>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

O que significa DRC no Soundbar?


DRC significa Compressão de Faixa Dinâmica e equilibra a faixa entre os sons mais baixos e mais altos. É por isso que a maioria dos audiófilos o usa sempre que quer curtir seus filmes favoritos sem incomodar os outros. Este artigo define o DRC em detalhes, explica quando e como você deve usá-lo e muito mais.

O que DRC significa no Soundbar?


DRC na sua barra de som significa Dynamic Range Compression. É o controle de volume automático do seu sistema. Tecnicamente, é a diferença entre a resposta de frequência da barra de som em 80dB SPL e no volume máximo.

Um bom valor para DRC é qualquer coisa menor que 2bB. No entanto, isso precisa ser ajustado com base no volume do subwoofer.

Se houver muita compressão, haverá 'bombeamento' e você ouvirá os efeitos.

O DRC suporta apenas sistemas DTS e Dolby Digital.

Para que é usado o áudio DRC?


Se você gosta de assistir filmes, testemunha que esse tipo de conteúdo possui uma grande variedade de faixas de volume. É por isso que algumas pessoas podem não tolerar assistir a maioria dos filmes em determinadas situações.

Infelizmente, se você tentar controlar o volume com o DRC, poderá não obter o impacto total de todas as partes de seus filmes.

Como já mencionado, esse recurso funciona apenas para Dobly Systems para compactar a faixa dinâmica.

Quando isso acontece, o intervalo entre as transições mais baixas e mais altas diminui.

Em termos mais simples, é um ótimo recurso para usar se você considerar os interesses de seus vizinhos. Alguns deles podem ser sensíveis a sons altos. Algumas pessoas também confiam em sua tolerância ao som para determinar se um DRC é ideal para sua situação.

No geral, o DRC é usado para controlar o volume entre cenas variadas, e cabe a você saber se deve usá-lo.

Muitas barras de som modernas permitem ajustar o DRC, um exemplo é o Bose Soundbar 700.

Devo usar áudio DRC?


Sim, como já mencionado, ele controla automaticamente o volume entre cenas variadas. Portanto, se você estiver morando em um lugar lotado, considere seriamente usá-lo. Você não quer que os explosivos barulhentos em seus filmes interfiram com seus vizinhos.

Você também não quer machucar seus entes queridos. Se você mora com crianças ou alguns de seus familiares são sensíveis a cenas explosivas, você deve usá-lo. A RDC é talvez um must-have se você gosta de assistir filmes até tarde da noite.

Você não deveria usar um DCR se odeia mudanças repentinas no volume do som? Você deve. Ele irá ajudá-lo a desfrutar dos filmes e proteger sua saúde.

Supondo que nenhum desses cenários se aplique a você, talvez você não precise de um DRC. Se você gosta de experimentar o áudio completo de seus filmes, não deve usá-lo.

Em outras palavras, você deve usar o DCR por motivos práticos, como cuidar dos interesses de seus vizinhos adjacentes e de seus familiares. No entanto, você pode usá-lo para obter a melhor experiência de entretenimento sempre que estiver em um ambiente seguro.

Quando a RDC é importante?


Se você quiser aumentar o volume máximo do subwoofer, haverá muita compressão que introduzirá artefatos de bombeamento e compressão. Isso será audível e não soará agradável e será muito perceptível na música e nos efeitos sonoros.

Nesses volumes altos, você pode reduzir a compactação da faixa dinâmica no sistema para reduzir esses efeitos indesejados.

A RDC deve estar ligada ou desligada?




Você pode ligar ou desligar o DRC, dependendo se deseja usá-lo ou não. Alguns dos pontos acima irão ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Se o seu sistema de áudio vem com um DRC, você não deve destruí-lo. Você pode precisar quando menos esperar.

A solução mais segura é ativá-lo se você mora ao lado de outras residências. Ajudaria se você fizesse o mesmo para o benefício de sua família. Você pode perguntar a seus familiares e vizinhos se eles têm uma experiência melhor quando o DCR está desligado.

Em alguns casos, você pode ter permissão para reproduzir seus filmes sem se preocupar com o volume. Neste caso, você pode ligar o DRC.

No entanto, se você gosta de assistir seus filmes à noite, talvez não tenha outra opção. Por favor, desligue-o. Ninguém quer ouvir o barulho enquanto dorme.

A compactação de intervalo dinâmico é boa?


Sim, pelo que vimos desde o início, podemos dizer com razão que a Dynamic Range Compression é boa. Se você gosta de assistir filmes à noite, pode confirmar isso. O mesmo se aplica se você estiver em uma casa com crianças, idosos ou um paciente. Também é bom ter a RDC em áreas residenciais e outro lugar onde as pessoas não gostam dos estrondos e estrondos.

O DRC também é excelente se você ouvir em um ambiente barulhento. Então, é uma questão de bom senso. Se você gosta de considerar o interesse dos outros, saberá quando é benéfico usar a Compressão de Faixa Dinâmica ou não.

Como funciona a RDC?


O DRC conta com vários parâmetros e recursos de controle ajustáveis ​​pelo usuário para funcionar. Os mais importantes incluem:

Limite


Se a amplitude de um sinal de áudio exceder o limite exigido, o compressor reduz seu nível. Ele não processa níveis de sinal abaixo do limite. Neste caso, ele passa o sinal de entrada não modificado para a saída. Isso significa que um limite mais alto, como -10 dB, resulta em menos processamento e compactação do que um limite mais baixo, como -80 dB.

As configurações de ataque e liberação determinam o comportamento de tempo limite. A configuração de ataque atrasa a operação DRC sempre que o nível do sinal exceder o limite. O DRC continua a comprimir o áudio depois que o sinal cai abaixo do limite padrão.

Proporção


Uma proporção predeterminada ajuda a definir a quantidade de redução de ganho. Se o nível de entrada for 4 dB a mais que o threshold, o compressor reduz o sinal de saída para 1 dB.

Ataque e Liberte


Ataque refere-se a quando o compressor está reduzindo o ganho. Isso normalmente acontece em resposta a um aumento no nível do sinal de entrada.

Por outro lado, a liberação é a duração que o compressor leva para aumentar o ganho devido ao nível de entrada reduzido.

Como a operação de variação de tempo do compressor modifica o padrão de volume, as configurações de ataque e liberação podem alterar o caráter do sinal de maneiras menores ou significativas. A mudança no ganho e a taxa de deslocamento determinam a duração de cada período.

Em alguns casos, você pode ajustar os tempos de ataque e liberação manualmente.

Saída


Refere-se ao nível de saída. Depois que o DRC comprimiu uma faixa ou sinal, ele pode cortá-lo para um volume mais baixo ou trazê-lo de volta ao seu volume máximo.

Conclusão


O DRC lida com o trabalho duro de controlar o volume sem ter sons muito altos ou baixos no filme. Portanto, você precisa dele para aproveitar o entretenimento sem prejudicar seus familiares ou vizinhos. Quando você está em um lugar onde pode experimentar todos os efeitos do seu filme sem incomodá-los, você pode desativá-lo.