>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Como combinar o amplificador do carro com o subwoofer?


Combinar o amplificador do seu carro com o seu subwoofer é crucial para evitar danos ao sistema de áudio do carro.

Você precisará combinar esses dois itens para obter um bom equilíbrio de som e precisa ter certeza de obter a potência certa para o sub para a qualidade de som que você precisa. Mas como combinar um amplificador com o subwoofer do carro? Vamos descobrir.

Geralmente, um amplificador de carro deve ter potência RMS igual ou ligeiramente superior à potência RMS total de todos os subwoofers conectados na mesma impedância. No entanto, combinar um amplificador de impedância diferente de um subwoofer é mais complicado e depende do tipo exato de fiação.

Se você está pronto para aprender mais sobre o processo de combinar o amplificador do seu carro com o seu subwoofer, continue lendo!

Como saber o tamanho do amplificador que preciso?


A regra geral para escolher um amplificador é certificar-se de que seu amplificador fornecerá potência contínua (wattagem RMS) que seja pelo menos igual à potência RMS do subwoofer se o amplificador e o subwoofer tiverem a mesma impedância (Ohm).

Você também precisará certificar-se de que seu subwoofer não sobrecarregue o amplificador. Isso ocorre porque os subs precisam de muita energia e você precisará equilibrar as demandas de energia dos dois itens em seu sistema geral.

Você precisa ter certeza de que a potência será dividida igualmente entre os dois itens para que você obtenha uma excelente qualidade de som e não danifique o amplificador ou o sub.



Por exemplo, se você tiver um subwoofer de 300W RMS 4 Ohm e conectá-lo ao amplificador de 100W RMS 4 Ohm, você corre o risco de o amplificador entrar rapidamente no modo de proteção e, na pior das hipóteses, este amplificador será danificado.

Isso ocorre porque a quantidade de corrente que o subwoofer solicitará é demais para o amplificador, então seus componentes internos começarão a superaquecer rapidamente.

Mais Watts significam mais graves?


Mais watts não significam automaticamente mais graves. Watts pode denotar um subwoofer mais potente, mas seu sub pode não ser capaz de funcionar com esse nível de potência se você não tiver o espaço adequado ou os outros recursos e fatores de suporte necessários para lidar com essa potência.

Você normalmente não terá espaço de ar para permitir que um grande subwoofer funcione efetivamente em carros menores.

Isso significa que você precisará ter certeza de que não está tão focado em watts a ponto de não considerar os fatores que tornam o som de alta qualidade.

Um submarino menor que consome menos corrente e também é mais barato pode soar muito melhor do que um submarino grande e ganancioso que não tem espaço aéreo suficiente para o trabalho ideal.

Mais watts também podem levar a mais vibração, o que pode tornar o som dentro do seu carro muito ruim. Você também precisará considerar que a bateria do seu carro deve tolerar o consumo que um grande sub puxando muitos watts precisará.

Você pode se surpreender com o quão poucos watts são realmente necessários para operar um sub menor de alta qualidade que é ideal para o sistema de som do seu carro.

Lembre-se de que o espaço aéreo é fundamental para a qualidade do som e muitas vezes tem mais a ver com clareza de som e geração de graves do que watts.

Se o seu sistema de som não considerar o espaço aéreo necessário para ressoar sons graves e de tons mais baixos, você não obterá muito mais do que muito ruído, vibrações e chocalhos por todo o lugar, em vez da qualidade de som que você esperava .

Um amplificador pode ter mais watts que um sub?


Seu amplificador pode ter mais watts do que você sub, desde que você use as considerações de impedância adequadas.

As conexões entre as duas partes do seu sistema de som precisam ser feitas corretamente, mas se estiverem, não há razão para que seu sistema de som não possa tolerar uma pequena incompatibilidade nos dois itens. Idealmente, seu amplificador terá mais espaço para mais headroom.

Os amplificadores podem superaquecer e se desligar se estiverem consumindo muita potência. Você também deve se lembrar que seu sub ficará mais silencioso quando o amplificador não produzir a quantidade certa de energia.

Você precisará desses dois itens para equilibrar para obter o máximo do seu sistema de som em geral. O equilíbrio do seu amplificador com o subwoofer é fundamental para obter uma distribuição de potência equilibrada e uma excelente qualidade de som.

Há muito que muitas pessoas poderiam dizer sobre como equilibrar esses itens em um sentido geral idealmente, mas as necessidades de cada um dos produtos que compõem seu sistema podem determinar as quantidades ideais de energia que cada item consumirá.

Você não poderá configurar seu sistema de maneira ideal sem o equilíbrio certo de energia para as necessidades de cada produto, e cada cenário deve ser calculado individualmente.

Por exemplo, se você tiver quatro subwoofers Kicker CVX12, eles podem ser conectados de forma diferente dependendo de sua impedância, seja 2 ohms ou 4 ohms.

Em ambos os casos, sua potência RMS total será de 3.000W (4x750W), mas por causa de sua impedância diferente, você deve escolher amplificadores completamente diferentes, mas sua potência total deve ser a mais próxima possível de 3000W RMS na impedância adequada.
  • Para os subs de 4ohm, você precisará de um amplificador como Rockford Fosgate T2500-1bdCP ou um Skar Audio SKv2-3500.1D mais barato.
  • Para subs de 2ohm de baixa impedância, o melhor seria Memphis VIV3000.1V2 ou mais barato Skar Audio SKv2-4500.1D .

O que acontece se você diminuir a potência do subwoofer do carro?


Subestimar um submarino cria riscos diferentes de subjugá-lo. Esta é uma boa regra para todo o seu sistema de som.

Você sempre desejará alimentar as coisas de maneira conservadora em comparação com as coisas avassaladoras e arruinando componentes críticos do sistema de som do seu carro.

Em muitos casos, seu sub pode lidar com muito mais potência do que seu amplificador, então você descobrirá que seu amplificador provavelmente limitará seu sistema mais do que seu sub, e você poderá começar a ouvir seu ruído de corte.

Seus subs não soarão tão claros ou altos quando não receberem energia suficiente, mas o amplificador fraco muitas vezes pode ser seu ponto problemático ao lidar com a energia e, em alguns casos, pode parar de funcionar, colocando-se no modo de proteção.

Você pode executar 2 subwoofers em um amplificador monobloco?


Você pode conectar vários subs, mas certifique-se de que todos tenham o mesmo tipo e impedância.

Caso contrário, seu poder será distribuído de forma desigual entre eles, resultando em alguns ficando avassaladores enquanto outros são fracos. Isso é especialmente perigoso se seus subwoofers tiverem números diferentes de bobinas de voz ou impedâncias diferentes.

Você pode querer executar diferentes subwoofers no carro simultaneamente se estiver procurando por uma distribuição de volume uniforme, no entanto, neste caso, cada woofer precisa ter seu próprio amplificador.

Um amplificador monobloco oferece 1 canal para trabalhar e não pode ser conectado em ponte. Geralmente, você pode converter essa configuração para permitir dois ou mais subs, no entanto.

A resposta para usar esse tipo de amplificador com mais de um sub está na fiação. Você provavelmente precisará de ajuda para configurar esse tipo de fiação e para mostrar as principais alternativas de conexão, abaixo está a visão geral criada com base no número de subwoofers com seu tipo de bobina de voz e sua impedância.
Número de subwoofers Tipo de bobina de voz Impedância do subwoofer Diagrama de fiação
1 Único (SVC) 2 ohms 2 ohms
1 Único (SVC) 4 ohms 4 ohms
1 Duplo (DVC) 2 ohms 1 ohm ou 4 ohms
1 Duplo (DVC) 4 ohms 2 ohms
2 Único (SVC) 2 ohms 1 ohm ou 4 ohms
2 Único (SVC) 4 ohms 2 ohms
2 Duplo (DVC) 2 ohms 2 ohms
2 Duplo (DVC) 4 ohms 1 ohm or 4 ohms
3 Single (SVC) 2 ohms 6 ohms
3 Double (DVC) 4 ohms 1.3 ohms
3 Single (SVC) 2 ohms 1.3 ohms or 3 ohms
3 Double (DVC) 4 ohms 2.7 ohms or 6 ohms
4 Single (SVC) 2 ohms 2 ohms
4 Single (SVC) 4 ohms 1 ohm or 4 ohms
4 Double (DVC) 2 ohms 1 ohm or 4 ohms
4 Double (DVC) 4 ohms 2 ohms

To make selection easier, I added a link to the corresponding amplifier in each scenario, based on the 200W RMS subwoofer example.
Number of Subwoofers Voice Coil Type Subwoofer’s Impedance Matching Amplifier
1 Single (SVC) 2 ohms Skar RP-350.1D
1 Single (SVC) 4 ohms Skar SK-M5001D
1 Double (DVC) 2 ohms Skar RP-350.1D (1 ohm) or
Skar SK-M5001D (4 ohms)
1 Double (DVC) 4 ohms Skar RP-350.1D
2 Single (SVC) 2 ohms Skar RP-350.1D (1 ohm) or
Skar RP-800.1D (4 ohms)
2 Single (SVC) 4 ohms Skar SK-M5001D
2 Double (DVC) 2 ohms Skar SK-M5001D
2 Double (DVC) 4 ohms Skar RP-350.1D (1 ohm) or
Skar RP-800.1D (4 ohms)
3 Single (SVC) 2 ohms Skar SKV2-2500.1D
3 Double (DVC) 4 ohms Skar RP-800.1D
3 Single (SVC) 2 ohms Skar RP-800.1D (1.3 ohms) or
Skar RP-800.1D (3 ohms)
3 Double (DVC) 4 ohms Skar RP-800.1D (2.7 ohms) or
SKV2-2500.1D (6 ohms)
4 Single (SVC) 2 ohms Skar RP-1200.1D
4 Single (SVC) 4 ohms Skar RP-800.1D (1 ohm) or
SKV2-2500.1D (4 ohms)
4 Double (DVC) 2 ohms Skar RP-800.1D (1 ohm) or
SKV2-2500.1D (4 ohms)
4 Double (DVC) 4 ohms Skar RP-1200.1D

As you can see, there are many options, and choosing the right amplifier depends on the subwoofer and its connection type.

What if My Amp Is Too Powerful for My Sub?


Amps that are way too powerful for a sub can actually ruin the sub when run at high volume.

You need to consider the comparison between the power of the amp and the sub as one of the key elements to allow your system to work properly each day.

To get the optimal power from the amplifier, multiply the number of subs you have by the RMS rating of each, and you will get their total RMS rating. You want to make sure the amp you choose will supply at least the same power that is your subs total RMS rating.

For example, if you have two woofers with the 200W RMS each and want to connect them to a two-channel amplifier, make sure to buy an amp that can deliver at least a total of 400W RMS.

Car amplifiers can deliver much more power than many can realize, but to do that, they need a large amount of current from the car battery.

Picking the right amp, therefore, is necessary to care for your sub and your car’s battery. You do not want to go climb in your car to head out to work and find that your battery is dead.

Subs are just as expensive as amps, if not more so, so in most cases protecting your sub is critical to being spared from having to replace your sub each time you have the music turned up.

Amps that are too powerful for a sub are also too powerful for the speakers in your system.

This can be the other weak link to your car audio system, and many people forget about how much blown speakers can ruin a sound system as well.

When you overpower your sub, you will find that the problems with your sound system balance can sneak up on you.

You will potentially not notice that one of your speakers has been blown out, and this early sign of problems can be too small of a warning to spare your sub from damage later.

You need to be sure that you think about the full extent of what you will be expecting from your system and make sure that your amp and your sub are both up to that challenge.

What Happens if My Amp Has More Watts Than My Speakers?


As mentioned before, you need to think about what your subwoofer can handle when picking an amplifier.

The question is not entirely about the pairing between your amp and your sub, but it has rather more to do with the sound quality of your entire car audio system.

At the end of the day, you can pick any amp and any sub, but your speakers need to perform at the same level as the rest of the sound system that you have chosen for your needs.

When your amp offers many more watts than what your woofer can handle, you might end up damaging the sub. On the other side of the equation, if you do not supply your woofer with enough power, it will not sound great, and you will risk damaging the amplifier.

You need to be sure that you look at the watts that your sub can handle and then ensure that you are supplying it with the right amount of power.

Conclusão


Matching your car’s amplifier with its subwoofer is not too difficult, but it is something that not everyone is comfortable with.

To make the right choice, you need to consider many different features and factors when picking the components of your sound system for the best results.

You will need to ensure that your amp and your sub are balanced as far as power and impedance.

The entirety of your sound system can be impacted by the power draw needs required to fuel it. For example, if you have a smaller car, your sub or your amp might not perform in the way that you wish due to a lack of battery power.

Make sure that you think about all of the parts of your sound system when you are planning the power needs for each one.

A well-balanced sound system is really enjoyable to have in your car, and the power that is being supplied to each part of your sound system can significantly impact the quality of the sound that your system produces.