>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Projetores de Home Theater

Negócios vs. Projetores de home theater:qual é a diferença?


Quando procurei comprar meu primeiro projetor, notei que havia diferentes opções para casa e empresa, o que me fez pensar por que você precisaria de mais de uma opção.

Então, qual é a diferença entre projetores domésticos e empresariais? Um projetor comercial geralmente é mais brilhante e equipado para lidar com uma variedade de opções de mídia, enquanto os projetores domésticos têm uma resolução mais alta e são otimizados para filmes e TV. Realisticamente, ambos podem ser usados ​​em um sistema de home theater, mas o tipo que você escolher dependerá de suas necessidades gerais.

Confira minhas principais recomendações para projetores.



Para realmente detalhar para você e ajudá-lo a decidir que tipo de projetor será melhor para suas necessidades, completei uma lista das principais diferenças e os prós e contras de cada um.

Espero que isso o ajude a tomar uma decisão mais informada, resultando em um home theater melhor.

Diferenças entre projetores domésticos e comerciais


Como mencionei acima, as principais diferenças entre projetores domésticos e empresariais decorrem de seu uso.

Projetores comerciais são projetados para lidar com uma variedade de mídias diferentes, de documentos do Word e apresentações a filmes e áudio, enquanto os projetores domésticos são otimizados para assistir TV e filmes usando uma conexão a cabo.

As diferenças podem ser divididas em áreas gerais para os dois tipos de projetor.

Projetores de Negócios



1. Portabilidade


Os projetores empresariais foram concebidos para serem leves e fáceis de transportar e igualmente fáceis de configurar. Isso ocorre porque eles geralmente não são mantidos em uma sala e podem precisar ser movidos entre conferências e apresentações.

É justo supor que você pode não precisar de portabilidade em seu home theater, pois provavelmente ficará na mesma sala. No entanto, se você quiser um projetor que possa ser movido entre as salas (ou levar ao ar livre), esse pode ser um motivo para optar por um projetor comercial .

2. Simples de usar


Um dos principais pontos de venda dos projetores empresariais é a facilidade de uso. Eles são projetados para que qualquer pessoa no escritório possa configurá-los onde quer que precisem. Foi-se o tempo em que os projetores eram responsabilidade do departamento de TI.

Novamente, a simplicidade pode ser algo que você está procurando em um projetor de home theater, e os projetores de negócios geralmente também são mais responsivos. No entanto, a simplicidade tem um preço, que é a falta de “ajuste”.

3. Brilhante


Os projetores comerciais geralmente são muito mais brilhantes do que os projetores domésticos , simplesmente porque eles são projetados para preencher espaços muito maiores. Além disso, eles geralmente estão equipados para lidar com salas com mais luz ambiente, especialmente porque os escritórios com paredes de vidro se tornaram moda.

Para um projetor de home theater, talvez você não precise desse brilho. As salas de home theater geralmente não serão tão grandes quanto os escritórios, embora se o seu for, então bom para você! Da mesma forma, a maioria das pessoas tem cortinas ou persianas em suas salas de home theater, o que significa níveis mais baixos de luz ambiente.

4. Conexões de entrada


Os projetores empresariais são construídos com o maior número possível de conexões de entrada diferentes. Eles geralmente incluem opções como VGI, HMDI, USB, DVI e muito mais. Os projetores empresariais são projetados para serem versáteis e conectados a uma ampla variedade de dispositivos usados ​​em um ambiente empresarial.

Geralmente, os projetores domésticos vêm com a variedade de conexões necessárias para mídia doméstica. Isso incluirá opções como DVI e HDMI, mas possivelmente não USB. No entanto, existem maneiras de contornar esse problema, especialmente se você tiver outros dispositivos de mídia em seu home theater, como um console de jogos.

Projetores domésticos



1. Resolução mais alta


Os projetores domésticos geralmente têm uma resolução muito maior do que os projetores comerciais porque eles são projetados para lidar com coisas como Blu-Ray e vídeo 4K. A maioria dos dispositivos de mídia funciona em alta definição e toda a TV ao vivo é exibida em canais HD, portanto, a resolução é uma de suas principais preocupações ao comprar um projetor.

Os projetores comerciais geralmente funcionam em resolução mais baixa porque raramente lidam com vídeos e, portanto, são otimizados para documentos e outras mídias. Você provavelmente também descobrirá que suas resoluções nativas seguem a formatação do computador, em vez da TV.

2. Melhor taxa de contraste


Os videófilos provavelmente já sabem tudo sobre a taxa de contraste, mas para aqueles que são novos na cena, a taxa de contraste é a diferença entre as áreas mais claras e mais escuras da imagem.

No início do vídeo HD, a taxa de contraste era a última moda, e uma taxa mais alta resulta em pretos mais escuros e cores mais nítidas.

Isso é obviamente fundamentalmente importante se você estiver assistindo a filmes. Os projetores empresariais não precisam de altas taxas de contraste porque as imagens não precisam ser tão nítidas e impressionantes em um ambiente empresarial. Você pode encontrar projetores empresariais com altas taxas de contraste, mas são caros.

3. Conexões otimizadas


Como mencionei acima, os projetores domésticos são otimizados para entrada de mídia visual e, portanto, priorizarão HMDI e DVI em relação a outras conexões.

Muitos também terão maneiras de conectar laptops e computadores, mas podem não apresentar tantas opções quanto um projetor comercial.

A conectividade é obviamente importante para um projetor de home theater, mas imagino que seja provável que você tenha maneiras de contornar a perda de algumas conexões. Por exemplo, a maioria dos consoles de jogos tem entradas USB e, desde que você possa conectar um computador ao projetor, suas opções são infinitas.

4. Relação de projeção mais adequada


A taxa de projeção é essencialmente a distância necessária entre o projetor e a imagem que está projetando para obter as melhores condições de visualização.

Como regra geral, para cada metro de largura de sua imagem, seu projetor precisa estar a 60 centímetros de distância . Você terá muitas opções de proporção de projeção com projetores domésticos porque existem modelos projetados para salas grandes e pequenas.

Os projetores comerciais, por outro lado, geralmente são projetados para salas maiores e, portanto, terão proporções de projeção maiores . Seu espaço de home theater provavelmente não é tão grande quanto um escritório e, portanto, você precisa de uma taxa de projeção menor para aproveitar ao máximo sua imagem.

Geralmente, os projetores domésticos serão mais adequados para suas necessidades de home theater, pois foi exatamente para isso que eles foram projetados.

No entanto, pode haver algumas situações em que você preferiria a portabilidade e a facilidade de uso de um projetor comercial. Continue lendo para saber mais informações sobre o que considerar ao escolher o tipo certo de projetor.

O que procurar em um projetor de home theater


Escolher seu projetor de home theater não deve ser uma decisão rápida. Você deve considerar exatamente para o que planeja usá-lo, quais serão suas principais fontes de entrada e coisas importantes como contraste e brilho.

O vídeo abaixo lhe dará uma boa ideia sobre o que procurar:
Como escolher um projetor de home theaterAssista a este vídeo no YouTube.
No entanto, aqui estão os principais fatores que considero importantes ao escolher um projetor de home theater.

1. Brilho


O brilho do projetor é medido em lúmens e deve ser um dos primeiros fatores que você considera ao fazer uma compra. Os projetores domésticos começam em 1.000 lúmens, o que é ideal para home theaters com quase nenhuma luz ambiente.

Se você optar pela extremidade inferior da escala de lúmen, considere comprar persianas ou cortinas opacas (supondo que haja janelas em sua sala de home theater).

Se sua sala tiver um nível de luz ambiente que você não consegue bloquear, procure projetores com classificação de brilho de 1.500 lúmens ou mais . Estes serão adequados para home theaters com janelas que não podem ser completamente bloqueadas com cortinas ou persianas.

Para salas com muita luz ambiente, você deve estar mais próximo de 3.000 lúmens , embora isso esteja entrando no território do projetor de negócios, e você deve considerar resolver seu problema de luz ambiente.

A maioria dos fabricantes fornecerá uma classificação de lúmen para seus projetores, e alguns até indicarão para que tipo de ambiente é adequado. No entanto, se não o fizerem, existem muitos guias úteis on-line que fornecerão medições e conselhos.

2. Qualidade da imagem


A qualidade da imagem é novamente um dos fatores mais importantes a serem considerados. Afinal, você quer que seu projetor seja capaz de lidar com a qualidade de seus dispositivos de entrada.

Hoje em dia, a maioria dos projetores domésticos vem com a resolução 1920 x 1080 como padrão, que lida com imagens HD 1080p.

No entanto, você também encontrará projetores com uma resolução de 1280 x 800, chamada Wide XGA. Normalmente, essa é a resolução usada por projetores comerciais e pode fornecer imagens HD, mas não são tão nítidas quanto as fornecidas por projetores HD.

Certifique-se de comprar seu projetor com base na mais alta qualidade de imagem fornecida por seus dispositivos de entrada, pois você sempre pode usar proporções mais baixas, se necessário.

Há também um mercado crescente para projetores que lidam com 4K Ultra HD, mas obviamente são muito mais caros. Com o tempo, a tecnologia ficará progressivamente mais barata de fabricar, mas se você quiser “provar o futuro” do seu home theater, considere investir o dinheiro agora para economizar na compra de um projetor substituto em alguns anos.

3. Proporção


A proporção nativa de um projetor é a proporção padrão que ele usa para produzir imagens. Os projetores domésticos geralmente vêm com proporções nativas de 16:9, 16:10 e 4:3. A mídia doméstica (DVDs, TV, Blu-Ray etc.) geralmente é codificada para a proporção de 16:9, portanto, esse deve ser o foco principal de um projetor de home theater.

Os projetores comerciais geralmente têm uma proporção de 4:3, pois é mais adequado para documentos e apresentações. No entanto, alguns também oferecerão proporções de tela widescreen 16:9 para acomodar a tendência crescente de widescreen em dispositivos de computador.

Você pode executar mídia widescreen em projetores 4:3, embora acabe com o que chamamos de letterboxing. Isso provavelmente é algo com o qual você está familiarizado se assiste a filmes antigos, e são simplesmente as barras pretas que aparecem ao redor da imagem porque é a proporção errada.

Embora isso não seja o fim do mundo, você deve evitá-lo, se possível, porque isso afetará sua experiência de visualização.

4. Instalação


A colocação do seu projetor é importante e será decidida principalmente pela distância de projeção. Quase todos os projetores podem ser montados no teto ou em um gabinete.

Alternativamente, você tem a opção de mantê-lo em uma mesa. Os projetores modernos não são muito pesados, e mantê-los em uma mesa lhe dará a opção de movê-los pela casa, se desejar.

Montar seu projetor de home theater no teto dá à sua sala uma aparência mais elegante, e significa que você não precisa mexer na configuração do projetor toda vez que quiser usá-lo. Os projetores projetados para uso doméstico são mais bem montados porque não são necessariamente destinados ao transporte.

Os projetores empresariais serão uma escolha melhor se você quiser portabilidade , mas como mencionei, isso significará reorientar seu projetor toda vez que você quiser usá-lo.

Além disso, seu home theater parecerá um pouco mais confuso porque você terá fios ao redor de sua área de visualização, mas isso não é algo que incomoda a todos.

Os prós e contras de projetores domésticos e projetores comerciais


Ao examinar a diferença entre projetores domésticos e empresariais, descobri que não há muitas diferenças entre eles, mas mesmo essas pequenas diferenças terão um grande impacto na qualidade de visualização em seu home theater.

Realisticamente, ambos podem ser usados ​​em um home theater, mas sua decisão deve ser baseada em suas necessidades. Para realmente detalhar para você, aqui está uma lista dos prós e contras de cada tipo de projetor.

Projetor de Negócios

Prós

  • Os projetores empresariais são capazes de produzir imagens muito mais brilhantes, adequadas para salas com níveis mais altos de luz ambiente. Isso ocorre porque eles precisam ser adequados para visualização em um ambiente de escritório, que geralmente é muito mais claro do que um home theater.
  • Eles geralmente são menores e mais leves que os projetores domésticos. Isso ocorre porque eles foram projetados para serem portáteis e convenientes para usuários corporativos.
  • Os projetores empresariais são fáceis de configurar, e a maioria é plug-in e pronto. Eles foram projetados para serem usados ​​por especialistas e novatos, tornando-os bastante práticos para um ambiente de negócios.
  • Os projetores comerciais geralmente são otimizados para projeções baseadas em computador e, portanto, têm resoluções e proporções adequadas para telas de computador. Embora eles possam lidar com mídia de vídeo, pode haver alguns problemas com o letterboxing.
  • Eles geralmente respondem mais rápido do que os projetores domésticos, mas isso é um efeito colateral de sua portabilidade. Se um projetor foi projetado para ser configurado em tempo real, ele precisa ser rápido para ligar e aquecer.

Contras

  • Como eles são projetados principalmente para documentos e apresentações, sua resolução não será nem de longe tão boa quanto a dos projetores domésticos. Isso pode não ser um problema se você quiser apenas assistir a DVDs, mas perceberá alguns problemas com mídia e jogos em HD.
  • Seu formato fácil de usar significa que não há tantas opções de personalização, algo que os verdadeiros fanáticos de home theater certamente sentirão falta. Muitas pessoas gostam de ter controle total sobre seus dispositivos de mídia, e isso é algo que você perderá com um projetor empresarial.
  • Sua portabilidade significa que haverá alguns sacrifícios na qualidade de construção. Mesmo no nível mais básico, as peças mais leves não serão tão duráveis ​​e podem resultar em você ter que pagar por reparos caros se o seu projetor sofrer alguns solavancos.

Projetores domésticos

Prós

  • Os projetores domésticos são projetados especificamente para lidar com as resoluções necessárias para a mídia doméstica. Isso significa que sua resolução e proporção nativas serão para imagens widescreen de alta definição, que cobrem quase todas as mídias de vídeo modernas.
  • Eles têm taxas de contraste mais altas e, portanto, podem fornecer cores mais nítidas e pretos mais profundos. Se você está investindo em um home theater, quer aproveitar ao máximo sua mídia.
  • Os projetores domésticos também são otimizados para conexões de entrada de mídia doméstica, incluindo HDMI e DVI. Isso significa que você deve estar coberto para todos os dispositivos que normalmente deseja conectar ao projetor.
  • Os projetores domésticos têm proporções de projeção mais adequadas para home theaters. Muitos são projetados para trabalhar em salas menores, pois a maioria das pessoas não tentará preencher um espaço do tamanho de um escritório.
  • Eles são adequados para montagem em um local permanente em seu home theater, embora a portabilidade ainda seja uma opção, se você precisar.

Contras

  • Você não terá tantas opções de conexão quanto um projetor comercial, mas isso não deve ser um problema, pois muitos computadores modernos podem ser conectados a um cabo HDMI.
  • Os projetores domésticos costumam ser mais lentos para responder e ligar do que os projetores comerciais.
  • Eles também são mais pesados ​​e, portanto, não são tão fáceis de transportar pela casa.
  • Se você estiver procurando por resoluções mais altas (pense em 4K), esteja preparado para pagar muito mais dinheiro do que pagaria por um projetor comercial de boa qualidade.

Negócios vs. Projetores de Home Theater:Considerações Finais


A principal coisa que descobri comparando projetores domésticos e empresariais é que as maiores diferenças decorrem da qualidade da imagem.

Se você está procurando um projetor para seu home theater, a qualidade da imagem certamente será sua principal prioridade. Se for, fique com um projetor doméstico, pois eles serão muito mais adequados às suas necessidades.

Os projetores empresariais ainda funcionam, mas não têm potência suficiente para fornecer os pretos profundos e as imagens nítidas que você deseja em seu home theater.

Leia meus artigos a seguir relacionados a projetores

  • Assistindo TV em um projetor de home theater
  • Projetor de LED vs. TV LED

Além disso, confira meus projetores de home theater favoritos.