>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Remoção de vírus de BIOS

O que é BIOS?


BIOS (sistema básico de entrada-saída) é uma coleção técnica de instruções que informa ao seu computador como inicializar. As informações do BIOS não são armazenadas no disco rígido, mas sim na memória flash da placa-mãe. Como o BIOS é um componente crítico da inicialização do sistema, erros ou vírus no BIOS podem tornar um computador completamente inoperante por meios normais. No entanto, a maioria dos vírus conhecidos que são capazes de infectar o BIOS não são projetados para desligar completamente as máquinas.

Sinais de que você pode ter um vírus de BIOS


Os vírus de BIOS são extremamente difíceis de se livrar, mas felizmente são muito raros. Como o BIOS é completamente separado dos discos rígidos de um computador, o software de verificação de vírus normal nunca detectará um vírus do BIOS. Portanto, se você tiver um comportamento do sistema que só pode ser causado por um vírus, mas suas verificações de vírus continuarem limpas, há uma chance legítima de que você tenha um vírus de BIOS. O BIOS permanecerá inalterado mesmo se você formatar completamente seus discos rígidos e reinstalar seu sistema operacional. Os vírus de BIOS mais conhecidos são aqueles que criam mensagens de aviso que informam que o computador está infectado por um vírus. Essas mensagens são seguidas pela abertura automática de um navegador da Web e pelo carregamento de uma página de software falso de verificação e remoção de vírus. Presumivelmente, os criadores do vírus podem lucrar enganando os usuários de computador para que insiram suas informações de cartão de crédito nesses sites.

Preparando para remover o vírus do BIOS


Infelizmente, remover um vírus de BIOS é um processo complexo de várias etapas. Você só deve tentar fazer isso sozinho se estiver à vontade para fazer backup de seus dados, reinstalar todo o sistema operacional e trabalhar sob o gabinete do computador. Todas essas etapas serão necessárias no processo.

Fazendo backup de dados e criando um disco de inicialização


Primeiro, faça backup de todos os seus dados importantes. A melhor maneira de fazer isso é armazenar seus arquivos em unidades flash removíveis, transferi-los para um disco rígido externo ou gravá-los em um DVD ou CD regravável. Depois de fazer o backup de tudo, desligue o computador. Em seguida, obtenha acesso a um computador não infectado conectado à Internet. Navegue até o site da empresa que fabricou sua placa-mãe ou computador e baixe o utilitário de flash do BIOS apropriado em seus recursos de suporte. Muitos fabricantes facilitam a localização disso em seus sites, mas se você estiver com problemas, entre em contato com o suporte técnico ao vivo do fabricante. Depois de baixar o utilitário flash do BIOS, grave-o em um CD.

Reconfigurando o BIOS e reinstalando o SO


Volte para o computador infectado, abra o gabinete e desconecte os cabos na parte traseira do disco rígido. Não é necessário remover o disco rígido completamente. Deixe o caso aberto por enquanto. Coloque o CD de inicialização com o utilitário flash do BIOS na unidade de CD e ligue o computador. Você verá uma página de configuração com várias opções. Selecione a opção que permite alterar a ordem de inicialização do BIOS. Quando você chegar à próxima tela, altere as configurações para que o computador inicialize primeiro a partir da unidade de CD. Retorne ao menu principal e selecione a opção de reinicializar o sistema. Aguarde o sistema inicializar completamente. Interromper a energia neste estágio pode corromper o BIOS. Assim que o utilitário flash do BIOS indicar que não há problema em reinicializar ou desligar o computador, reconecte o disco rígido e reinicie manualmente o computador. Coloque a tampa de volta no caso. Quando o computador for reinicializado, use os discos de instalação do sistema operacional mais recentes para formatar completamente todos os discos rígidos e reinstalar o sistema operacional do zero. Quando o processo de reinstalação do SO estiver concluído, seu computador deverá funcionar normalmente novamente.