>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Você pode usar qualquer bateria para áudio automotivo?


As baterias de carro instaladas na fábrica são projetadas para alimentar o estéreo do carro serial e outros componentes elétricos padrão do carro. Se você planeja instalar um aparelho de som potente em seu carro ou atualizar o sistema de som existente, considere adicionar outra bateria.

Um poderoso sistema de som automotivo drenará sua bateria existente mais rapidamente e afetará o desempenho de outros componentes elétricos, como faróis. Por conta disso, muitos estão se perguntando se podem usar qualquer bateria para som automotivo? Bem, vamos descobrir.

Como regra geral, você não deve usar uma bateria aleatória para áudio de carro. Embora todas as baterias de carro sejam de 12V, elas são diferentes na amperagem e possuem especificações diferentes para diferentes modelos de carros. Portanto, você deve usar uma bateria para o áudio do carro que possa fornecer potência suficiente e estável.

Neste artigo, abordarei os conceitos básicos de que tipo de baterias você pode usar e seu impacto no desempenho do seu sistema de som e como selecionar uma bateria para o áudio do seu carro.

Que tipo de bateria você pode usar para áudio automotivo?


Existem muitos tipos de baterias que você pode usar para o áudio do carro. A seleção da bateria para o áudio do carro depende apenas do modelo do seu carro e do consumo total de energia do som do carro e dos amplificadores instalados.

Existem seis tipos de baterias adequadas para áudio automotivo:
  • baterias de cálcio
  • baterias de ciclo profundo
  • baterias de célula úmida
  • baterias de íons de lítio
  • Baterias AGM
  • Baterias EFB

Saber a diferença entre eles ajudará você a determinar qual deles melhor se adapta ao áudio do seu carro.

Baterias de cálcio


São baterias de chumbo-ácido e, em vez de usar antimônio em suas grades, essas baterias usam componentes de cálcio, que são adicionados às placas negativas e positivas.

Você pode usá-los em sistemas potentes e, devido à presença de um ácido, essas baterias são menos afetadas por condições climáticas extremas. Como resultado, eles têm uma vida útil mais longa do que outras baterias, embora não sejam as mais eficazes.

Baterias de ciclo profundo


As baterias de ciclo profundo podem fornecer corrente constante por um longo tempo. Eles podem ser carregados e descarregados repetidamente sem causar danos à bateria.

Eles são projetados para veículos que usam muitos componentes eletrônicos e os requisitos de energia são altos, como amplificadores pesados ​​ou estéreos.

Baterias de célula úmida


As baterias de célula úmida são feitas de ácido sulfúrico, placas de chumbo e água e às vezes são chamadas de baterias de chumbo-ácido. Eles são os mais populares e baratos de todos os tipos.

Para um bom funcionamento, estas baterias requerem uma boa solução eletrolítica (nível de água) em cada célula. Caso contrário, pode causar derramamentos de ácido ou às vezes inchar. Além disso, as tampas da bateria devem ser bem fechadas para evitar a evaporação da solução.

Baterias AGM


As baterias Absorbed Glass Mat ou AGM são chamadas de baterias de célula seca. Em vez de líquido como eletrólito, essas baterias usam pasta ou gel com consistência que permite o livre fluxo de eletrólitos.

Como as baterias AGM são seladas, elas exigem pouca manutenção e duram mais do que as baterias convencionais.

Eles também são mais ecológicos porque não há ácido presente.

Baterias EFB


EFB significa Baterias Inundadas Aprimoradas, que também são conhecidas como baterias inundadas avançadas.

As baterias EFB possuem baixa resistência interna e possuem ciclos de carregamento duas vezes mais longos.

Essas baterias são adequadas para sistemas automáticos de start-stop e, se você quiser substituí-las, uma bateria AGM mais potente é a melhor opção.

Baterias de íon de lítio


Essas baterias são leves e mais caras do que outros tipos. Eles fornecem uma tensão mais constante do que outras baterias e descarregam muito mais lentamente.

As baterias de íon de lítio não são tão robustas quanto os outros tipos e exigem proteção contra sobrecarga e descarga.

Eles podem sobreviver até 500-1000 ciclos de carregamento, mas à medida que a tecnologia avança, esse número também aumenta.

As baterias de íon de lítio requerem um carregador especial, ou você reduzirá significativamente sua vida útil.

Agora que você conhece os tipos de baterias disponíveis no mercado, você pode substituir sua bateria pelo mesmo modelo ou atualizar para um nível superior.

Uma bateria de carro pode afetar o sistema de som?


O objetivo da bateria do carro é dar partida no motor e fornecer energia aos principais acessórios do carro, como faróis, AC, rádio, etc., quando o motor está desligado.

Como qualquer outro componente elétrico, o sistema de som do seu carro precisa receber tensão suficiente para seu funcionamento. Se os requisitos de tensão não forem atendidos, o rádio ou os amplificadores podem não funcionar corretamente, resultando em sons de qualidade inferior.

Uma bateria de carro só pode afetar o sistema de som se a necessidade total de energia for maior do que a bateria pode fornecer. Em outras palavras, se a saída de amperagem da bateria for menor que o requisito de energia de um aparelho de som automotivo, sua bateria será descarregada e afetará o sistema de som.

Deixe-me mostrar-lhe o exemplo.

Suponha que você tenha um alternador de carro de 80amp. Como a tensão de carregamento padrão da bateria é de 14,4 V, a potência total de saída é de 1.152 W

Tensão da bateria * corrente nominal do alternador (14,4 volts * 80 amperes =1152 W)

Esta é a potência total disponível que a bateria pode enviar para o som do seu carro e outros equipamentos elétricos.

Agora, se o som do seu carro usa 40% dessa energia total, a potência disponível para o áudio do carro é 1.152 W x 40% =460,8 W

Como os amplificadores fornecem energia aos alto-falantes, a energia total disponível para um amplificador é de 460,8 watts.

Além disso, a eficiência dos amplificadores de classe D é de 70%, portanto, a energia total disponível na saída do amplificador é =70% * 460,8 =322,5 Watts.

Se os requisitos de alto-falantes e subwoofers forem atendidos, o sistema de áudio do carro funcionará bem.

No entanto, se você usa alto-falantes e subwoofers potentes que excedem essa potência em alto volume, é hora de atualizar sua bateria com maior amperagem ou instalar uma bateria adicional para áudio do carro.

Posso usar uma bateria de carro comum para áudio de carro?


A seleção de bateria para o áudio do seu carro pode ser confusa porque todas as baterias que destaquei acima têm a mesma função para iniciar, parar e alimentar o sistema elétrico de um carro.

Em geral, você não deve usar uma bateria de carro comum especificamente para áudio de carro porque as baterias de carro não são universais. Eles diferem de várias maneiras e funcionam com diferentes modelos de carros.

Além disso, eles possuem especificações diferentes e funcionam com diferentes tipos de alternadores projetados para um determinado carro e modelo de motor.

Se a bateria do carro for compatível com o alternador do carro e estiver carregando corretamente, ela pode ser usada para áudio do carro.

Por exemplo, você pode substituir uma bateria EFB por uma bateria AGM, mas se você estiver dirigindo um carro elétrico híbrido, eles possuem uma bateria de íons de lítio e, para carregar essa bateria, você precisa de um carregador especial.

Apesar de todas as baterias dos carros serem de 12 Volts, isso não significa que você pode usar a bateria do Corolla no Ford Raptor, ou vice-versa, pois esses carros têm requisitos de energia completamente diferentes.

Aqui estão os fatores que você deve ter em mente ao selecionar uma bateria para o seu sistema de som:
  • Tamanho da bateria -certifique-se de que a bateria escolhida se encaixa no local onde pretende instalá-la.
  • Reservar capacidade – escolha uma bateria com capacidade de reserva de 2 a 3 horas para ouvir o auto-rádio sem ligar o motor.
  • Manutenção – todas as baterias seladas e de gel são isentas de manutenção, para que você não precise verificar regularmente o nível de água em suas células.
  • Durabilidade – Geralmente, todas as baterias de carro têm uma vida útil de 3 a 5 anos e, eventualmente, serão drenadas após esses anos. Portanto, considere as baterias com maior vida útil e garantia. Se você tiver uma bateria de íons de lítio, use um carregador especial. Caso contrário, você reduzirá significativamente a vida útil da bateria.

Posso usar uma bateria de motocicleta para áudio de carro?


Você não pode usar uma bateria de motocicleta para áudio de carro porque ela não suportará a corrente de carga do alternador. Além disso, o equipamento de áudio do carro exige mais energia que uma bateria de motocicleta não pode atender.

Embora as baterias usadas em carros e motocicletas sejam de 12 Volts, elas diferem nas classificações atuais porque a necessidade de energia de um veículo é maior quando comparada a uma bicicleta.

Qual ​​é a melhor bateria para áudio automotivo?


Se o som do seu carro de reposição estiver esgotando a bateria do seu carro, faz sentido instalar uma bateria separada para o áudio do carro.

Para mim, o melhor para o som do carro são as baterias AGM, e uma que uso no meu carro é a XS Power D3400 . Você pode usar esta bateria como uma substituição ou como uma bateria dedicada ao áudio do carro. Ao contrário dos modelos de chumbo-ácido, eles não requerem manutenção.



A bateria XS Power D3400 possui os seguintes recursos:
  • XA Power D3400 é uma bateria de ciclo profundo e pode ser usada como uma fonte de alimentação de substituição ou adicional e tem uma capacidade de reserva de mais de 2 horas.
  • Tem uma saída de 300 amperes.
  • Graças ao corpo selado e à prova de derramamento, ele pode ser montado em qualquer posição.

Outra boa bateria que vale a pena considerar é a Kinetik HC600 , que é uma bateria de ciclo profundo. Você pode usar esta bateria com um sistema de áudio de 600 watts e pesa apenas 13 libras.

De que tamanho de bateria preciso para o áudio do meu carro?


Para sistemas inferiores a 3000 watts, as baterias AGM funcionam bem. No entanto, para sistemas de áudio potentes acima de 3.000 watts, você deve considerar as baterias de íons de lítio.

A regra geral ao fazer atualizações elétricas em seu carro é que você deve adicionar 100 aH (amp hora) de bateria AGM para cada adição de energia RMS de 2.000 watts em seu veículo.

Melhor bateria para um amplificador de 2.000 watts


XS Power PS925L 2000A é a melhor bateria para sistemas de áudio automotivo de até 2.000 watts. Esta bateria não pode lidar com sistemas grandes e poderosos, mas funciona bem com modificações menos avançadas.


Melhor bateria para um amplificador de 3.000 watts


Eu recomendo usar baterias AGM para sistemas mais potentes e XS Power XP3000 é melhor para amplificadores de 3.000 watts. Esta bateria tem uma capacidade de 120 Ah, e tem um tamanho compacto.


Melhor bateria para um amplificador de 5.000 watts


Um amplificador de 5.000 watts requer uma bateria que resista ao calor e às vibrações, proporcionando uma saída constante. Para esses tipos de sistemas, XS Power D7500 12V AGM A bateria é a melhor e pode fornecer energia de até 7.500 watts com 140 Ah.


Conclusão


Quando você está ouvindo seu rádio enquanto está indo para o trabalho, esperando alguém no estacionamento ou em uma longa viagem, a última coisa que você quer é que sua bateria esteja descarregada.

Para evitar essa experiência desagradável, você pode usar uma bateria separada que alimenta apenas o áudio do seu carro.

A bateria dedicada de áudio do carro funciona apenas com o som do seu carro e todos os seus componentes. O resto do sistema elétrico do carro funciona a partir da bateria original sob o capô.

Além disso, lembre-se de que você não pode usar a bateria desejada para o áudio do carro. Pode não funcionar, portanto, se você fizer um sistema de som avançado e poderoso em seu carro, consulte um especialista antes de comprar uma bateria para o sistema de som do seu carro.