>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Como reduzir o ruído de fundo em um microfone azul Yeti?


O surgimento do microfone USB viu uma grande mudança no potencial de uso de microfones. E abriu toda uma nova gama de indústrias que antes não existiam.

Mas agora, é mais do que apenas o surgimento de microfones USB. Eles estão se tornando mais sofisticados e fáceis de usar com recursos mais amplos. No entanto, como acontece com todos os microfones, existem alguns problemas a serem superados para obter o melhor deles.

Um deles é o temido ruído de fundo, então decidi dar uma olhada em Como reduzir o ruído de fundo em um microfone Blue Yeti .

Sobre os microfones azuis




A Blue é uma empresa relativamente nova. Eles foram estabelecidos por um letão e um americano em 1995. O nome Blue é criado tomando as primeiras letras do nome completo da empresa Baltic Letão Universal Electronics.

Os fundadores venderam a empresa em 2008 e, desde então, a Blue teve vários proprietários. Atualmente, eles são de propriedade da Logitech.

Até 2004, os microfones eram construídos na Letônia. Mas, desde a última compra, a produção foi transferida para a China. O produto acabado é enviado para a América, onde é testado.

Onde o microfone USB opera?


Você vai ler alguns departamentos de marketing falando sobre desempenho profissional. Então, é importante entender onde o microfone USB, e principalmente os microfones da Blue, se encaixam no cenário das coisas.

Eles são projetados para um propósito. Você não entrará em estúdios de gravação de alto nível e os encontrará sendo usados. Eles não são para isso. Esse é o domínio de microfones como o Neumann U87 e o AKG C414, geralmente com algum suporte do cavalo de batalha, os microfones Shure.

Os microfones USB funcionam em um nível mais baixo do que isso. Portanto, chamar esses microfones de “microfones profissionais” é um erro. No entanto, eles também não estão em sua faixa de preço. Como eu disse, eles são projetados para um propósito e como uma opção econômica, e eles se encaixam muito bem nesse propósito.

Fácil de usar


Uma das melhores características dos microfones Blue, incluindo o Yeti, é que eles são fáceis de operar. Eles são o que são conhecidos como microfones plug-and-play. Nenhum software para baixar, nenhum driver necessário, basta conectá-los ao seu computador e pronto.

Isso os torna ideais para as aplicações para as quais se destinam principalmente. Locuções para produções de vídeo e YouTube, entrevistas básicas, comentários de vlogs, streaming, teleconferências e coleta básica de sons. Estas são todas as áreas em que o Blue Yeti pontua em seu desempenho.

Existe uma desvantagem?


Com o Blue Yeti, você precisa contextualizar o nível de desempenho ao lado do preço. Este não é um Neumann, um Sennheiser ou um AKG. Então, você não está chegando perto desse nível de desempenho.

E, como já disse, ele foi projetado como uma opção econômica para algumas aplicações. Mas, em algumas dessas aplicações, pode haver um problema operacional em potencial.

O Projeto


Um desses problemas potenciais é o design. Ele é feito para se sentar em uma superfície estável, em nenhum outro lugar. O design é divertido e atraente… legal. Mas, nem sempre muito prático… nem tão bonito. Em algumas circunstâncias, isso os torna nem os mais fáceis nem os mais práticos de usar.

Mas, há um problema maior. E não é específico para USB ou qualquer microfone Blue. Aplica-se a todos os microfones em vários graus. Barulho de fundo. Essa é uma área que vou analisar em detalhes. Então, o que você pode fazer para reduzir o ruído de fundo em um microfone Blue Yeti ?

Gravar é um desafio


Você já se sentou em um estúdio de gravação enquanto o engenheiro está mexendo em microfones? Entrar e sair da sala de controle e depois voltar para a sala ao vivo novamente e movê-los todos de novo? Você sente vontade de dizer:“Continue com isso”.

Mas, há uma razão, e eles sabem o que estão fazendo. Eles estão tentando obter o melhor som possível. Uma dessas áreas é o ruído de fundo. Ele precisa ser eliminado na medida do possível.

Reduzindo o impacto


Antes de começarmos, entenda que você nunca conseguirá se livrar de todo o ruído de fundo. A solução então é reduzir o impacto do máximo possível de ruídos indesejados. Felizmente, o Blue Yeti possui alguns recursos integrados que outros microfones USB não precisam para ajudá-lo no seu caminho.

Uma das opções integradas que oferecem alguma ajuda é a escolha de quatro padrões polares. Certos padrões polares são melhores para trabalhar em diferentes aplicações. Vou dar uma olhada nisso mais tarde.

Algumas opções externas certamente ajudarão. Mais uma vez, consideraremos o que eles têm a oferecer um pouco mais tarde.

O que constitui o ruído de fundo?


Eu mencionei o ruído de fundo. Então, vamos fazer uma pausa por um minuto para identificar exatamente o que quero dizer. Então, podemos aprender a reduzir o ruído de fundo em um microfone Blue Yeti.

Simplificando; é qualquer som de fundo que você não deseja que seja incluído na gravação final. Qualquer coisa que não deveria estar lá interferirá na qualidade do produto acabado. Não será tão alto ou perceptível quanto a fonte de som principal, mas ainda será audível.

De onde vem?




Você pode ter um começo importante na redução do ruído de fundo em um microfone Blue Yeti identificando de onde vem. Isso cairá em duas áreas, trabalhando dentro de um ambiente controlado ou fora onde você tem menos controle.

Ruído de fundo interno

  • Aquecimento central, ventiladores ou unidades de ar condicionado.
  • Outros aparelhos elétricos na área de gravação ou em uma sala adjacente.
  • Conversas audíveis que podem estar ocorrendo em uma área adjacente.
  • Qualquer ruído externo vindo de fora do ambiente de gravação.
  • Plosivas ou outros ruídos acidentais criados pelo usuário.

Ruído de fundo externo

  • Vento.
  • Outras intempéries.
  • Ruído do trânsito ou da estrada.
  • Pessoas próximas.

Antes de considerarmos fontes sonoras indesejadas em um ambiente externo, devo dizer que o Blue Yeti é melhor usado em ambientes internos. Não foi projetado para ser portátil. E sua forma, suporte e peso significam que pode ser vulnerável a ser derrubado.

Dito isso, você poderia usá-lo fora, mas precisaria estar em um ambiente adequado. Estes são apenas alguns dos que podem ocorrer, mas são provavelmente os mais comuns. Como você verá, algumas podem ser tratadas usando um pouco de bom senso e preparação. Outros podem precisar de um pouco de ajuda externa.

Três opções básicas iniciais


Então, vamos começar eliminando o ruído de fundo em um microfone Blue Yeti . Há três coisas que você pode fazer no início:
  • Certifique-se de usar as configurações corretas no microfone.
  • Use quaisquer filtros externos apropriados ou outro hardware.
  • Use um software especialmente projetado para reduzir ruídos indesejados.

Usando as configurações corretas em um microfone Yeti azul


Como já discuti brevemente, o Blue Yeti tem potencial para atender a várias aplicações. Algumas das maneiras de usar o microfone significam que você precisará usar as configurações do microfone de maneiras diferentes.

A primeira configuração que você precisa acertar é o padrão polar apropriado. Essas configurações são colocadas convenientemente na lateral do microfone para facilitar o ajuste. Padrões Polares são configurações que determinam como o microfone irá capturar o som. Diferentes padrões polares irão capturar o som de diferentes maneiras.

O Blue Yeti tem quatro padrões polares diferentes – Cardioide, Omni, Bidirecional e Estéreo. Alguns desses padrões permitem o uso único especializado, enquanto outros eliminam a necessidade de usar vários microfones. Vamos dar uma breve olhada em cada padrão e para o que é mais adequado.

Cardioide


Esse padrão polar coleta o som de qualquer pessoa ou coisa posicionada bem na frente dele. Ele rejeitará a maioria dos sons que estão atrás ou nas laterais do microfone.

Esta é a configuração que você provavelmente usaria para narrações, comentários ou qualquer coisa em que haja apenas uma voz. Também pode ser útil para gravar um único instrumento.

Omni


Você usaria essa configuração para gravar de várias fontes. Talvez um grupo de pessoas em uma discussão ou reunião. Ele também pode ser usado se você quiser incluir alguns dos sons ambientes ao redor em sua gravação.

Útil para fontes externas em projetos como vídeos de natureza onde o som ambiente contribui para a atmosfera. O som é capturado de 360 ​​graus.

Bidirecional


Este padrão polar coleta o som da frente e de trás com a mesma sensibilidade. Ideal para entrevistas individuais. Nenhum som é coletado dos lados. Isso às vezes é conhecido como padrão “Figura Oito”.

Estéreo


A descrição está no nome. Este padrão permite gravar sem usar vários microfones. Como você já deve ter visto, o posicionamento do microfone para seu uso é bastante importante. O Blue Yeti tem muitas opções para girar o microfone e obter a posição correta quando colocado em uma superfície estável.

Filtros externos para microfones Blue Yeti




Quando se trata de aprender a reduzir o ruído de fundo em um microfone Blue Yeti, os filtros externos podem fazer uma grande diferença.

Alguns produtos econômicos podem ajudar a remover sons indesejados de um microfone Blue Yeti . Um desses sons indesejados é conhecido como plosivos. Quando alguém está falando ou sinalizando, eles naturalmente costumam criar plosivos.

Uma plosiva é causada por uma corrente extra de ar da boca ao formar algumas letras. Essas letras são g, d, b, t, k e p. Palavras que começam com essas letras geralmente podem causar problemas de clareza.

O filtro pop


Um filtro pop ajudará a remover esses sons. Eles são baratos e fáceis de usar. Esses filtros são telas de espuma ajustáveis ​​colocadas entre o usuário e o microfone. Por exemplo, este filtro pop de microfone Etour para Blue Yeti.

A Bola de Espuma


Se você precisar de um nível adicional de proteção acima do que o filtro pop fornece, uma bola de espuma pode ser a resposta. Uma ótima opção é este Windscreen de Microfone de Espuma – Capa de Mic para Blue Yeti.

Pára-brisas peludo


Já mencionei a adequação de gravar ao ar livre com um microfone Blue Yeti . Isso pode ser feito, é claro, mas pode haver problemas. Por um lado, ele não foi projetado para ser portátil, o que geralmente é necessário ao usar um microfone externo.

No entanto, se você optar por usá-lo externamente, comprar um pára-brisas peludo será uma boa ideia. Estes são projetados para cortar o ruído ambiente, como o vento.

Muitas vezes você os verá usados ​​na TV durante transmissões ao ar livre. Por exemplo, esta capa de vento Sunmns peludo Windscreen compatível com microfone azul Yeti.

Software de cancelamento de ruído


Você descobrirá se estiver usando um DAW que há um nível de software de cancelamento de ruído embutido. O GarageBand da Apple tem uma opção razoável que é ajustável e corta um certo nível de ruído indesejado.

Se você decidir comprar um pacote com um bom nível de software de cancelamento de ruído, o Pro Tools é uma boa opção. Há uma gama de opções, mas nenhuma delas é particularmente barata.

Portanto, é uma boa ideia decidir se será um investimento que vale a pena. A versão básica econômica é o Avid Pro Tools – Software de produção musical.

Interessado em microfones azuis?


Nós temos você coberto. Dê uma olhada em nosso abrangente Blue Yeti X Review, nosso Blue Yeti Nano Review, nosso Blue Yeti USB Mic Review, nosso Blue Yeticaster Review, nosso Blue Snowball USB Microphone Review e nosso Blue Snowball iCE Review para mais ótimos microfones atualmente no mercado .

Além disso, confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones USB, os melhores microfones para o YouTube, os melhores microfones de computador, os melhores microfones para gravar vocais, os melhores microfones vocais ao vivo e o melhor microfone barato com menos de US $ 50 que você pode comprar 2022.

Como reduzir o ruído de fundo em um microfone azul Yeti – Considerações finais


Lembre-se sempre de que nunca será possível erradicar todos os pequenos sons que possam ser captados ao gravar qualquer coisa. Mas você pode seguir um caminho justo para se livrar da maior parte dele.

Uma das coisas importantes é garantir que você esteja controlando o ambiente de gravação. Olhei brevemente para os sons do dia-a-dia que podem ser um problema. Controlar o ambiente de gravação significa garantir que os sons que você pode controlar não afetem o que você está fazendo.

Apenas certifique-se de estar usando um microfone Blue Yeti da maneira correta . Garantir que os padrões corretos estejam em uso nesse ambiente controlado ajudará você a obter uma ótima gravação.

Até a próxima, faça-se ouvir.