>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

O Yeti Azul é bom para cantar?


O aumento do potencial de uso de computadores e a invenção do USB abriram um mundo totalmente novo para a gravação. Novas oportunidades de negócios chegaram em podcasts, blogs de vídeo e muitas outras atividades. O microfone USB ajudou a tornar essas coisas possíveis.

Ter um microfone de qualidade semi-boa que pudesse ser conectado diretamente ao seu laptop ou outro dispositivo foi um grande passo à frente. No entanto, embora sejam práticos, não se adequam a todas as aplicações. E eles têm um longo caminho a percorrer antes que possam reivindicar com razão “qualidade de estúdio”, mesmo que alguns o façam.

Então, decidi dar uma olhada em profundidade no Blue Yeti e perguntar:“O Blue Yeti é bom para cantar?” Mas, antes que eu faça, quem são Blue?

Azul


A empresa foi fundada em 1995 por um engenheiro de gravação letão e um músico americano. Eles cresceram muito rapidamente na parte de trás da “explosão do microfone USB” e agora são de propriedade da Logitech após algumas aquisições.

O Blue Yeti é apenas um dos vários microfones que eles produzem para o mercado USB. E, como outros produtos da Blue, eles se tornaram muito populares.

O bom e o não tão bom


Como mencionei, o desenvolvimento do microfone USB foi uma grande e valiosa inovação. Mas eles não são para todos os aplicativos de gravação.

Quais são as vantagens de um microfone USB?

  • Mais barato que microfones convencionais da mesma qualidade.
  • Não precisa de uma interface para conectar a um computador.
  • Portátil e bom para pessoas que viajam com um microfone para o trabalho.
  • Tem uma variedade de usos em potencial.

Existem desvantagens de um microfone USB?

  • A maioria dos microfones USB tem uma profundidade de 16 bits, boa para alguns aplicativos, mas muito abaixo do que é usado em um estúdio profissional.
  • A qualidade do som não é tão boa quanto a de um microfone analógico decente.

Não focar nas desvantagens




A qualidade do som não será tão boa quanto um microfone Neumann, Sennheiser ou AKG. Isso nem é preciso dizer, mas você pode argumentar que a maioria dos microfones que custam três vezes ou mais do preço do Blue's Yeti também não são tão bons.

Para muitas pessoas, um microfone USB é um equipamento insubstituível. Mas estamos nos perguntando:“Um microfone USB é bom para cantar ?”

Como ele funciona como um microfone para cantar?


Uma das grandes vantagens de um microfone Blue Yeti é que ele foi projetado com quatro padrões polares.

O que é um padrão polar?


Isso se refere a como o microfone captura seu som. Os microfones vocais em um estúdio de gravação geralmente têm um padrão polar cardióide, porque ele pega a fonte de som do que está diretamente na frente dele. Então, é perfeito para um cantor solo que vai cantar direto no microfone.

Como vantagem adicional, um padrão cardioide rejeitará o som da parte traseira e dos lados. Isso novamente ajuda na gravação porque não há som gravado nas laterais ou na parte traseira.

Portanto, um padrão polar cardioide é bom para vocais, e o Blue Yeti tem esse padrão. No entanto, o padrão é um dos quatro padrões internos.

Por que quatro padrões?


Ter quatro padrões não beneficia um vocalista gravando uma música porque é provável que eles só se beneficiem do que acabamos de discutir. Então, se este é um microfone que foi projetado para vocais solo, por que incluí-los?

A realidade é que o microfone Blue Yeti não foi projetado para gravar apenas vocais solo. Foi dado o padrão polar para conseguir isso, mas como podemos ver, existem outras opções. Os quatro padrões polares no Yeti Azul são:
  • Cardioide.
  • Onidirecional.
  • Bidirecional.
  • Estéreo.

Pode ser uma boa ideia identificar exatamente como cada padrão polar funciona e para que é usado principalmente.

O padrão cardioide


Já vimos isso, mas essencialmente captura o som bem na frente do microfone. É melhor usado para gravar uma voz solo, ou às vezes dois vocalistas, um instrumento ou na frente de um gabinete de alto-falante.

O padrão omnidirecional


Este é um padrão polar que coleta seu som de todas as direções. Isso o torna mais adequado para entrevistas com um grupo de pessoas ou para gravar sons ambientes ao ar livre.

Do ponto de vista vocal, não funcionaria tão bem para um vocal solo como o cardióide. Mas poderia ser usado com um grupo de cantores ou um coro se fosse colocado centralmente entre eles.

O padrão bidirecional


Este padrão tem, como você pode imaginar, dois pontos de coleta de som. Isso está na frente e atrás do microfone. Isso o torna adequado para entrevistas entre duas pessoas ou para gravar diálogos com uma trilha sonora ambiente por trás do microfone.

Vocalmente, pode ser usado para um dueto entre dois cantores, ou cantores colocando backing vocals.

O padrão estéreo


Este padrão separará os canais direito e esquerdo. Isso pode ser bom para gravar um cantor com um único instrumento.

O design de três cápsulas permite que o Blue Yeti seja alternado entre os quatro padrões polares. Mas, como podemos ver, isso tem mais efeito em três dos padrões polares para outras aplicações além de vocais. Então, vamos direto ao assunto.

Por que esses recursos de design?


A qualidade mais significativa deste microfone da Blue é sua capacidade de trabalhar em uma variedade de aplicações. Ele não foi projetado para funcionar em um estúdio de gravação de vocais de alto nível. Ele foi projetado para satisfazer outras aplicações em um nível aceitável.

Então, para que serve um microfone Blue Yeti ? Bem, seriam locuções, podcasts, entrevistas para produções de vídeo, blogs de vídeo, etc. É um bom multifuncional, construído com as necessidades de um mercado em crescimento que exige um microfone com conexão USB.

Uma variedade de opções de coleta de som


É por isso que lhe foram atribuídos quatro padrões polares diferentes. Porque as pessoas que realizam esses aplicativos trabalharão em uma variedade de ambientes que exigirão diferentes opções de coleta de som. E este microfone tem todas as bases cobertas quando se trata de ter uma variedade de opções de coleta de som.

Gravar vocais não é unidimensional




Isso é verdade, mas, novamente, depende do nível em que você está trabalhando. Em um estúdio profissional, para gravar um duo de vocais, é provável que haja dois microfones de alto nível, para um quarteto, provavelmente quatro.

Para um coro, pode ser uma dúzia, dependendo dos números envolvidos. Os microfones estarão na frente, nas laterais e até por cima. Um microfone com um padrão omnidirecional não forneceria esses resultados.

Trabalhando em estúdios profissionais, os padrões Bidirecional e Estéreo são opções que dificilmente serão consideradas com muita frequência, mas são úteis de se ter.

O Yeti Azul é bom para cantar?


Então, para responder a essa pergunta corretamente, precisamos apenas perguntar o que queremos dizer com cantar. Uma pergunta melhor pode ser:“O Blue Yeti é bom para gravar vocais ?” ao invés de apenas cantar.

Para uma apresentação ao vivo?


Usar a palavra “cantar” significa que você está sugerindo que ela pode ser usada no palco em um ambiente de performance ao vivo. E nessa situação, a resposta para isso seria um não definitivo. Os microfones Blue Yeti não são feitos para apresentações de palco.

Uma gravação de alta qualidade para lançamento de single ou álbum?


A resposta para isso também seria um não. Os microfones USB simplesmente não têm a qualidade que os bons microfones XLR têm. Um dia eles podem, mas certamente não no momento. Nesse ambiente, você esperaria encontrar um Neumann, AKG, Sennheiser ou Shure de nível superior.

Então a resposta é não?


Bem, não exatamente. Como sempre digo, depende do seu ambiente. Deixe-me explicar mais detalhadamente. O crescimento da música computadorizada nos últimos dez anos superou todas as previsões de onde todos poderíamos estar. Com produtos de software de música como o Garageband da Apple, a possibilidade de fazer uma boa gravação subiu de divisão.

Garageband não é o único, é claro. Há muitos outros. E todos eles oferecem grande potencial, efeitos especiais e uma infinidade de instrumentos para trazer se você quiser.

A criação da gravação doméstica


Já falamos sobre o aumento do poder do computador, o DAW e a criação do microfone USB. Mas são os dois primeiros, o poder do computador e o DAW, que tornaram possível a gravação em casa.

Mas ainda precisávamos de uma interface de áudio para o microfone. Algumas pessoas ainda os usam, e você pode usar alguns microfones condensadores de alta qualidade através da interface. Mas isso pode ser em qualquer lugar entre bastante e muito caro.

Se você tiver um orçamento baixo


Algumas pessoas podem estar com um orçamento baixo com seu equipamento de gravação doméstico. Se os fundos não estiverem disponíveis para uma boa interface de áudio e um microfone XLR de alta qualidade, o que você faz? Você ainda quer gravar vocais, mas de repente parece fora de alcance.

E é aqui que entram microfones como o Blue Yeti. Ele será conectado diretamente ao seu computador e funcionará com seu DAW para fornecer uma gravação vocal decente usando o padrão Cardioid.

O argumento de venda de quatro padrões que eles fazem um grande negócio provavelmente não se aplicará aqui. Você estará gravando um vocal solo ou um instrumento. Você só vai precisar do padrão Cardioide, nada mais.

Este será o lugar onde o Blue Yeti marcará


O Yeti Azul marcará pontos aqui. É um microfone muito econômico para gravar vocais. Um que produz um som mais do que decente e é facilmente um dos melhores microfones para uma gravação vocal de demonstração doméstica . É fácil de usar e traz um ou dois recursos que certamente ajudarão.

Alguns recursos interessantes para vocais


A Blue adicionou alguns recursos que se aplicam a todos os aplicativos em potencial para os quais você pode usar o microfone. Mas todos eles também se aplicam se você quiser usá-los para vocais. Estes são todos integrados ao microfone para facilidade de uso:
  • Controle de volume para fones de ouvido.
  • Conector de saída para fones de ouvido.
  • Ganhe controle.
  • Botão Silenciar.

Claro, se você estiver gravando vocais, é duvidoso que você tenha os fones de ouvido conectados ao microfone. Existe a possibilidade de o cabo esfregar contra o corpo do microfone, causando ruído indesejado. Você provavelmente conectaria os fones de ouvido a uma fonte alternativa.

Para esclarecer




Então, o Yeti Azul é bom para cantar? Vamos esclarecer um pouco. Este é um microfone que foi projetado para cobrir uma variedade de aplicações. É mais adequado para seus aplicativos de locução, podcast, blog de vídeo e entrevistas.

Da mesma forma, os diferentes padrões polares permitem uma ampla variedade de potencial de gravação. E nesse ambiente, com certeza é um dos melhores que você pode comprar.

No entanto, embora tenha recebido os recursos para gravar vocais, ele não foi projetado especificamente para isso, como alguns microfones são. Com uma profundidade de 16 bits, não pode competir com microfones de melhor qualidade. E os microfones USB ainda não podem funcionar junto com os microfones XLR para o artigo finalizado.

Mais opções de microfones azuis


Mas, se você quiser um microfone para gravar demos vocais simples em casa , então o Blue Yeti é uma boa compra. Como eu disse, isso lhe dará uma gravação boa o suficiente para uma demonstração básica. E isso é tudo que muitas pessoas precisam.

Algumas outras opções para gravação em casa da Blue são o Blue Yeti USB Mic para gravação e transmissão em PC e Mac, o Blue Yeti X Professional Condenser Microphone USB e o Blue Yeti Nano Premium USB Microphone.

E se você precisar de um suporte com um filtro pop, que você precisará para gravação de vocais, um bom pacote é este InnoGear para Blue Yeti, suporte de microfone para serviço pesado (com windscreen, filtro pop de microfone de camada dupla e braço de tesoura de suspensão).

No mercado para um microfone?


Nós temos você coberto. Confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones para gravar vocais, os melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones para gravar guitarra elétrica, os melhores microfones para o YouTube, os melhores microfones USB e os melhores microfones de computador que você pode comprar em 2022 .

Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos Melhores Microfones Dinâmicos, os Melhores Microfones XLR, os Melhores Microfones Condensadores, os Melhores Microfones Vintage, os Melhores Microfones Shure e o Melhor Microfone Barato Abaixo de $ 50 atualmente disponíveis.

O Yeti Azul é bom para cantar? Considerações Finais


Devo admitir que gosto bastante dos produtos de microfone Blue. Usados ​​da maneira correta, eles são bem feitos e um bom trunfo para gravar em casa.

Um dos recursos de destaque que o Blue Yeti oferece são seus quatro padrões polares. Isso o torna um microfone com uma variedade de usos potenciais. Quase certamente uma razão pela qual é tão popular. Como eu disse, como um microfone vocal, ele lhe dará um bom serviço em seu home studio e é uma opção muito econômica. Se o que você precisa é de um microfone para fazer algumas demos em casa, é uma excelente compra.

Até a próxima, deixe sua música tocar.