>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como parar a pirataria de software


A pirataria de software afeta a todos. Software ilegal e usado de forma inadequada prejudica a economia em geral, a indústria de software especificamente e pode causar danos ao seu computador. A pirataria de software também é contra a lei. A indústria de software está tomando medidas para conter o problema, e há muitas coisas que indivíduos e empresas podem fazer para ajudar a impedir a pirataria de software.

Medidas pessoais

Etapa 1


Leia o Contrato de Licença de Usuário Final (EULA) para cada produto de software adquirido. Os termos e condições do EULA definem como você pode usar legalmente o software, em quantos computadores você pode instalar o software e se você não pode fazer uma cópia de backup. A maioria das empresas de software não permite que você instale seus softwares sem primeiro aceitar seu acordo.

Etapa 2


Adquira o software do CD apenas de revendedores confiáveis. Verifique o site do fabricante para ver que tipo de marcações de autenticação eles incluem para garantir que o software é genuíno. A Microsoft afixa uma etiqueta "Certificado de Autoridade" na embalagem externa de seus produtos, e a Adobe inclui ilustrações serigrafadas junto com marcas registradas, informações de patentes e números de peças em seus CDs. Verifique sua compra de software antes de fazer uma compra e, se tiver dúvidas, entre em contato com o departamento antipirataria do fabricante do software ou com o departamento de atendimento ao cliente.

Etapa 3


Compre downloads de software diretamente do site do fabricante. Nunca baixe software de um site de compartilhamento de arquivos ponto a ponto, como Limewire, Kazaa ou BearShare, e não disponibilize seu software nesses sites.

Etapa 4


Registre seu software para evitar que outras pessoas tentem instalar seu software em seus computadores. As empresas de software chamam isso de "softlifting" e é uma importante fonte de pirataria de software.

Etapa 5


Denuncie a pirataria se descobrir que o software adquirido não é autêntico ou se suspeitar que um revendedor online ou estabelecimento de varejo está vendendo software falsificado. Esta é a maior ação individual que alguém pode tomar para impedir a pirataria de software.

Medidas da empresa

Etapa 1


Crie e distribua uma declaração de política de software para todos os funcionários. Inclua regras claramente escritas que definam como os funcionários podem ou não usar o software da empresa. Inclua uma declaração antipirataria que cada funcionário deve assinar e devolver.

Etapa 2


Conheça as licenças de software que sua empresa possui, saiba se a licença permite que um funcionário instale o software da empresa em um computador doméstico para trabalhar em casa e mantenha um registro de cada licença catalogada por nome do produto, número da versão, número de série e uma referência a os computadores que executam o software.

Etapa 3


Realizar auditorias de software. Exija que os funcionários registrem o nome do produto, o número da versão e o número de série de cada produto de software instalado em seus computadores.

Dica


É uma boa ideia ao comprar software guardar embalagens, recibos e manuais como provas adicionais de compra.

Os clientes de licenciamento por volume podem receber assistência do fabricante do software para criar e manter materiais de auditoria de software.

Aviso


O desconhecimento da lei não é uma desculpa se você for pego cometendo um ato de pirataria de software.