocutado.

Poliéster




Um dos tecidos sintéticos mais comuns disponíveis para roupas, o poliéster é frequentemente usado com uma variedade de misturas para criar móveis para casa, roupas, cobertores e todos os tipos de roupas.

O poliéster seca rapidamente, então você pode nem precisar usar uma secadora de roupas, mas para ficar tranquilo, você não vai estragar suas roupas se usar uma máquina. O uso de um ciclo de baixa temperatura também evitará possíveis danos ou encolhimento. O poliéster também acumula aderência estática, portanto, uma folha de secador também é uma adição útil ao ciclo.

Spandex




Usado para uma variedade de trajes esportivos, bem como roupas de banho e roupas de compressão, o elastano é frequentemente misturado com algodão ou poliéster para ser usado confortavelmente no dia-a-dia.

Como o spandex geralmente é misturado com outros tecidos, você terá que verificar as etiquetas das roupas antes de jogá-las na secadora, pois algumas roupas de spandex podem secar bem, enquanto outras são melhor penduradas para secar. Geralmente, quanto mais spandex suas roupas contêm, mais danos podem ser causados.
Compre secadoras de roupas com alguns de nossos parceiros de referência

Quais tecidos não devem ser colocados na secadora de roupas?


Então, esse é um resumo de tecidos seguros para secadoras de roupas, mas agora vamos ver os tecidos que você não deve tentar secar.

Caxemira




Mais fina que a lã, a caxemira é geralmente mais forte, mais leve e mais macia que a lã de ovelha, tornando-a ideal para climas mais frios ou dias ensolarados com um pouco de brisa. Semelhante à lã em termos de produção, a caxemira não é adequada para a secadora de roupas, pois o calor encolhe ou danifica os folículos, tornando a secagem ao ar a melhor opção disponível.

Renda


Muitas vezes atraente, a renda tem sido usada ao longo de muitos anos para uma variedade de usos, incluindo roupas, corte e tricô. Feita de fio ou linha, a renda é muito delicada e muitas vezes é misturada com algodão, linho e outras fibras sintéticas para diferentes modelos e variedades de padrões.

Como é delicado, a secagem ao ar é o método recomendado para secar a renda, pois a secagem na máquina provavelmente danificará ou desfiará o desenho, deixando você com uma bagunça no final do ciclo de secagem.

Couro e camurça




Feitos de couro cru animal, couro e camurça são tecidos comuns, embora também existam misturas e sintéticos disponíveis. Devido à complexidade do processo de produção, o couro e a camurça podem ser difíceis de limpar, não sendo recomendada a secagem na máquina, pois pode danificar e/ou descolorir as fibras. Se você precisar secar couro ou camurça, a secagem ao ar é a melhor opção para manter suas roupas com aparência fresca.

Rayon


Fabricado a partir de fibras naturais de madeira, o rayon é frequentemente usado para imitar seda, lã, algodão e linho através de um processo de fabricação prolongado. Existem vários tipos de rayon, por isso é melhor verificar a etiqueta antes de limpar e secar qualquer roupa de rayon.

Geralmente, o rayon não é adequado para a secadora de roupas, pois as fibras podem encolher e desfiar quando aquecidas, portanto, colocar qualquer roupa de rayon para secar ao ar é a melhor opção.

Seda




A seda é uma fibra proteica natural, extraída predominantemente de bichos-da-seda, tendo como produto final uma opção de roupa macia para ajudar a incrementar seu guarda-roupa. No entanto, devido à sua natureza delicada, a seda não é à prova de secador, o que significa que é melhor secar ao ar ou usar uma lavanderia a seco para garantir que seus itens de seda sejam mantidos intactos. Algumas misturas de seda podem sobreviver a um ciclo de secagem, embora seja melhor verificar a etiqueta com antecedência.


Uma fibra têxtil proveniente de animais como cabras e ovelhas, a lã é uma opção popular de inverno para muitos devido aos seus folículos espessos. A maioria dos itens de lã devem ser secos ao ar para protegê-los de serem encolhidos ou danificados, embora seja melhor reservar algum tempo para garantir que eles sejam secos adequadamente.

Algumas misturas de lã serão boas para passar pela secadora em temperatura baixa, embora seja melhor verificar a etiqueta antes de decidir lavar.

Qual ​​secador você deve escolher?


Embora nem todos os tecidos sejam adequados para a secadora de roupas, ter uma pode tornar a lavanderia muito mais fácil, especialmente em casas ocupadas. Se você estiver procurando por um novo secador, acesse os resultados da pesquisa recente da Canstar Blue para saber quais marcas estão disponíveis e qual pode ser a mais adequada para sua casa.