>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como verificar se há dispositivos de escuta


Dispositivos de espionagem instalados em sua casa ou escritório podem dar a seus adversários ou concorrentes acesso a informações confidenciais compartilhadas em conversas privadas. Como a detecção e localização de dispositivos de escuta, ou "bugs", é difícil, mesmo para especialistas, um profissional experiente deve ser contratado para fazer a varredura propriamente dita. No entanto, se você sentir que sua privacidade, em sua casa ou escritório, foi comprometida por dispositivos de escuta instalados por bisbilhoteiros, existem etapas que você pode tomar e sinais de alerta a serem observados antes de contratar um profissional.

Etapa 1


Observe e ouça indicações de que outras pessoas estão a par de informações consideradas confidenciais. Se concorrentes ou adversários tiverem conhecimento de assuntos particulares, você deve questionar como eles receberam essas informações.

Etapa 2


Esteja ciente de visitas não autorizadas e não solicitadas de técnicos verificando linhas telefônicas, unidades de aquecimento e refrigeração, computadores ou quaisquer outros dispositivos em sua casa ou escritório. Os bisbilhoteiros costumam usar esse tipo de tática para entrar no prédio e instalar dispositivos de escuta.

Etapa 3


Leve todos os presentes que receber de contatos suspeitos a um especialista em contramedidas técnicas para investigação. Presentes que variam de eletrônicos a canetas e porta-retratos podem abrigar dispositivos de escuta. Verifique os itens antes de levá-los para qualquer sala onde haja conversas privadas.

Etapa 4


Examine a sala para qualquer coisa que pareça fora do lugar. Isso inclui placas de parede, sinais de saída, relógios, lâmpadas ou detectores de fumaça que são novos, amassados, tortos ou de um tom diferente (significando que eles podem ter sido substituídos). Examine esses itens em busca de pequenos orifícios. Móveis e decoração também podem ser um pouco tortos, dando ao quarto a sensação de ter sido "assaltado" sem que nada falte. Os intrusos geralmente são incapazes de substituir as coisas exatamente como estavam, e muitas vezes você será capaz de detectar o menor movimento das luminárias.

Etapa 5


Examine os pisos em busca de detritos. A instalação de dispositivos de escuta geralmente envolve mover telhas do teto ou luminárias ou fazer pequenos furos nas paredes e telhas do teto. Além disso, verifique as telhas do teto quanto a rachaduras ou outros danos, pois são frágeis e muitas vezes danificadas ao serem movidas. Para tornar esse processo mais fácil, examine e substitua regularmente quaisquer telhas do teto lascadas, rachadas ou danificadas, para que você possa dizer quando algo está diferente com elas.

Etapa 6


Fique atento a veículos suspeitos nas proximidades. Caminhões de serviço ou veículos com áreas traseiras, onde alguém pode sentar e monitorar quaisquer dispositivos de escuta, que aparecem por longas horas e frequentemente devem ser suspeitos.

Etapa 7


Ouça sons incomuns vindos de sua linha telefônica ou interferência com televisores ou rádios dentro da sala. Mudanças de volume ou ruídos estáticos, estalos e arranhões em sua linha telefônica podem ser uma indicação de um dispositivo de escuta. Se o seu telefone emitir sons quando estiver no gancho, é provável que ele seja usado como dispositivo de escuta. Se você perceber que há um ruído estridente ao sintonizar seu rádio AM/FM, mova lentamente o rádio pela sala. Se o rádio emitir um guincho muito alto e agudo, isso geralmente é um feedback de um dispositivo de escuta.

Etapa 8


Entre em contato com um profissional para realizar uma pesquisa ou varredura de contramedidas de segurança técnica (TSCM) da área. Antes da chegada do profissional, não discuta a possibilidade de um aparelho de escuta na sala comprometida ou ao telefone. Se o bisbilhoteiro estiver ciente de que você é suspeito, ele poderá tomar medidas para dificultar a localização do dispositivo de escuta.