>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como carregar o capacitor de áudio do carro em menos de 5 minutos?


Ao atualizar o áudio do carro, pode ser necessário adicionar um capacitor ao sistema. No entanto, antes da primeira conexão, um capacitor deve ser carregado.

Embora o carregamento não seja complicado, existem alguns truques, então resolvi criar um pequeno artigo sobre como carregar capacitores para áudio automotivo.

Como regra geral, ao carregar um capacitor, conecte seu terminal positivo ao terminal positivo da bateria do carro e adicione um resistor entre os dois terminais. O resistor adiciona uma carga ao circuito para que o capacitor possa ser carregado. Em seguida, conecte o terminal negativo do capacitor ao chassi de aterramento, mas não no mesmo local do amplificador.

No artigo abaixo, passarei por mais detalhes e diferentes formas de carregar capacitores de áudio, dependendo do sistema instalado.

Você precisa de um capacitor para sistema de som?


Do armazenamento de cargas elétricas ao controle da reatância, os capacitores têm um papel crítico nos circuitos. Os capacitores são vantajosos em relação às baterias, pois carregam em menos tempo. No entanto, os capacitores armazenam uma quantidade relativamente pequena de energia.

Nos veículos, ter um sistema de áudio de alta frequência é excelente. No entanto, os amplificadores consomem uma grande quantidade de energia da bateria, deixando outros recursos do carro inadequados. Em alguns casos e com amplificadores potentes instalados, dirigir durante a noite torna-se arriscado devido ao escurecimento das luzes.

Além disso, outros elementos do veículo estão sujeitos a danos completos. Um capacitor é útil para evitar sobrecarregar o alternador e a bateria.

Um poderoso capacitor permite que o alternador execute todas as atividades, desde a partida do motor até a alimentação do áudio. Existem três tipos de capacitores de áudio do carro:
  • carbono
  • eletrolítico
  • híbrido

Os três variam em termos da energia que podem conter. Um capacitor eletrolítico tem uma taxa de carga rápida, mas mantém uma quantidade relativamente baixa de energia.

Em contraste, os capacitores de carbono retêm mais energia, mas levam mais tempo para carregar. Um capacitor híbrido é uma mistura de carbono e um capacitor eletrolítico.

Os capacitores precisam ser carregados?


Se armazenados em um estado carregado, os capacitores podem permanecer carregados mesmo após a remoção de um circuito. A carga é perigosa e também pode levar a um choque fatal.

Capacitores grandes requerem que os terminais estejam em curto antes do armazenamento, porque há potencial para desenvolver altas tensões quando o circuito é deixado aberto. Portanto, um novo capacitor não está pronto para uso quando você o compra na fábrica.

Você deve carregar o capacitor antes de instalá-lo no sistema de áudio; caso contrário, o rápido fluxo de corrente levará a uma faísca.

O que um capacitor faz para o áudio do carro?


Sem um capacitor, há um desequilíbrio no fornecimento de energia. Se o modelo do seu amplificador consumir muita energia, ele competirá com as luzes apagadas quando a música tocar. Dirigir à noite pode causar acidentes devido à má visibilidade.

Se você estiver dirigindo com a música ligada, poderá se distrair com o piscar inesperado dos faróis. Sem um capacitor, o sistema de áudio consome uma grande quantidade de energia, deixando a bateria para manter as luzes em um estado constante.

Um capacitor é necessário, pois permite que o amplificador tire energia dele, pois a bateria do carro concentra seu esforço na iluminação.

O que preciso para carregar um capacitor?


Embora não sejam necessárias ferramentas especiais, existem alguns itens principais que se tornam úteis ao conectar e carregar o capacitor:
  • Capacitor
  • Fio de alimentação com o mesmo tamanho do restante sistema de áudio
  • Descascadores/crimpadores de fios
  • Conectores
  • Um protetor de memória
  • Alicates

Como carregar o capacitor para áudio automotivo?


Os novos capacitores vêm com uma ferramenta de carregamento que é uma placa simples com um resistor e quatro fios. Dois fios que você tem que conectar nos terminais positivo e negativo no capacitor. Outro fio positivo com um terminal positivo da bateria e um segundo fio negativo aterramos no chassi do carro.

É importante lembrar que você não pode conectar o terminal negativo ao terra do sistema de áudio.

Abaixo estão alguns passos sobre como conectar um capacitor ao sistema elétrico do carro e carregá-lo corretamente quando não estiver equipado com a ferramenta de carregamento original:
  • Estacione o veículo em terreno plano e aplique o freio de estacionamento.
  • Conecte o economizador de memória.
  • Desligue o fio terra da bateria começando com o cabo negativo da bateria. Quando você começa desconectando o fio positivo, pode causar um curto ao tocar no veículo.
  • Pegue o fio que deseja usar para a conexão positiva. Certifique-se de que não há fusível neste fio. Caso contrário, ele explodirá quando você fechar o circuito.
  • Adicione conectores aos fios.
  • Conecte o terminal positivo do capacitor ao sistema de áudio. Depois que o capacitor estiver conectado, monte o capacitor no veículo.
  • Conecte o terminal negativo do capacitor ao terra. Certifique-se de usar um ponto no chassi diferente da conexão do amplificador existente.

Agora o capacitor começa a carregar e, após alguns minutos, estará pronto para começar a suportar o sistema de áudio.

Como você carrega um capacitor de carro sem um resistor?


Quando você não tem um resistor para completar o circuito de carregamento, ainda pode carregar seu capacitor usando uma lâmpada. Para usar este método, você precisa ter elementos adicionais:
  • lâmpada de 12V
  • Soquete de lâmpada

Com todas as ferramentas em mãos, siga os passos abaixo e você carregará seu capacitor com uma lâmpada em pouco tempo:
  • Coloque o capacitor próximo à bateria.
  • Conecte o terminal negativo do capacitor ao chassi do carro.
  • Segure a luz de teste usando grampos de jacaré entre o terminal positivo da bateria e o terminal positivo do capacitor. Segure a luz de teste por alguns minutos. Quando o capacitor é carregado, a lâmpada de teste se apaga.

Quanto tempo leva para carregar um capacitor?


O tempo de carregamento depende do seu tamanho, mas leva menos de 5 minutos para que o capacitor seja totalmente carregado, em média.

Ao comparar com o tempo necessário para carregar a bateria, carregar um capacitor é muito mais rápido.

Como você sabe quando um capacitor está totalmente carregado?


A maneira mais fácil de ver se um capacitor está totalmente carregado é observar o valor da corrente na tela do voltímetro. No entanto, existem vários métodos para determinar se um capacitor já está carregado quando não há display digital:
  • Usar multímetro analógico
  • Usar voltímetro

Quantas vezes um capacitor pode ser carregado?


Devido às forças mecânicas decorrentes das descargas, os componentes dos capacitores, principalmente os de alto armazenamento de energia, tendem a se deteriorar com o tempo.

Os capacitores têm, portanto, um limite nos ciclos de carga. No entanto, os capacitores eletrolíticos podem suportar um grande número de ciclos de carga em comparação com outros.

O que fazer quando um capacitor de áudio não está carregando?


O capacitor de áudio pode não carregar se não estiver em um circuito completo. Tal circuito deve ter uma fonte de energia, carga e caminho para a corrente fluir. Uma carga de circuito pode incluir um resistor ou uma lâmpada de teste.

Se o seu capacitor de áudio estiver danificado , a melhor opção é ter um substituto.

Como descarregar o capacitor de áudio do carro?


A melhor maneira de descarregar um capacitor de áudio de carro é colocando-o em curto-circuito por 30 minutos ou mais.

O amplificador estéreo do carro principal de um carro deve ser desligado ao descarregar um capacitor porque ele pode reter carga elétrica por horas e horas, mesmo depois de ter sido totalmente descarregado e desconectado da fonte de alimentação.

Após a descarga do capacitor, lembre-se de desconectar os fios de ambos os terminais. Então, quer você ainda queira usar o capacitor ou não, você deve limpá-lo com álcool antes de reinstalar ou guardar se exposto a sujeira, poeira ou detritos durante o uso.

Qual ​​a velocidade de descarga de um capacitor de áudio de carro?


Os capacitores de áudio do carro descarregam muito rápido. Eles geralmente levam apenas alguns minutos para os capacitores de áudio do carro descarregarem completamente.

O alternador do carro continua a fornecer tensão enquanto o motor do carro está ligado e está continuamente carregando o capacitor do carro ao mesmo tempo.

Mas se você desligar o carro, o alternador para de funcionar e o capacitor começa a descarregar. Você pode testar isso tocando alguns cabos de jumper nos terminais de uma bateria de carro antiga.

Também é importante notar que os capacitores dos carros pioram à medida que envelhecem porque perdem a capacidade de manter um certo volume de carga elétrica.

Alguns capacitores de áudio do carro começam em 1F, mas depois de dois anos podem reter no máximo 0,8F devido ao envelhecimento. O envelhecimento no capacitor de áudio também significa que leva mais tempo para carregá-lo totalmente.

Outra coisa a lembrar é que um capacitor de carro pode recarregar totalmente em cerca de 30 minutos a partir de quando conectado a uma bateria de carro descarregada.

Conclusão


Uma coisa que você nunca deseja é continuar correndo para comprar outra peça de carro de vez em quando. Alguns recursos críticos em seu veículo podem estar com defeito se a bateria se concentrar em executar o sistema de áudio.

Por exemplo, o alternador ou mesmo a própria bateria podem ficar com defeito. Um poderoso capacitor assume a responsabilidade de operar o sistema de áudio, pois a bateria alimenta todas as outras coisas do veículo, e o alternador liga o motor.

No entanto, é essencial ser cauteloso no manuseio de capacitores. Capacitores grandes podem ser fatais, especialmente quando em curto. Lembre-se também de descarregar um capacitor antes de jogá-lo no lixo, pois pode causar um incêndio.