>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> CD Players

O que é um PCM 16-Bit

? Modulação código de pulso , ou PCM , codifica sinais sonoros em dados digitais . Uma vez codificado , você pode armazenar os dados, copiá-lo e reproduzi-lo com alta fidelidade. Um PCM 16 - bit é uma em que cada ponto de sinal é codificado com 16 bits de precisão . Isso é bom o suficiente para a maioria das aplicações de áudio do consumidor; discos compactos , por exemplo, têm de codificação de 16 bits. Codificação e decodificação

Sinais sonoros são ondas contínuas com freqüências de 20 a 20.000 Hz . PCM codifica as ondas em dados digitais de um processo chamado de amostragem . Um circuito eletrônico chamado de analógico- digital mede a tensão do conversor da onda sonora em um instante no tempo e converte o número tensão em dados informáticos . Um pulso eletrônico repetição leva essas medidas "instantâneos" milhares de vezes por segundo para a duração do som , gerando um arquivo de computador completa dessas medidas. Para decodificar e reproduzir o arquivo, um programa lê os dados na mesma velocidade em que foi escrito . Um circuito conversor digital -analógico transforma os dados de volta para variações de tensão , que um amplificador e alto-falante processa como som.
Codificação e decodificação

A qualidade do som PCM depende do número de bits utilizados para medir as tensões de som . Menos bits tem menos resolução e um som " granulada "; mais bits significa melhor resolução e som de alta fidelidade . O menor número de bits para PCM é geralmente oito. Oito bits produz 256 níveis diferentes de tensão. Dezesseis bits produz 256 por 256 ou 65.536 níveis diferentes , que fornecem áudio de altíssima qualidade com uma vasta gama entre os sons mais altos e mais suaves . Equipamento de áudio profissional usa 24 bits para PCM , que tem 65.536 por 256 ou 16.777.216 níveis de tensão.
Taxa de amostragem

A taxa na qual os sinais de áudio PCM registros também afeta a qualidade do som do resultado. Para um disco compacto , PCM tem uma taxa de 44,1 kHz , ou ligeiramente superior a duas vezes a frequência do tom audível mais alta . Tal como acontece com os números mais baixos de bits , taxas de amostragem mais baixas também produzir um efeito granulado em som. Taxas mais baixas resultam em arquivos menores , mas com menos qualidade. Taxas mais elevadas têm melhor qualidade, mas usar mais memória e espaço no disco rígido . Equipamento de áudio profissional tem de amostragem de 48 kHz, 96 kHz e taxas mais elevadas.

Benefícios

Depois de ter codificado música em arquivos de dados , você pode armazenar, copiar e transmitir a informação a baixo custo e sem perder a qualidade da música. Por outro lado, gravações analógicas , tais como aqueles em fita cassete e discos de vinil , deteriorar-se ao longo do tempo , e as cópias não têm a qualidade dos originais. Além disso, profissionais da música processar gravações digitais usando o software em vez de equipamentos tradicionais , como compressores, equalizadores e unidades de efeitos . A abordagem de software é mais flexível , mais conveniente e mais barato do que ter uma sala cheia de equipamentos .