>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Projetores de Home Theater

Tudo sobre assistir TV em um projetor de home theater


Uma das minhas coisas favoritas sobre a construção de um home theater é a opção de atualizar massivamente sua tela de visualização. Achei um projetor ótimo para minhas necessidades, mas não atende a todas as situações.

Então, você pode assistir TV em um projetor de home theater?

Não há absolutamente nada que impeça você de assistir a qualquer coisa que você goste de TV em um projetor de home theater. Considerando que praticamente todas as suas visualizações serão feitas usando dispositivos digitais (caixa de satélite, console de jogos, caixa de streaming etc.), eles podem ser facilmente conectados a um projetor.

Confira minhas principais recomendações para projetores.



No entanto, como mencionei, um projetor de home theater não será adequado para todas as situações, e as TVs geralmente superam os projetores em várias frentes diferentes.

Decidi dar uma olhada mais detalhada sobre como os projetores são fáceis de usar e os momentos em que você pode querer ficar com uma TV. Este artigo aborda os benefícios de usar um projetor, mas também as situações em que a TV ganha.

Como você pode assistir TV em um projetor de home theater?


Descobri que conectar um projetor à sua configuração de home theater é surpreendentemente fácil, principalmente se você já fez toda a fiação até agora.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é substituir o projetor pela TV e ele possui as mesmas conexões de saída/entrada na parte traseira, o que significa que deve haver muito pouco problema.

Aqui está uma lista de dispositivos que você não deve ter problemas para conectar a um projetor:
  • Caixa receptora de satélite ou caixa de cabo
  • Console de jogos
  • Reprodutor de DV/Blu-Ray
  • VCR
  • Caixa de streaming (caixa Android ou Apple TV)

No entanto, você não poderá assistir TV ao vivo no projetor se o sinal for recebido diretamente pela TV. Algumas TVs têm receptores de satélite HD integrados para evitar que você precise comprar uma assinatura de satélite ou cabo.

Como não há como conectar uma TV diretamente ao projetor, você não poderá assistir TV ao vivo dessa maneira. Dito isso, esse provavelmente será o cenário menos provável, pois é justo supor que alguém que está montando um home theater já possui uma extensa coleção de dispositivos de mídia.

Portanto, desde que você use um desses dispositivos para assistir TV, deve haver muito pouco problema para conectar tudo. Mas isso não responde à pergunta se um projetor é realmente a escolha certa para o seu home theater. Continue lendo para obter mais informações que devem ajudá-lo a responder a essa pergunta.

Projetor vs. TV, qual é melhor?


Os projetores fazem uma grande diferença em uma configuração de home theater, principalmente se você investiu muito dinheiro em um bom sistema de som e deseja um sistema de vídeo compatível.

Um projetor realmente muda as coisas da sala de estar para o home theater sem muito incômodo. O maior fator decisivo será, obviamente, o espaço.

Embora os projetores e as telas em si não ocupem tanto espaço, você precisa ter seus assentos na distância correta da tela para uma visualização confortável. Muitas pessoas provavelmente não terão espaço para isso, mas isso será discutido com mais detalhes posteriormente.

Aqui estão as principais coisas a considerar ao decidir entre uma TV ou um projetor.
  1. Custo


O custo nem sempre deve ser a principal prioridade na compra de um novo equipamento, mas é para muitas pessoas. De um modo geral, a relação tamanho/custo favorece massivamente os projetores. Isso ocorre simplesmente porque uma TV (digamos 60”) requer uma tela de 60” e todo o equipamento necessário para alimentá-la.

Um projetor com tela de 60” é muito mais barato porque a tela é feita apenas de tecido e, na maioria das vezes, o mesmo projetor pode atender uma tela de 50” ou 100”. Isso lhe dá mais liberdade para se divertir em um bom projetor e depois comprar uma tela adequada.
  1. Resolução


Tanto as TVs quanto os projetores têm praticamente os mesmos recursos de resolução. Cabe a você investir em tecnologia 4K (sem dúvida o futuro da visualização) ou ficar com 1080p HD.

Do jeito que está, você precisaria de uma TV muito grande para realmente se beneficiar da resolução 4K, pois o aumento de pixels se torna quase indistinguível quando você usa uma TV menor. É quando os projetores realmente brilham porque tendem a fornecer uma tela grande o suficiente para se beneficiar da resolução aumentada.

Portanto, este ponto não está dizendo que os projetores vencem, mas se resume à resolução que você deseja e se deseja se beneficiar dessa atualização. Se você fizer isso, então um projetor é provavelmente o caminho a seguir.
  1. Tamanho da tela


Este ponto é quase um acéfalo, mas os projetores definitivamente saem por cima aqui. As TVs geralmente param em torno de 80”, embora haja maior se você estiver procurando o suficiente.

As telas do projetor, no entanto, podem ser tão grandes quanto você quiser. Isso lhe dá muito mais liberdade se você quiser uma tela enorme em seu home theater, mas se estiver procurando por uma tela de tamanho padrão, talvez seja melhor ficar com uma TV. Em tamanhos menores (pense 50 ”ou mais), eles ainda oferecem ótima qualidade e resolução.
  1. Manutenção


De um modo geral, as TVs não requerem manutenção, e as peças envolvidas geralmente duram o suficiente para você substituir a TV antes que algo quebre.

Os projetores, por outro lado, provavelmente precisarão de mais manutenção, mas isso dependerá do tipo que você decidir comprar. Os projetores de LED realmente não precisam de nada, enquanto se você comprar um com uma lâmpada, verá que isso precisará ser substituído com razoável regularidade.

Você também precisará limpar a poeira do projetor para impedir que ele se quebre. No entanto, esses não são problemas enormes, mas se a manutenção for um disjuntor completo para você, fique com uma TV.
  1. Brilho


Este é possivelmente um dos pontos mais importantes, pois sua preferência dependerá de quão escuro é o seu quarto.

Um projetor não produz tanta luz quanto uma TV e, portanto, requer uma sala muito mais escura. No entanto, se você estiver construindo um home theater, é provável que tenha comprado cortinas blackout. Se for esse o caso, vá em frente e pegue um projetor.

No entanto, uma TV pode atender praticamente qualquer sala sem a necessidade de cortinas opacas. Em um ambiente particularmente escuro, um projetor será melhor porque a imagem mais escura facilitará a visualização.
  1. Contraste


Os projetores de home theater são capazes de taxas de contraste incríveis se você estiver disposto a gastar o dinheiro. As TVs também são capazes de excelentes taxas de contraste, dependendo da tecnologia da tela.

O fator decisivo aqui deve ser novamente o brilho da sala, pois uma imagem fraca torna a questão do contraste irrelevante.

Se você tem uma sala escura, compre um projetor e aproveite a taxa de contraste. Caso contrário, fique com uma TV, que ainda fornecerá um ótimo contraste. Eu recomendo que você leia meu artigo sobre tipo e cor de telas de projetor que fala sobre a relação entre brilho e cor da tela.

Descobri que, para minhas necessidades pessoais, um projetor é uma escolha melhor. Tenho espaço para sentar longe o suficiente da tela para que isso não seja um problema, e também investi em cortinas blackout para remover o problema de brilho.

No entanto, as TVs ainda fazem um ótimo trabalho, mas se você estiver realmente dedicado a construir o melhor home theater possível, invista em um projetor.

Qual ​​é o tamanho de tela ideal para meu home theater?


O maior problema que limita a maioria das pessoas ao decidir sobre um projetor é o tamanho da tela que sua sala pode suportar. Isso não significa apenas o tamanho físico da tela, embora isso possa impedir muitas pessoas, mas também se refere à distância de visualização.

Esta é a distância que você pode sentar confortavelmente da tela e a visualização é aceitável. Sentar-se muito perto de uma tela pode causar dores de cabeça e problemas oculares, portanto, é bom acertar. Leia este guia sobre distâncias de visualização.

Certifique-se de que qualquer tela que você comprar vai caber na parede que você pretende usar. Esta deve ser sua primeira verificação e, obviamente, envolverá algumas medições.

As telas do projetor são medidas da mesma forma que as telas de TV:na diagonal. Para os propósitos deste artigo e quaisquer cálculos, vou usar uma tela de 120”. Este é um dos tamanhos mais populares para home theaters e facilita um pouco as coisas.

Então, primeiro você precisa de uma parede com uma área grande o suficiente livre. Uma tela típica de 120", 16 x 9 tem 105" de comprimento e 59" de altura, portanto, verifique o tamanho do espaço. Você pode encontrar medições relevantes com muita facilidade online, embora muitos fabricantes devam ter essas informações disponíveis nas descrições dos produtos.

Com uma tela de 120” na proporção de 16 x 9, você deve ficar entre 13 e 16 pés de distância da tela do projetor. Isso dará espaço suficiente para que seus olhos não trabalhem muito, mas também significa que você está perto o suficiente para apreciar a imagem.

Como mencionei, esses cálculos são feitos para dar uma ideia aproximada do tipo de espaço que você está olhando, mas você pode usar esta calculadora de distância de visualização para medições exatas.

As duas últimas coisas que você precisa considerar são o tamanho do projetor e a proporção. Sua tela de tamanho padrão terá uma proporção de 16 x 9, que é a mais comum e mais fácil de trabalhar.

Existem outros tamanhos de tela disponíveis, e você deve escolher o que for certo para o seu quarto, mas apenas certifique-se de que todo o seu equipamento seja compatível com a proporção.

Finalmente, há o tamanho do projetor. Como mencionei anteriormente, um projetor só é capaz de emitir tanta luz e, portanto, você deve investir em projetores maiores e mais potentes à medida que começa a olhar para telas maiores.

O brilho do projetor é medido em lúmens, e quanto maior o número, mais brilhante será a imagem. Certifique-se de que seu projetor tenha a classificação de lúmen correta para o tamanho da tela e a proporção que você deseja instalar.

Que tipo de projetor é adequado para um home theater?


Escolher o tipo certo de projetor é outro fator importante a ser considerado. Existem três tipos principais de projetor disponíveis:LED, LCD e DLP. Todos eles têm suas próprias vantagens e desvantagens, e definitivamente terão um impacto na sua decisão de compra. Leia também meu artigo sobre projetores LED vs TV LED.

Aqui estão algumas dicas úteis sobre como escolher o tipo certo de projetor:
  • DLP significa processamento de luz digital e é o único a usar uma lâmpada. A vida útil padrão de uma lâmpada DLP é entre 2.000 e 5.000 horas, portanto, você pode substituí-la com bastante frequência se a estiver usando regularmente. Além disso, pode haver alguma evidência de bandas se usado por longos períodos de tempo.
  • No entanto, os projetores DLP são muito mais rápidos para responder do que os outros tipos e produzem imagens muito nítidas. Isso os torna mais adequados para salas mais claras.
  • LCD significa tela de cristal líquido, que é a tecnologia usada na grande maioria das TVs e telas de computador modernas. A tecnologia ainda é eficaz e geralmente é mais barata.
  • Embora exijam pouca manutenção em termos de partes móveis, os projetores LCD precisam de limpeza regular dos filtros e têm taxas de contraste mais baixas do que os outros tipos.
  • LED significa diodo emissor de luz e é outra tecnologia padrão. A vida útil dos LEDs é incrível e, teoricamente, nunca deve acabar. Eles geralmente são muito mais compactos, então são perfeitos para quem tem menos espaço.
  • No entanto, os projetores de LED são os mais escuros e, portanto, são realmente adequados apenas para as salas mais escuras. Se você decidir optar por um projetor de LED, invista em algumas cortinas blackout.

Todos esses tipos de projetor são capazes das mesmas resoluções, então não pense nisso ao decidir. Quando estava decidindo que tipo de projetor comprar, descobri que os fatores mais importantes eram o brilho e a manutenção.

No final, optei por um projetor LCD porque a limpeza do filtro parecia ser a menor quantidade de trabalho envolvida. No entanto, recomendo fazer muita pesquisa sobre os diferentes tipos para ver qual seria adequado para o seu home theater.

Onde você deve montar um projetor?


A montagem de um projetor é provavelmente uma das partes mais importantes de todo o trabalho. Isso não apenas afetará suas opções futuras para mover tudo, mas também afetará a aparência geral do seu home theater.

Expliquei todo o processo, mas você pode assistir ao pequeno vídeo abaixo para facilitar a compreensão.
Como montar um projetorAssista a este vídeo no YouTube.
As duas opções principais são montadas no teto e na mesa e, embora possa não parecer muito, vale a pena considerar as duas opções. Aqui estão algumas dicas gerais para decidir sobre o posicionamento do projetor.

Projetor montado no teto


Montar seu projetor de home theater no teto dará à sua configuração uma aparência muito mais limpa e significa que você não precisa se preocupar com cabos que passam pelo chão.

Seu projetor precisará ser conectado a dispositivos de entrada, portanto, sempre leve isso em consideração ao considerar o posicionamento e onde você planeja montá-lo.

A montagem de um projetor no teto também lhe dará um posicionamento fixo, o que significa que você não precisa se preocupar em acertar a distância toda vez que quiser usá-lo.

No entanto, por outro lado, está o fato de que o posicionamento do seu projetor será fixo, o que não é ideal em todas as situações. Por exemplo, se você mudar de tela ou quiser conectar um dispositivo diferente ou usar uma proporção diferente, precisará mover o projetor.

A montagem no teto é uma escolha muito mais permanente, portanto, considere isso se você puder mover seu home theater em algum momento.

Projetor de mesa


A outra opção principal é colocar seu projetor em uma mesa. Isso é ideal se você quiser mover seu projetor para outro lugar, como o jardim no verão, e a maioria é muito leve, então isso não deve ser um problema. Ele também permite que você altere sua distância de visualização sempre que quiser, como se você alterasse o tamanho da tela.

Por outro lado, está o fato de que você precisará configurar seu projetor toda vez que quiser usá-lo. Se você o tirou de algum lugar, isso pode significar ter que reorientar. Além disso, seu home theater não terá a mesma aparência limpa de um projetor montado no teto, e você também pode ter fios em todos os lugares, o que pode ser um risco de tropeçar.

Achei a melhor configuração para um projetor montado no teto, mas isso não será adequado para todos. A montagem no teto facilita as coisas se você planeja usá-lo apenas em seu home theater, mas se quiser levar seu home theater para outro lugar, coloque o projetor em uma mesa.

Considerações finais sobre o uso de um projetor para assistir TV


Assistir à TV em seu projetor é totalmente possível e definitivamente o caminho a seguir se você quiser uma configuração adequada de home theater.

É muito fácil conectar dispositivos a um projetor, e eles também são muito fáceis de configurar. No entanto, os projetores não cobrem todas as situações e, se você estiver usando uma sala pequena, provavelmente será melhor ficar com uma TV.

Um projetor é uma ótima opção se você tem espaço e faz tudo o que sua TV pode. Seja qual for a opção que você escolher, apenas certifique-se de que é a melhor opção para suas necessidades.