>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Usando uma lente Tilt-Shift para maximizar a profundidade de campo


Você deseja maximizar a profundidade de campo de suas imagens. Você entende, no entanto, que fotografar com aberturas muito pequenas pode afetar negativamente a qualidade da imagem devido à difração. Você também sabe que o “ponto ideal” para a maioria das lentes está em algum lugar na faixa de f/5.6 – 8.0. Não seria bom se você pudesse usar essas configurações de abertura e ainda obter uma profundidade de campo muito ampla?

Você pode, se usar algo chamado lente tilt-shift. Estas são lentes especiais usadas principalmente na fotografia de arquitetura. Nesse contexto, eles corrigem distorções que fazem com que os edifícios pareçam estar desmoronando em direção ao centro da imagem. Muitos fotógrafos externos e de paisagem adotaram seu uso porque você pode inclinar o plano de foco, o que permite manter tudo nítido na imagem enquanto usa uma abertura maior.


Então, como isso funciona?


Como uma lente tilt-shift realiza esse pequeno milagre de uma ampla profundidade de campo com uma grande abertura?

Inclinando a lente.

Deixe-me voltar e explicar. Normalmente, quando você foca em algo, sua câmera está focando naquele ponto. Isso tem o efeito de tornar tudo a essa distância da câmera nítido. Quanto mais próximo algo estiver desse ponto, mais nítido e mais focado será. Quanto mais longe algo estiver desse ponto, menos em foco ele estará.

O ponto de foco é na verdade um plano. Ele corre para cima e para baixo e para a direita e para a esquerda em todo o campo de visão. Normalmente ele corre para cima e para baixo. Mas quando você inclina a lente (em comparação com o sensor de imagem da sua câmera), você inclina esse plano de foco. E se você inclinar o plano de foco para que ele fique no mesmo ângulo em relação ao solo, isso significa que todo o solo estará em foco – mesmo quando você usar uma abertura maior.

A lente tilt-shift terá uma escala na lateral que permite definir o ângulo da inclinação. Faça com que corresponda ao ângulo do solo em sua imagem. Agora seu plano de foco inclui todo o terreno de sua imagem. Você não precisa usar uma abertura ampla. Você pode usar algo como f/5.6 ou f/8 (aberturas ainda maiores às vezes) e tudo na imagem ficará nítido.

Minha experiência com lentes Tilt-Shift


Quando li pela primeira vez sobre lentes tilt-shift há alguns anos, mal podia esperar para sair e comprar uma. Quem não gostaria de um desses dispositivos mágicos? Eu poderia fotografar no “ponto ideal” da minha lente o tempo todo. Outros fotógrafos adoraram a nitidez e a qualidade que obtiveram em suas imagens. Eu estava praticamente salivando.

Foi quando descobri o primeiro problema com lentes tilt-shift. Eles são psicoticamente caros. A maioria deles custa cerca de US$ 2.000. E isso é para uma única distância focal, já que eles não fazem zoom.

Desapontamento. Eu não poderia desembolsar esse tipo de dinheiro para este negócio. Fiquei desapontado por não poder possuir um. Mas então – ah! – Lembrei que você pode alugar lentes! E, como se vê, tanto LensRentals quanto BorrowLenses carregam lentes tilt-shift de 24 mm, que é exatamente o que eu queria. Eu estava no negócio.

Então aluguei uma lente tilt-shift por algumas semanas. Naquela época, eu tinha viagens consecutivas planejadas para Galveston, Texas e Acadia National Park, no Maine. Aluguei uma lente tilt-shift durante essas viagens.

Foi quando descobri outro problema com lentes tilt-shift. Eles são uma dor na bunda. Eu não queria gastar muito tempo mexendo nas configurações de ângulo. Eu gosto de me movimentar e não gastar muito tempo configurando uma imagem. Descobri que realmente não estava tão preocupado em maximizar a profundidade de campo com aberturas maiores. Eu tinha peixes maiores para fritar (composição, exposição, mudanças nas condições de luz, etc.) com o tilt-shift.

Como resultado, a lente tilt-shift passou a 2 metade do período de aluguel na bolsa da minha câmera. Enviei de volta e nunca mais quis um desde então.

Principais dicas para sua fotografia


As lentes Tilt-shift permitirão que você alcance a máxima profundidade de campo com aberturas mais amplas. Essa abertura maior permite que você use uma velocidade de obturador mais rápida (já que haverá mais luz entrando na câmera) e evite os males da difração. E, francamente, a maioria das lentes funciona melhor em f/5.6 – f/8.0, então as mudanças de inclinação permitem que você use essas configurações de abertura e ainda mantenha tudo em foco, obtendo assim uma imagem nítida da frente para trás.

Além disso, as lentes tilt-shift são lentes de alta qualidade. Você também se beneficiará da nitidez adicional obtida com essas lentes de alta qualidade.

Não se esqueça de que também existem outros usos para lentes tilt-shift. Nós nem falamos sobre o deslocamento, que é usado para corrigir distorções em suas imagens (normalmente em fotografia de arquitetura). Há também o efeito de miniatura que você pode criar com lentes tilt-shift, o que faz com que uma determinada cena pareça um modelo.

As desvantagens são que eles são muito caros e adicionam uma camada extra de complexidade à sua fotografia.

Então, um tilt-shift é certo para você? Há apenas uma maneira de descobrir, e isso é tentar uma. Por causa do alto custo, é melhor alugar um para começar. Se você o ama, então você pode começar a economizar seu dinheiro para comprar um. Mas se você não fizer isso, então você pode evitar desembolsar uma tonelada de dinheiro para algo que você realmente não precisa.