>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como parar o barulho da porta do carro dos alto-falantes?


Ter a porta do carro chacoalhando ao tocar alto-falantes é um problema comum que muitos motoristas experimentam diariamente.

Infelizmente, não é preciso muito para começar a ouvir um barulho desagradável saindo da porta enquanto ouve música. Então, como parar o barulho da porta dos alto-falantes? Vamos descobrir.

Como regra geral, para evitar o barulho da porta dos alto-falantes, verifique e aperte todos os parafusos dos alto-falantes. Além disso, remova todos os elementos soltos dos bolsos da porta. Por fim, para reduzir ainda mais as vibrações, instale defletores de espuma e painéis de isolamento acústico nas portas.

No artigo abaixo, mostrarei as maneiras mais simples de consertar um alto-falante barulhento no carro e reduzir a vibração da porta do carro.

Por que o alto-falante do meu carro está fazendo barulho?


A vibração do seu carro pode ser problemática. É causado pelas ondas sonoras que atingem e vibram os painéis da carroceria do carro, como molduras de portas ou painéis.

Isso é especialmente notável quando as superfícies às quais os alto-falantes estão conectados não são à prova de som, por exemplo, painéis de portas de metal.

Esse efeito colateral infeliz acontece ao ouvir através de alto-falantes em frequências específicas (por exemplo, graves). Como você sabe, os subwoofers criam mais vibração do que os tweeters.

A maioria das vibrações dos painéis da carroceria ocorre quando a pressão sonora proveniente dos alto-falantes e subs está causando a ressonância das superfícies e a vibração dos itens soltos.

Quando você ouve o barulho, não significa que apenas a porta do carro chacoalha, mas as ondas sonoras também afetam o painel, partes do interior e toda a carroceria, especialmente quando você ouve música muito alta .

Como parar o barulho da porta dos alto-falantes?


Existem algumas coisas simples que você pode fazer para parar de chacoalhar a porta do carro pelos alto-falantes.

Algumas etapas são diretas, e isso é pura manutenção do carro. Outros exigirão conhecimentos básicos e alguns materiais de amortecimento de som.

Siga estes passos simples e em breve você poderá ouvir suas músicas favoritas enquanto dirige sem nenhum ruído de vibração.

Diminua o volume


Parece óbvio, certo? Embora você goste de ouvir música alta , um nível de volume alto fará com que os alto-falantes chacoalhem.

É bom manter o volume cerca de 6dB abaixo do nível máximo, o que ajudará a reduzir os problemas de vibração do alto-falante.

Verifique os bolsos das portas quanto a itens soltos


Isso acontece com todos nós. Pequenas coisas nos bolsos das portas se movem e batem nos painéis das portas do seu carro, fazendo sons de chocalho. Isso pode ser alguns grampos de cabelo, canetas, trocados, óculos, um relógio. Isso não importa.

Retire-os e faça um test drive para ver qualquer diferença na qualidade do áudio. Se você não ouvir mais nenhum barulho, não há problema com os alto-falantes.

Encontre qual alto-falante de carro faz barulho


É uma boa ideia verificar seus alto-falantes individualmente para determinar qual deles faz todo o barulho. Muitas vezes é apenas um alto-falante problemático.

Para descobrir qual, ajuste o fade e balance no rádio. Isso permite que você mova o som entre os alto-falantes na frente e atrás do carro.

Quando você sabe qual alto-falante faz o ruído, agora você precisa corrigi-lo. O motivo mais comum para um alto-falante chacoalhar é um ou mais parafusos de montagem soltos.

Para descobrir exatamente como resolver o problema, você deve inspecionar cuidadosamente a montagem de cada alto-falante e verificar os cones e os arredores para determinar se algum deles está queimado.

Se você tiver todos os parafusos apertados e o problema persistir, pode haver um problema com um alto-falante queimado ou painéis de porta soltos e vibratórios.

Para descobrir exatamente como resolver o problema, você deve inspecionar cuidadosamente a montagem de cada alto-falante e verificar os cones e os arredores para determinar se algum deles está queimado.

Você também deve verificar os painéis da carroceria do carro e instalar bloqueadores de graves. Isso provavelmente ajudará a resolver o problema.

Verifique se o alto-falante está danificado


Se você apertou todos os parafusos e o alto-falante ainda está chacoalhando, seu alto-falante pode estar queimado e, se estiver, você provavelmente encontrará um cone rasgado no lado interno ou externo.

Qualquer lugar rasgado você pode consertar colando um remendo fino na área danificada. Em caso de pequenos danos, você pode usar fita adesiva, mas ela pode começar a cair depois de algum tempo.

Após o reparo, toque a música e veja se o problema de chocalho foi corrigido.

Use anéis de espuma para interromper as vibrações


Adicionando anéis de espuma é a maneira simples de criar uma distância entre o alto-falante e os painéis das portas, reduzindo as vibrações das portas.

Os anéis de espuma são montados na parte superior do alto-falante e direcionados para o painel de plástico da porta e criam uma almofada entre os dois elementos, absorvendo as vibrações do alto-falante.


Instale bloqueadores de graves


A maioria dos alto-falantes do carro não consegue produzir as frequências mais baixas e, quando você ouve a música estrondosa, ouve os alto-falantes do carro chacoalhando quando o volume está alto.

Uma boa solução é instalar bloqueadores de graves entre o amplificador (ou rádio) e os alto-falantes.

Eles funcionam cortando as frequências mais baixas, que devem ser tocadas pelo subwoofer, deixando os sons de frequência mais altas para os alto-falantes.

Instale um subwoofer automotivo


Você pode usar um subwoofer para remover dos alto-falantes as frequências mais prejudiciais de alto-falantes sobrecarregados.

Ao direcionar as frequências mais baixas para o subwoofer, verifique o valor mais baixo com o qual seus alto-falantes podem trabalhar e defina uma frequência de cruzamento logo acima desse valor.

Na maioria dos casos, você deve definir um filtro passa-baixo em 80Hz, o que significa que todos os sons de 80Hz e inferiores passarão pelo subwoofer.

Transferir os tons mais baixos para o subwoofer reduzirá as vibrações dos alto-falantes no carro e reduzirá o risco de os alto-falantes explodirem.

Verifique os painéis da carroceria quanto a vibrações


Quaisquer painéis do carro, como o painel ou os painéis das portas, podem chacoalhar devido às vibrações e fazer um ruído irritante.

Primeiro, quando você começar a inspecionar os alto-falantes, você terá que remover os painéis das portas e, ao mesmo tempo, desmontá-los se não estiverem soltos ou caindo aos pedaços.

Uma excelente maneira de verificar se os painéis das portas causam o barulho é tocar a música enquanto os painéis das portas são retirados.

Se você não ouvir nenhum som de chocalho, você sabe que os painéis das portas causaram o problema. Para resolver isso, certifique-se de que todos os clipes de plástico estejam no lugar e adicione insonorização aos painéis das portas.

Peça ajuda profissional


Se nenhuma das soluções acima funcionar e seus alto-falantes ainda vibrarem e chacoalharem, é hora de visitar um serviço de som automotivo para definir onde está o problema.

Conclusão


Se você gosta de ouvir música com graves altos, seus alto-falantes e portas provavelmente irão chacoalhar e vibrar.

Seguir as etapas acima permitirá reduzir ou até eliminar o problema dos alto-falantes chocalhantes. No entanto, não se apresse e siga os passos com cuidado.

Se você tentou isolar o som da porta do carro e não ajudou, considere visitar um especialista em áudio do carro que pode chegar à raiz do problema e revisar a configuração do áudio do carro.