>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como aumentar o volume dos alto-falantes do carro? (Dicas sem amplificador)


Recentemente fiz algumas melhorias de som no carro de um amigo sem adicionar amplificadores ou subwoofers. Havia alguns truques interessantes, então escrevi um artigo sobre como aumentar o volume dos alto-falantes do carro sem instalar um amplificador externo.

Para aumentar o volume dos alto-falantes sem amplificador, coloque-os corretamente no carro e feche-os nos painéis das portas. Aumento de volume adicional que você obterá com uma porta de amortecimento de som adequada. Os alto-falantes também tocarão mais alto com arquivos de áudio de melhor qualidade e ajustes corretos de equilíbrio de som na unidade principal.

No artigo abaixo, compartilho informações mais detalhadas sobre como aumentar o volume dos alto-falantes do carro sem usar o amplificador.

Por que os alto-falantes do meu carro são tão silenciosos?


Uma das razões comuns pelas quais os alto-falantes do carro podem ficar silenciosos, e eu já vi isso muitas vezes, é a polaridade incorreta quando conectados ao som do carro.

Cada alto-falante tem dois terminais, positivo e negativo, e da mesma forma, você deve emparelhá-los com terminais na unidade principal.

Se algo deu errado durante a fiação dos alto-falantes e o fio do terminal de rádio negativo foi conectado ao fio positivo do alto-falante e vice-versa, você pode ter alto-falantes tocando uns contra os outros .

Quando os alto-falantes tocam uns contra os outros, você terá distorções e cancelamentos de som, e a experiência geral da música será medíocre no máximo.

Mesmo que você ouça alguns sons, os alto-falantes serão reproduzidos de forma silenciosa e plana. A perda mais significativa geralmente é nos graves médios, que são os sons que mais ouvimos.

A maneira simples de verificar se a polaridade está correta é desconectar o fio do alto-falante da unidade principal e usar uma bateria AA.

Em seguida, toque no fio positivo com o lado positivo da bateria e no cabo negativo com o lado negativo e observe o alto-falante.

O cone deve se mover; se você tiver um alto-falante conectado corretamente, você verá o cone se movendo ligeiramente em direção a uma tampa protetora contra poeira.

No entanto, quando a polaridade é invertida, o cone se move em direção ao interior do alto-falante.

Você pode fazer a mesma verificação de polaridade antes de conectar os fios do alto-falante à unidade principal ou quando não tiver certeza de qual é o fio positivo e negativo que sai dos alto-falantes.

Vale a pena um minuto para garantir que os alto-falantes estejam conectados corretamente e tocarão o melhor possível.

Outra razão pela qual os alto-falantes podem tocar silenciosamente é a configuração incorreta dos níveis de som na unidade principal.

Cada unidade principal tem graves e agudos ajustáveis ​​e, quando estiverem na extremidade baixa da escala, os alto-falantes ficarão silenciosos; portanto, quando seus alto-falantes tocarem silenciosamente, verifique essas configurações e também o equilíbrio e o fader.

Ao falar sobre a unidade principal, vale a pena mencionar a qualidade das faixas de música que ouvimos.

Hoje temos a opção de escolher entre dezenas de formatos diferentes mais ou menos compactados, DC, Bluetooth e o que mais você imaginar.

O importante é lembrar não ouvir arquivos muito compactados porque esses arquivos menores têm baixa qualidade e, mesmo com o melhor sistema de áudio automotivo, eles soarão mal.

A melhor qualidade de som e acústica oferecem as faixas originais do CD, embora não sejam mais tão populares.

Arquivos muito mais populares que usamos em nossos telefones hoje em dia são faixas baixadas de serviços de streaming, mas temos que lembrar de baixá-los apenas na mais alta qualidade.

Arquivos de áudio de alta qualidade serão maiores, mas quando buscamos sons altos, não devemos comprometer sua qualidade e reduzir o tamanho.

Como melhorar o som dos alto-falantes das portas?


Existem algumas maneiras de fazer com que os alto-falantes do carro soem mais alto sem investir muito dinheiro no amplificador ou na fiação adicional.

#1. Substitua os alto-falantes de fábrica por alto-falantes de reposição de alta sensibilidade.


A maneira mais fácil de aumentar o som dos alto-falantes é substituí-los por alto-falantes de alta sensibilidade.

Os alto-falantes típicos montados na fábrica têm uma sensibilidade de cerca de 86 a 88 dBA, o que não é o melhor para volume.

dBA é o fator que nos diz o quão alto o alto-falante estará a uma distância de 1 metro quando alimentado por 1 Watt de energia.

Para os alto-falantes alimentados pelas unidades principais, a sensibilidade é o fator mais crítico que você deve considerar ao comprar novos alto-falantes. Para desfrutar de uma qualidade de música clara e alta, devemos buscar alto-falantes com sensibilidade acima de 92 dBA.

Um ótimo exemplo dos alto-falantes de alta sensibilidade que instalei há pouco tempo sem um amplificador é o coaxial de 2 vias JBL Stadium GTO620 . O GTO620 é o modelo mais novo do JBL GTO629, que foi um dos melhores alto-falantes do mercado.



O novo GTO620 tem 75W RMS, o que significa que a unidade principal pode alimentá-los facilmente, mas mais importante, sua sensibilidade é de 95 dBA, o que é muito.

95 dBA significa que o GTO620s tocará duas vezes mais alto com a mesma potência que os alto-falantes típicos de fábrica, porque a energia necessária para fornecer o mesmo volume diminui pela metade a cada aumento de sensibilidade de 3 dB.

Em outras palavras, quando alimentados por um amplificador de 50W, eles serão tão altos quanto alto-falantes de 92 dBA fornecidos por 100W.

E há mais; típico 89 dBA os alto-falantes de fábrica precisariam de 200 W RMS por canal do amplificador para tocar tão alto quanto JBL GTO620 alimentado pela unidade principal , mas não há alto-falantes de fábrica que consigam alcançar uma qualidade de som que se aproximasse ainda mais dos alto-falantes JBL GTO.

Eles tocam incrivelmente alto e claro. Se você tiver alto-falantes na parte inferior da porta e estiver faltando tons altos, você pode adicionar 3dB aos tons altos pressionando um pequeno botão prateado no tweeter.

Esta solução usada na JBL é única e verdadeiramente incrível. Ao considerar a substituição dos alto-falantes do carro de fábrica para que eles toquem música mais alta, vale a pena comprar a série JBL Stadium.

#2. Instale Tweeters Adicionais nos Painéis das Portas ou Pilares A.


Se o seu carro estiver equipado originalmente com tweeters, você não precisa se preocupar em modificar o interior do carro enquanto os substitui por outros melhores.

Se você não tiver tweeters instalados, considere adicioná-los junto com os novos alto-falantes, pois os tons altos geralmente estão ausentes.

Os tweeters encherão toda a cabine com sons de alta frequência, e ouvir a música é muito mais agradável.

E a melhor parte é que você não precisa de um amplificador para instalar tweeters porque as unidades principais modernas têm potência suficiente para fazer com que a maioria dos alto-falantes funcione bem.

#3. Adicione isolamento acústico à porta do carro.


Ao instalar o áudio do carro, a parte mais ignorada do carro é o amortecimento da porta, especialmente se planejamos colocar alto-falantes de qualidade nas portas.

Ruídos externos no carro podem ser um assassino natural da qualidade da música . Para sentir a diferença, toque a música quando o carro não estiver em movimento e tente o mesmo com o mesmo volume enquanto o dirige. Agora você entende o impacto do ruído da estrada, que deve ser removido.

Aumentar o volume da música não é a melhor solução para compensar o ruído externo porque, de acordo com o volume mais alto, você ouvirá mais distorções e todo o interior tocando, não apenas os alto-falantes.

Os alto-falantes colocados nos locais originais da porta são conectados ao metal nu, transferindo muitas vibrações para a porta enquanto toca música.

Para reduzir essas vibrações e ruídos estranhos da porta trêmula ou do interior do carro, você deve amortecer todos os painéis das portas.

Embora possa parecer complicado é muito fácil. A adição de uma fina camada de material insonorizante em ambos os painéis das portas pode melhorar significativamente a acústica do carro ou reduzir os ruídos vindos do exterior através de painéis de metal.

Mas isso não é tudo o que um carro com amortecimento de som tem a oferecer. A melhoria mais significativa que notamos é tornar os alto-falantes mais altos com graves mais fortes e profundos.

Os painéis de borracha ou espuma de amortecimento de som melhoram o som do sistema de áudio do carro, absorvendo vibrações e ruídos, eliminando a ressonância do alto-falante, para que não precisemos aumentar continuamente o volume enquanto dirigimos um carro.

O amortecimento das portas do carro tem um enorme impacto na acústica geral do carro. Como resultado, a qualidade dos sons que saem dos alto-falantes é melhor e os alto-falantes tocam mais alto sem adicionar um amplificador.

#4. Faça a vedação adequada dos alto-falantes da porta do carro.


Outra maneira de melhorar a sonoridade dos alto-falantes do carro é a vedação adequada. Selar os alto-falantes do carro na porta ou nos gabinetes é simples e uma das maneiras mais baratas, se não a mais barata, de fazer os alto-falantes tocarem com clareza e volume.

Para vedar os alto-falantes, usamos fita adesiva, que nada mais é do que uma espuma fina com uma camada adesiva em um dos lados.

Para usá-lo, cole a fita ao redor do orifício de montagem do alto-falante no painel da porta ou no anel adaptador, dependendo de qual elemento seus alto-falantes estão instalados.

Quando o entorno do orifício de montagem estiver totalmente coberto com a espuma, você aparafusa o alto-falante em seu lugar original e pronto. A espuma dará uma vedação muito melhor do alto-falante ao painel da porta.

A razão para selar o alto-falante é separar a onda sonora frontal da onda atrás do alto-falante. Separar as ondas reduzirá as distorções ou cancelamentos do som, o que é crítico quando você deseja que os alto-falantes tenham um bom desempenho.

Ao vedar os alto-falantes, garantimos que o ar da parte de trás do alto-falante não chegue à frente.

É claro que todos os alto-falantes devem ter vedação adequada quando montados, mas isso é especialmente importante nos subwoofers que produzem ondas sonoras enormes.

Ao colocar a mão ao redor do subwoofer, você pode sentir o ar soprando por baixo do alto-falante ou até mesmo ouvir o golpe. Se você já passou por isso, significa que o subwoofer não possui vedação adequada e seu desempenho com qualidade de graves é limitado.

É uma ótima maneira de verificar a qualidade dos subwoofers antes de comprá-los. Se você sentir o ar ao redor do alto-falante ou ouvir os sons que não fazem parte da música, marque outra caixa ou peça um desconto e adicione fita adesiva em casa.

A fita de vedação é simples de usar e barata, mas, simultaneamente, faz com que os alto-falantes tenham um desempenho muito melhor.

Como aumentar o volume dos alto-falantes sem amplificador?


Ter os alto-falantes do carro tocando mais alto é o objetivo da maioria de nós, mas em muitos casos, simplesmente aumentar o volume ao máximo faz com que eles soem distorcidos e bagunçam nossa música.

Existem várias maneiras de fazer os alto-falantes do carro tocarem mais alto sem usar um amplificador:

#1. Verifique se os alto-falantes estão instalados corretamente.


A instalação correta usando os fios corretos do alto-falante garante um fluxo de corrente estável, o que significa que não deve haver interrupção do sinal.

#2. Verifique se há possíveis bloqueios de som.


Qualquer bloqueio fará com que o sistema de alto-falantes do seu carro seja mais silencioso. Certifique-se de que não haja objetos na frente ou perto do alto-falante que possam estar bloqueando o som.

#3. Use uma fonte de música de qualidade superior.


Certifique-se de usar os arquivos de qualidade de áudio mais alta para sua música.

Por exemplo, arquivos de música MP3 que foram fortemente compactados podem soar terríveis quando reproduzidos em volumes altos. Em vez disso, use formatos de áudio sem perdas, como FLAC ou WAV, para obter melhor qualidade de som.

#4. Verifique a fiação.


Se estiver usando uma unidade principal de reposição, certifique-se de que a fiação seja feita corretamente. A fiação incorreta pode fazer com que os alto-falantes soem silenciosos ou distorcidos.

#6. Use um equalizador.


Um equalizador ou processador de som pode afetar significativamente o som do sistema estéreo do seu carro.

Depois de aumentar o volume dos alto-falantes do carro, você pode notar que o som não é tão bom quanto poderia ser. Isso ocorre porque o aumento do volume pode tornar o som menos claro.

Você pode usar um equalizador para ajustar o som do sistema estéreo do seu carro e torná-lo melhor em volumes mais altos.

#7. Verifique se os alto-falantes estão recebendo energia suficiente.


Se os alto-falantes do seu carro não estiverem recebendo energia suficiente, eles não poderão tocar tão alto quanto você deseja.

Certifique-se de que a unidade principal fornece energia suficiente para os alto-falantes. Caso contrário, pode ser necessário atualizar a unidade principal, mas mesmo o estéreo de reposição mais forte não produzirá mais de 18 W RMS por canal.

#8. Adicione material de isolamento acústico às portas.


O material de amortecimento de som ajudará a absorver alguns dos sons que de outra forma seriam perdidos pelas portas do carro.

Isso tornará o som dos alto-falantes mais claro. Embora o amortecimento do som não aumente diretamente o volume geral, ele tornará os sons mais dinâmicos, expondo frequências ausentes e aumentando o volume.

Adicionar material de amortecimento de som é uma maneira relativamente fácil e barata de melhorar a qualidade do som do sistema estéreo do seu carro.

Vários tipos de materiais de amortecimento de som estão disponíveis no mercado, mas eu recomendo o uso de borracha butílica ou tapetes de espuma para preencher os painéis internos das portas.

#9. Sele os alto-falantes nos painéis das portas.


Se os alto-falantes do seu carro não forem montados alinhados com o painel da porta, haverá um espaço entre o painel da porta e o alto-falante. Essa lacuna permitirá que o som escape, tornando sua música mais silenciosa.

Você pode usar Dynamat ou produtos similares para vedar os alto-falantes nos painéis das portas. Isso ajudará a reduzir as vibrações e tornar o som mais claro.

#10. Atualize o som do carro.


Se você seguiu todas as dicas acima e ainda não está satisfeito com o volume dos alto-falantes do carro, talvez seja necessário atualizar o estéreo.

Os estéreos de reposição geralmente têm mais potência e recursos do que os estéreos de fábrica. Como resultado, eles podem fazer uma grande diferença na qualidade do som do sistema estéreo do seu carro.

Ao comprar um novo som automotivo, procure um com pelo menos 16 watts RMS por canal.

Você também deve procurar um som automotivo que tenha controles de equalização integrados. Isso permitirá que você ajuste o som do sistema estéreo do seu carro e faça com que ele soe melhor em volumes mais altos.

Uma nova unidade principal tornará meus alto-falantes mais altos?


Embora uma nova unidade principal possa melhorar o som dos alto-falantes, nem sempre os fará tocar mais alto.

A maioria das unidades de cabeça de reposição têm melhores componentes de processamento e amplificação de som do que os estéreos de fábrica, portanto, substituir o rádio de estoque por um modelo de reposição fará com que os alto-falantes soem mais altos.

No entanto, o aumento de volume será limitado pela potência da nova unidade principal. Se você quiser que seus alto-falantes toquem significativamente mais alto, você precisará instalar um amplificador ou substituir alto-falantes por outros de maior sensibilidade.

Quais são os alto-falantes automotivos mais barulhentos sem amplificador?


Os alto-falantes do carro para serem mais altos, precisam ter alta sensibilidade, que mede a quantidade de som que eles produzem a partir da potência que recebem.

Quanto maior a classificação de sensibilidade, mais alto será o alto-falante. A maioria dos alto-falantes de stock car tem uma classificação de sensibilidade de cerca de 80-90 dB.

Como mencionei anteriormente, um aumento de apenas 3dB torna os alto-falantes duas vezes mais altos, o que significa que alto-falantes com 93dB serão duas vezes mais altos que aqueles com 90dB e assim por diante.



Ao olhar para os alto-falantes do carro mais altos, além do mencionado anteriormente JBL Stadium GTO620 que joga com uma impedância mais baixa e deve funcionar apenas com um estéreo de reposição, recomendo verificar o 6,7″ Hertz DCX170.3 . Eles criam sons únicos pelo preço e, com 40W RMS, são excelentes para rodar com qualquer estéreo do mercado de reposição.

Se você quer algo um pouco mais dinâmico, os melhores alto-falantes sem amplificador são os Kicker 42PSC654 . Eles começam com um baixo um pouco mais baixo do que acima de Hertz, mas não têm agudos tão altos, então é uma questão de preferência, mais graves ou notas mais altas.



Ambos são excelentes para um som automotivo, mas o Kicker, graças ao grau marítimo, será uma opção melhor para veículos abertos.

Resumo


As maneiras acima de fazer os alto-falantes tocarem um pouco mais alto funcionarão em qualquer carro.

No entanto, se você deseja obter as melhores melhorias audíveis, é necessário fazer todas as alterações em conjunto e não se arrependerá.

Para muitas pessoas, ouvir suas músicas favoritas é a melhor maneira de relaxar enquanto dirige um carro. No entanto, para tornar a condução ainda mais agradável, devemos usar alto-falantes de alta qualidade e instalá-los corretamente para começar a ouvir toda a sua capacidade.

Claro, o amplificador será obrigatório quando você precisar de alto-falantes automotivos com centenas de Watts RMS cada.

No entanto, um amplificador não é necessário para melhorias de som simples que ainda podem alterar significativamente a experiência de áudio.

A quantidade de energia das unidades principais é suficiente para muitos alto-falantes e não há necessidade de adicionar amplificadores.

Você deve evitar cortar custos ao melhorar o sistema de som em um carro sem amplificador. Os alto-falantes tocarão mais alto quando você se concentrar na instalação correta e não esquecerá de umedecer adequadamente as portas e vedar os alto-falantes.

Estas são soluções baratas e diretas para as quais o tempo gasto se paga em pouco tempo.