>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Como reduzir o ruído de fundo em um microfone?


Onde quer que você esteja, se estiver usando um microfone, haverá o risco de algum ruído de fundo. E isso se aplica se você estiver usando microfones para vocais, bateria, guitarras, orquestra ou apenas alguma gravação externa para um vlog ou canal do Youtube. E pode facilmente acabar sendo um grande problema.

Portanto, você precisa descobrir como reduzir o ruído de fundo em um microfone. O que quer que você está usando para.

Nem todos os microfones são iguais


Um pouco de uma afirmação óbvia porque eles não são. E nem todo ambiente apresenta os mesmos problemas. Você certamente será confrontado por um cenário diferente, desde trabalhar em um estúdio até uma apresentação ao vivo em um palco até uma rua movimentada com carros voando.

Assim como esses elementos têm efeito, se você está trabalhando com um cantor, eles também podem. Todos os cantores não cantam da mesma maneira. Eles nem agem da mesma maneira no estúdio.

Alguns naturalmente farão mais ruído de fundo do que outros por meio de ações e movimentos. Até a forma como cantam. É como eles são. Você pode ser capaz de acalmá-los um pouco. Mas você não pode mudar quem eles são.

Nem todos os ambientes são iguais


Além disso, reduzir o ruído de fundo em um microfone terá algo a ver com onde você está usando. O ambiente desempenhará seu papel na criação de ruídos indesejados. Portanto, não existe uma solução única que se encaixe em todos os diferentes cenários.

Se você estiver usando seu microfone em um estúdio acusticamente perfeito, os problemas serão diferentes do que no seu quarto. Há algumas coisas básicas que o usuário "comum" pode fazer para começar a reduzir o ruído ambiente do microfone de fundo .
  • Afaste qualquer equipamento barulhento do microfone.
  • Feche todas as janelas para reduzir o ruído externo.
  • Certifique-se de que o microfone não esteja muito perto de um ventilador no computador.
  • E se você estiver falando, use um escudo pop.

Todas as coisas muito básicas e óbvias, é claro. E, em algumas circunstâncias, pode não ser possível remover todo o ruído de fundo.

Antes de analisarmos as maneiras de reduzir o som indesejado, pode ser apropriado entender algumas coisas sobre o ruído de áudio relacionado aos microfones.

O que é ruído de microfone?




Você pode esclarecer o ruído do microfone como um som indesejado. Algo que está reduzindo a qualidade do desempenho do seu microfone. Quanto tempo esse som dura e seu nível determinará suas características.

Vejamos alguns dos vários problemas de ruído que você encontrará. Saber isso ajudará você a aprender a reduzir o ruído de fundo em um microfone.

Ruído contínuo ou de banda larga


O que chamamos de silvo e outros ruídos estáticos se enquadram nessa categoria. É um ruído onde a energia acústica é distribuída em uma faixa de frequências quando é coletada pelo microfone.

Ruído de banda estreita


Resumidamente descrito, é um sinal indesejado que é constante. O nível de áudio permanece estável e geralmente é o resultado de cabos mal blindados que estão conectando os microfones ou aterramento ruim.

Ruído de impulso


Estes são estalos ou cliques ou qualquer outro som curto e nítido. Eles são de curta duração e são sons de alta frequência.

Ruído de fundo aleatório


Estes incluirão vários sons ambientes indesejados, mas muitas vezes são facilmente tratados individualmente. Não é tão fácil se houver grupos deles. Eles podem incluir ruído do tráfego, condições climáticas (vento, chuva ou tempestades) ou conversas em segundo plano.

Como eu disse, estes às vezes são difíceis de remover como um grupo de sons. Isso ocorre porque eles são produzidos a partir de uma variedade de locais com diferentes níveis de volume e frequências. A melhor maneira de lidar com eles é individualmente. Isso pode estar voltando ao meu comentário anterior sobre fechar as janelas ou apenas pedir a alguém para ficar quieto.

Ruído elétrico 


Um zumbido ou zumbido pode ser um grande problema, mesmo que não seja particularmente alto. Você pode realizar algumas verificações simples.
  • Certifique-se de que todos os equipamentos de gravação tenham o mesmo filtro de linha.
  • Mantenha os cabos elétricos principais longe dos cabos do microfone ou, se eles tiverem que se cruzar, certifique-se de que estejam a 90 graus um do outro.

Outra consideração é se você estiver usando uma Fender Stratocaster ou outras guitarras com captadores single-coil. Os amantes do “som single-coil” estão em constante guerra com o RFI ou frequências de rádio que nos cercam. E/ou EMI, interferência de frequência eletromagnética. O zumbido de 60/50Hz pode ser um problema real, embora nem sempre pareça ocorrer.

Você tem barulho


É irritante, e você tem que se livrar dele. Vejamos algumas maneiras de identificar sons de microfone indesejados e se livrar deles . Vamos começar com o microfone e ver como reduzir o ruído de fundo em um microfone com algumas opções fáceis.

A configuração de ganho para o microfone




Você provavelmente está ciente de que alguns microfones são mais sensíveis que outros. Quando você escolhe comprar seu microfone, a sensibilidade é algo que você deve considerar muito seriamente. Isso ocorre porque quando microfones diferentes são expostos aos mesmos níveis de fonte, eles podem fornecer diferentes níveis de saída de áudio.

Pode ser avaliado se um microfone é adequado para um tipo específico de gravação. Observamos o ponto de corte, o nível de ruído e a sensibilidade. Se você tem um microfone muito sensível, pode precisar de menos ganho do pré-amplificador. Você também pode achar que o headroom é menor antes de começar a “clivar” do que um microfone que tem menos sensibilidade.

Recorte


Vamos apenas fazer uma breve pausa para garantir que todos os leitores entendam o que quero dizer com “recorte”. Quando algo é impulsionado com muita força, além de sua capacidade máxima de saída, é chamado de “clipping”.

É um tipo de distorção que ocorre dentro da forma de onda. Um som bastante áspero e distorcido resulta se o pressionarmos demais. As guitarras podem se beneficiar; microfones geralmente não. Microfones sensíveis serão, portanto, cortados antes de um microfone menos sensível.

Qual ​​é a qualidade do seu microfone?


Essa é outra questão que afetará o resultado. O microfone que você está usando é de baixa qualidade? Nesse caso, todos os filtros e todo o processamento que você pode reunir não farão tanta diferença, se houver.

Dinâmico ou Condensador?


Você pode dizer que há uma diferença entre a sensibilidade de um microfone dinâmico e de um condensador . O microfone condensador geralmente terá uma sensibilidade mais alta do que um microfone dinâmico. Isso torna cada um deles mais adequado para determinados estilos de uso.

Mesmo que um seja mais sensível que o outro, o nível do sinal ainda pode ser ajustado. Idealmente, para o nível de entrada que é melhor usando a quantidade certa de ganho do pré-amplificador.

No entanto, se você precisar aumentar o estágio de ganho, isso pode inevitavelmente trazer algum ruído de sinal. Portanto, você terá que ter cuidado para que qualquer aumento no ganho não afete negativamente o sinal de áudio. Como resultado, definir o ganho em um microfone corretamente deve manter a maior parte do ruído fora.

Aumento do microfone


Às vezes, você pode ter um controle de aumento de microfone em seu console de mixagem ou possivelmente em sua interface de áudio. Se você está recebendo algum ruído, você pode tentar diminuir ou até mesmo desligar.

Pára-brisa do microfone 


Vamos dar uma olhada nos sons externos que você não pode controlar. Se você estiver gravando do lado de fora, há muitos problemas. O mau tempo, especialmente o vento, terá um grande efeito. Embora você não possa se livrar do vento, você pode reduzir um pouco seu impacto na coleção de sons.

Você pode comprar revestimentos feitos de espuma ou pele ou até mesmo uma combinação de ambos, conhecidos na indústria como "gatos mortos". Eles deslizam sobre a cabeça do microfone e ajudam a bloquear os ruídos do vento. Eles também ajudam a cortar as oclusivas da palavra falada se você estiver fazendo uma narração. Bons produtos podem reduzir a interferência do vento em até 12dB. Mas qualquer pára-brisas bloqueará um elemento de som indesejado.

Windscreens, ou windjammers, como às vezes são chamados, estão disponíveis para todos os microfones. Um exemplo é este Movo WS220 Professional Microphone Windscreen. Mesmo se você estiver gravando sem condições climáticas adversas, isso proporcionará um som melhor e mais limpo.

Filtros de pop


Ao trabalhar com vocais, você precisa tentar remover qualquer plosiva ou sibilância da gravação. Portanto, é uma boa ideia usar um Filtro Pop.
  • Plosivas são um excesso de pressão de ar na cápsula do microfone que acontece usando certas letras como B ou P.
  • Sibilance é o som desagradável que pode ser causado ao enfatizar as letras S, T ou Z.

Um filtro pop reduzirá ou eliminará esse problema. Eles geralmente não são usados ​​ao ar livre, mais como uma configuração de estúdio para um vocalista. É apenas um filtro que é colocado entre o cantor e o microfone.

Fácil de usar


É fácil de usar, montado no pedestal do microfone e possui um pequeno braço flexível que segura o filtro. Isso permite que você obtenha a posição do filtro exatamente na área correta. Também ajudará a manter a umidade longe da cabeça do microfone.

Incorporado


Muitos microfones hoje em dia têm algum tipo de filtro pop embutido. No entanto, é uma boa ideia usar também um filtro externo para aumentar a proteção. Um desses microfones é o microfone vocal dinâmico portátil Shure SM58. Da mesma forma, os filtros pop não são caros, como você pode ver neste filtro pop de microfone NLL, e certamente valem o pequeno investimento.

Montagem de choque do microfone




Embora o padrão e a sensibilidade dos microfones tenham melhorado ao longo dos anos, essa sensibilidade trouxe consigo seu próprio conjunto de problemas. Mesmo o menor toque em um pedestal de microfone pode enviar som indesejado para a gravação.

Alguém andando em um piso duro no modo de gravação também pode causar ruído. Usar um microfone de mão geralmente é proibido em um estúdio. Uma boa maneira de reduzir o som causado pelo contato com o microfone ou qualquer estrutura de suporte é com um sistema de montagem antichoque.

A montagem antichoque reduzirá até mesmo o ruído de manuseio se o microfone for sensível. Alguns microfones vêm com seu próprio sistema de montagem de choque. A empresa australiana Rode fabrica microfones excelentes, alguns com montagem antichoque. Para um bom exemplo, confira este microfone dinâmico de qualidade de transmissão Rode Procaster com montagem Rode PSA 1.

Continuando


Tendo procurado minimizar o máximo de ruído “prático” que pode interferir no seu som, vamos seguir em frente. Uma área que devemos observar é remover o ruído do microfone usando o processamento de som . A aplicação e o uso dessas muitas opções de processamento podem ser complexos. Estou, portanto, apenas dando uma breve menção a alguns.

Filtros


O uso de um filtro não irá alterar ou adicionar ao sinal de áudio. Eles são usados ​​para destacar ou rejeitar alguns sinais em determinadas bandas de frequência. Em particular, aquelas bandas de frequência que carregam sons indesejados. Vamos considerar brevemente quatro dos mais usados.

Filtro de passagem de banda 


Isso é usado para separar um sinal operando em uma frequência, ou às vezes com um grupo de frequências. Ele o separa e filtra dos sinais em outras frequências.

Filtro de rejeição de banda


Efetivamente o oposto do Bandpass, ele elimina o ruído de fundo removendo a frequência. Isso tem um efeito limitado em outras frequências.

Filtro passa-baixa


Este filtro permite as frequências mais baixas, mas rejeitará quaisquer sinais acima do nível de frequência usado para o corte. Você usaria um filtro passa-baixa para remover altas frequências problemáticas do seu sinal.

Filtro passa-altas


Funciona ao contrário. Este filtro rejeitará frequências mais baixas onde houver problemas de som. Além dos filtros, você pode tentar o EQ se os filtros não resolverem o problema.

Portão de ruído


Este é um para ir no início de seus esforços usando as opções de processamento. Possui um controle que aumenta o limite de corte para remover ruídos. Funciona muito bem com assobios e zumbidos. Mas, tome cuidado para não ir longe demais. Se você for a extremos, ele começará a remover as frequências que você precisa e soará muito artificial.

Procurando um ótimo microfone para gravações de qualidade?


Em seguida, confira minhas análises detalhadas dos melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones XLR, os melhores microfones USB, os melhores microfones condensadores, os melhores microfones de computador, os melhores microfones de lapela, os melhores microfones sem fio e os melhores microfones de entrevista que você pode comprar em 2022.

Você também pode gostar das minhas análises detalhadas sobre os melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones vintage, os melhores microfones Shure, os melhores microfones para gravação de guitarra elétrica, os melhores microfones para YouTube, os melhores microfones para gravação de vocais e o melhor microfone barato Abaixo de US$ 50 atualmente no mercado.

Como reduzir o ruído de fundo em um microfone – Considerações finais


Quando se trata de sons indesejados e se livrar deles, você aprenderá à medida que avança. Você reconhecerá as coisas e saberá exatamente como corrigi-las. Esta é uma curva de aprendizado para a maioria das pessoas. Então, aproveite e aprenda com a experiência. A resposta está lá em algum lugar.

Até a próxima, faça-se ouvir.