>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

5 dicas para escolher os melhores projetores de home theater


As TVs de tela grande são ótimas, mas não há nada como assistir a um filme em casa usando um projetor de home theater para levar o entretenimento ao próximo nível. Projetores adequados para configurações de Home Theater já existem há algum tempo, mas nunca foram mais acessíveis ou mais amplamente usados ​​do que são hoje, em parte porque se tornaram muito mais acessíveis.

Os preços caindo são uma ótima notícia, já que a maioria de nós, audiófilos de home theater, gastaria todo o nosso dinheiro nos sistemas de som surround e deixaria nossos projetores e TVs como a última escolha. Atualizaríamos quando o dinheiro e o tempo permitissem, se você entende o que quero dizer.

Se você não estiver familiarizado com os sistemas de home theater, pode ser difícil escolher o projetor certo. Há muitas especificações a serem consideradas, e você precisa gastar algum tempo pensando em sua configuração e em como planeja usar o projetor de vídeo em seu sistema de home theater. Aqui estão 5 dicas para ter em mente que tornarão as compras um pouco mais fáceis.

1. Entenda a proporção.


A relação de aspecto é a forma da imagem de exibição ou área de visualização. Sim, na maioria são todos retangulares, mas há outras coisas a considerar quando se trata do tamanho da tela de projeção. Existem duas proporções para escolher, 16:9 e 4:3.

As imagens de televisão tradicionais estão em uma proporção de 4:3. Essas imagens não são HD, então 4:3 está se tornando cada vez mais desatualizado. Dito isto, ainda funciona bem com alguns programas de TV e consoles de videogame. A proporção 16:9 é a mesma usada em HDTV e é a mais usada para televisão, jogos e filmes. As chances são de que um projetor de cinema em casa com uma proporção de 16:9 seja a melhor escolha.

Ao pensar em relação de aspecto em relação a um projetor de home theater, porém, você deve pensar em quanto espaço você tem para projetar uma imagem que você possa ver confortavelmente. 16:9 é ótimo, mas se o seu sofá estiver muito perto da tela do projetor, você não poderá ver tudo confortavelmente.

2. Considere o brilho.


Fonte:canva.com

O brilho para projetores de home theater é medido em lúmens. A maioria dos projetores varia entre 800 e 3000 lumens. O brilho também depende de fatores externos, como a quantidade de luz em sua sala de home theater e o tamanho da superfície de projeção. Quanto menor a tela, menos lúmens você precisará para obter uma imagem brilhante. Portanto, se você planeja usar seu projetor fora, onde há luzes de varanda e luzes de rua ao redor, ou em uma sala com muita luz ambiente, você precisa de um projetor com mais lúmens.

Geralmente, os projetores atuais com menos de 1000 lúmens são os mais acessíveis, mas você precisa usá-los em uma sala onde não haja muita luz ambiente. Eles também funcionam melhor em uma pequena superfície de visualização. Se você tem uma sala de família no porão, onde pode bloquear qualquer luz ambiente, um projetor com menos lúmens provavelmente funcionaria bem.

Por outro lado, se você tiver uma tela grande e muita luz ambiente, procure algo com entre 1000 e 2000 lumens. Escolha 2.000 a 3.000 lúmens para telas grandes em salas com muita luz ambiente.

3. Conheça a tecnologia.


Fonte:canva.com

A parte mais importante de um projetor de home theater é a qualidade da imagem. Existem dois tipos básicos de projetos, processamento digital de luz ou DLP e display de cristal líquido ou LCD. Você não pode realmente determinar o que é melhor para você se entender um pouco mais sobre DLP e LCD e conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.

Processamento de luz digital


Os projetores DLP usam espelhos para produzir imagens suaves e precisas. Eles têm uma alta taxa de contraste sem sombras e são a opção mais acessível. Por outro lado, eles não são tão brilhantes quanto os projetores LCD, então você precisa de uma sala escura para melhor visualização. Você também pode obter um efeito de arco-íris na tela e a imagem tem um número limitado de pixels, então não é o melhor se você estiver preocupado com alta definição.

Visor de Cristal Líquido


Os projetores de home theater LCD usam chips de LCD vermelho, azul e verde para projetar imagens. Existem algumas variantes de projetores LCD:LCOS ou cristal líquido em silício; D-ILA ou amplificação de luz digital; e SXRD ou tela refletiva de cristal de silício. Não se prenda muito a isso, porém, eles são basicamente todos iguais. HD-ILA é a versão do LCOS da JVC e o SXRD é a versão da Sony.

Alguns dos melhores recursos de um projetor LCD são que eles são extremamente compactos e a imagem é realmente brilhante, então você pode configurá-los em mais lugares sem ter que se preocupar tanto em perder a qualidade da imagem. As imagens também têm ótima saturação de cor. As desvantagens são que eles podem perder qualidade ao longo do tempo e você pode começar a ver pixels mortos. Um projetor LCD também é significativamente mais caro que o DLP.

4. A resolução é a chave para uma imagem nítida.


Fonte:canva.com

A resolução refere-se à densidade de pixels. Quanto maior a resolução, mais pixels haverá e mais nítida será a imagem. A densidade de pixels mais comum e acessível é 1280 x 720, o que deve ser bom o suficiente para a maioria dos aplicativos. Se você deseja a melhor imagem possível e está disposto a pagar mais por isso, confira os projetores com resolução de 1920 x 1080.

5. Não se esqueça da distância de arremesso.


A distância de projeção é o espaço entre a tela e a lente do projetor, e é importante considerar. Por exemplo, se você tem um projetor com uma distância de projeção de três e sua tela de projeção tem um metro e meio de largura, isso significa que você deve colocar o projetor a 4,5 metros da tela. O que deve ser lembrado sobre a distância de projeção é o seguinte:você tem espaço suficiente para colocar o projetor o mais longe possível da tela?

Felizmente, existem muitas opções. Os projetores de longo alcance são projetados para salas com muito espaço, portanto, se você tiver uma grande sala de estar, poderá aproveitá-la. Um projetor de curto alcance é feito para espaços pequenos, e existem até opções de alcance ultracurto que só precisam ser colocadas a um ou dois pés da tela. Dito isto, os projetores de curto alcance são mais caros do que os de longo alcance.

Escolhendo os melhores projetores de home theater para o seu espaço


Você pode pensar que está feliz com sua grande TV de tela plana, mas até assistir a um filme do seu sofá usando um projetor de home theater, você não sabe o que está perdendo. Escolher o modelo certo pode ser complicado, especialmente se você não estiver familiarizado com projetores. Leve em consideração a proporção, o brilho, o tipo de sistema de projeção, a resolução e a distância de projeção, e você não deverá ter problemas para escolher o melhor projetor para o seu home theater.

Se você está planejando uma aventura ao ar livre, certifique-se de planejar a melhor noite de cinema em casa e emparelhá-la com uma ótima tela de projetor ao ar livre.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em deixá-los nos comentários abaixo e farei o meu melhor para respondê-los.

Fonte da imagem em destaque:canva.com