>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Tudo o que você precisa saber sobre codecs Bluetooth

Codecs Bluetooth podem ser confuso e nem todos os dispositivos os suportam. Saiba antes de escolher o hardware e os fones de ouvido de origem.


Estamos vivendo em um mundo de ressurgimento do Bluetooth. Nos últimos anos, tornou-se sinônimo de nossa experiência musical.

Apenas os audiófilos possuem o bastião para fones de ouvido com fio! Mas, como coletivo, a maioria de nós deixou o fone de ouvido para trás nos anais da história.

Portanto, à medida que avançamos para uma experiência de audição mais sem fio, especialmente na era dos verdadeiros fones de ouvido sem fio como o UGREEN X6, Black Shark T1, Apple e Sony, para citar alguns, cabe a nós prestar muita atenção à tecnologia que rege a qualidade do áudio que recebemos.

E o aspecto mais importante da tecnologia Bluetooth é o Codec!

O que é um codec Bluetooth?


Qualquer geek de áudio lhe dirá que os cabos fazem uma enorme diferença na transmissão do som. Da mesma forma, os Codecs Bluetooth são como diferentes qualidades de cabo. O conecta seu dispositivo de áudio aos fones de ouvido Bluetooth.

Codec significa codificador/decodificador. Ele codifica e decodifica dados de áudio digital para otimizar a transmissão sem fio. Todos os Codecs têm suas próprias restrições de qualidade sob as quais operam.

Alguns preferem a estabilidade da conexão à perda de transmissão de dados. Outros se concentram mais na eficiência energética. O Bluetooth Coded dependerá do processador usado pelo seu fone de ouvido.

Por que um codec Bluetooth é importante para mim?


O Codec Bluetooth e a qualidade de áudio estão diretamente relacionados.

Agora, o Bluetooth é sem dúvida um meio de transmissão de música com perdas. Embora os Codecs tenham percorrido um longo caminho, eles não conseguem igualar o desempenho de uma conexão com fio.

Mas isso não deve nos impedir de nos preocupar com a qualidade da música que transmitimos.

Termos a serem lembrados


Vamos definir alguns termos antes de nos aprofundarmos nos vários codecs Bluetooth.

Taxa de amostra


Denotado por Hertz ou Hz/kHz, esta é a frequência da onda sonora. Do ponto de vista da transmissão de dados, significa o número de pontos de dados por segundo em um arquivo de áudio.

A maioria dos áudios digitais tem uma taxa de amostragem de 44,1 kHz. E, qualquer coisa acima de 96 kHz é áudio de alta resolução.

Profundidade de bits


Medido em Bits, representa o nível de detalhe ou qualidade que cada amostra possui. Por exemplo, um arquivo mp3 tem uma profundidade de bits de 16 bits, enquanto um arquivo sem perdas de alta resolução terá cerca de 24 a 32 bits.

Taxa de bits


Multiplicar a taxa de amostragem e a profundidade de bits fornecerá a taxa de bits de um arquivo de áudio. Isso é medido em bits por segundo ou bps/kbps.

Uma taxa de bits mais alta geralmente significa áudio de maior qualidade produzindo um som mais nítido.

Latência


A latência é o tempo que leva para os dados de áudio viajarem do dispositivo de origem para os fones de ouvido.

Em uma conexão com fio, a latência geralmente é de 5 a 10 milissegundos. Mas em conexões Bluetooth mais antigas, a latência pode chegar a quase 300 milissegundos.

Eficiência Energética


A eficiência energética é a potência consumida em todo o processo de transmissão de áudio. Codecs menos eficientes em termos de energia consomem mais bateria.

Quais são os diferentes tipos de codecs Bluetooth?


A maioria das pessoas que ouvem um fone de ouvido sem fio pode não estar ciente de seu codec Bluetooth. Identificar esse codec pode ajudá-lo a extrair o máximo de seus fones de ouvido Bluetooth.

Codec de sub-banda (SBC)


Este é o Codec mais utilizado para todos os dispositivos Bluetooth. Na verdade, é o codec padrão para todos os fones de ouvido até Bluetooth 4.2. O Bluetooth 5.0 também foi lançado com o codec SBC. Desde então, ele foi atualizado para usar um Codec de baixa energia que abordaremos mais tarde.

O SBC é capaz de taxas de bits de 240 kbps a 345 kbps com uma taxa de amostragem de 44,1 kHz. Ele fornece áudio de baixa latência sem exigir muito poder de processamento, mas à custa de perda significativa de dados. Isso faz com que o SBC não seja adequado para streaming de alta qualidade.

Todos os dispositivos Bluetooth 5.0 e inferiores suportam o codec SBC.

Codec de comunicação de baixa complexidade (LC3)


Desde a introdução do Bluetooth LE (baixa energia), o codec base mais recente para todos os dispositivos Bluetooth LE é o codec LC3.

Todos os outros codecs nesta lista enviam dados por Bluetooth Classic. Mas, o Bluetooth LE muda o jogo, com menores requisitos de energia e largura de banda.

Isso é ótimo tanto para a duração da bateria quanto para os tempos de audição dos fones de ouvido. LC3 transmite em taxas de bits de 160 kbps a 345 kbps. A qualidade do som é melhor do que o SBC mais antigo (veja o gráfico baseado em um estudo realizado pela Bluetooth SIG).

Mas seus principais benefícios são baixo consumo de energia, alta estabilidade de conexão e baixa latência. Este codec está disponível apenas com dispositivos que operam com chipsets Bluetooth 5.2.

Codificação de áudio avançada (AAC)


Mais conhecido como HE-AAC (High Efficient AAC), este codec é o formato de compressão de áudio padrão para dispositivos Apple e iOS. Também é o formato padrão do YouTube Music.

É um codec de compressão de dados com perdas, por isso corta muitos dados de áudio durante a transmissão. É também um codec que consome muita energia. As taxas de bits AAC comuns incluem 128 kbps, 192 kbps e 256 kbps.

Os usuários do Android não se beneficiarão particularmente desse codec. Seu desempenho em dispositivos Android pode variar muito. Mas os dispositivos Apple são otimizados para este codec e permitem áudio de alta qualidade a 256 kbps.

Apple Lossless Audio Codec (ALAC)


Outro codec disponível para usuários de iOS é o ALAC para compressão de dados sem perdas de música digital.

ALAC é um codec sem perdas, portanto, é diferente de codecs Bluetooth com perdas, como SBC ou AAC. Isso aumenta o tamanho do arquivo de áudio e, portanto, não pode ser tão eficiente em termos de energia quanto os codecs com perdas. Mas isso também leva a um aumento significativo na qualidade do áudio.

O codec ALAC no Apple Music permite streaming sem perdas de até 24 bits a 48 kHz, com uma taxa de bits máxima de 384 kHz. Qualquer coisa sobre isso e seu telefone solicitará que você use um conversor de áudio digital ou DAC.

Tecnologia de processamento de áudio (aptX)


A codificação Bluetooth mais comum para dispositivos com chipsets Qualcomm. Assim como o ALAC, o aptX também é um codec sem perdas. Mantém um bom equilíbrio entre qualidade de áudio, estabilidade de conexão e eficiência energética.

A Qualcomm está constantemente desenvolvendo o codec aptX, e agora eles têm várias versões. Eles são aptX LL (baixa latência), aptX HD (alta definição), aptX Adaptive e aptX Lossless.

O codec aptX regular suporta áudio de 16 bits, 48kHz até 352kbps, enquanto o aptX HD suporta 24 bits, 48kHz até 576kbps. O AptX Adaptive permite alterações contínuas na taxa de bits de streaming, dependendo da força da conexão. E o aptX LL tem a menor latência do mercado, 40 milissegundos.

Se seus fones de ouvido suportam um codec aptX atualizado, você pode alterá-lo acessando as configurações do seu telefone. A menos que você faça isso, seu telefone estará transmitindo em seu codec Bluetooth padrão, que geralmente será aptX ou SBC.

LDAC


Este é o codec Bluetooth proprietário da Sony para seus fones de ouvido TWS. O LDAC é de longe o codec sem perdas mais robusto que oferece o melhor desempenho de áudio a uma taxa de bits de até 990 kbps.

Mesmo em taxas de bits mais baixas, esse codec supera os codecs SBC, AAC e aptX na maioria dos testes de áudio.

Novamente, se seu fone de ouvido for compatível com LDAC, você precisará alterar as configurações de streaming de Bluetooth em seu telefone.

Resumo


Existem vários outros codecs Bluetooth concorrentes também. Como o Codec de Áudio de Alta Definição de Baixa Latência (LHDC), Codec de Áudio de Baixa Latência (LLAC) ou o Codec Escalável (SC) da Samsung para seus Galaxy Buds. Todos eles fazem a mesma tarefa, mas alguns fazem tarefas específicas melhor do que outros. Tenha certeza de que, à medida que a tecnologia Bluetooth avança, muitos mais codecs virão à tona, melhorando os existentes.

Assim, esperamos que, ao comprar seu próximo fone de ouvido TWS, preste muita atenção ao seu codec Bluetooth. Talvez o codec suportado desempenhe um papel importante na sua decisão final.