>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como verificar se há vírus em um USB


Os vírus de computador podem se espalhar de computador para computador através do uso de uma unidade USB. As unidades USB infectadas espalham os vírus por meio da função AutoRun, que está habilitada em muitos computadores. A função AutoRun é iniciada automaticamente quando o computador detecta que a unidade USB foi inserida na porta USB e o vírus que está na unidade USB se espalha para o computador. Existem algumas etapas fáceis a serem seguidas para garantir que sua unidade USB não esteja infectada com vírus.

Etapa 1


Desative a reprodução automática. No Windows Vista, clique em “Iniciar” e selecione “Painel de Controle”. Vá em “Hardware e Som” e selecione “Reprodução Automática”. Desmarque a caixa "Usar reprodução automática para todas as mídias e dispositivos". Clique em "Salvar" na parte inferior.

Etapa 2


Insira o pendrive no computador. Se você não desativou a reprodução automática e o recurso de reprodução automática aparecer na tela, clique em "cancelar". Não execute a reprodução automática.

Etapa 3


Clique em “Iniciar”. No campo Pesquisar, digite “CMD” e pressione “Enter”. Um prompt de comando aparecerá.

Etapa 4


Digite a letra da unidade para a unidade USB e pressione “Enter”. A letra da unidade mudará para algo de C:\Users\ para H:, dependendo da letra da sua unidade.

Etapa 5


Digite “dir / w/a” e pressione “Enter”. Isso exibirá uma lista de diretórios dos arquivos que estão na sua unidade USB. Verifique se algum dos seguintes está listado na lista de diretórios:"Autorun.inf", "Ravmon.exe", "New Folder.exe", "svchost.exe" ou "Heap41a". Se algum deles estiver presente, a unidade USB provavelmente está infectada e os vírus precisarão ser removidos da unidade USB.

Dica


Não use a mesma unidade USB para uso pessoal e comercial.

Não use uma unidade USB encontrada no chão ou dada a você por alguém que você não conhece. Pode estar infectado com vírus.

A execução de um programa antivírus na unidade USB também informará se a unidade está infectada ou não.

Aviso


Se você não tiver certeza sobre como usar os prompts de comando, peça a um amigo que esteja familiarizado com programação para fazer isso por você.