>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Revisão da linha 6 Spider V 120 MkII


O amplificador de guitarra Line 6 Spider V 120 MkII é uma das mais recentes adições à atual série de amplificadores Spider V da empresa. Uma linha de amplificadores de modelagem digital que remonta a 1999.

Também estão disponíveis os modelos V 20, V 30, V 60 e V 240, além do gabinete 4×12 correspondente.

O Spider V 120 MkII possui 120 watts de potência, acionando um sistema de alto-falantes bi-amplificados de gama completa com 12 polegadas e um tweeter. Inclui mais de 200 amplificadores, gabinetes e efeitos modelados, conectividade sem fio integrada e compatibilidade com o FBV 3 Foot Controller. E até cinco efeitos podem ser aplicados simultaneamente, incluindo três “Smart FX .”

Mas este não é apenas um amplificador no sentido tradicional. Também está repleto de recursos para composição e gravação, usando a interface USB integrada e o aplicativo Spider V Remote.

Então, vamos dar uma olhada neste amplificador de guitarra inovador em nossa análise detalhada do Line 6 Spider V 120 MkII…


Recursos físicos


O Spider V é um gabinete selado, 20,4 x 19,3 x 10,7 polegadas (52 x 49 x 27 cm), que abriga um alto-falante full-range de 12 polegadas e um tweeter separado. Relativamente leve para um amplificador de guitarra desse tamanho, ele pesa 12,7 kg (28 libras).

Simples e elegante…

Ele é projetado de forma atraente com cobertura Tolex preta, acessórios de canto de plástico rígido preto e um pano de grade tecido preto e cinza elegante.

O layout do painel frontal superior é limpo e simples. Ele ostenta uma fileira de botões clássicos pretos da Linha 6 e complementados por um logotipo proeminente. Os cinco botões de controle principais têm funções duplas. As etiquetas retroiluminadas indicam claramente qual conjunto de funções está ativo.

Este esquema mantém o painel frontal simples, mas significa que é necessária alguma navegação no menu para localizar e editar tons. Isso é algo a considerar se você estiver olhando para o Spider V para uso no palco.

Controles do usuário


No painel frontal da esquerda para a direita estão o conector de entrada, cinco botões que executam duas funções cada e um par de botões seletores de função de controle.

Quando o botão AMP é pressionado, os cinco botões controlam Drive, Bass, Mid, Treble e Volume. Com FX selecionado, os botões tornam-se controles de nível para cinco efeitos:COMP (compressor), FX1, FX2, FX3 e Reverb.

Limpar telas…

À direita desses controles está um display LCD que indica a predefinição atual, as posições dos botões, os valores dos efeitos e os parâmetros do editor.

Abaixo da tela há um botão para selecionar e salvar uma predefinição, ou escolher loops de bateria, loops de demonstração ou vários parâmetros de reprodução.

Controles FX independentes…

Além disso, abaixo e à direita do LCD estão vários botões de pressão.

Quick Loop entra ou sai do modo looper. Play/Pause afeta o metrônomo, loops de bateria ou riffs de demonstração de guitarra. Editar abre uma predefinição para edição. Tap/Tuner para tocar tempos para efeitos de delay e modulação ou para ligar e desligar o afinador.

Além disso, um botão Home é fornecido com gratidão para retornar o LCD à tela inicial de qualquer outro menu. Na extrema direita estão o botão de volume Master e o fone de ouvido.

Ins and Outs





O Spider V possui um único conector de entrada de guitarra de 1/4 de polegada no lado esquerdo do painel frontal. Junto com um fone de ouvido de 1/4 de polegada à direita. Mas a maioria das conexões são encontradas na parte de trás.

Conectividade USB…

No lado esquerdo do painel traseiro, perto do botão liga/desliga, há duas portas USB. Um é compatível com iPhone/iPod e outro com dispositivos Android, Macintosh ou PC. Uma chave seletora determina qual porta está ativa a qualquer momento. Você pode usar essas portas para editar tons e gravar áudio.

Próximo a essas portas há um conector FBV PEDAL, onde você pode conectar qualquer um dos vários controladores Line 6 opcionais (veja abaixo para detalhes). À direita do conector do pedal há uma entrada auxiliar de 1/8 de polegada para conectar uma fonte de áudio quando você quiser praticar junto com uma música.

Além disso, existem saídas diretas direita e esquerda com conectores XLR e um interruptor de aterramento, para conexão a um sistema PA ou interface de áudio.

Amps, gabinetes e predefinições


A Line 6 praticamente inventou o conceito de modelar amplificadores de guitarra, e o Spider V 120 entrega generosamente. Ele vem com modelos de 78 amplificadores de guitarra americanos e britânicos icônicos, 23 configurações de gabinete e 101 efeitos.

Eles não são especificamente identificados (por razões legais), mas se você conhece seu equipamento, nomes como “Blackface Lux”, “Double Verb” e “Brit J-800” devem ser bem claros. Da mesma forma, com modelos de efeitos como “Facial Fuzz” e “Screamer”.

Todas as predefinições do Spider V MkII combinam um modelo de amplificador, um gabinete e efeitos. Ele vem com um total de 124 predefinições de fábrica que você pode modificar, além de quatro slots vazios. Essas predefinições variam de amplificadores de jazz e rock clean a modelos de alto ganho e crunch, além de alguns sons verdadeiramente incomuns.

Você obtém ótimos tons!

Muitas predefinições têm nomes que sugerem fortemente o som que está sendo modelado. Por exemplo, há “Teen Spirit”, “Sweet Home…” e “Smokey Water”.

Também estão incluídos 24 presets criados por guitarristas conhecidos, incluindo Elliot Easton (The Cars), Brendon Small (Metalocalypse) e Paul Richards (California Guitar Trio).

Efeitos





Spider V MkII fornece um total de 101 efeitos . Uma predefinição inclui uma cadeia de até cinco efeitos. O primeiro efeito é a compressão e o último é o reverb. Os outros três são designados “Smart FX” e podem ser qualquer coisa.

Totalmente carregado…

O Smart FX inclui overdrive, distorção, fuzz, chorus, flanger, phaser, auto-wah, tremolo, vibrato, pitch shift, alto-falante giratório, delay digital ou analógico e muito mais. Os modelos de reverberação incluem salas, placas, salões e molas. Em outras palavras, você obtém praticamente qualquer coisa que encontrará em um pedal físico real.

Para todos os efeitos, você pode ajustar o nível e outros parâmetros. Além de usar o botão Tap para definir os tempos de modulação ou atraso.

Controle de Pedal


O Spider V 120 MkII é ainda mais fácil de usar com o opcional Line 6 FBV 3 Advanced Foot Controller. Isso permite que você controle seus amplificadores e efeitos sem interromper sua reprodução.

Ele simplifica muito a gravação de partes com um computador, tocando ao vivo ou apenas tocando. Este complemento é altamente recomendado!

Opção do pedal de expressão…

Outra excelente opção de pedal é o controlador FBV Express MkII, que permite alterar presets, tap tempo, controlar wah e volume, além de operar o afinador.

Outras opções são os controladores FBV 3 e FBV Shortboard MkII, que permitem alternar predefinições, ativar e desativar efeitos, controlar wah e volume, tocar o tempo ou operar o Quick Looper e o afinador, ou o simples pedal FBV2 para alternar as predefinições ou para baixo.

Controle de software


O Spider V 120 MkII inclui o aplicativo Remote da Line 6. Com este aplicativo, você pode editar, salvar e compartilhar suas predefinições. E pesquise e acesse novas predefinições de guitarra na nuvem. É compatível com Windows, Macintosh, iOS e Android.

Também está incluída uma licença gratuita para Cubase LE , para que você possa gravar sua reprodução.

Outros recursos





O Spider V inclui um Quick Looper, que permite gravar uma ideia de até 60 segundos e depois fazer um loop, overdub e apagá-la. Isso é mais fácil de usar se você optar por um controlador de pedal.

Um metrônomo integrado ajuda você a praticar com maior precisão rítmica. Também está incluída uma seleção de Drum Loops para você tocar junto. Você pode controlar o volume desses loops, mas não o andamento.

Também estão incluídos os loops Demo Riff. Eles são extremamente úteis quando você está fazendo audições e ajustando predefinições.

Corte o cordão…

Spider V 120 MkII inclui um receptor sem fio integrado. Com o Transmissor Line 6 Relay G10T opcional conectado à sua guitarra, você pode se livrar do cabo da guitarra e ficar livre! Você também pode conectar o Relay G10T no conector de entrada do amplificador quando precisar carregá-lo e sincronizá-lo.

Qual ​​é o som?


Em uma palavra, o Spider V 120 MkII soa incrível. A Line 6 modela amplificadores há décadas, e eles sabem como fazer isso direito. Resumindo, este amplificador supera tudo no mercado em sua categoria.

Existem muitos modelos excelentes de alta qualidade para guitarra acústica e elétrica e cópias surpreendentemente precisas de alguns de seus equipamentos favoritos.

A maioria das predefinições é muito útil sem nenhum ajuste, embora, é claro, você seja incentivado a personalizá-las ao seu gosto. A série Artist Preset, nova para o MkII, é especialmente agradável.

Excelente resposta precisa…

O gabinete selado ajuda a fornecer uma melhor resposta transitória para um som mais forte e preciso e melhor resposta de graves. E o novo modo Classic Speaker do MkII que ajuda a recriar o som de uma combinação típica de gabinete de amplificador que você obtém de um amplificador tradicional, útil em apresentações ao vivo.

E este amplificador é LOUD. Um total de 120 watts através do alto-falante de 12 polegadas e tweeter separado deve fornecer bastante volume para todos, exceto os maiores shows em clubes, sem ter que microfonar ou executá-lo pelo PA.

Prós e contras da revisão do Line 6 Spider V 120 MkII


Prós
  • 120 watts.
  • 101 efeitos e 124 predefinições de fábrica.
  • Tons diversos e versáteis.
  • Modelos de amplificadores americanos e britânicos.
  • Compatível com vários pedais.
  • Conectividade USB.
  • Aplicativo remoto.
  • Inclui o software Cubase LE.
  • Econômico.



Contras
  • Nenhum que encontramos, exceto que não é um amplificador valvulado puro.


Procurando mais opções de amplificadores?


Check out our extensive selection of in-depth reviews of the Best Tube Amps, the Best Low Watt Tube Amps, the Best Solid State Amps, the Best Acoustic Guitar Amps, the Best Portable Guitar Amplifiers, and the Best Modeling Amps you can buy in 2022.

Line 6 Spider V 120 MkII Review Final thoughts


The Line 6 Spider V 120 MkII is a great amp that is overwhelmingly endorsed by users. It may not get you 100 percent of your classic tube amp’s tone, but maybe 98 percent is possible.

It weighs far less than even one of the dozens of amps it replaces. Plus, it doesn’t get hot or need expensive new tubes every so often.

Controls are simple and straightforward once you get used to the workflow. Although it’s easier to use with a Line 6 footswitch. And wireless Relay support and the Remote app are big bonuses.




It’s also ideal for a beginning guitarist who is still looking for his or her “tone” and isn’t sure what amp would be best. Get the Spider V 120 MkII and find out for yourself.

Until next time, may your music always be merry.