>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Nikon AF vs. Lentes AF-S – Tudo o que você precisa saber


O foco automático elimina o incômodo de girar manualmente o anel de foco da lente. As lentes Nikon usam duas tecnologias de foco automático diferentes há muitos anos.

Este artigo analisará as lentes Nikon AF vs. AF-S e tudo o que você precisa saber sobre elas.

Tipos de lentes Nikon 


A Nikon fabrica duas lentes:Autofoco (AF) e autofoco com motor de onda silenciosa (AF-S). As lentes AF são mais antigas que as lentes AF-S e funcionam apenas no modo manual.

Este guia analisa as lentes Nikon AF vs. AF-S e tudo o que você precisa saber sobre elas.

A história das lentes AF e lentes AF-S da Nikon 


Para entender melhor a diferença entre esses dois tipos de lentes, precisamos analisar seu histórico e como elas funcionam. Aqui está um pouco da história de seu mecanismo de foco automático:

A história das lentes AF da Nikon 


A Nikon começou a fabricar lentes Nikon AF em 1986. Estas foram as primeiras lentes Nikon com foco automático e todas elas apresentavam uma etiqueta AF. Naquela época, o funcionamento do mecanismo de foco automático era simples.

Consistia em um drive na câmera e um redutor na lente. O sistema funciona interligando uma rosca fina espiral na lente com outra espiral fina para montar a lente no corpo da câmera.

Funciona como uma porca e um parafuso, permitindo que a câmera determine a distância correta do assunto. Em seguida, a unidade da câmera gira o redutor de lente para foco automático.

A câmera utiliza vários sensores de foco para detectar se as várias partes da imagem estão focadas corretamente e, em seguida, gira o parafuso de foco de acordo.

As lentes AF possuem uma CPU que permite que a câmera se comunique eletronicamente com a lente e detecte a abertura e a distância focal da lente.

Ao focar manualmente uma lente AF em uma câmera AF, você precisará alterar manualmente a chave AF da posição AF para a posição M. Ao mudar para a posição M, você retrai a chave de fenda para girar o anel de foco livremente.

Ao usar um modo de foco manual ou quando a câmera não possui um motor de foco, o sistema de foco automático da câmera ajudará você a saber se a imagem está em foco usando o ponto de confirmação do visor.

As poucas lentes de foco manual apresentam uma função de CPU, como o modo de foco manual em lentes AF ao usar câmeras com capacidade para AF-S ou AF.

Algumas das câmeras Nikon que apresentam uma rosca incluem D3, D810, D750, D700, D7100, D7000, D300, D200, D90, D80, D70 e D50.

A história das lentes AF-S


AF-S é uma abreviação de autofoco único, que também é conhecido como AF de área única. Essas lentes usam seu motor de foco embutido em vez do motor de foco automático que vem com a câmera.

São as lentes mais recentes a serem fabricadas pela Nikon. Embora o sistema AF inicial funcione bem, a Nikon introduziu as lentes AF-S em 1998 para aprimorar a funcionalidade de foco automático, tornando-a mais rápida e silenciosa do que as lentes AF.

A funcionalidade de foco automático de algumas lentes AF-S é quase silenciosa. A principal diferença entre esses dois tipos de lentes Nikon é que a Nikon AF usa uma unidade dentro do corpo da câmera, enquanto a Nikon AF-S usa uma unidade dentro da lente.

Na Nikon AF-S, a câmera envia sinais para a lente através dos contatos. A unidade na lente ajuda a mudar o circuito óptico para a distância correta.

O que é o motor de foco de onda silenciosa em lentes AF-S?


O motor de onda silenciosa é um motor ultrassônico usado em lentes Nikon para aprimorar a funcionalidade de foco automático em lentes AF-S.

A tecnologia avançada nesses motores transforma as ondas viajantes em potência rotacional que ajuda a focar a ótica. Isso melhora a precisão, velocidade e silêncio da funcionalidade de foco automático.

Diferentes fabricantes de terceiros que fabricam lentes compatíveis com AF-S, como Sigma, Tokina e Tamron, têm nomes diferentes para esse tipo de motor de foco automático.

No lugar de um anel de abertura, essas lentes vêm com um anel de foco manual e um interruptor que permite alternar entre foco manual e foco automático.

Em algumas opções mais baratas, essa chave desconecta mecanicamente o motor de foco do anel de foco, permitindo que você gire o anel de foco com muito mais rapidez e segurança. O foco automático gira com o anel de foco neste tipo de lente e a chave de foco automático muda entre M e A.

Isso significa que se você desativar o foco automático da câmera, ele apenas desativará a funcionalidade de foco automático, mas não desconectará o anel de foco do motor. O interruptor em algumas lentes Nikon de última geração alterna entre M e M/A.

A opção M/A permite que você ajuste bem o foco no modo de foco automático manualmente. Isso significa que você pode desligar o foco automático através do sistema de menus ou com um interruptor na câmera e deixar o interruptor da lente na posição M/A sem forçar o motor de foco automático.

Lembre-se de que mover o interruptor da lente para a posição M desativa o foco automático. Se você girar o anel de foco totalmente para a direita em lentes Nikon mais antigas, você mudará o foco para Infinito. Nas lentes Nikon mais novas, girar o anel de foco totalmente para a direita faz com que a lente focalize um pouco além do Infinito.

Isso significa que você terá que usar o foco manual ou o foco automático para fazer a lente focar no infinito. Lembre-se de que isso pode ser um problema na astrofotografia, onde a luz pode não ser suficiente para os sensores de foco automático.

Além disso, as lentes AF-S Nikon mais baratas não têm uma escala de distância e você pode não saber a distância de foco da lente.

As lentes AF da Nikon funcionam com modelos de câmera mais recentes da Nikon?


A Nikon tornou impossível o uso de modelos de câmera mais recentes com lentes AF devido aos interesses comerciais da Nikon. Se você começar com uma câmera D40 SLR, todas as câmeras econômicas são fabricadas apenas com a funcionalidade de foco automático AF-S, portanto, não possuem rosca.

Algumas das primeiras câmeras incluem D5500, D5300, D3400, D3300, D5200, D3200, D5100, D5000, D3100, D3000, D60, D40x e D40. Tenha em mente que todas as câmeras digitais Nikon funcionam com lentes AF-S.

Para lentes AF, você deve ter um kit de lentes que vem com parafusos de montagem para ter foco automático. Isso significa que você só pode usar lentes mais antigas com foco automático no modo manual. A Nikon ganha dinheiro com as novas lentes devido ao aumento da demanda por novas lentes nas DSLRs econômicas.

Por exemplo, se você quiser comprar uma lente de retrato principal para usar com a D5000, não poderá ter foco automático na lente AF de 50 mm f/1.8 mais barata. Você terá que comprar a mais cara 50mm f/1.4 AF-S ou 35mm f/1.8 AF-S.

Independentemente dos interesses comerciais da Nikon, as lentes mais novas são muito melhores do que as lentes mais antigas e valem o preço.

Quais são os benefícios de usar lentes AF-S?


Considerando que as lentes AF-S são as lentes Nikon mais recentes, elas têm alguns benefícios em relação às lentes AF. Aqui estão alguns dos benefícios:
  • Essas lentes são compatíveis com todas as câmeras modernas 
  • As lentes contam com a tecnologia mais recente, e você não precisa se preocupar com compatibilidade futura 
  • O desempenho do foco automático é rápido, preciso e silencioso

Considerações finais 


As lentes AF são as lentes Nikon mais antigas, enquanto as lentes AF-S são as novas lentes Nikon que apresentam motores de ondas silenciosas para foco automático sem ruído. Esses dois tipos de lentes Nikon vêm com recursos variados que os tornam adequados para determinadas situações de fotografia.

Se você é um fotógrafo profissional que procura velocidade e excelente qualidade de imagem, escolha a lente AF-S. Se você está procurando algo acessível com qualidade de construção forte, escolha as lentes AF.