>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Guia do fotógrafo para usar tablets gráficos para edição no Lightroom


Existem vários gadgets que podemos usar para melhorar nosso desempenho no Adobe Lightroom, se nossa intenção for pós-produzir imagens de forma rápida e organizada com resultados profissionais. No entanto, não há melhor ferramenta para um fotógrafo talentoso do que uma boa mesa digitalizadora.



Continue lendo para saber como uma mesa digitalizadora pode ser usada com o Adobe Lightroom e como ela pode aprimorar seu fluxo de trabalho de processamento de imagens.



Uma coisa que torna os tablets um grande auxiliar no processo de pós-produção da fotografia é que o Lightroom trabalha com as ferramentas Sliders e Selective Adjustment para desenvolver a imagem. Os controles deslizantes afetam a imagem geral, enquanto as ferramentas de ajuste seletivo aplicam os mesmos parâmetros dos controles deslizantes, mas os limitam a áreas claramente definidas. Para fazer os ajustes o mais precisos possível, precisamos trabalhar com tamanhos de pincel minúsculos, que às vezes são difíceis de manusear se tivermos apenas um mouse comum para a tarefa.


Como funcionam os tablets gráficos?


Para entender como um tablet gráfico pode ajudá-lo, primeiro considere seu fluxo de trabalho operacional e a quantidade de atraso (lag) entre o comando que você executa e a resposta do próprio tablet.



Os tablets gráficos vêm em uma ampla variedade de tamanhos e a escolha do tamanho depende totalmente de seus requisitos de conforto e do objetivo principal que você deseja que seu tablet use.

Um tablet pequeno pode ser confortável para embalar, se você viaja muito, enquanto tamanhos de tela acima de 15'' podem se tornar problemáticos, pois você precisa trabalhar em uma área muito pequena de uma tela grande. O mesmo acontece se você trabalha com um tablet muito grande para uma tela pequena, e nesse caso você pode acabar realizando muitos movimentos desnecessários que podem estressar os músculos do braço. A maioria dos usuários que sofre de tendinite acha mais confortável trabalhar com tablets e canetas, em vez de dispositivos volumosos de mouse de última geração.

4 fatores-chave para escolher um tablet


1. Qual é a resolução?

A maioria dos tablets é classificada por capacidade de resolução, e não por tamanho de formato, e em casos de monitores de qualidade HD, a resolução pode se tornar um problema. Quanto maior a resolução do tablet, maior o tamanho da tela que pode ser suportada por aquele modelo.

2. Pode ser usado com teclado?

Na maioria dos casos, tablets de tamanho maior não são compatíveis com a ideia de trabalhar em dois dispositivos ao mesmo tempo. Se você trabalha em um PC de mesa, considere embalar seu tablet gráfico com um teclado sem fio se pretender usar um tablet de tamanho maior. Caso contrário, altere o tamanho do tablet para um modelo menor, para que você possa trabalhar facilmente com os dois dispositivos ao mesmo tempo.

3. Possui botões?

Os botões em um tablet também são uma vantagem, pois economizam tempo ao permitir que você programe os comandos usados ​​com mais frequência de maneira confortável. Alguns tablets ainda apresentam botões para ajustar parâmetros, como o tamanho do pincel que está sendo usado ou a intensidade do traço (por opacidade ou fluxo do pincel).

4. Você terá que vender seu rim para comprá-lo?

As considerações financeiras podem ser outro fator crucial na compra de uma mesa digitalizadora. Ninguém pode negar a supremacia da Wacom neste campo, sem falar na ampla gama de modelos oferecidos por eles. Mesmo assim, considerando a quantidade de dinheiro a ser investida na compra de um tablet, você deve primeiro pensar em como vai usá-lo (hobby ou negócio). Isso ajudará você a decidir se vale a pena comprar um modelo caro, como um Wacom Cintiq, comparado a comprar um tablet de qualidade inferior, mas mais acessível, que pode não exibir a tela em sua superfície, mas fornecerá elementos suficientes para o desempenho uma edição de qualidade.

Lightroom e tablets


Com os avanços da tecnologia, determinados monitores de computador apresentam a possibilidade de comandos de toque, o que pode ajudar os usuários a melhorar muito seu desempenho. Mesmo assim, tais recursos ainda não têm um nicho no Lightroom, a ponto de poderem ser considerados um substituto completo para tablets gráficos.

Se você quiser usar um tablet em conjunto com o Lightroom, lembre-se de que somente ao usar as ferramentas de ajuste seletivo, você notará uma diferença no fluxo de trabalho. Somente se você fizer uma quantidade significativa de trabalho nessa área, faz sentido atualizar do seu bom e velho mouse. Caso contrário, o investimento não será uma melhoria significativa para o seu negócio.

Ao trabalhar com tablets no Lightroom, você pode modificar os parâmetros de maneira rápida e eficiente movendo o cursor para a direita para onde deseja e, em seguida, voltando para o espaço de trabalho da tela para aplicar o comando. Atalhos programados nos botões podem ser ferramentas incríveis no Lightroom para economizar o tempo necessário para realizar outros ajustes.





Uma coisa a ter em mente ao trabalhar no Lightroom é o fato de que, mesmo que seu tablet tenha uma função de caneta/borracha disponível ao alternar os lados na ferramenta caneta, o Lightroom não refletirá nenhuma alteração, pois não é compatível com o apagamento Ferramentas.

Os parâmetros que controlam o comportamento da ferramenta caneta ao usá-la com recursos do Lightroom são os seguintes:
  • Feather – Ajusta a suavidade geral de um pincel – Muito útil para áreas que exigem uma mistura significativa da área retocada.
  • Fluxo – ajusta a taxa de velocidade com que um ajuste é aplicado.
  • Máscara automática – Se marcada, a área ajustada terá um efeito semelhante em contraste e cor.
  • Densidade – Comparável ao antigo ajuste de opacidade – controla a transparência de nossos ajustes.



Embora o Pincel de ajuste seja considerado o recurso do Lightroom mais comumente usado com tablets gráficos, ferramentas de ajuste seletivo, como filtro Radial/Gradiente ou ferramenta Remoção de manchas, podem se beneficiar igualmente do uso de tablets gráficos, pois selecionar a área onde o ajuste será aplicado torna-se muito mais fácil do que quando você trabalha com um mouse.

Ao usar uma mesa digitalizadora com o Lightroom, você está dando um passo para se tornar um designer de pós-produção profissional. Pode haver um pouco de curva de aprendizado, dependendo do tipo de produto que você compra, mas no final, você vai adorar o quanto isso melhora sua interface de trabalho. Lembre-se de que o Lightroom não é o único programa com o qual você pode usar uma mesa digitalizadora – cada aplicativo “Design” pode ter um desempenho melhor quando usado com uma caneta cuidadosamente controlada, em vez de um mouse comum.

Boa sorte e continue editando!