>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Lentes Canon EF vs. EF S – Tudo o que você precisa saber


Dependendo das circunstâncias, muitos fotógrafos profissionais carregam várias lentes. Isso permite que eles capturem todas as possibilidades e com a melhor luz possível.

Se você possui uma câmera Canon, deve estar atento a algumas opções de lentes. Bem, canon EF versus EF-S é a maior batalha que ainda está acontecendo.

Lentes Canon EF vs EF-S


As lentes Canon EF são lentes padrão profissionais projetadas para funcionar principalmente com corpos de câmera full-frame. Eles são excepcionalmente construídos em termos de qualidade e desempenho.

As lentes EF-S, por outro lado, funcionam em câmeras Canon com sensor pequeno.

EF significa simplesmente “foco elétrico”, que é um motor dentro da lente que trava o assunto que você está tentando capturar. O S em EF-S significa “pequeno”, um fator que descreve a funcionalidade limitada do EF-S.

Pepitas de ouro para iniciantes :A princípio, com certeza parecerá uma decisão prudente usar lentes com sensor de corte (EF-S). Mesmo como fotógrafo iniciante, você logo perceberá que essas câmeras têm sérias limitações que reduzem sua eficiência.

Então, você vai querer atualizar para lentes EF full-frame e, quando o fizer, todas essas lentes EF-S serão deixadas para trás. Tal perda. Mas se você optar por lentes full-frame, poderá fotografar em várias câmeras.

Além disso, se você cuidar bem das lentes EF e decidir abandonar sua carreira de vídeo ou fotografia algum dia, poderá revendê-las facilmente e por um bom preço.

Compreendendo uma montagem de lente


É imperativo entender a montagem da lente para comprar a escolha certa.

Uma montagem de lente é um ponto onde as lentes se conectam à câmera. Tanto a câmera quanto as lentes carregam uma seção da montagem e devem se encaixar perfeitamente.

A maioria das marcas tem configurações de montagem diferentes. Uma montagem de lente Nikon é diferente da Canon. E uma montagem de lente Sony difere daquela da Nikon e assim por diante.

Também é comum que o mesmo fabricante faça lentes que vêm com montagens exclusivas - possivelmente para modelos diferentes, como a câmera sem espelho.

Comparando o ângulo de visão em EF e EF-S


Correndo o risco de exagerar o óbvio, as lentes Canon EF-S têm um círculo de imagem menor, o que significa que seu campo de visão sempre será estreito. Mesmo quando você os muda para câmeras full-frame.

Agora, por causa do pequeno sensor que não cabe totalmente em frames maiores, você notará que o canto da imagem ficará escuro (vignetting pesado). Veja as bordas escuras na imagem abaixo? Isso é vinheta.

As lentes EF de quadro completo oferecem um amplo campo de visão de 100% que captura todos os detalhes que você deseja em sua foto ou vídeo. Falando do campo de visão, vamos aprender um pouco sobre o fator de corte.

Multiplicador de distância focal/fator de corte


A ideia por trás do multiplicador de distância focal emana de sensores menores, geralmente <35mm. para a lente EF, o sensor emite a imagem como é capturada (porque o fator de corte é 1, ou seja, o sensor e a lente são full-frame e iguais)

No entanto, a imagem é cortada em sensores menores (porque as lentes são full-frame enquanto o sensor não). Você acertou? Bom. Portanto, o multiplicador de distância focal (também fator de corte) refere-se a quanto do tamanho de uma imagem permanece após parte dela ter sido cortada.

Os melhores usos do EF Lens


Se você faz fotografia de pássaros, esportes ou vida selvagem, possuir uma lente EF lhe dará mais sucesso. Isso ocorre porque eles oferecem as melhores visualizações de campo amplo da categoria.

Prós das lentes EF


As lentes EF são construídas com profissionais e amadores avançados em mente. Como tal, eles são de primeira qualidade e suportam os rigores de sessões prolongadas. Eles também são os melhores para quem gosta de ângulos ultra-amplos.

Além disso, você usa lentes EF tanto em câmeras com sensor pequeno quanto em modelos full-frame. Este é um recurso conveniente para profissionais que desejam versatilidade.

Contras das lentes EF


A durabilidade e o desempenho notável das lentes EF têm um preço caro. Isso pode ser uma desvantagem para iniciantes sem dinheiro, mas para os profissionais, a troca vale a pena.

Os melhores usos da lente EF-S


A EF-S é excelente no fornecimento de lentes grande angulares. Por isso, eles são a melhor escolha para fotografia de viagens, paisagens e arquitetura.

Prós da lente EF-S


As lentes EF-S são uma solução econômica para usuários de câmeras iniciantes e intermediários. É a principal razão pela qual as pessoas os preferem. Eles também são menores e mais leves, tornando-os ideais para quem se movimenta muito.

Contras das lentes EF-S


A maior desvantagem de comprar lentes EF-S é que você só pode usá-las em câmeras Canon EOS.

Essas câmeras possuem um sensor pequeno e podem ser identificadas por duas coisas:um quadrado branco e um ponto vermelho no encaixe das lentes.

Você deve estar se perguntando, posso usar lentes EF-S em uma câmera full-frame? Sim, você pode, mas você vai ter uma vinheta pesada.

A solução para este problema, no entanto, pode ser recortada durante a pós-produção. Nesse caso, você só perderá duas coisas:tempo de edição e alguns pixels.

A Canon ainda está produzindo lentes EF?


Vários relatórios indicam que pode ser o fim do caminho para as lentes EF há muito conhecidas e usadas.

A própria empresa cita que as séries EF que estão matando são aquelas que já possuem várias versões disponíveis. Eles estão chamando esse processo de otimização em série.

A empresa prometeu suporte inabalável para as lentes EF restantes - que devem terminar por volta de 2027.

Eles foram em frente prometendo que podem produzir muito mais se o mercado exigir. No entanto, muitas pessoas sentem que estão apenas dizendo isso para suavizar o golpe.

No momento, os esforços da Canon parecem se inclinar mais para as lentes RF mais recentes. Divulgação completa, seus tiros são mágicos.

Vamos dar uma olhada nos prós e contras das lentes EF e EF-S para que você saiba o que fazer.

Outras lentes Canon


A Canon também produz lentes EF-M e RF além de EF e EF-S. As lentes EF-M são montadas em câmeras sem espelho (especificamente Canon APS).

Eles foram introduzidos no setor em 2012, ao mesmo tempo que as câmeras sem espelho intercambiáveis.

Assim como a EF-S, as lentes EF-M podem ser identificadas por um ponto branco e têm um fator de corte de 1,6x. Exemplos dessas lentes são lente Canon EF-M 22mm f/2 STM, lente Canon EF-M 18-150mm f/3.5-6.3 e lente Canon EF-M 11-22mm f/4-5.6.

As lentes RF são a mais recente adição da Canon. Elas foram introduzidas nos mercados em 2018. Essas lentes funcionam com os sistemas de câmeras sem espelho EOS RP e EOS R full-frame. Eles têm uma pequena linha vermelha para servir como guia de montagem.

Canon 50mm f/1.2L USM e Canon RF 24-105mm f/4 L IS USM são exemplos estelares de lentes Canon RF.

Como o EF/EF-S se compara ao EF-M/RF?


Todas essas lentes Canon foram projetadas para funcionar com corpos de câmeras com lentes intercambiáveis.

A principal diferença entre todos eles é a “Distância Focal do Flange”. Esta é a distância entre o sensor da câmera e a extremidade do seu anel de montagem (ou elemento traseiro no caso de sistemas sem espelho).

Muitos corpos de câmera sem espelho têm uma distância de flange mais curta. Há vantagens nisso.

Primeiro, a imagem sai nítida. Em segundo lugar, há menos elementos de lente e, em terceiro lugar, a necessidade de correção de imagem reduz significativamente.

Além disso, observe que as lentes RF são bastante caras e mais pesadas em comparação com EF e EF-S.

Os sensores DSLR mais comuns da Canon para lentes EF e EF-S


Existem três opções comuns quando se trata de tamanhos de sensores DSLR:
  • Sensor de corte de 1,6 x (22,5 mm x 15 mm)
  • Sensor de corte de 1,3x (28,7 mm x 19,1 mm)
  • 1,0 x (36 mm x 24 mm) Quadro completo

Vamos colocar isso em uma imagem para que você possa ver os tamanhos do campo de visão.

Principalmente, os visores de 1,6x são pequenos e produzirão 95% da imagem. 5% é cortado. O retângulo externo, por outro lado, representa full-frames onde a imagem capturada é 100%.

Observe que alguns quadros completos como a Canon EOS 5D Mark II podem fornecer menos de 100% de FOV. No entanto, você obtém um desempenho decente (imagem).

Perguntas frequentes

A Canon EF e a EF-S são iguais?


Canon EF e EF-S podem compartilhar algumas semelhanças, mas não são a mesma coisa. A EF foi projetada para câmeras full-frame, enquanto a EF-S é para câmeras com sensor de corte. Além disso, o último oferece as melhores fotos em grande angular do que o primeiro.

Como você sabe se uma lente Canon é EF ou EF-S?


Muitas lentes Canon vêm com uma inscrição que mostra se são EF ou EF-S. Se isso não estiver disponível, verifique as marcas de ponto vermelho e quadrado branco. A lente com ambos é um modelo EF-S, enquanto que com apenas um ponto vermelho é um modelo EF.

O que significa RF nas lentes Canon?


RF significa Re-Imaged Focus. As lentes RF são a mais nova invenção da Canon com melhor foco automático, contraste e estabilização de imagem. Eles têm um desempenho muito melhor do que os modelos EF e EF-S e são um pouco mais caros.

Posso usar lentes EF-S em uma câmera full-frame?


Você pode usar lentes EF-S em câmeras full-frame e com sensor de corte. Isso só é possível para montagens compatíveis. Nos casos em que as lentes se estendem muito para trás, usá-las pode danificar o espelho da câmera.

Os corpos de câmera sem espelho podem usar EF e EF-S?


Isso geralmente é um caso de compatibilidade de montagem. Mas com um adaptador, as lentes EF e EF-S podem ser instaladas corretamente em sistemas de câmeras sem espelho.

Considerações finais


Canon EF versus EF-S é uma comparação que abre seus olhos para os prós e contras de cada escolha. Se você está com um orçamento enxuto e tudo o que quer fazer é começar, o EF-S se torna uma escolha sensata.

Mas se você é um fotógrafo profissional e um marcador de vídeo, a EF é uma boa escolha. Sua versatilidade e eficácia não apenas tornam seu trabalho mais fácil, mas também excepcionalmente atraente.

Em suma, o tipo de câmera Canon que você já possui ditará o tipo de lente que você deve escolher, certo? É claro.