>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Ar condicionado quebrado? 3 passos para evitar ser levado para a limpeza

Assuma o controle de sua unidade de ar condicionado quebrada.


Como proprietário ou gerente de uma empresa, você usa muitos chapéus. Mas está indo um pouco longe demais quando se espera que você entenda a bobagem técnica sobre o que há de errado com sua unidade de ar condicionado quebrada e tome a decisão de substituí-la no local. Você confia neste prestador de serviços e em seu diagnóstico? Este problema é realmente uma sentença de morte para o seu equipamento? Você pode comprar um pouco de tempo para descobrir suas opções?

Apenas diga não, ou pelo menos diga “não tão rápido”. Qualquer provedor de serviços que insista que você precisa comprar um novo equipamento sem oferecer uma explicação adequada – ou que seja compreensível para alguém que não seja especialista em HVAC – deve levantar uma bandeira vermelha. Você nunca deve se apressar em comprar um equipamento caro, porque é fácil fazer a escolha errada e gastar mais dinheiro do que o necessário.

Veja como proceder quando você se encontrar nessa situação:

1. Certifique-se de entender o diagnóstico.


Embora você possa precisar ser um especialista para realizar reparos, você não precisa ser um para entender o que há de errado com sua unidade de ar condicionado quebrada. Um especialista qualificado deve explicar adequadamente o que está causando o problema:
  • Uma peça deu errado?
  • Qual ​​é o custo para substituir essa peça?
  • Qual ​​é a causa subjacente da falha?
  • Faz sentido fazer isso considerando a idade e a condição do seu sistema?
  • Você pode colocar um band-aid no momento para ter tempo de pesquisar o melhor negócio em um novo sistema?

Alguém qualificado e confiável pode responder a essas perguntas para sua satisfação. Se a explicação for que a tecnologia não consegue encontrar o problema, você deve ser especialmente cauteloso.

Lembre-se de que alguns problemas que podem parecer terríveis são realmente fáceis e acessíveis de corrigir. Problemas elétricos geralmente se enquadram nessa categoria. Algo tão simples como um capacitor ou fio ruim pode ser a causa de uma unidade de ar condicionado quebrada. Uma empresa menos respeitável, ou um técnico inexperiente, pode não divulgar ou encontrar um problema como esse e, em vez disso, informar que seu sistema HVAC está morto e precisa ser substituído.

2. Veja você mesmo.


Peça ao seu fornecedor para mostrar peças com defeito, vazamentos de água, bobinas corroídas ou leituras baixas de refrigerante. Você poderá ver o desgaste das peças, especialmente se o seu sistema HVAC não tiver sido mantido regularmente. Esta pode ser a razão pela qual o técnico está recomendando a substituição de sua unidade. Se estiver em mau estado para começar, pode não fazer sentido investir mais dinheiro para consertá-lo. Peça uma avaliação da condição e expectativa de vida do seu equipamento e certifique-se de que está de acordo com o que você pode ver por si mesmo e o que você sabe sobre o histórico de manutenção da sua unidade.

3. Obtenha uma segunda opinião.


Se você não obtiver informações satisfatórias ou simplesmente não tiver certeza de que confia no provedor, chame uma empresa independente de serviços de HVAC para fazer uma avaliação do seu sistema. Semelhante ao papel de um inspetor residencial, um profissional independente de HVAC realizará uma revisão completa do seu sistema HVAC e da condição de seus sistemas mecânicos. Você obterá outra opinião sobre a causa e o prognóstico do seu problema atual e também entenderá melhor a condição geral das várias partes do seu sistema. Armado com essas informações, você estará em uma posição muito melhor para fazer uma escolha informada sobre como consertar sua unidade ou morder a bala e investir em um novo modelo.

Como proprietário de uma empresa ou gerente de propriedade, às vezes pode parecer que todos querem seu tempo, dinheiro ou ambos. As três etapas acima podem ajudá-lo a obter as informações confiáveis ​​necessárias para tomar a decisão certa para o seu negócio, para que você possa voltar a fazer o que faz de melhor.

Para obter informações mais detalhadas sobre os fatores a serem considerados ao se deparar com uma decisão de reparo ou substituição, pegue uma cópia do nosso guia útil:Reparar ou substituir? Um guia para fazer uma escolha informada quando seu sistema HVAC estiver inativo.