>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Diferenças entre JavaScript e HTML


A linguagem de marcação de hipertexto (HTML) é uma linguagem usada para criar páginas da Web. A linguagem HTML é interpretada pelo navegador da Web e entrega as imagens e o texto para o usuário. JavaScript é uma linguagem mais avançada para tornar as páginas da Web dinâmicas. Ambas as linguagens têm diferenças, mas são usadas em uníssono para apresentar sites.

Programação dinâmica


A marcação de hipertexto programada para uma página da Web é estática. Isso significa que o código é exibido no navegador e não pode alterar ou interagir com a entrada do usuário. No entanto, incorporar JavaScript torna uma página da Web dinâmica. Com JavaScript, um programador pode alterar os valores e propriedades de uma tag HTML conforme o usuário clica em um botão ou escolhe um valor em uma caixa suspensa. O JavaScript está incluído no código HTML em uma página da Web, portanto, funciona em conjunto com o código.

Lado do cliente vs. Lado do servidor


HTML é renderizado a partir do servidor. Isso significa que qualquer código programado na página da Web é processado pelo servidor antes de ser enviado ao usuário. O código estático criado nas páginas HTML é hospedado no domínio do site, e o HTML renderizado pode ser criado usando linguagens de programação dinâmicas como C#, PHP ou VB.NET. O JavaScript é executado completamente na máquina cliente, portanto, qualquer código criado é compilado e executado no navegador da Web. Por esta razão, JavaScript não é uma linguagem segura e senhas e nomes de usuário não devem ser processados ​​usando a linguagem JavaScript.

Compatibilidade


Com vários navegadores no mercado, a compatibilidade é um problema para qualquer aplicativo da Web. No entanto, o HTML é consistentemente suportado por todos os navegadores, e as tags principais usadas para uma página da Web são renderizadas sem problemas. As funções JavaScript nem sempre são compatíveis entre navegadores. Algumas funções JavaScript funcionam bem no Internet Explorer, mas podem não ser executadas corretamente no Firefox ou no Chrome. Por esse motivo, algumas empresas são obrigadas a listar um navegador de compatibilidade para o aplicativo da Web para garantir que os usuários possam visualizar o site corretamente.