>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como acessar o HKLM/Software


Se você estiver apagando todos os vestígios de um programa do seu computador ou tentando remover manualmente vírus ou adware, use o utilitário Editor do Registro para acessar a seção HKLM/Software do Registro do Windows 8. O Registro é um banco de dados usado pelo Windows para armazenar suas configurações e opções. A maioria dos programas que você instala em seu computador cria chaves na seção HKEY_LOCAL_MACHINE/Software do Registro. Essas chaves contêm definições de configuração, caminhos para vários arquivos e até informações de desinstalação. Ao desinstalar programas, suas chaves podem não ser removidas da seção Software. Observe que excluir entradas do Registro do Windows é perigoso; você pode causar o mau funcionamento dos programas e até mesmo travar todo o sistema operacional.

Etapa 1


Pressione "Windows-R" para exibir a caixa de diálogo Executar. Digite “regedit.exe” (sem as aspas) no campo Executar e pressione “Enter” para abrir o Editor do Registro. Usando o Editor do Registro, você pode navegar pelo Registro do Windows e excluir chaves ou modificar valores.

Etapa 2


Dê um duplo clique em “Computador” para expandi-lo e exibir suas chaves. Clique duas vezes na tecla "HKEY_LOCAL_MACHINE" para expandi-la e, em seguida, clique duas vezes na tecla "Software" para expandi-la. A maioria dos programas cria suas entradas de registro nesta seção. As chaves têm o nome do fabricante do software - Adobe ou Microsoft, por exemplo.

Etapa 3


Selecione qualquer uma das teclas e pressione "Delete" se quiser apagá-la. Clique em "Sim" para confirmar e excluir permanentemente a chave do Registro. Clicar duas vezes em uma das chaves a expande e revela subchaves e valores adicionais.

Dica


Se você não conseguir acessar o Registro do Windows ou o Windows impedir que você exclua chaves ou valores, faça login como administrador. Na maioria dos casos, apenas o administrador pode modificar o Registro.

Faça backup da chave que deseja excluir, caso cometa um erro e precise recuperá-la posteriormente. Para fazer backup de uma chave, clique com o botão direito do mouse e escolha "Exportar" no menu de contexto. Digite um nome no campo "Nome do arquivo", selecione a pasta de destino e clique em "Salvar" para salvar a chave.

Os valores são exibidos no painel direito, depois que você seleciona uma chave ou subchave no painel esquerdo. Para visualizar subchaves adicionais, clique duas vezes em qualquer uma das chaves no Registro. As chaves que contêm subchaves têm uma pequena ponta de seta branca à esquerda do nome.

Se você clicar duas vezes em uma chave na seção HKLM/Software, poderá ver os programas instalados por esse fabricante específico em seu PC com Windows 8.

Para modificar um valor, clique duas vezes no valor no painel direito e edite o campo "Dados do valor". Clique em "OK" para salvar as alterações.

Para criar um novo valor, selecione a chave no painel esquerdo, clique com o botão direito do mouse no painel direito, selecione "Novo" e selecione o tipo de valor. Digite um nome para o valor e pressione “Enter” para salvá-lo. Para modificar seus dados, clique duas vezes nele e edite o campo "Dados do valor".

Muitos programas também criam entradas na seção HKEY_CURRENT_USER\Software do Registro.

Aviso


As alterações feitas no Registro do Windows entram em vigor imediatamente após você clicar em "Sim" para confirmar uma exclusão ou clicar em "OK" para confirmar uma alteração de valor. Você não pode desfazer as alterações.

A exclusão de uma chave errada pode fazer com que todo o sistema operacional Windows 8 falhe. Além disso, alterar um valor incorreto pode fazer com que todo um conjunto de software falhe. Nesse caso, pode ser necessário reparar ou até reinstalar o programa. Mesmo que você tenha feito backup da chave que está prestes a excluir, talvez não seja possível restaurá-la se o Windows não conseguir mais inicializar.